Email Marketing | Tudo o que você precisa sobre essa poderosa estratégia

Email Marketing | Tudo o que você precisa sobre essa poderosa estratégia

Email marketing é uma das estratégias mais efetivas de marketing digital que temos para usar. Já são anos que atuo no internet marketing, acompanhei todo o processo de surgimento e crescimento do email marketing no Brasil. Essa estratégia evoluiu muito, antes funcionava basicamente com envios de mala direta e com muito SPAM. Atualmente, com um sistema de email de marketing você consegue automatizar e entregar as mensagens de forma mais assertiva.

Outro movimento que aconteceu no mercado foi com “especialistas” que disseram que o email marketing não tinha mais efetividade e havia morrido. Acredita que eu recebi emails para dizer que o email marketing não funcionava mais? 😀

Concordo que a taxa de abertura de emails que tínhamos anos atrás não é a mesma. Já obtive taxas de abertura de 60%! Hoje está bem menor, mas o retorno que tenho com essa estratégia é o mais alto de todas as estratégias que tenho aplicado atualmente.

Este artigo foi criado para ser um guia completo de email marketing, ao final você será capaz de usar essa ferramenta para vender produtos pela internet e ganhar dinheiro online. Vou falar também sobre sistema de email marketing gratuito, caso você não possa investir em um sistema pago, poderá usar um sistema de email marketing grátis.

Boa Leitura!

o que é email marketing

O que é Email Marketing

O email marketing pode ser definido como uma ferramenta de comunicação comercial entre empresas e clientes (e também com leads, que são potenciais cliente). Como dito anteriormente, o email marketing era parecido com uma entrega de panfletos comerciais, só que digitais. Os e-mails eram impessoais, e com muitas imagens, com um único propósito de divulgar produtos e serviços.

Porém, esse tipo de propaganda, literalmente, perturba quem recebe. Diversas pesquisas já mostraram que as pessoas não têm paciência e rejeitam esse tipo de propaganda. Fato que comprova isso é o sucesso dos anúncios no Facebook, que seguem outra metodologia, que são os anúncios nativos.

Os anúncios nativos não parecem com propagandas comerciais, esta modalidade de anúncio é similar a uma publicação de pessoas que navegam no Facebook, não parecem anúncios e são pessoais, por serem dessa forma aumentam o sucesso deste tipo de anúncio.

Bom, mas você pode estar pensando: “Mas o que anúncios do Facebook tem a ver como e-mail marketing?”

A resposta é simples: A pessoalidade! Quanto mais pessoais forem os seus emails, mas sucesso você vai obter com o email marketing. Seus emails não podem parecer panfletos comerciais, eles precisam ser como uma mensagem que você envia para um amigo. Você não está falando com milhares de pessoas, mas está falando com uma pessoa particular. Mesmo que você envie o email para milhares de pessoas. A pessoalidade não pode ser esquecida no seu email marketing.

Vantagens do Email Marketing que você precisa saber

Se você pesquisar sobre email marketing vai ouvir muita coisa desconexa sobre o assunto. Alguns dizem que devido ao crescimento das Redes Sociais, o melhor é investir nelas e deixar o email marketing de lado. Outros vão dizer que você não precisa fazer nem uma coisa nem outra, que você pode usar somente SEO para vender produtos e serviços na internet (SEO: técnicas para posicionar sites nas primeiras páginas de pesquisa do Google).

O que eu sempre digo é o seguinte, em um negócio online, você precisa criar uma estrutura online robusta, que te permita atuar de forma equilibrada em diversas frentes. Não é porque você criou um mini site que precisa deixar de lado outras estratégias, como o email marketing.

Vamos conhecer algumas das muitas vantagens em usar o email marketing:

  • “Todos” tem ao menos uma conta de email: Podemos dizer que todas as pessoas que estão na internet tem ao menos uma conta de email. Até aquela pessoa que somente usa a internet para acessar o Facebook, tem uma conta de email. Pessoas que só usam Smartphones precisam de uma conta de email para configurar o aparelho… Então o alcance dessa estratégia é gigante.
  • Maior Controle: Controlar fontes de comunicação na Internet não é uma tarefa fácil. Veja por exemplo, o Facebook, cada ano que passa eles reduzem o alcance orgânico das publicações que fazemos. Nós temos uma página com mais de 55 mil curtidas e nossas publicações não alcançam nem 1% desse público. Já no email marketing você consegue controlar as comunicações, conseguindo que sua mensagem alcance praticamente 100% da sua lista de email (usando um bom sistema de email marketing é possível, vamos abordar isso mais a frente). Eu sei que muita gente não abre os emails que enviamos, mas a mensagem foi entregue, possivelmente o título do email vai chegar ao seu público.
  • Liberdade de Mensagem: Se você já fez anúncios no Facebook, com certeza já teve problemas com seus anúncios. As políticas do Facebook são praticamente impossíveis de serem seguidas, você pode fazer tudo certo, eles dão um jeito de derrubar seu anúncio. (rsrsrsrs) Outro problema é quando você usa imagens com textos…. Já no email marketing, você tem liberdade na criação da sua mensagem, podendo usar imagens com texto, vídeos e até GIF´s.
  • Uso combinado com outras mídias: O email marketing pode ser usado de forma combinada com outras mídias. Por exemplo, você pode pegar os contatos da sua lista de email e criar anúncios específicos para eles no Facebook. Ou criar um público a partir da sua lista de email. Quando você publica novos vídeos e artigos, pode enviar para sua lista…
  • Alto retorno sobre o valor investido: Se tem algo que nós, empreendedores digitais, precisamos sempre acompanhar, é o ROI (Retorno sobre investimento) das ações e investimentos que fazemos. O email marketing apresenta um dos maiores ROI no marketing digital. E ainda é possível usar essa estratégia com um sistema de email marketing gratuito.

As vantagens do Email Marketing

Como Planejar uma Estratégia de Email Marketing

Planejamento é algo que não pode deixar de ser feito. Aqui no blog você encontra um artigo ensinando como fazer um plano de marketing. O email marketing deve estar inserido dentro do seu planejamento como um todo. O principal objetivo de toda e qualquer ação de marketing digital é a venda de um produto ou serviço.

Então, o email marketing é uma estratégia comercial, mas como dito anteriormente, as vendas serão feitas de forma inteligente, buscando sempre levar em conta a pessoalidade na comunicação. Para que você saiba exatamente como fazer isso é importante que você planeje a sua estratégia do email marketing.

Determine os objetivos que você deseja alcançar em cada ação, estabeleça metas e você vai ver como o email marketing é poderoso para ganhar dinheiro online.

Os próximos pontos do artigo vão te ajudar a montar o planejamento do seu email marketing. 😉

Sistemas de E-mail Marketing, você vai precisar de um

É simplesmente impossível obter sucesso com email marketing sem um sistema de gerenciamento de email marketing. Sistemas de email marketing permitem que você implemente as mais diversas estratégias de email marketing, como automação, sequência automática de emails…

Atualmente eu recomendo dois sistemas para os meus alunos:

  • Aweber: Sistema americano com alta qualidade, possui uma taxa de entrega dos emails de 99,9 % o que é fundamental. Pode gerar uma dificuldade para quem não conhece inglês.
  • Lead Lovers: Sistema brasileiro, também com alta qualidade, vantagem de ser totalmente em português. Possui outros recursos bem interessantes, como a criação de páginas e automação do email marketing.

Ambos são sistema de email marketing pagos, são as melhores opções para quem está começando. Mas muitas pessoas que estão iniciando podem não ter os recursos necessários para contratar um sistema pago, pensando nisso, quero deixar duas indicações de sistemas de email marketing grátis.

Sistemas de Email Marketing Gratuito

Antes de eu te indicar os sistemas de email marketing gratuito, é importante que você saiba que esses sistemas vão ter recursos limitados, afinal de contas são gratuitos. Assim, quando você tiver faturando, o ideal é que você faça a migração para um sistema de email marketing pago.

Sistema de Email Marketing Grátis – E-goi

A E-goi tem se mostrado muito eficiente como sistema de email marketing grátis. Tenho percebido que muitos dos meus alunos tem optado por usar essa plataforma no início, mais por questões financeiras e depois acabam por migrar para outra plataforma.

Quando eu disse anteriormente que você deveria migrar para um sistema pago quando tivesse faturando, na verdade você pode até continuar com a mesma empresa, mas acabará tendo que migrar para um sistema pago, pois o plano gratuito não mais te atenderá. Pois os planos gratuitos possuem limitações e com o crescimento do seu negócio, você se verá obrigado a contratar um plano pago.

Vantagens do plano gratuito do E-goi

  • Permite usar todos os recursos dos planos pagos;
  • Sem limites na quantidade de envios de emails;
  • Criação de funis de vendas, com um sistema chamado autobots.
  • Sistema em português;

Desvantagens do plano gratuito do E-goi

  • Limite de 5001 contatos de emails capturados;
  • Não tem acesso ao suporte técnico;
  • Propaganda obrigatória da E-goi nos seus emails.

Sistema de Email Marketing Grátis – Mailchimp

Grandes players do mercado usam a Mailchimp para gerenciar seus emails. É uma plataforma americana com um serviço de qualidade. Oferece um plano gratuito para novos negócios, mas é um pouco mais limitado que a e-Goi.

Vantagens do plano gratuito da Mailchimp

  • Permite criar campanhas de email profissionais;
  • Possui sistema de automação mesmo no plano gratuito;
  • Fácil utilização;
  • Empresa oferece um serviço de qualidade com alta taxa de entrega de emails.

Desvantagens do plano gratuito da Mailchimp

  • Limite de 2000 contatos de emails capturados e envio de 12.000 emails por mês;
  • Tendência de você precisa migrar rapidamente para um sistema pago;

Ficam essas duas opções para você começar com um sistema de email marketing gratuito. Existem outras opções, mas essas duas, na minha opinião são as mais confiáveis para você começar. Afinal de contas, começar sempre é mais difícil, então quanto mais eu conseguir facilitar o caminho de quem está começando, melhor é.

O meu treinamento Fórmula Negócio Online tem exatamente essa proposta. Ser o melhor treinamento do mercado, te levando por um caminho passo a passo, facilitando a construção do seu negócio online. Assim, com certeza as suas chances de ter sucesso serão cada vez maiores.

email marketing grátis

Bom, agora você já pode contratar o seu sistema de email marketing, seja um sistema pago ou um sistema grátis. Continue no artigo para que você saiba como usar o email marketing na prática.

Como funciona o Email Marketing na prática

O que leva uma pessoa a informar o email dela? Como você pode capturar mais emails? É sobre isso que vamos falar agora. Esse é um assunto que poderíamos facilmente usar uns 3 artigos como esse só para falar disso. Mas se você conhecer os fundamentos já poderá colocar em prática essa estratégia.

O email marketing não é uma estratégia em que você vai comprar uma lista de email para enviar seus emails. Aliás, isso é a pior coisa que você pode fazer! Você vai precisar construir sua lista de emails. Precisará de pessoas interessadas na sua mensagem, e essas pessoas precisarão informar os emails delas em páginas que você vai precisar criar, exclusivamente com a função de capturar os emails dos seus potenciais clientes.

O que leva alguém informar o email?

Mas como fazer com que as pessoas queiram espontaneamente informar o email delas? Bom, percebeu que eu disse que você precisará de pessoas interessadas na sua mensagem? Esse é o segredo para capturar milhares de emails, precisa ir direto no interesse do seu público. O que eles querem muito? O que eles estão pesquisando? Quais as necessidades deles? Quais são as suas dores? Seus desejos?

Se a sua mensagem “colocar o dedo na ferida”, as pessoas vão querer receber os seus emails. Pois você fala exatamente sobre o que elas querem saber! E isso é uma porta aberta para realizar a venda do seu produto. E claro, o produto que você vende, mesmo sendo afiliado, tem que estar relacionado ao interesse do seu público. Não adianta você capturar emails de pessoas interessadas em vida saudável e ofertar produtos de investimentos…

funcionamento do email marketing

Como capturar milhares de emails?

O seu sistema de email marketing precisa ser constantemente alimentado com emails de pessoas interessadas no que você tem a dizer. Para você ter uma ideia, eu perco em média 20% da minha lista de email por ano. E isso por diversos motivos, pessoas saem da lista, mudam de email…

Então, todo o meu plano de marketing é voltado para capturar emails, pois eles fazem toda diferença para o sucesso do meu negócio.

Uma das estratégias mais efetivas que eu uso para capturar emails é usando iscas digitais. As iscas digitais ajudam a “pescar” as pessoas mais interessadas no assunto do seu produto. As iscas digitais podem ser e-books, vídeos ou qualquer material que a pessoa só poderá acessar depois de informar o email dela.

Eu disponibilizo vários e-books relacionados com os meus produtos como isca digital. Eu ofereço o e-book gratuito, a pessoa interessada clica no link, informa o email e eu envio para o email dela o e-book. Importante ressaltar que a isca digital precisa ser de qualidade, o seu potencial cliente precisa perceber o valor nela. Eu poderia facilmente vender os e-books que disponibilizo gratuitamente, já vi vários e-books sendo vendidos com qualidade muito inferior aos meus e-books gratuitos. Falo isso para você entender a importância da qualidade do e-book. 😉

A seguir, eu quero deixar um pequeno guia, passo a passo, para você implementar a captura de emails com a estratégia das iscas digitais.

email marketing e as iscas digitais

Email Marketing e Iscas Digitais – Capturando milhares de emails

  1. Produza uma isca digital de qualidade, eu recomendo que faça um e-book, possui alta aceitação das pessoas. O fato da pessoa fazer o download dá a sensação de posse, o que aumenta o desejo por ter o e-book;
  2. Será necessário que você crie páginas de captura de emails de alta conversão. Elas precisam fazer com que o seu potencial cliente tenha o desejo pela isca. Veja a minha página clicando aqui. Perceba que ela tem elementos visuais e elementos de texto, que explicam exatamente o que ela terá ao baixar o e-book. E claro, para ela baixar o e-book precisa informar o email;
  3. Configure o seu sistema de email marketing na página de captura, todo esse processo é ensinado no meu treinamento Fórmula Negócio Online, logo após a pessoa informar o email dela, o seu sistema de email marketing deverá enviar para o email dela o e-book para download. É importante que você envie o e-book através de um link para download no email, pois isso evita que a pessoa informe um email falso ou errado;
  4. Após o lead informar o email, direcione ele automaticamente para uma página seguinte (chamada de página de obrigado), onde é feito um agradecimento e também informe que o e-book será enviado para o email.

Importante que no seu e-book tenha links de retorno, isto é, links para o seu blog, canal no YouTube e também para página de vendas do produto que você vende ou promove como afiliado.

Após isso, vem a parte onde as vendas vão acontecer, que é através da montagem da sequência de emails automáticos e a automação de marketing. Mas antes de eu falar sobre eles é importante que você conheça sobre plano de marketing e marketing digital como um todo. Clicando nos links acima, você vai acessar dois artigos que são guias completos. São leituras obrigatórias para aqueles que querem ter sucesso de verdade no marketing digital.

Sequência automática de emails

Vamos fazer uma recapitulação do que vimos até aqui. Você entendeu o que é email marketing e a importância dessa poderosa estratégia. Entendeu também sobre sistemas de email marketing. Viu duas opções de sistemas de email marketing gratuito. Aprendeu como capturar milhares de emails com a técnicas das iscas digitais. Faltou aprender como realizar vendas com o email marketing e de fato, como ganhar dinheiro na internet.

Depois que você captura o email e entrega a isca digital, é preciso que você programe uma sequência automática de emails, onde você vai intercalar emails de conteúdo com emails de ofertas do seu produto. Lembrando aquele princípio que falei no início do artigo, a oferta do produto é feita como se você tivesse indicando algo a um amigo, você entende a necessidade dele e está indicando algo que realmente vai fazer diferença na vida dele.

Veja como exemplo o meu público alvo, são pessoas que anseiam por ganhar mais dinheiro, conseguir independência financeira, ter mais tempo livre… Então, eu não vendo o meu produto, eu vendo realização de sonhos. As minhas mensagens precisam deixar claro que o meu produto vai deixar elas mais próximas dos objetivos delas, e minha mensagem precisa ser também pessoal, um amigo falando para o outro. Isso é realmente importante para o sucesso com email marketing.

monte uma automação no seu email marketing

Automação de Email Marketing

A automação de emails é o que há de mais moderno no email marketing. Com ela você envia emails conforme as ações do seu lead. Assim, você consegue criar comunicações altamente efetivas. Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento.

  • Você capturou o contato do lead e fez a entrega do E-book;
  • Cadastrou a sequência automática de emails com ofertas do produto;
  • Suponha que um dos emails de oferta do produto tenha um link para a página de vendas do seu produto;
  • Você pode criar duas automações partir do envio desse email:
  1. Enviar um novo email automático para aqueles que não abriram, mudando o título do email;
  2. Enviar um novo email automático para aqueles que abriram e não clicaram no link da página de vendas do produto, mudando a copy do email;

Assim, com a automação você consegue chegar ao ápice da personalização dos emails. E tudo isso funciona de forma automática, uma vez que você programa o seu sistema de email marketing, tudo funciona de forma automática, e isso é uma grande vantagem. Você passa ter uma máquina de vendas automática no ar.

Bom, espero que você tenha entendido o potencial do email marketing e coloque em prática. Não tenha medo de começar com um sistema de email marketing gratuito, o importante é que você comece.

Ah… e não deixe de baixar os e-books que disponibilizamos aqui no blog, como eu disse anteriormente, são de alta qualidade e vão te ajudar muito na sua carreira de empreendedor digital, basta você clicar no menu “Ebooks Oficiais” aqui no blog. 😉

Sucesso e até a próxima!

Alex Vargas

Infográfico – Email Marketing | Como Capturar milhares de Emails com as Iscas Digitais

infográfico email marketing

Deixe Seu Comentário

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!