Olá! Hoje eu quero falar com você de um assunto que eu sempre falo: Tráfego! Posso até parecer repetitivo, mas sempre que eu vou investigar a falta de sucesso de alguns alunos, constato sempre a mesma coisa. O tráfego não foi trabalhado de forma correta.

-Tenha isso em mente: Sem tráfego, sem negócio online!

O tráfego de um blog, que produz periodicamente artigos, pode ser considerado o pulmão do seu blog. O tráfego faz toda engrenagem do blog funcionar. E assim, você pode rentabilizar seu blog.

E por isso eu recomendo muito que você leia esse artigo até o final. Nele, você terá acesso aos 5 passos que vão mudar sua visão sobre a geração de tráfego para o seu blog, e sem dúvida fará você ganhar uma grana com isso, caso queira. Acredito que quer, certo?

Esse artigo é uma orientação prática. Dessa forma, você deverá aplicar os passos que vou te ensinar. Logo no primeiro passo, você vai aprender a importância do planejamento na hora de produzir os conteúdos para o seu blog. Mas antes dos passos práticos, quero falar com você sobre alguns pontos que levam blogs a fracassar.

Por que o fracasso dos blogs acontece?

Não explorar as oportunidades de tráfego

Como eu disse no início, esse é o principal motivo que leva blogs a fracassarem: Não explorar as oportunidades de tráfego que estão disponíveis. Reitero isso, foque na geração de tráfego para o seu blog.

Não estudar os concorrentes

Hoje é praticamente impossível não ter um assunto que ainda não foi explorado por blogs. Existem blogs para todos os assuntos. Assim, você precisa conhecer quais são os principais blogs que atuam no seu nicho de mercado. Analise os artigos, a quantidade média de palavras, as imagens, o design.

Não criar títulos irresistíveis

Os títulos dos artigos podem ser considerados como um dos fatores principais para que a pessoa clique para ler. Toda vez que alguém vai ao Google e pesquisa algo, o título dos artigos é a primeira resposta que ela tem contato. E assim, decide ler ou não.

Não conhecer as regras basilares e básicas de SEO

Não estudar e aplicar as técnicas de SEO é um verdadeiro “tiro no pé”, já analisei alguns blogs que nem estavam utilizando um plugin para otimizar o SEO. Assim que você acabar a leitura deste artigo, leia essas duas indicações. LEIA MESMO, vai fazer toda diferença:

Tudo sobre SEO ON PAGE Parte – 01 | Tudo sobre SEO ON PAGE Parte – 02.

Tudo sobre SEO OFF PAGE;

Não produzir conteúdo de extrema qualidade

Conteúdo de qualidade é uma das bases para o SEO. É a principal estratégia para gestão de audiência, atrai e faz a audiência crescer repentinamente. Se a falta de tráfego é o principal problema, o segundo com certeza é a falta de conteúdo de qualidade. Já cansei de ver blogs que só “repetem” conteúdos mais do mesmo, sem de fato gerar valor para sua audiência.

Não usar o Tráfego Pago

Reconheço que para muitas pessoas a barreira financeira complica muito. Mas é possível ir investindo pequenos valores (você pode começar com 5,00 no Facebook ADS) para ajudar na geração de tráfego inicial.

PASSO #01 – Gerando Tráfego Através das Pesquisas dos Usuários

Os que as pessoas fazem no Google? Pesquisas. Certo? De forma geral, as pessoas vão até o Google com dúvidas, buscando solucionar problemas, obter repostas. Dessa forma, você deve produzir artigos que são respostas para as pesquisas destas pessoas. E para isso você pode fazer o uso de duas ferramentas:

  1. Planejador de Palavras Chave do Google: Por anos, os blogueiros de sucesso usaram esse sistema para escrever seus artigos, pois ele permite verificar a quantidade de pesquisas para cada palavra. Atualmente tem sido difícil o uso dessa ferramenta, pois o Google limitou o acesso completo dela para os anunciantes do Google Adwords.
  2. wordze.com: A Wordze é uma ferramenta similar ao planejador de palavras chave do Google, atualmente é a melhor alternativa para quem está com o acesso limitado ao planejador de palavras chave do Google. O sistema Wordze vai te mostra a mesma coisa, a quantidade de pesquisas de cada palavra chave.
  3. Google Trend: O Google Trend é para ser usando conjuntamente com alguma das ferramentas acima. Ele mostra a tendência de pesquisas para alguma determinada palavra. Isto é, vai mostrar se nas últimas semanas, meses e até anos, se esta determinada pesquisa vem aumentando ou diminuindo. Suponha que você pesquisou no Wordze “Notebook” e verificou 2.000 pesquisas mensais. Porém, nos últimos meses esse termo vem caindo em média 30% por mês. Possivelmente não é uma boa palavra para ranquear um artigo no Google. Assim, use o Google Trend juntamente com uma das opções acima.

Outras Vantagens

  • Criar uma pauta de produção de conteúdo: Você pode criar uma pauta de produção de conteúdo para o seu blog, lembrando que você deve realizar as pesquisas concentradas no assunto do nicho de atuação do seu blog.
  • Verificar a Concorrência de Cada Palavra: É possível verificar se a palavra chave pesquisada é muito concorrida, isto é, se têm anunciantes pagando alto para poder usar essa palavra nos seus anúncios no Google Adwords.
  • Encontrar Palavras Relacionadas: É possível descobrir palavras chave relacionadas com a palavra pesquisada, assim aumentam suas possibilidades para produzir conteúdo.

– Buscar o primeiro lugar do ranque do Google para os seus melhores artigos não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível.

A empresa Slingshot realizou um estudo que mostrou que 18,2% de todo o tráfego é direcionado para a primeira posição nas pesquisas do Google. Dessa forma, se você posicionar um artigo em primeiro lugar no Google para uma palavra que tem 5.000 pesquisas mensais, a tendência é que você receba mensalmente 910 visitantes nesse único artigo. É uma estratégia que precisa ser explorada!

PASSO #02 – Aprendendo Com a Concorrência

É possível aprender com a concorrência de diversas formas. O principal é analisar os pontos principais no posicionamento dos artigos no Google. Você deve instalar um plug-in no seu blog para otimizar o SEO. Eu recomendo o Yoast SEO. Nele você pode configurar os pontos que vamos analisar a seguir.

Importante: Quando eu digo analisar a concorrência, não é para copiar, mas sim aprender com os elementos de SEO dos artigos que estão em primeiro no Google:

Pontos a serem analisados  

  1. Título: O título deve possuir a palavra chave para qual foi ranqueada. Verifique o tamanho do título, se ele chama atenção e induz ao clique.
  2. Meta Description: É o texto que vem logo após o título, aparece logo abaixo dos títulos nas pesquisas. Analise os mesmos pontos analisado no título: palavra chave, tamanho.
  3. URL: A URL é o endereço do site, nela você precisa colocar a palavra chave também.
  4. Assunto trabalhado no texto: Verifique se o assunto trabalhado no texto corresponde à palavra chave. Veja a forma como a palavra chave é distribuída ao longo do texto;
  5. Imagens e Design do texto: Veja a forma como as imagens estão distribuídas ao longo do texto. O texto precisa de um “design” ideal para a leitura. E quando eu digo isso, é que o texto precisa ser organizado em cabeçalhos, tópicos e não ter parágrafos muito longos. (Esse artigo é um exemplo de texto com bom “design” para a leitura)

Exemplo no Google

Você pode estar pensado: “Nossa quanto trabalho! Tudo isso para escrever um artigo?” Calma! rsrsrsr Não é somente isso, você está estudando o mercado e entendendo o que faz um artigo ficar entre os primeiros do Google. Com o tempo e com a ajuda (essencial) do plug-in Yoast SEO, você vai ter maior facilidade para melhorar o tráfego gratuito para o seu blog. O mercado de empreendedorismo digital está cada vez mais concorrido, só vai conseguir o sucesso quem de fato faz o que ninguém faz, e te garanto que muita gente não se dá a esse trabalho tão essencial.

PASSO #3 Títulos que Captam a Atenção e Levam ao Clique

O título. Sim, o título é tão essencial para o sucesso do seu artigo que você deve estudar como escrever um excelente título. A missão principal do título é levar a pessoa que acabou de fazer a pesquisa de determinado assunto a clicar no artigo e fazer a leitura.

E isso também se aplica aos seus anúncios. Por exemplo, se você usa o Facebook Ads, boa parte do sucesso em conversão em vendas se dará pelo poder de atratividade do seu título.

Uma fórmula simples para produção de artigo é conhecida como os 4 U´s:

  1. Seja ÚTIL, mostre utilidade, isto é, seu conteúdo vai resolver o problema que a pessoa está pesquisando;
  2. A Urgência  tem com o objetivo garantir que a pessoa faça a leitura naquele momento;
  3. O seu conteúdo é algo Único para a pessoa;
  4. Faça tudo de forma ULTRA-ESPECÍFICA, A resposta tem que ser específica para a dúvida;

Vou deixar dois exemplos de títulos para você ver (e também ler, basta clicar nos links)

93 Modelos De Títulos Para Posts Impossíveis De Não Serem Abertos Parte 01

93 Modelos De Títulos Para Posts Impossíveis De Não Serem Abertos Parte 02

Recomendo que você leia esses artigos e aprenda como escrever títulos. Nestes artigos você terá acesso a 93 modelos de títulos que aumentam muito a conversão, eu uso esses modelos em todos os meus projetos online.

Um ponto importante sobre os títulos é que eles sempre devem mostrar o objetivo do texto. As palavras usadas no título devem demonstrar a mensagem principal do texto, sempre de forma pessoal, afinal o objetivo é que pessoas leiam.

PASSO #4 Entendendo Melhor o SEO Para Posicionar Seu Artigo Entre os Primeiros no Google

Charts and analytical data on the tablet screen with a cup of coffee and a telephone in the background

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para os Mecanismos de Busca é o conjunto de estratégias voltadas para potencializar e melhorar o posicionamento de um site e suas as páginas nas pesquisas nos buscadores como Google, Bing…

Além de tudo que já te ensinei neste artigo, vou te dar mais algumas dicas para melhorar o SEO do seu blog:

  • Use Links Internos: Os links internos são links que você coloca no seu artigo para outros artigos seus. Como eu fiz aqui neste artigo.
  • Use Links Externos: Ter links apontando para sites de autoridade também ajuda no SEO do seu blog, por exemplo neste artigo eu coloquei links para o Planejador de Palavras Chave, para o Google Trend e para Wordze.
  • Organizar em Categorias: Organize seus artigos em categorias, conforme o tópico de cada um, isso ajuda muito para os seus leitores, além claro de ajudar no SEO.
  • Verifique os Links: Recomendo que instale o plug-in Broken Link Checker no seu blog. Ele verifica se existem links quebrados, isto é, que não estão funcionando mais. Ter links quebrados é péssimo para o SEO do seu blog.
  • Página não encontrada: Configure sua “Página não encontrada” de forma personalizada, aproveite para colocar um link para um conteúdo épico no seu blog, ou para uma página de captura.

Plung-in Yoast SEO

Esse é um plug-in gratuito e indispensável para garantir que seus artigos fiquem entre os primeiros no Google. Ele é de fácil configuração, permite integrá-lo com o Google Analytics e com o Google XML Site Maps.

O Google Site Maps é muito importante também para que seu site melhore o SEO. O Site Maps cria um mapa do seu blog e ajuda na indexação das páginas do seu blog no próprio Google.

Voltando ao Yoast SEO, o importante sobre o plugin para esse artigo é o foco na palavra-chave, customização do título e a Meta Description. Conforme você coloca o texto no seu blog, o Yoast SEO te mostrará alguns tópicos antecedidos por uma bolinha colorida, sendo:

  • Bolinha Vermelha: SEO Ruim;
  • Bolinha Laranja: SEO Ok;
  • Bolinha Verde: SEO Bom;

Você pode analisar o que precisa ser melhorado em cada tópico de SEO que o plugin vai te mostrar, como a quantidade de vezes que a palavra chave aparece, o tamanho do título…

E também, ele analisa um fator muito interessante, que é o readability, que mostra se o artigo está formatado de forma a facilitar a leitura.

O plugin mostra, logo acima, uma pré-visualização de como o seu artigo irá aparecer no Google. A palavra-chave é sempre enfatizada em negrito, tanto no título, como na URL e na Meta Description.

Além disso, o plugin mostra se a palavra-chave aparece nos locais adequados, como cabeçalhos (headings) do tipo H2, H3, H4, título, URL, conteúdo e na Meta Description.

Esses cabeçalhos (headings) são importantes, pois são considerados sub-títulos dentro do seu artigo, como uma divisão de um assunto para outro.

PASSO #5 – Dicas Para Produção de um Conteúdo de Altíssima Qualidade

Além daquilo que já falei, sobre o design do texto, que tem como objetivo posicionar o texto de forma a melhorar a experiência do leitor. Vou deixar dicas para você produzir um conteúdo de altíssima qualidade, para que você se diferencie da concorrência pela qualidade.

1 – SEJA ORIGINAL

Ser original, não significa nunca copiar ou analisar outros textos, mas sim, usar algo pronto a seu favor. Você deve ler muito para se inspirar. Eu leio muitos livros, artigos… Tanto em português como em inglês, eles servem de matéria prima para que eu possa produzir meus artigos e vídeos.

2 – INOVE ALGO JÁ ULTRAPASSADO

Não é fácil, nem impossível. Faça questão que seu leitor diga: “eu já li isso algumas vezes, mas esse cara colocou de uma maneira tão eficaz e eficiente. ” E, para isso não pode faltar criatividade. Seja um buscador insano de inovação; siga os bons, para isso. Como eu disse, leia muito, veja muitos vídeos, estude o seu mercado, seja pioneiro e traga conteúdos passados como se fossem presentes. Atualize!

3 – SEJA BOM, MUITO BOM NA ESCRITA

O segredo para isso é ler, ler, ler, ler muito. Muitíssimo. E claro, depois, escrever. Muitíssimo demais. É bom também conhecer o português, os erros de português precisam ser uma exceção e não uma constante. Use o Word ou o Google Docs, boa parte da sua escrita será corrigida por  eles.

4 – TODO ESCRITOR É UMA AUTORIDADE PARA SUA AUDIÊNCIA

Lembre-se do compromisso com sua audiência, para ela você é uma autoridade no assunto, não verdade? Se você não a influenciasse, eles iriam te seguir? Se posicione como audiência. E para isso você precisa saber o que você escreve. E quando eu digo isso, é que você não pode passar informação sem embasamento. Busque gerar valor para sua audiência. Eles precisam reconhecer o valor daquilo que você disponibiliza.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Eu tenho uma aula de 15 minutos onde eu ensino um método exclusivo para ganhar dinheiro online, te convido a participar dessa aula gratuita. Reserve um tempinho, você não vai se arrepender!

Clique Aqui para se inscrever na aula.

Um abraço e até a próxima!

Olha Que Legal Também