19 Estratégias PRÁTICAS Para APRENDER MAIS RÁPIDO Alex Vargas 2018/09/04 at 12:00pm 2018/09/04 at 12:28pm

Quer saber como aprender mais rápido e aumentar a sua produtividade para ter mais sucesso em seu negócio online?

Se você está lendo este artigo é claro que você é um consumidor de informação online, tem interesse em negócios digitais e procura dicas para saber como aprender mais rápido e ser mais produtivo, certo?

E, sendo assim, provavelmente você deve sofrer com excesso de informação e, também, a falta de foco para reter toda a informação que a gente consome e é exposto diariamente.

Pensando nisso, neste artigo eu vou te mostrar o que eu faço para aprender de forma muito mais rápida.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

São 19 estratégias práticas para aprender mais rápido e aumentar a sua produtividade. Confira!

Como Aprender Mais Rápido

como aprender mais rápido

Estratégia #01 – Vídeo Speed Controller

A primeira dica que eu vou te dar para assimilar mais rápido qualquer conteúdo é fazer uso de um plugin para o Google Chrome – Vídeo Speed Controller – Basta clicar no link e depois clicar em: “Adicionar ao Chrome” e pronto.

Depois, quando você for ver um vídeo (YouTube, Vimeo, Facebook…) você terá a opção de acelerar o vídeo, aumentando a velocidade de 10 em 10… (1.1, 1.2, até o máximo que você conseguir).

Eu costumo assistir aos vídeos com 2.0, que dobra a velocidade dos vídeos, pois assim um vídeo de 24 minutos eu assisto em 12 minutos e posso assistir muito mais aulas em menos tempo.

Estratégia #02 – Faça Anotações

A segunda dica é fazer anotações dos seus estudos, usando um software chamado Evernote.

Para instalar, basta você pesquisar no Google por “Evernote”, instalar no seu computador e criar uma conta gratuita.

E, depois disso, você pode anotar qualquer coisa nele. É possível colocar texto, fotos… E inclusive serve como editor de textos, caso você não queira usar o Word.

E qual é a vantagem de se usar o Evernote para fazer anotações?

É que fica tudo salvo na nuvem e você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, sendo necessário somente instalar o aplicativo no celular ou tablete.

E é possível também acessar por um navegador.

O Evernote tem uma versão gratuita e uma versão paga. Atualmente eu uso a versão paga, pois tem muitos recursos que eu faço uso.

Mas não se preocupe, a versão gratuita me atendeu muito bem, por anos e, com certeza, vai ser o suficiente para você também.

Entre as opções que este software oferece, a que eu mais gosto é a possiblidade de editar o texto, colocando negrito, itálico, etc. e a criação automática de check-lists.

A captura de áudio é outra função que eu uso e gosto bastante, além da captura de imagens. Mas vamos explorar todas as opções do Evernote em um artigo específico.

Como aprender mais rápido com mapas mentais

Mapas Mentais

Quando estou estudando em cursos e livros, eu uso os mapas mentais.

Mapas mentais é o que eu uso para estudar, pois a minha mente funciona muito bem com esse método. Quando vou criar aulas, treinamentos, resumos, etc. sempre uso mapas mentais.

O que eu uso hoje é o Mind Meister, pois assim como o Evernote, ele funciona na nuvem, sendo possível acessar de qualquer lugar.

Eu consigo criar coisas no computador e acessar no celular, tablete… Ele também tem uma versão gratuita e uma versão paga. Hoje eu uso a versão paga, porque agora eu já uso muitos mapas mentais.

Uma dica ao fazer uso dessas ferramentas é manter a simplicidade e a clareza.

Não precisa criar um sistema sofisticado para organizar, pois poderá complicar.

Outro sistema de mapa mental que você pode usar é o Xmind.

Você pode usá-lo gratuitamente no seu computador, mas para salvar os arquivos na nuvem tem que adquirir a versão paga.

Estratégia #03 – Masterizar Momentos Improdutivos

E o que seria masterizar os momentos improdutivos? É deixar preparado seu celular ou tablete, com textos para leitura, áudios, vídeos, etc.

Assim, quando você estiver em uma fila de banco, lavando uma louça ou fazendo algo que não precise de 100% da sua atenção, você pode consumir aquele conteúdo preparado.

Exemplos:

  • Ouvir PodCast´s em filas;
  • Ouvir Áudios no trânsito;
  • Na academia, ou na caminhada;
  • Preparando o jantar;

Você pode instalar um aplicativo de podcast, o aplicativo do Kindle, vídeos no YouTube… Assim, você pode aproveitar momentos que não são tão produtivos.

Aproveitar melhor o tempo para aprender mais

Estratégia #04 – Manter o Foco

Essa é uma dica muito importante. Como nós sofremos com isso…

É realmente difícil manter o foco em uma atividade específica. Todo mundo sofre com isso, não é mesmo?

Você quer assistir uma vídeo-aula, mas toda hora dá uma olhada no Facebook. Isso simplesmente não funciona, tem que fazer uma coisa de cada vez.

Então quando você for estudar, ler…, quando for o horário que você separou para se capacitar, tenha foco total no estudo.

Estudar é muito importante para você, aprender é muito importante para sua vida e foco é a palavra de ordem para aprender mais rápido e atingir resultados.

Então, sempre que estiver aprendendo algo, concentre-se 100% nisso, desligue a TV e tudo aquilo que tira a sua concentração.

Procure um lugar arejado e silencioso para que possa se concentrar e evite fazer duas coisas ao mesmo tempo, pois isso só vai dificultar a sua capacidade de assimilação.

Estratégia #05 – Consistência

Tudo feito com consistência é melhorado. A consistência faz você chegar ao estado da arte.

O processo de melhoria contínua só é possível com consistência, e o mesmo se aplica aos estudos.

Todos os dias separe um horário para estudar. No meu caso, uma das minhas metas diárias é estudar alguma coisa, nem que seja um pouquinho, mas tenho que estudar todos os dias.

– E, lembre-se: na hora que você separar para estudar, estude realmente com foco de raio laser.

Técnicas para aprender mais rápido

Estratégia #06 – Ensinar Alguém o que Você Aprender

Sempre que possível, ensine alguém o que você aprendeu.

Isso faz você pensar de uma forma diferente, de uma forma mais lógica e estruturada, fazendo com que você assimile o conteúdo de uma forma muito mais fácil.

Quando você ensina aquilo que aprendeu é mais fácil identificar se ainda existe alguma coisa sobre aquele assunto que você ainda precisa aprender um pouco mais.

Estratégia #07 – Pratique o que aprendeu

Praticar é a maneira mais eficaz de saber se você realmente aprendeu algo e, caso ainda reste alguma dúvida, por mínima que seja, será mais fácil aprender mais.

Muitas vezes acreditamos que já sabemos muito sobre determinado assunto, mas quando somos testados na prática ou quando vamos executar aquilo que achamos que foi assimilado, notamos que ainda existem falhas e que precisamos aprender um pouco mais.

Só praticando é que você vai ter certeza de que conseguiu aprender tudo que estudou. E é a partir da prática que você vai identificar os seus erros e o que precisa ser melhorado.

Pratique o aprendizado para aprender mais

Estratégia #08 – Aprenda sobre o mesmo assunto de maneiras diferentes

Quando você aprende uma informação de diferentes maneiras, você está estimulando o seu cérebro e consegue reter essa informação de maneira mais eficaz.

Isso acontece porque quanto mais você estimula o seu cérebro, ativando mais áreas, mais capacidade de guardar informações você terá.

Para estimular e ativar mais áreas do seu cérebro você pode aprender a mesma informação através de um vídeo, de uma leitura, ensinando essa informação a alguém, praticando, criando um mapa mental, etc…

Dessa forma, fica bem mais fácil assimilar aquilo que você está aprendendo e você nem vai precisar reler um texto ou rever um vídeo para entender melhor o assunto.

Aprendendo sobre o mesmo assunto de formas diferentes é, sem dúvida alguma, uma ótima maneira de como aprender mais rápido.

E que fique bem claro que não é necessário que você aprenda todas as formas no mesmo dia. Você pode ler um texto hoje, ver um vídeo amanhã, etc.

Estratégia #09 – Faça pequenas pausas durante os estudos

Aprender mais rápido não significa estudar por horas sem fazer nenhuma pausa. Desse jeito você vai consumir todo o conteúdo, mas não vai assimilar nada.

Para saber como aprender mais rápido você precisa saber que precisa fazer pequenas pausas durante os estudos.

É totalmente diferente estudar para uma prova uma hora por dia durante uma semana e estudar 7 horas direto no dia anterior à prova.

Sem dúvida não vale a pena se desgastar demais para tentar aprender, pois você não vai conseguir atingir o seu objetivo.

Durante as horas que você vai estudar, estabeleça pequenas pausas de 5 ou 10 minutos para descansar.

Você pode usar a técnica Pomodoro para avisar quando for o momento de pausar ou colocar o alarme do celular para tocar.

Mas utilize essas pausas para descansar a sua mente e não para dar uma olhada nas mensagens de Whatsapp ou no seu Facebook, ok?!

Importância do Descanso para aprender mais rápido

Estratégia #10 – Tenha um sono reparador

Dormir bem é uma das principais estratégias de como aprender mais rápido e aumentar a produtividade.

Mesmo que você tenha “milhões” de coisas para estudar, se você não tiver uma boa noite de sono, seu aprendizado vai ser prejudicado.

Organize suas atividades, para ter mais tempo para dormir. O ideal é ter 8 horas de sono por dia ou, se não conseguir, pelo menos 6 horas de descanso.

Entenda que o sono é um dos fatores principais para a aprendizagem de novas informações.

Quando estamos acordados, existem muitos estímulos ao nosso redor, o que pode dificultar a aprendizagem de uma nova informação.

Quando dormimos, tudo que foi aprendido durante o dia é “acomodado” em nossa mente e se transforma em uma memória de longo prazo.

Por isso, quando não dormimos o suficiente, temos dificuldade de aprender, pois não damos tempo para que nossa mente armazene as informações que foram consumidas enquanto estávamos acordados.

Estratégia # 11 – Pratique exercícios físicos

Isso mesmo, exercícios físicos! Exercitar o corpo ajuda a oxigenar o cérebro, libera substâncias que dão a sensação de bem-estar e você vai se sentir mais disposto a aprender.

Sempre que você for estudar, ainda mais se for muitos assuntos, procure sempre manter o corpo saudável, praticando exercícios, tomando muita água e se alimentando bem.

Ainda que sejam apenas 20 minutos de exercícios físicos, vale muito a pena praticar todo os dias. Quando você treina corpo e mente, os dois se equilibram e você fica mais forte e resistente.

Faça uma caminhada, pedale pelo parque ou faça algo que te dê prazer. Não tem como aprender mais rápido sem oxigenar o cérebro e relaxar o corpo.

A prática de exercícios físicos vai te ajudar a aprender mais rápido, pois a oxigenação do cérebro também vai te ajudar a armazenar melhor as informações.

Antes de se exercitar, consuma alimentos e bebidas que dão energia e se hidrate bastante. Isso é fundamental para aprender mais rápido.

Estratégia #12 – Não pule o café da manhã

Segundo os especialistas, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, principalmente para quem está aprendendo algo novo.

De maneira nenhuma você deve pular o café da manhã, pois, além de vários outros motivos, tomar um café da manhã reforçado prepara a sua mente para aprender e armazenar na memória aquilo que foi aprendido.

Se você for tentar estudar sem tomar café da manhã provavelmente vai ter dor de cabeça, baixa concentração e a criatividade prejudicada.

Isso porque você passou várias horas dormindo e, ao acordar, o seu corpo precisa de nutrientes para ter energia e você conseguir aprender qualquer coisa mais rápido.

revise para aprender mais rápido

Estratégia #13 – Revise tudo o que aprendeu

Quando a gente aprende uma nova informação e não revisa outras vezes, nossa mente tende a esquecer aquilo que foi aprendido, pois aquela informação ficou apenas na memória de curto prazo.

É muito difícil ler sobre um assunto somente uma vez e guardar aquelas informações para sempre. Por isso, o ideal é que você revise outras vezes aquilo que estudou, para assimilar melhor.

Pode parecer perda de tempo, mas é bem o contrário, você vai aprender de maneira mais rápida, principalmente se fizer essa revisão no mesmo dia, depois de alguns dias revisar mais uma vez.

Estratégia #14 – Procure se concentrar

Aprenda a se concentrar no que está aprendendo. Isso também é manter o foco, mas nessa estratégia, eu quero te dizer que você deve buscar formas de treinar a sua mente a pensar em uma coisa só.

Uma ótima técnica para se concentrar é praticar a meditação. Você encontra diversos vídeos no Youtube ensinando como meditar, mesmo se você nunca tenha praticado antes.

Através da meditação você vai conseguir se concentrar em uma coisa de cada vez, inclusive a prestar mais atenção à sua respiração. Essa prática também é uma forma de como aprender mais rápido.

A mente tem a tendência de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e isso, sem dúvida dificulta a aprendizagem, pois não está totalmente concentrada naquilo que está fazendo.

Então, comece a partir de agora a buscar maneiras de manter a sua mente concentrada em uma única coisa.

Procure controlar os seus pensamentos. Sei que isso é tarefa difícil, mas com o tempo e a prática você consegue se concentrar melhor.

como estudar e aprender mais rápido

Estratégia #15 – Peça ajuda para alguém

Não tenha medo ou constrangimento de pedir ajuda para alguém que é especialista ou que sabe mais sobre aquele assunto.

Sem dúvida essa é uma maneira muito eficaz de entender mais rápido sobre um determinado assunto.

Peça ajuda a um professor ou a alguém que tenha muito conhecimento sobre o assunto que você quer aprender.

Talvez você tenha facilidade em aprender sozinho, mas não tenha dúvida de que aprender com alguém explicando e esclarecendo suas dúvidas é muito mais fácil e interessante aprender.

Estratégia #16 – Recompense a si mesmo sempre que aprender algo novo

Determine alguma coisa que você gosta muito para recompensar a si mesmo toda vez que aprender algo novo.

Você pode fazer isso sempre que acabar uma etapa do aprendizado, por exemplo.

Oferecendo uma recompensa a si mesmo você estará fortalecendo a sua memória e estimulando a sua mente a aprender mais rapidamente e de maneira mais agradável.

Como recompensa você pode escolher coisas simples, mas que você gosta muito, como tomar um sorvete, dar um passeio, escutar uma música, etc.

Essas pequenas recompensas também vão te ajudar a descansar um pouco a sua mente e, consequentemente, vão te ajudar a assimilar melhor o que está estudando.

Como aprender mais rápido sem receber uma boa recompensa, não é mesmo?O processo de aprendizagem

Estratégia #17 – Faça um resumo do que estudou

Resumir o que você está estudando é uma ótima maneira de memorizar o que você aprendeu, pois, escrever um resumo exige que você pense sobre aquele assunto, além de auxiliar as suas revisões depois.

Crie um resumo com as informações mais importantes sobre o assunto. Assim, quando você for revisar, vai lembrar de detalhes sobre o que estudou.

Aproveite para anotar os detalhes que você teve mais dificuldade de compreender e, se possível, anote exemplos e explicações.

Estratégia #18 – Estude do seu jeito

Cada pessoa tem um jeito que considera mais fácil de aprender e existem várias maneiras de aprender sobre um assunto.

O que você precisa fazer é identificar qual o jeito que você aprende com mais facilidade e como aprender mais rápido um determinado assunto.

Talvez você aprenda mais rápido utilizando gráficos, tabelas, etc.

Se dessa maneira você aprende com mais facilidade, então tente resumir o assunto em infográficos para conseguir armazenar o que aprende na memória de longo prazo.

Ou, talvez você aprenda mais rápido ouvindo a explicação sobre o tema. Se for assim, procure gravar as aulas para ouvir depois ou escute podcasts, audiobooks, etc.

Descubra como aprender mais rápido do seu jeito e pratique. O importante é aprender de maneira eficaz.

Estratégia #19 – Utilize um contexto interessante

É bem mais fácil aprender alguma informação quando você utiliza um contexto que considera interessante, pois fica até mais fácil de lembrar o que foi aprendido.

Procure usar alguma experiência ou história para te ajudar a contextualizar aquilo que você está aprendendo.

Ou, por exemplo, se você está aprendendo um novo idioma, você pode ver um filme que tenha relação com aquele assunto que você está estudando ou que tenha a ver com o vocabulário, etc.

Ou, se você está estudando história, por exemplo, você pode assistir a um documentário sobre aquele tema ou algo assim.

Os recursos audiovisuais são bem interessantes para ajudar a compreender mais rápido algum assunto, pois eles te ajudam a lembrar de informações e detalhes importantes.

Aprender mais rápido

Resumindo: Como Aprender mais Rápido

  • Acelerar os vídeos com o Speed Vídeo Controller;
  • Sempre fazer anotações no Evernote e Mapas Mentais;
  • Masterizar seus momentos não produtivos;
  • Manter sempre o foco;
  • Consistência nos estudos diariamente;
  • E sempre que for possível, ensinar alguém o que você aprendeu;
  • Pratique o que aprendeu
  • Aprenda sobre o mesmo assunto de maneiras diferentes
  • Faça pequenas pausas durante os estudos
  • Tenha um sono reparador
  • Pratique exercícios físicos
  • Não pule o café da manhã
  • Revise tudo o que aprendeu
  • Procure se concentrar
  • Peça ajuda para alguém
  • Recompense a si mesmo sempre que aprender algo novo
  • Faça um resumo do que estudou
  • Estude do seu jeito
  • Utilize um contexto interessante

Conclusão

Aprender uma coisa nova é uma das melhores sensações que experimentamos na vida, seja aprender a falar um novo idioma, tocar um instrumento, desenhar e até cozinhar.

Algumas pessoas aprendem mais rápido e outras mais devagar. Então, espero que depois de ler este artigo, você faça parte do grupo de pessoas que sabem como aprender mais rápido.

Espero também que você, a partir de agora, tenha mais habilidade para aprender qualquer coisa que deseje, em menos tempo e com menos esforço.

Não ache que para ser bom em determinado assunto você precisa saber tudo, pois isso é impossível. Queira e aja para aprender o máximo que puder, mas não se cobre tanto.

Tenho certeza de que, com essas 19 estratégias que você viu aqui, vai saber como aprender mais rápido e será bem mais produtivo a partir de agora.

Se você curte esse assunto: Alta Produtividade eu te recomendo que faça o download gratuito, clicando aqui: “Guia Completo para Alta Produtividade”.

Olha Que Legal Também

2K Compart.
Compartilhar2K
Twittar
Compartilhar
WhatsApp