Os vídeos caseiros estão em alta, porém para ter sucesso com eles é preciso criar de forma profissional. E é isso que você vai aprender hoje.

Está querendo saber como fazer vídeos caseiros para utilizar na estratégia de divulgação do seu produto ou serviço?

Mesmo assim, você acredita que não é possível fazer vídeos porque não possui equipamentos ou habilidades suficientes para isso?

Aqui você vai aprender como criar vídeos caseiros com uma qualidade parecida com a de um vídeo profissional, sem precisar investir muito dinheiro.

E, se você é um professor e chegou aqui para aprender como fazer vídeos caseiros para gravar aulas e criar um curso online, você está no lugar certo.

Está cada vez mais acessível para qualquer pessoa, criar vídeos caseiros de qualidade, pois é raro encontrar alguém que não possua um smartphone com uma boa câmera.

Você pode confirmar isso quando acessa o YouTube e se depara com inúmeros canais com vídeos caseiros, sobre diversos tipos de conteúdo.

Quer saber como fazer vídeos caseiros de qualidade, como se fossem profissionais, sem precisar de muito investimento?

Continue lendo este artigo e aprenda tudo o que você precisa saber.

O que são vídeos caseiros?

São considerados vídeos caseiros aqueles vídeos produzidos de maneira mais simples, sem tanta produção, sem equipamentos sofisticados e sem uma equipe de profissionais para cada tarefa desenvolvida.

Em geral, esses vídeos são criados em casa ou mesmo em um escritório, mas, de maneira bem simples, como aqueles vídeos feitos em eventos familiares, lembra?

Os vídeos amadores sempre existiram, desde a época em que não existiam celulares, câmeras de alta definição ou qualquer um desses equipamentos sofisticados que existem hoje.

É bem provável que você já tenha feito um vídeo caseiro a partir do seu celular, seja um vídeo do seu filho fazendo gracinha, de um passeio com a família ou de alguma viagem que você fez.

É mais provável ainda que você já tenha assistido a um vídeo caseiro, pois ele está ficando cada vez mais popular, principalmente em plataformas como o YouTube.

Essa popularização é devido à qualidade dos equipamentos “amadores”, que está bem próxima à profissional.

Isso sem falar na popularização da internet e das redes sociais.

Muita gente grava aulas a partir de um smartphone, levando conhecimento e informação para qualquer pessoa, em lugar, através de som e imagens de qualidade, mesmo utilizando um celular.

Você vai ver que não precisa ter equipamentos profissionais, de última geração, para ter como fazer vídeos caseiros e ganhar dinheiro com isso, seja você um professor de EAD, uma maquiadora ou maquiador, ou qualquer outro profissional que deseja ganhar dinheiro através de vídeos.

Mas você precisa estar ciente de que não é porque qualquer pessoa pode criar um vídeo em casa que ele vai ser produzido de qualquer maneira, sem a devida dedicação.

Isso porque, sem os equipamentos profissionais, é necessário ter um pouco mais de dedicação, de atenção aos detalhes, como um roteiro bem escrito, uma luz ideal, uma edição bem-feita…

Por que fazer vídeos caseiros?

Acredito que não seja nenhuma novidade para você que os vídeos sejam o tipo de conteúdo mais fácil de ser consumido pelos usuários da internet.

Por isso que os vídeos levam vantagem nos mecanismos de busca, em relação aos textos.

E que, por isso, saber como fazer vídeos caseiros seja tão importante, principalmente para quem não dispõe de muito investimento e deseja começar um negócio que vai usar vídeos como estratégia de marketing.

E é exatamente esse o motivo pelo qual muita gente está investindo nesse formato de conteúdo e aprendendo como fazer vídeos caseiros para promover seu produto ou serviço.

Além de promover seu produto ou serviço, criar conteúdo em vídeo vai trazer outras vantagens para o seu negócio, como engajamento do público-alvo e reconhecimento da marca, por exemplo.

Isso sem falar no alto poder de alcance, pois os seus vídeos podem chegar a um número inimaginável de pessoas em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

Um único vídeo pode atingir milhares de pessoas, independentemente de fuso horário, localização geográfica, idioma (pois há a opção da legenda) ou época e ainda ser compartilhado inúmeras vezes a todo momento.

Como fazer vídeos caseiros com cara de vídeos profissionais?

Agora que você já sabe o porquê fazer vídeos e como os vídeos são tão importantes para as suas estratégias de marketing, a partir de agora você vai aprender como fazer vídeos caseiros com cara de profissionais.

Como já falei lá no início do artigo, você vai aprender como fazer vídeos caseiros com a qualidade de vídeos profissionais sem precisar de tanto investimento.

Isso porque, com a popularização dos vídeos feitos em casa, sem tantos aparatos, fez com que se popularizasse também os equipamentos no mercado.

Equipamentos que antes custavam “uma fortuna” e que só eram direcionados aos profissionais da área, passaram a custar bem menos, facilitando a compra, por parte dos “amadores”.

Veja Também: Como Trabalhar em Casa

Passo a Passo para Criar Vídeos Caseiros

Siga o passo a passo a seguir para criar excelentes vídeos caseiros.

A primeira coisa que você deve pensar, antes de saber como fazer vídeos caseiros com qualidade profissional, é fazer um bom planejamento.

Ou seja, você precisa definir tudo que precisa ser feito para que o seu vídeo seja feito de maneira correta, para gerar os resultados que você deseja.

Você precisa definir o seu público-alvo, identificar quem é a sua persona e que tipo de conteúdo ela se interessa, para que, dessa forma, ele atinja o objetivo que você definiu.

Objetivo

O objetivo dos seus vídeos pode ser a venda de um produto ou serviço, gerar tráfego para o seu blog, gerar engajamento, divulgar a sua marca…. Vai depender do que você definiu para o seu negócio.

Conteúdo

Para fazer vídeos caseiros com qualidade profissional é necessário criar um excelente conteúdo.

Para isso, você precisa criar um roteiro e decidir se vai contar uma história ou se vai passar o conteúdo como se fosse uma conversa.

Quanto mais definido for o assunto dos seus vídeos, mais chances ele terá de ser bem ranqueado pelo Google e por outros mecanismos de busca.

Ou seja, evite criar vídeos com diversos temas, de nichos diferentes. Essa é uma estratégia “suicida”, em que, querendo agradar a todos os públicos, acaba não agradando a ninguém.

O mais importante é que o seu conteúdo precisa ser autêntico e relevante para a sua audiência.

Faça pesquisa de palavras-chave. Com a pesquisa de palavras-chave você vai identificar quais são os termos que o seu público-alvo já busca e vai poder criar conteúdo que ele vai consumir.

Além disso, você terá muitos temas para escrever conteúdos autênticos sobre assuntos que a sua audiência busca.

Veja Também: Como ser um YouTuber de Sucesso

1 – Planejamento

Não é porque o seu vídeo será caseiro que você vai fazer de qualquer jeito, sem o devido cuidado.

Lembre-se de que a ideia é fazer vídeos com qualidade profissional, por isso, você precisa começar fazendo um planejamento.

O planejamento é o primeiro passo de como fazer vídeos caseiros de qualidade.

Esse planejamento precisa ser elaborado para que você saiba qual é o objetivo do vídeo, quais são os equipamentos que você vai precisar utilizar e saber o que você já tem à sua disposição.

Nele deve conter, entre outros itens:

  • Objetivo do vídeo;
  • Formato do vídeo;
  • Descrição do vídeo;
  • Equipamentos disponíveis;
  • Ferramentas disponíveis.

Roteiro

O roteiro é fundamental para criar um conteúdo de qualidade, mas muita gente comete o grande erro de ignorar essa parte tão importante.

Não cometa o erro de improvisar o conteúdo dos seus vídeos, crie um roteiro bem elaborado para você saber exatamente o que falar e não se perder no meio do seu vídeo.

Não adianta ter equipamentos de boa qualidade e improvisar, enrolar muito para falar, esquecer o que vai dizer ou passar um conteúdo vazio.

Um roteiro bem escrito faz com que o seu vídeo seja visto de maneira mais profissional e você vai direto ao ponto, sem enrolação, sem se perder.

Se você grava um vídeo sem preparar um roteiro, corre o risco de passar a impressão de que você não sabe o que está falando ou que está mentindo para o seu público.

A dica para que o seu vídeo fique o mais natural possível, mesmo seguindo um roteiro pronto é treinar.

Leia o roteiro em voz alta, grave e assista ao vídeo, treine. Com o tempo e com a prática, você vai saber como fazer vídeos caseiros com qualidade profissional.

Cenário

O cenário é tão importante quanto o roteiro.

Um cenário produzido com cuidado faz com que o público permaneça interessado em assistir ao seu vídeo.

Se você gravar o seu vídeo caseiro em um cenário bagunçado, com pessoas passando, cachorro latindo ou muito escuro, as pessoas podem perder o interesse e abandonar o seu vídeo.

Não pense que você precisa gastar muito dinheiro para montar um cenário.

Você só precisa de um lugar silencioso, bem iluminado e tranquilo para gravar os seus vídeos.

Escolha um cômodo de sua casa que tenha uma janela e seja bastante iluminado e monte o seu cenário.

Planejamento para vídeos caseiros

2 – Equipamentos

Você vai saber, em detalhes, como fazer vídeos caseiros sem gastar muito e que fiquem com qualidade profissional.

A qualidade do seu vídeo não depende de um único fator, mas sim de um conjunto de fatores que, juntos fazem o seu vídeo parecer profissional.

Confira tudo a seguir.

Câmera

Para fazer vídeos caseiros você vai utilizar equipamentos mais “amadores” (muito provavelmente um smartphone), mas você pode investir em uma câmera de boa qualidade, com recursos semiprofissionais, sem pagar caro por isso.

Se você optar por comprar uma câmera para gravar os seus vídeos, precisa saber se ela possui uma boa resolução, pois é isso que vai garantir a qualidade das imagens.

Um vídeo com uma imagem de qualidade transmite profissionalismo e confiabilidade para o seu público.

Microfone

Evite utilizar o microfone da câmera, pois ele capta todos os sons do ambiente, como buzina, cachorro latindo, carros passando, pessoas conversando…

E o seu vídeo ficará com ruídos encobrindo a sua voz, fazendo com que o público perca o interesse e abandone o seu vídeo.

Se você utilizar um microfone externo, vai poder editar depois, com mais facilidade, vai poder remover ruídos, aumentar ou diminuir o volume…

Para conseguir um áudio de qualidade para o seu vídeo, eu aconselho que você adquira um microfone unidimensional.

Microfones de lapela, de mão e headset captam apenas o som de sua voz na hora da gravação do vídeo, o que facilita muito o seu trabalho de edição e deixa o seu vídeo caseiro com cara de profissional.

Iluminação

A iluminação também é um item extremamente importante para fazer vídeos caseiros de qualidade.

Se o seu vídeo for gravado em um ambiente escuro ou cheio de sombras, iluminado de qualquer jeito, sem preocupação, vai passar a imagem de um vídeo malfeito e nada profissional.

Mas, se você faz um vídeo com uma boa iluminação, mesmo que seja a luz de uma janela e com a câmera bem posicionada, com um som nítido, sem ruídos e com um conteúdo de qualidade, o público vai querer assistir até o fim.

Não tem nenhum problema se você não puder investir numa iluminação profissional.

Como já falei, você pode montar o seu cenário em um ambiente da sua casa que tenha uma janela e posicionar bem a sua câmera, a fim de deixar a iluminação o melhor possível.

Se você for gravar sem luz profissional, é importante que os seus vídeos sejam gravados durante o dia, com a iluminação natural.

Isso porque, à noite, com a iluminação artificial, que não seja profissional, os seus vídeos perdem a qualidade e o público perde o interesse em assistir.

Equipamentos para vídeos caseiros

3 – Gravação

Depois de planejar tudo, checar os equipamentos e deixar tudo preparado, é hora de começar a gravar.

Depois de ler o roteiro e estudar a fundo o conteúdo que você criou para o seu vídeo, é chegada a hora de falar com o seu público.

Seja autêntico, mostre ao seu público que você é um profissional sério e que está disposto a conquistar a confiança dele.

Para saber como fazer vídeos caseiros com uma boa qualidade e passar profissionalismo para a sua audiência, vou passar algumas dicas importantes para você seguir. Confira.

Posicionamento da câmera

Se você não faz ideia de como posicionar a câmera para que fique com um enquadramento correto, não se desespere, pois você pode se inspirar em composições clássicas.

Não precisa ter tanto conhecimento sobre o assunto, pois aqui você vai aprender o básico, que é o que você precisará para fazer vídeos caseiros.

Para que você acerte no posicionamento da sua câmera, vou deixar duas composições:

Regra dos terços

A primeira composição é a regra dos terços.

Nessa composição você vai usar nove quadrados para dividir a tela da câmera, utilizando os recursos que ela possui.

Caso você utilize a câmera do seu smartphone, esses nove quadrados podem ser imaginários.

Você também pode utilizar os quadrados para destacar algum ponto na imagem (pode ser uma pessoa ou uma paisagem, por exemplo).

Linhas guia

A segunda composição que eu quero que você aprenda para saber como fazer vídeos em casa, de maneira profissional, é a composição de linhas guia.

Como próprio nome já diz, essas linhas guia servem para te guiar na filmagem.

Nessa composição, você vai se guiar pelos traços do ambiente ou pelos objetos que aparecem nele, para enquadrar a sua imagem na hora de filmar.

Posicione a sua câmera enquadrando um ponto que o seu público possa se interessar, direcionando o olhar dele para esse ponto.

Lance mão de acessórios para gravação

Alguns acessórios que você pode usar em seus vídeos caseiros são:

  • Tripé;
  • Rebatedor;
  • Softbox.

Tripé

Dependendo do objetivo dos seus vídeos, da sua persona e do nicho que você escolheu, você poderá gravar os seus vídeos caseiros com a câmera na mão.

Mas, a melhor opção é utilizar um tripé, para fixar a sua câmera e não tremer a imagem.

Você pode encontrar um tripé com preço acessível ou pode improvisar um em casa mesmo.

Há diversos tutoriais no YouTube ensinando a fazer um tripé.

Rebatedor

O uso de um rebatedor também é interessante para melhorar a qualidade dos seus vídeos, pois ele vai ajudar a resolver problemas de sombra e ajudar com pontos de luz também.

Você encontra rebatedores com preços acessíveis, mas, se não puder ou não quiser comprar um, você também pode improvisar, afinal, o intuito aqui é aprender como fazer vídeos caseiros com qualidade profissional, sem gastar muito.

Então, você pode improvisar um rebatedor, utilizando um guarda-chuva, por exemplo.

Softbox

Softbox também é interessante usar para deixar os seus vídeos com qualidade profissional e também pode ser improvisada e você pode criar a sua através de tutoriais no YouTube.

Crie vídeos curtos

Cada vez mais as pessoas querem assistir a vídeos mais objetivos, que vão direto ao ponto, pois não querem perder tempo com muita enrolação.

Por isso, é muito importante fazer o planejamento e definir a duração do seu vídeo.

Com o tempo definido para falar, você vai evitar enrolação, não vai se perder com outros assuntos e vai direto ao ponto.

Se você fizer um vídeo muito longo, as pessoas podem cansar, perder o interesse, avançar o vídeo ou, simplesmente, saírem do seu vídeo.

Vídeos curtos gera mais engajamento e o público assiste até o fim.

Então, seja direto, fale o que você deseja falar, de forma resumida, para que o seu vídeo fique curto e, portanto, fácil de ser consumido.

Fale de maneira clara

Procure falar mais devagar, com calma, para que a sua fala fique bem clara, fácil de o seu público compreender a mensagem que você quer transmitir.

Imagine que você está falando, pessoalmente, com um amigo.

E, para prender a atenção do seu público, tente falar com animação, sem preguiça, fale com firmeza, um pouco mais alto.

Dependendo do seu nicho e da sua persona, você também pode manter a atenção da sua audiência contando histórias, fazendo brincadeiras…

Gravação de vídeos caseiros

4 – Edição

Depois de gravar o seu vídeo caseiro, é hora de editar, para fazer melhorias, antes de publicar.

A edição é o toque final de todo o seu trabalho com a criação do vídeo caseiro.

É a edição que vai deixar os seus vídeos caseiros com um bom acabamento.

Não se desespere, caso você não seja um profissional da área e não souber nem por onde começar.

Você pode aprender a editar os seus vídeos em casa, através de tutoriais no YouTube, utilizando programas de edição, com acesso gratuito e fáceis de usar.

Você pode cortar partes dos seus vídeos, manipular o áudio, usar efeitos…

Dicas para editar os seus vídeos

  • Corte as partes que não são importantes;
  • Use efeitos de transição para camuflar os cortes;
  • Utilize imagens nos vídeos, para ficar mais dinâmico;
  • Lance mão de elementos para complementar e exemplificar as informações que você passa no vídeo;
  • Use uma trilha sonora de fundo, sem encobrir a sua voz e que seja um som suave, que não atrapalhe o áudio;
  • Insira uma vinheta para a abertura dos vídeos;
  • Acrescente uma legenda, para que o público possa assistir ao vídeo sem o som. Além disso, a legenda permite que usuários com deficiência auditiva tenham acesso facilitado às suas informações.
Edição de vídeos caseiros

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer vídeos caseiros e como deixá-los com cara de vídeos profissionais, é hora de usá-los para gerar resultados para o seu negócio.

Não se preocupe se os primeiros vídeos não ficarem do jeito que você imaginou.

É completamente normal os primeiros vídeos não ficarem perfeitos, aliás, a perfeição sempre será uma busca, em qualquer coisa na vida.

Fique tranquilo, pois, com a prática e com o seu esforço em melhorar, o seu trabalho vai ficando cada vez melhor.

Se você está lendo este artigo para aprender como fazer vídeos caseiros, com o objetivo de monetizar esses vídeos, é importante que você evite a pirataria e perder todo o esforço e tempo investidos.

Para isso, eu aconselho que você invista em uma plataforma profissional, para ter a segurança de que o seu vídeo não será pirateado.

Não ignore essa dica, pois ela é muito importante para você não perder todo o trabalho que fez até aqui.

Outra dica é divulgar os seus vídeos nos canais certos, onde o seu público está.

Você pode pesquisar quais são os canais em que a sua audiência está e quais são mais adequados para publicar vídeos.

Você pode publicar os seus vídeos no YouTube, no Twitter, no Instagram, no Facebook, no LinkedIn…

Espero que tudo que você aprendeu até aqui ajude você a fazer vídeos caseiros incríveis, que te gerem muitos resultados.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo:

    2 Comentários Em "Vídeos Caseiros: Como Criar de Forma Profissional"

    • Paulo Barbosa de Sousa

      Boa tarde, obrigado pelas informações prestadas são de muito interessante.

      • Alex Vargas

        Opa, bora meter a mão na massa agora