Como Criar Um Blog Passo A Passo A Partir do Zero | Aula Prática 

Como Criar Um Blog Passo A Passo A Partir do Zero | Aula Prática 

Link do vídeo: COMO CRIAR UM BLOG Passo A Passo A Partir do Zero | Aula Prática
https://www.youtube.com/watch?v=cJW9x5Xo7kE

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Olá! Tudo bem? Mais uma vez aqui Alex Vargas do Fórmula Negócio Online e no artigo de hoje eu vou te ensinar como criar seu blog passo a passo em uma aula prática a partir do zero. Desde como você escolher um domínio, registra, até a personalização do tema. É realmente uma aula prática, passo a passo para que você possa montar seu blog. E esse foi um dos assuntos mais pedidos nos últimos tempos. 🙂

Como Criar Um Blog | Passo a Passo

#01 – Definir seu Tema

Quando eu digo aqui definir o seu tema é definir seu nicho. Isto é, o seu blog vai falar de que? Para qual tipo de pessoas ele vai se direcionar? Então definir o nicho é definir qual tipo de pessoas que você quer atingir com o conteúdo do seu blog. Esse é o passo fundamental que você precisa decidir antes de fazer os demais.

Para te ajudar tomar essa decisão, eu vou te mostrar os 05 principais mercados do momento no Marketing Digital, isso vai te ajudar a escolher um nicho dentro desses mercados. Pois dentro desses mercados você tem potencial de ter sucesso. Vamos a eles:

  • Saúde/Fitness: Emagrecimento, Sucos Detox, Como ganhar músculos, Crossfit, Alimentação Natural, Como ter uma vida mais saudável, Estilo de Vida, Controle de diabetes e muitos outros nichos dentro desse grande mercado.
  • Dinheiro/Negócios: Como ganhar dinheiro, Como ganhar dinheiro na internet, Como criar sites, Como fazer investimentos, Como investir no Tesouro Direto, Como poupar dinheiro, Como sair das dívidas, Investimento em ações…
  • Relacionamento/Conquista: Como arrumar namorado (a), Como perder a timidez, Como conquistar um amor, Como ter um casamento mais feliz…
  • Auto Ajuda/Motivação/Liderança: Como ser um bom líder, Motivação para o dia a dia, Coaching…
  • Apostas/Jogos: Esse é um nicho bem grande, mas um pouco complicado devido às restrições impostas pelas plataformas de anúncios para esse segmento. Não indico esse mercado para quem está começando, apesar de ser um mercado grande mesmo.

Dicas Para Encontrar O Segmento De Atuação Dentro Desses Mercados

  • Pesquise algo dentro desses segmentos que você mais tenha afinidade e interesse usando a técnica dos 03 círculos:
    1. Paixão | Problema | Medo: Algo que você tenha paixão, um problema ou medo que você já resolveu ou superou. Algo que você goste muito de fazer.
    2. Conhecimento: Um assunto que você conheça muito. E isso vai te ajudar muito na criação de conteúdo para o blog. Mas se você não tiver conhecimento e tiver paixão mesmo assim você pode iniciar um blog. Na verdade precisa ter algum dos dois círculos (1 e 2).
    3. Potencial Financeiro (Concorrência): Esse é um aspecto essencial, o segmento precisa ter potencial financeiro. Afinal estou falando de criar um blog para ganhar dinheiro. Por exemplo, se você escolheu criar um blog no nicho de ganho de massa muscular, por que você gosta de malhar, frequenta academia, tem conhecimento… E de cara já podemos ver que esse é um nicho com potencial financeiro. Pois existem muitos negócios envolvidos nesse nicho. 
  • Ferramentas para auxiliar na escolha:

    1. Planejador de Palavras Chave: Através dessa ferramenta você usa a palavra chave do segmento e descobre a quantidade de pesquisas mensais são feitas no Google para a palavra chave pesquisada. Por exemplo, a palavra Detox tem 201 mil pesquisas mensais. E a ferramenta mostra outras palavras relacionadas a Suco Detox com suas pesquisas média mensais. E isso ajuda muito para analisar o potencial de retorno do nicho.
  1. Wordze: O planejador de palavras chave está um pouco chato de usar. Pois o Google tem bloqueado o acesso para quem não está fazendo anúncios no Adwords. Caso aconteça isso com você, vou deixar uma opção gratuita para avaliar o nicho que é a Wordze (wordze.com). Essa ferramenta tem funcionado muito bem e mostra os mesmos resultados do Planejador de Palavras Chave. Para usar basta fazer login gratuitamente e depois clicar em “Ultimate Research”, colocar a palavra chave selecionar o serviço Google e “Portuguese” e clicar em Search for Keywords.
  1. Google Trends: Essa ferramenta do google nos mostra a tendência na quantidade de pesquisas. Isto é, se o termo pesquisado vem crescendo ou está caindo ao longo do tempo. Para a palavra chave suco detox, podemos ver que em 2012 a pesquisa era praticamente zero e veio aumentando muito, tendo um pico em 2015. Esse crescimento é muito bom, pior se tivéssemos um termo que vinha caindo ao longo do tempo. Pois isso sinalizaria que o interesse das pessoas está caindo para essa palavra chave.  
  1. YouTube: E uma última pesquisa que você pode fazer para analisar o potencial é ir ao YouTube e colocar a palavra chave na pesquisa. E verificar os vídeos e analisar a quantidade de visualizações que os vídeos têm. Quanto mais visualizações, mais potencial. 

#02 – Definir o nome do Blog

Definir o nome do blog é definir o domínio do blog. E você pode fazer isso usando a palavra chave exata, uma marca própria ou seu próprio nome.

  • Palavra Chave Exata: É usar exatamente o termo da palavra chave do nicho de mercado como domínio para o blog. Ex.: comoemagrecerfacil.com Como emagrecer fácil é um termo que é muito pesquisado no Google, e ter a palavra chave exata aumenta muito o tráfego do blog.  O problema de usar essa forma é que as melhores palavras chave já estão em uso. Essa forma é indicada também para mini sites focados em um produto, criando em torno do nome do produto.
  • Marca Própria: Você pode registrar baseado na sua marca, para que você fique conhecido pela sua marca. Que é o caso do nucleoexpert.com .
  • Próprio Nome: Você pode também usar seu próprio nome e criar uma marca pessoal, como exemplo acesse: melyssagriffin.com. Essa estratégia é muito boa para quem criar uma marca em torno do próprio nome. 

Dica: As três formas são boas, depende muito do objetivo e do seus objetivos com o blog.

#03 – Registrar o Nome

Após a escolha do nome, nós precisamos verificar se ele está disponível e registrar o nome, e decidir as extensões do domínio.  As principais são:

  • .com;
  • .com.br;
  • .net;

Para o blog eu recomendo que você registre o .com e o .com.br. Para não ter problemas com concorrência e blogs com mesmo nome.  E para você registrar o seu domínio eu recomendo que você faça isso na Hostgator, pois vai facilitar devido a hospedagem do blog. Após acessar a Hostgator clique em “Domínio” e faça a escolha do seu domínio. Nesse nosso exemplo (você pode ver isso no vídeo) registramos o domínio sucodetoxemagrecedor.com.

#04 – Contratar Hospedagem

Para contratar a hospedagem eu também recomendo a Hostgator. O serviço deles é muito e o preço também. E o plano mais recomendado para quem está começando é o Plano M que hoje (21/12/2016) está custando R$ 22,99 por mês. Até tem empresas mais baratas, mas eu não recomendo devido à qualidade do serviço. Para fazer isso você clica em Contratar preenche suas informações e faz o pagamento.  Caso você ainda não tenha feito o registro do domínio, você pode fazer isso no mesmo momento de contratar a hospedagem.

Após isso, levará um tempo (de 1 a 2 dias) para propagação do DNS e o blog ficará no ar. Você vai receber um e-mail com as informações de acesso, com Login e Senha para acesso ao CPANEL, através desse Painel você poderá instalar o WordPress. Assim você poderá dar o passo seguinte.

#04 – Instalar o WordPress

Para instalar o WordPress é bem fácil, basta seguir os passos seguintes:

  1. Acesse o seu site seguido de CPANEL: www.exemplo.com/cpanel
  2. Procure por “QuickInstall” e clique;
  3. Depois procure por WordPress e clique, em seguida clique em Continue;
  4. Informe o E-mail de Administrador, Nome de administrador, e seu nome;
  5. Clique em “Install Now!”
  6. Ele te informará o nome de usuário que você escolheu e uma senha para acessar o WordPress que foi instalado;

#05 – Configurar o WordPress

Após seguir os passos de instalação do WordPress você deve acessar o WordPress dentro do seu site. Lembra que para acessa o CPANEL você devia colocar o /CPANEL após o domínio. E após configurar seu e-mail personalizado no CPANEL, praticamente você não vai acessar mais o CPANEL.  Já para acessar o WordPress você deve colocar o /wp-admin após o domínio.

www.exemplo.com/wp-admin

Depois disso, você colocará seu nome de usuário e senha que recebeu após instalar o WordPress. E você acessará o WordPress dentro do site:

Você vai perceber que assim que acessar o WordPress vai te perguntar algumas informações importantes sobre seu blog. Mas a primeira coisa que você pode fazer é mudar o idioma para português clicando em “Settings” / “General”. Procure por “Site Language” e mude. Depois disso fica tudo em português.  Depois disso responda a algumas perguntas do wordpress e pronto. Agora você pode começar a configurar o blog.

Configurações Gerais

Agora clique em “Configurações” e Depois em “Geral”. Aqui precisamos fazer algumas configurações importantes.  Vamos a elas:

  • Título do Site: Aqui você coloca o nome do seu site, no nosso exemplo seria ”Suco Detox Emagrecedor”.
  • Descrição: Uma descrição do seu site e que contenha a palavra chave exemplo: “Como Emagrecer Com Suco Detox”
  • Fuso Horário: Coloque UTC + 3
  • Formato de Data: Escolha d/m/Y

Após isso clique em “Salvar Alterações” e pronto. Acesse e você verá as modificações em seu blog. Inclusive mostrando o nome e a descrição que você escolheu. E aparece até na barra do navegador.

Personalização

Feito as configurações iniciais é hora de personalizar o blog e escolher um tema. Para fazer isso clique em “Aparência” e “Temas”. O tema vai mudar a cara do seu blog. Após clicar, automaticamente o WordPress vai te mostrar os temas gratuitos disponíveis, sendo que já tem 3 instalados por padrão. Para você ver como fica, escolha um, passe o mouse por cima e clique em ativar. E depois acesse o site e veja como fica.

O WordPress disponibiliza mais temas. Se você clicar em Premium Themes você verá tema pagos. E em WordPress.org Themes você acessa milhares de temas gratuitos. E escolher um entre vários temas gratuitos ali para instalar. E para instalar basta posicionar o mouse em cima e clicar em instalar e depois você pode ativar.

Recomendação sobre Temas

Eu não posso de deixar de fazer recomendações sobre temas. A aparência do seu blog é uma das partes mais importantes. E vou te recomendar os temas que eu uso atualmente.

  • Temas do Theme Forest: (Clique Aqui) Depois você vai em WordPress e escolhe um dos temas disponíveis. Os preços vão de $30 a $60 dólares. Clique em cima dos temas disponíveis e depois em “Live Preview” para ver uma prévia do modelo e como ficaria seu site se você comprasse. No vídeo eu mostro alguns modelos bem legais.
  • Tema Épico: (Clique Aqui) O tema épico eu uso em vários projetos e no meu principal blog. (esse aqui) É um tema em português e muito fácil de usar. De uma olhada nos benefícios do tema. E caso você queira comprar basta clicar em “Compre Hoje Mesmo”. Depois de comprar, você pode fazer o download do tema e instalar no seu blog. Volte em “Temas” e clique em “Upload”. Vá até ao local onde você fez o download, instale e ative. Pronto. A cara do seu site vai estar bem melhor. 🙂 

Caso você compre o Tema Épico, para deixar ele mais personalizado vá em “Aparências” e clique em “Personalizar”. E você terá todas as opções disponíveis ali.

Adicionando Conteúdo

Para adicionar conteúdo no seu site é bem simples. Vá no menu do WordPress clique em “Posts” e “Adicionar Novo”. Você escolhe o título do post, conteúdo em texto, imagens, vídeos. E para adicionar a principal imagem da postagem basta procurar por Imagem Destacada na parte inferior direita. E todo o conteúdo você vai adicionar da mesma forma. Por exemplo vídeos do YouTube basta copiar o link e colar na postagem.

Pronto seu blog está pronto!

Espero que você tenha gostado desse artigo, mas se você quer levar a sério e montar um negócio online completo não deixe de clicar e saber mais sobre o:

www.formulanegocioonline.com

Abraços e até a próxima.

Deixe Seu Comentário

  1. No início todo mundo sente um medo danado porque é tanta informação que confunde até a cabeça de quem ainda está querendo começar. Mas depois de estudar passo a passo a fundo, aí fica muito mais fácil e seguro. Por isso que antes de iniciar como afiliado, vou estudar bastante vários processos pra ficar mais seguro e confiante. Um forte abraço professor Alex !!!

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!