Você sabia que existem diversos tipos de marketing para você trabalhar as suas estratégias de acordo com o seu objetivo, canal, público-alvo, tipo de negócio e necessidades?

 E por que há tantos tipos de marketing?

Porque o marketing vai se moldando, de acordo com as mudanças de comportamento da sociedade e do mundo, como um todo.

Neste artigo você vai conhecer os 27 principais tipos de marketing e as estratégias de cada um deles.

Hoje você vai descobrir quais os tipos de marketing que mais têm a ver com os objetivos de um negócio, isso é determinante para o sucesso de qualquer estratégia.

Digo “tipos”, no plural, porque pode ser mais de um os tipos de marketing que podem servir muito bem para o seu negócio.

Isso porque, para cada objetivo traçado para o seu negócio, há um tipo específico de marketing que vai direcionar a sua campanha.

E com segmentação, as suas ações terão resultados mais satisfatórios.

É um erro achar que utilizar qualquer um dos tipos de marketing em suas estratégias vai gerar bons resultados, pois, para escolher os tipos de marketing ideais para serem usados, você precisa levar em conta o público que deseja atingir e o nicho de mercado no qual ele está inserido.

O marketing vem se modificando constantemente, trazendo novas formas de ser trabalhado e a tendência é que ele continue evoluindo.

E, com as mudanças tecnológicas, principalmente com a interferência da internet no sucesso de qualquer negócio, é que surgem novas formas de aparecer para o seu público-alvo.

Para que você descubra qual é a forma ideal de fazer o seu negócio aparecer para os seus clientes em potencial, basta conferir a lista de 27 tipos de marketing e descobrir os que mais combinam com os resultados que você idealizou para o seu negócio.

27 Principais Tipos de Marketing e suas Estratégias

Confira a seguir os 27 tipos de marketing e como eles podem direcionar as suas estratégias.

1- Marketing Digital

O marketing digital é um dos mais conhecido de todos os tipos de marketing, e a causa disso é que todas as ações de marketing feitas na internet estão relacionadas a ele.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é sua abrangência.

Para você ter uma ideia do quanto o marketing digital é abrangente, basta saber que ele está no Google, nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o YouTube… está também nos aplicativos de mensagens, nas mensagens de SMS…

Marketing Digital pode ser definido como uso de estratégias que empresas e pessoas usam para divulgar produtos, serviços, desenvolver uma marca e criar conexão com pessoas por meio de canais de contato na Internet. O principal objetivo é atrair pessoas que tenham potencial para se tornar um cliente.

Com certeza as empresas investirão muito mais em marketing digital nos próximos anos.

Veja Aqui: Guia Completo de Marketing Digital do NucleoExpert

2- Marketing Tradicional

Marketing tradicional é o tipo de marketing em que se realiza ações focadas em fazer com que o consumidor fique com determinada marca na cabeça, para que, quando pensar em comprar, ele escolha por essa marca.

O marketing tradicional também é conhecido como marketing off-line, mas algumas ideias desse tipo de marketing também funcionam online.

Marketing tradicional funciona com publicidade em TV, rádio, jornal, revista, distribuição de brindes, folders, eventos…

3- Marketing Direto      

O marketing direto é o tipo de marketing em que você envia uma mensagem diretamente para o cliente em potencial, sem intermediários.

O e-mail marketing e a venda direta são exemplos de marketing direto.

Quando você envia um e-mail marketing ou envia um catálogo de produtos, por exemplo, você aborda um cliente específico, de forma direta.

Em todos os canais de comunicação com o cliente, a mensagem é enviada diretamente para ele, sem canais intermediários.

Nesse tipo de marketing, os resultados podem ser medidos com facilidade, o que aumenta o desempenho das campanhas.

4- Marketing Indireto

No marketing indireto as mensagens não são enviadas diretamente para o cliente. Nesse tipo de marketing a abordagem é muito sutil.

É um tipo de marketing menos invasivo e fora do contexto publicitário e, por isso, costuma gerar uma aceitação maior do cliente.

Além disso, o marketing indireto gera um retorno em longo prazo.

O marketing indireto tem como objetivo fixar uma marca na mente das pessoas, a fim de que, quando elas pensarem em comprar, lembrem dessa marca.

Uma das estratégias usadas é o funil de vendas, com ações de entrega de conteúdo de valor e ofertas de vendas.

5- Marketing Social

Esse tipo de marketing tem como objetivo “vender” uma ideia, um comportamento e não um produto.

O marketing social está focado no bem-estar de todos e, por isso, promove ideias para gerar comportamentos positivos.

Alguns exemplos de marketing social são:

  • Cuidar do meio ambiente;
  • Proteger os animais;
  • Doação de sangue…

Também faz parte do marketing social, trabalhar a mudança de comportamentos negativos.

Alguns exemplos, neste caso são:

  • Dirigir embriagado;
  • Dirigir em alta velocidade;
  • Fumar…

6- Marketing de Relacionamento

Esse é o tipo de marketing que foca suas ações na manutenção do vínculo com o cliente.

No marketing de relacionamento, o pós-venda é tão importante quanto atrair o cliente para realizar a primeira venda.

As ações do marketing de relacionamento visam manter a fidelidade e a satisfação do cliente.

Aqui, a empresa precisa se relacionar com o cliente e as ações precisam ser planejadas para antes da venda, para durante o processo de venda e para depois da venda realizada.

Todas as ações são direcionadas para garantir que aquele cliente lembre da sua marca e volte a comprar de você, quando precisar comprar mais uma vez.

Portanto, você precisa investir em ações que gerem confiança e que criem um relacionamento próximo e duradouro com o seu cliente.

7- Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é focado na geração de tráfego orgânico e ele é tão eficaz, que até as grandes empresas estão adotando esse tipo de marketing para atrair mais audiência.

Para que o seu público-alvo encontre o seu blog ou site institucional nos mecanismos de busca, você precisa criar e publicar conteúdo relevante para esse público, de acordo com o seu nicho de mercado.

O seu conteúdo precisa fornecer valor ao público-alvo.

É através do marketing de conteúdo que você pode se tornar uma autoridade em seu nicho.

Após criar o conteúdo, você pode atrair audiência e aumentar o reconhecimento da sua marca publicando o seu conteúdo nas redes sociais.

Você pode oferecer conteúdo de valor em diversos formatos, como:

  • Artigo;
  • E-book;
  • Tutorial;
  • Infográfico;
  • Vídeo;
  • Webinário…

Veja Aqui: Guia Completo de Marketing de Conteúdo do NucleoExpert

8- Outbound Marketing

O outbound marketing é o tipo de marketing de interrupção, que visa resultados a curto prazo.

É o marketing mais tradicional, que utiliza estratégias para oferecer um produto ou serviço para uma pessoa, sem segmentação, alcançando um grande número de pessoas que não estavam procurando nada para comprar.

Dentre as estratégias de outbound marketing estão:

  • Cold Calling, que são ligações para as pessoas, oferecendo um produto ou serviço;
  • Outdoors;
  • Cartazes;
  • Banners em sites;
  • Propagandas de TV;
  • Propagandas de rádio…

9- Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração ou marketing de permissão.

Esse é o tipo de marketing que foca suas ações em fazer com que uma marca seja encontrada pelo cliente em potencial, ao contrário do outboud marketing.

O inboud marketing está focado em oferecer conteúdo, com a finalidade de conduzir o lead pelas etapas do funil de vendas, de maneira sutil e não invasiva.

10- E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para entregar conteúdo, de maneira segmentada, para um público que geralmente deixa seu e-mail em troca de algum benefício (um e-book, um infográfico…).

Esse é um dos mais eficientes tipos de marketing, pois ele permite que você envie anúncios para pessoas que permitiram que você entrasse em contato com elas, através do e-mail que deixaram.

No e-mail marketing você cria uma base de contatos que é sua, que é segmentada e que possui maior probabilidade de converter leads em clientes.

Isso acontece porque, através do e-mail marketing, você vai poder se aproximar do seu potencial cliente e conduzi-lo pela jornada de compra.

11- Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é o tipo de marketing onde você promove um produto produzido por outra pessoa, através da divulgação de um link exclusivo, e recebe uma porcentagem por cada venda realizada.

Você pode criar o seu próprio blog para divulgar os seus produtos ou pode anunciar em blogs de outras pessoas, nas redes sociais, por e-mail…

Esse é um dos tipos de marketing bastante interessante para quem deseja trabalhar com vendas online.

Marketing de afiliados também é excelente para produtores, pois estes poderão trabalhar em parceria com afiliados para aumentar suas vendas.

Para ser um afiliado, basta escolher um programa de afiliados, fazer um cadastro, escolher um produto e começar a divulgar.

Veja AquiGuia Completo de Marketing de Afiliados do NucleoExpert

12- Marketing Multinível

Esse tipo de marketing também é conhecido como marketing de rede, uma forma de vendas baseada na construção de uma rede de revendedores.

É um modelo de vendas diretas, em que se constrói uma rede de conexões onde uma marca recruta revendedores para ganhar comissão pelas vendas deles.

No marketing multinível, os vendedores recebem uma comissão pelos produtos que vendem e pelos produtos vendidos pelas pessoas que pertencem à rede.

Nesse tipo de marketing, a marca recruta vendedores para atrair outros vendedores e todos recebem comissão pelas próprias vendas e pelas vendas de quem for cadastrando.

13- Marketing B2B

O Marketing B2B (Business to Business) é o tipo de marketing que trabalha de negócio para negócio.

Nesse tipo de marketing, a empresa comercializa produtos ou serviços para outra empresa e foca suas ações de marketing de maneira mais direta.

No marketing B2B, alguns tipos de marketing fazem parte das estratégias.

Entre outros tipos de marketing, estão o marketing de relacionamento, marketing pessoal e marketing de fidelização.

14- Marketing B2C

O marketing B2C (Business to Client) é o tipo de marketing que trabalha de negócio para cliente.

Ou seja, é o marketing com foco no cliente final e que busca atingir pessoas que estão dispostas a comprar o seu produto ou serviço.

Marketing B2C pode utilizar técnicas de diferentes tipos de marketing, como o marketing de promoção, marketing tradicional, porta a porta, anúncios em TV, jornal e rádio.

15- Marketing Pessoal

O marketing pessoal é focado na construção de uma imagem positiva de uma pessoa, realizando ações para que essa nova imagem se torne fixa na mente das pessoas.

O objetivo principal desse tipo de marketing é valorizar a imagem de uma pessoa, salientando suas características positivas, mostrando o que ela possui de melhor como profissional, por exemplo.

O marketing pessoal geralmente é usado com o objetivo de proporcionar oportunidades nas áreas profissional e pessoal.

Esse tipo de marketing também é muito utilizado por políticos, principalmente quando ainda estão disputando um cargo.

Veja AquiGuia Completo de Marketing Pessoal do NucleoExpert

16 – Marketing Promocional

Marketing promocional visa incentivar o público-alvo a tomar uma decisão e, dessa forma, levar a pessoa a comprar.

Algumas ações de marketing promocional são:

  • Amostras grátis;
  • Sorteios;
  • Cupons de desconto…

17- Endomarketing

Endomarketing é o tipo de marketing onde as ações e estratégias são focadas nos colaboradores, dentro do ambiente organizacional.

Nesse tipo de marketing, as empresas enxergam seus colaboradores como clientes.

O endomarketing contribui para construir um ambiente saudável na empresa, visando alinhar os colaboradores à missão e aos valores da empresa.

O endomarketing também atinge o consumidor final, pois, como todos sabemos, a satisfação do cliente está diretamente relacionada como o atendimento que recebe.

Ele também visa aproximar todos os setores de uma empresa e mostrar o valor de cada colaborador, independentemente de sua função ou cargo.

18- Marketing de Fidelização

O marketing de fidelização tem como foco o crescimento da empresa e a fidelidade dos clientes através de programas e incentivos.

O principal objetivo deste tipo de marketing é incentivar os clientes a continuarem comprando da mesma marca.

Por este motivo, as marcas oferecem bonificações e recompensas aos clientes que adquirirem um produto ou serviço.

Alguns exemplos de recompensas e incentivos para fidelizar clientes são:

  • Descontos;
  • Cartão fidelidade;
  • Brindes;
  • Conteúdo exclusivo…

19- Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha é o tipo de marketing que foca as suas ações em cutucar o seu maior concorrente, de maneira criativa, para chamar a atenção do cliente.

O nome marketing de guerrilha é devido a essas campanhas criativas, onde uma marca “entra em guerra” com outra, utilizando abordagens do marketing tradicional, de forma ousada e criativa.

Esse tipo de marketing consegue fixar o nome de uma empresa na mente dos consumidores por surpreenderem, de forma tão criativa.

O marketing de guerrilha é utilizado, geralmente, em conjunto com outros tipos de marketing, tendo como meta, criar uma imagem forte.

Além disso, esse é um dos tipos de marketing que precisa da interação das pessoas e, para isso, as redes sociais entram como um excelente canal.

20- Mobile Marketing

O mobile marketing nada mais é do que o marketing para dispositivos móveis.

Cada vez mais brasileiros acessam a internet através de aparelhos móveis.

Esse tipo de marketing é uma extensão do marketing digital e surgiu para suprir novas necessidades, novos interesses e novos hábitos das pessoas.

O mobile marketing trabalha com design totalmente responsivo, ou seja, adapta o conteúdo a todos os tipos de tela, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Para vender um produto ou serviço, o mobile marketing se baseia na localização, utiliza jogos, aplicativos, banners em sites, SMS…

21- Marketing de Proximidade

Esse tipo de marketing usa tecnologia de geolocalização para enviar mensagens para os dispositivos móveis de pessoas que estão próximas a um estabelecimento.

Os profissionais de marketing utilizam wi-fi, dados móveis e bluetooth para atrair pessoas para esses estabelecimentos.

Funciona da seguinte forma:

Uma pessoa que se aproxima de uma empresa recebe mensagens em seu celular com ofertas desse estabelecimento, mesmo que nem o conheça ainda.

Isso acontece porque o wi-fi ou dados móveis, o bluetooth e o GPS do dispositivo estão ativados naquele momento.

22- Marketing de performance

O marketing de performance é o tipo de marketing que mede o desempenho das campanhas.

As estratégias do marketing de performance analisam dados quantitativos, KPI’s, métricas e tudo que possa medir a performance de uma campanha e das ações realizadas, para verificar o que está dando certo e o precisa ser modificado.

23- Vídeo Marketing

O vídeo marketing é utilizado para integrar um conteúdo em vídeo às campanhas, a fim de envolver o público-alvo, para criar um relacionamento com ele e, assim, poder promover um produto ou serviço.

O vídeo marketing também é uma excelente estratégia para criar tutoriais, fazer transmissões ao vivo, divulgar depoimentos e muito mais.

Não é à toa que quase 100% das empresas utilizam vídeo marketing para promover a sua marca.

24- Marketing de Nicho

Esse tipo de marketing trabalha com ações direcionadas, objetivando atingir um público específico, que possui grande potencial de conversão, mas que ainda não foi “visto” pelo mercado.

Isso quer dizer que, ao direcionar as suas ações para esse público, faz com que você atinja um público menor, mas que é mais provável de ser convertido em clientes.

Essa estratégia de marketing de nicho pode ser bem mais eficiente para você do que tentar atingir um nicho maior, porém, bem mais concorrido.

Para trabalhar com marketing de nicho, o ideal é identificar uma necessidade de uma pequena parte do mercado, que ainda não está sendo atingida e focar suas ações, de maneira estratégica, aproveitando os locais onde este público está presente.

Então, comece a trabalhar o marketing de nicho onde há menor concorrência e maior potencial de conversão.

Procure identificar a real necessidade desse público, comece a produzir conteúdo relevante, que ofereça uma solução para suprir essa necessidade, identifique os locais onde esse público se encontra e comece a promover o seu conteúdo.

25- Remarketing

O Remarketing é o tipo de marketing que foca suas ações na atração de pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse por um produto ou serviço.

Esse interesse pode ter sido demonstrado através do acesso ao site do produto, por ter abandonado o carrinho, por ter gerado um boleto, ou mesmo porque o usuário clicou no link do produto, para obter mais informações sobre ele.

Esse tipo de marketing costuma gerar altas taxas de conversão, pois, ele faz com que o usuário fique com aquele produto na mente, o que aumenta as chances de ele voltar ao site, para realizar aquela compra.

Outra estratégia bastante utilizada no remarketing é oferecer, além do produto pesquisado, outros produtos relacionados, o que faz com que o cliente não só adquira aquele produto que ele procurava, como pense na possibilidade de comprar outro produto, para complementar o primeiro, como, por exemplo, um tênis e um kit de meias.

26- Marketing viral

O marketing viral é aquele marketing que faz com que um conteúdo se espalhe rapidamente para o maior número de pessoas possíveis.

Esse conteúdo pode ser produzido em diferentes formatos, como um vídeo, que é o formato mais acessado, pode ser uma imagem, um meme…

O marketing viral tem um alto poder de criar um conteúdo que gere grande engajamento das pessoas, com muitos comentários e compartilhamentos de um determinado conteúdo.

Nesse tipo de marketing, é necessário ter muito cuidado e bom senso, afinal, o conteúdo precisa levar uma mensagem positiva sobre a imagem da empresa, não o contrário.

27- Marketing de Influência

Cada dia mais surgem novos influenciadores digitais, cada um dentro do seu nicho de mercado e, assim como foi com artistas da TV durante muitos anos (e que continua sendo), esses influenciadores digitais estão conquistando cada vez mais espaço no coração das pessoas e, consequentemente, das marcas.

As empresas estão de olho em quem possui poder de influenciar na decisão de compra das pessoas e, de acordo com o público ao qual deseja atingir, as marcas procuram esses influenciadores digitais para criar parcerias, oferecendo seus produtos ou serviços, em troca de divulgação. 

Alguns exemplos disso são as academias de ginástica e marcas de produtos fitness, que fazem parcerias com blogueiros e YouTubers, para falar de seus produtos ou serviços, a fim de influenciar seus seguidores a adquirirem ou contratarem o que eles divulgam de maneira sutil, como se fosse apenas uma recomendação.

Infográfico Tipos de Marketing

Conclusão

Você acabou de conhecer 27 tipos de marketing e pode identificar quais deles se encaixam melhor em suas estratégias, de acordo com os objetivos do seu negócio.

Mas essa lista não é definitiva, pois há outros tipos de marketing utilizados no mercado e, além disso, a todo momento surgem novas abordagens, novos avanços, novas necessidades e, com isso, novos tipos de marketing.

Não se preocupe se, em meio a tantos tipos de marketing, você tiver dificuldade de escolher qual (ou quais) é o ideal para trabalhar as suas estratégias de negócio.

É completamente normal ficar indeciso, principalmente se você está começando a empreender.

Como já citei antes, você não precisa escolher apenas um.

Você pode combinar alguns desses tipos de marketing, para melhorar as suas estratégias, a fim de atingir os melhores resultados para o seu negócio.

Uma dica aqui é ir testando até você conseguir encontrar o que funciona melhor para o seu negócio.

O ideal é estudar o seu nicho de mercado e conhecer melhor o se público-alvo, para acertar em suas ações e levar o seu negócio para o topo.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo:

    8 Comentários Em "Tipos de Marketing: 27 Principais e Suas Estratégias"

    • Francisco

      Muito boa a informacaok

      • Alex Vargas

        Olá, muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado
        Abraço e Sucesso!!!

    • jhonatan

      Conteudo muito completo

      • Alex Vargas

        Opa, o objetivo aqui é sempre trazer o melhor conteúdo para a audiência!
        Abraço e Sucesso!

    • Rosana

      Parabéns gostei muito do conteúdo!
      Muito bem explicado e definido, para quem está começando !

      • Alex Vargas

        Opa, tenho certeza que você se encaixa em algum deles!
        Agora é só colocar a mão na massa
        Abraço!!

    • Bira Pereira

      Muito bom seu conteúdo Alex, sou profissional de marketing e valorizo muito iniciativas assim, parabéns!

      • Alex Vargas

        Olá, muito bom receber um profissional de marketing aqui no blog. Fique à vontade!!!
        Abraço e Sucesso