Como Ser um Bom Vendedor – 20 Dicas de Alta Performance

Dicas de Excelência e Práticas que me fizeram Vender muito durante esses 16 anos no mercado.

Quer saber como ser um bom vendedor, encantar seus clientes e ainda ganhar muito dinheiro?

Para se tornar um bom vendedor, vamos relembrar a importância de você aprender a vender.

Saber vender alguma coisa é uma habilidade que você usa no trabalho, na vida pessoal, com a sua família, amigos ou quando está comprando algum produto ou serviço.

Por isso, vender nada mais é que Negociar.

É saber entender as necessidades do cliente e conectar com os benefícios do seu produto ou serviço, analisar os prós e contras, saber fazer as perguntas certas para obter informações valiosas sobre o que o cliente realmente deseja.

E saber usar com maestria essas informações e transformar isso em argumentos incríveis de vendas.

Curso Gratuito - Como Ser Afiliado e Vender pela Internet

Vou te mostrar quais são as habilidades, características e atitudes que você precisa desenvolver para ser um bom vendedor.

Ser um bom vendedor não é uma questão de sorte ou de quem “nasceu para isso”, como muita gente imagina.

Muito pelo contrário, ser um bom vendedor é possuir características e habilidades que podem ser desenvolvidas com o tempo, e atuar em sua profissão com excelência.

Fica comigo aqui que vou te dar o mapa de como se tornar um bom vendedor e ter sucesso.

Como ser um bom vendedor

Algumas pessoas podem até possuir mais habilidade para lidar com clientes, ter naturalmente um certo poder de persuasão, ser extrovertida, carismática, etc.,

Mas isso não quer dizer que você não possa se preparar e desenvolver técnicas eficientes para convencer um cliente a comprar o seu produto.

Claro que possuir naturalmente essas características é um ponto positivo para quem deseja ter sucesso nas vendas, mas não desanime, se você acredita que não possui nenhuma delas.

Neste artigo, você vai aprender como aumentar o seu desempenho e desenvolver as qualidades certas para se tornar um bom vendedor e bater as metas todos os meses.

Habilidades de um bom vendedor

Habilidades de um bom vendedor

Conheça agora as principais habilidades que uma pessoa precisa ter ou desenvolver para ser um bom vendedor.

Busca uma conexão com o cliente 

Um bom vendedor possui a habilidade de se conectar emocionalmente com o seu cliente.

Ele busca compreender o que o cliente precisa e, este, sente que o vendedor entende o que ele está sentindo e sabe do que ele precisa.

Dessa maneira, o vendedor estabelece um elo forte com o cliente, uma conexão, através de algo em comum.

Para que essa conexão aconteça, você precisa coletar o máximo possível de informações sobre o seu cliente em potencial, para que, durante a abordagem, você fale sobre assuntos que tenham a ver com tudo que você sabe sobre ele, o que faz com que o futuro cliente permaneça engajado e comece a confiar em você. 

A partir da confiança, o potencial cliente estará inclinado a comprar o que você oferecer para ele.

Entrega valor ao cliente

Um bom vendedor é aquele que gera valor para o cliente

Um bom vendedor não oferece apenas um produto. Ele entrega valor ao cliente. 

Ou seja, se você quer ser um bom vendedor, precisa ter o desejo de transformar a vida das pessoas.

E, o seu produto ou serviço será apenas um instrumento dessa transformação.

O produto ou serviço que você oferece precisa ser visto como algo que vai gerar benefícios para o seu cliente, e não será apenas um objeto ou coisa qualquer.

Cria leads

Criar leads é uma das melhores estratégias que um bom vendedor utiliza para engajar e ampliar a sua rede de contatos, para que, com isso, possa começar a jornada de vendas.

Para muitos vendedores, criar leads é a parte mais desafiadora do processo de vendas, mais até do que a parte do fechamento.

Porém, ela é essencial para conquistar novos clientes e, portanto, é uma habilidade que todo bom vendedor precisa ter ou desenvolver.

Está em constante aprendizado

Um bom vendedor busca conhecimento de forma constante

Um bom vendedor não se conforma com o que já sabe. Ele está em uma busca constante por aprendizado e, mais do que nunca, temos acesso à informação em toda parte, de maneira fácil e “gratuita”.

Na internet, é possível encontrar inúmeros materiais sobre técnicas de vendas, em formatos variados e, muitos deles, totalmente gratuitos.

Hoje, para aprender como ser um bom vendedor, você pode contar com blogs, vídeos no YouTube, livros digitais, palestras , e muito mais.

Portanto, não há desculpa para não manter-se atualizado e para adquirir mais conhecimento sobre a profissão de vendedor.  

Para ser um bom vendedor, você precisa estar sempre atualizado em relação ao mercado no qual você atua, precisa estudar o produto que você promove,  o seu público-alvo e a sua concorrência.

Um bom vendedor cria abordagens personalizadas e, para isso, busca por informações sobre o seu cliente, seus hábitos de consumo, necessidades, dores e desejos.

Educa o cliente

Ensine ao seu cliente mais do que as características do seu produto ou serviço e os benefícios que ele oferece.

Para ser um bom vendedor, também é necessário educar o cliente. 

Por exemplo, se você vende uma ferramenta de automação, pode mostrar para o cliente como utilizar essa ferramenta nas estratégias de negócios dele para aumentar o alcance, diminuir o esforço, economizar tempo e alavancar as vendas.

Você pode realizar suas vendas através da oferta de conteúdo relevante para o público que você quer atingir. 

Esta é a maneira mais eficaz de conquistar a confiança do público e aumentar suas chances de conquistar mais clientes féis.

Sabe ouvir o cliente

Saber ouvir o cliente é uma habilidade fundamental para ser um bom vendedor.

Um bom vendedor compreende as necessidades e desejos de seus clientes porque possui a habilidade de ouvir.

É ouvindo o cliente, atentamente, que você saberá escolher os melhores argumentos para convencê-los, oferecendo a solução ideal para o que eles precisam.

Segundo um artigo publicado na revista Forbes, quando você desenvolve a habilidade da escuta ativa, você consegue se concentrar nas informações mais importantes que ele transmitirá para você.

Além disso, saber ouvir o cliente vai evitar com que ele se aborreça repetindo informações que já te passou.

Saber ouvir o cliente também faz com que ele enxergue você como um bom profissional, que sabe valorizar o cliente.

Características de um bom vendedor

Algumas características de um bom vendedor, confira.

Um bom vendedor precisa possuir algumas características que farão toda a diferença na hora de fechar uma venda.

Mas, como já citei antes, essas características podem ser adquiridas com o tempo, basta se dedicar e querer de verdade.

E quais são essas características? Confira algumas delas a seguir.

É organizado 

Uma das principais características de um bom vendedor é a organização.

Ser organizado vai te ajudar a não se perder, em meio a tantas informações e a não perder as oportunidades de conquistar novos clientes.

Um bom vendedor consegue organizar sua rotina, ter foco e atender muitos clientes todos os dias, de maneira personalizada, atentando às necessidades de cada um.

Quando um vendedor é organizado, ele consegue utilizar as informações dos clientes de maneira eficaz, aumentando as chances de conquistar esses clientes e deixá-los satisfeitos.

É competitivo

Uma das caraterísticas mais importantes de um bom vendedor é a competitividade.

Um bom vendedor trabalha para bater suas próprias metas e também para se destacar dos concorrentes. 

Ser competitivo é uma característica do vendedor que está focado e motivado. Além disso, a competitividade dá um “gás” a mais para o bom vendedor.

Sabe fazer networking

Um bom vendedor possui uma característica que pode levá-lo ao sucesso em vendas, que é saber criar uma boa rede de contatos.

O vendedor que sabe fazer networking consegue aumentar a cartela de clientes e, consequentemente, consegue aumentar suas vendas.

Através do networking, você consegue estabelecer uma conexão com muitas pessoas, o que é ótimo para fazer seu negócio crescer e é uma forma de encontrar muitas oportunidades em sua profissão.

É resiliente

Uma caraterística essencial para ser um bom vendedor é a resiliência. 

Um bom vendedor precisa ser resiliente para enfrentar os momentos de crises e para se reinventar quando as coisas não estão indo muito bem, principalmente no início da carreira, onde os desafios são maiores, pela falta de experiência.

É preciso ser resiliente para mudar aquilo que for preciso, quando o momento exigir.

A resiliência é uma característica nata do bom vendedor.

Como eu disse, essas são apenas algumas das características que um bom vendedor precisa ter para ser um sucesso em sua profissão.

Porém, existem muitas outras, como as que vou listar abaixo.

  • Saber utilizar a comunicação persuasiva;
  • Mindset
  • Possuir capacidade de negociação;
  • Ser paciente;
  • Ter bom humor;
  • Gostar de servir.

Tipos e Pefis de Vendedores 

Veja os tipos e perfis de vendedores que existem

Quando você identifica que tipo de vendedor você é, fica mais fácil aprimorar suas qualidades, além de poder identificar suas fraquezas e buscar melhorias constantes.

O passivo

Esse tipo de vendedor é aquele que só anota o pedido, não oferece nada, não faz follow-up com o cliente, muito menos tenta convencê-lo de nada. 

Geralmente consegue realizar suas vendas para aqueles clientes que já chegam com a intenção de comprar.

Apesar de ter o lado positivo de não insistir para o cliente levar um produto que não quer, este tipo de vendedor não vai muito longe em sua profissão, pois ele apenas espera vender, sem esforço, sem muita motivação.

Este tipo de vendedor não daria muito certo em ambientes competitivos, onde recebe por comissão e que há grande concorrência.

O chato

O vendedor chato é aquele insistente, que pressiona para você comprar o produto que ele está vendendo, sem se preocupar com a sua necessidade, desejo e sem construir um relacionamento.

Além disso, quando o vendedor chato consegue fechar a venda, ele simplesmente “abandona” o cliente. 

Ou seja, este tipo de vendedor não cria um relacionamento antes e nem se preocupa em fazer o pós-venda.

O conformado

O tipo de vendedor “conformado” é aquele que só responde se o cliente perguntar, mesmo conhecendo bem o produto ou serviço que está vendendo.

Se trabalhar com vendas externas, o conformado realiza várias visitas, recebe muitos “nãos”, porém, não se abala.

Geralmente, este tipo de profissional não consegue muitas vendas.

O racional

Este tipo de vendedor prefere vender apenas produtos que ele conhece muito bem, para pessoas ou empresas que ele já faz negócios.

Ele não se interessa em trabalhar com outros mercados e se recusa a vender algo que não conhece bem.

Pela falta de flexibilidade em sua maneira de trabalhar, esse tipo de vendedor perde muitas oportunidades de vender.

O companheiro

Este é o tipo de vendedor que constrói um relacionamento com o cliente, antes de oferecer qualquer produto para vender.

O vendedor companheiro também se preocupa com o pós-venda, buscando sempre manter o contato com aquele cliente que já comprou, oferece novas soluções para as necessidades do cliente, demonstrando empatia.

Este é o tipo de vendedor que mais gera resultados, que mais bate as metas e que conquista clientes fiéis.

Tipos de vendedores (atuação no mercado)

Tipos de Vendedores em atuação no mercado.

Além dos tipos de vendedores que você conferiu acima (em relação ao perfil de vendedores que existem), há também os tipos de vendedores relacionados à atuação no mercado.

Conheça agora cada um deles.

Vendedor interno 

O vendedor interno é o tipo de vendedor que atua prospectando, qualificando os clientes e estudando abordagens, dentro de um escritório, na empresa.

Além disso, o vendedor interno também realiza vendas de produtos ou serviços, de forma remota, através de e-mail, telefone e outras formas de comunicação.

O vendedor interno também procura por oportunidades de capturar leads e conquistar clientes.

Para ser um bom vendedor interno, você precisa possuir ou desenvolver algumas qualidades, como:

  • Habilidade para se comunicar à distância com o cliente;
  • Ter paciência quando o cliente não atende aos telefonemas ou quando não abre os e-mails;
  • Possui um raciocínio rápido para responder à perguntas por telefone;
  • É flexível.

Vendedor externo

Enquanto o vendedor interno atende os clientes dentro de um escritório na empresa, o vendedor externo vai até onde o cliente está, para vender seus produtos ou serviços.

Este tipo de vendedor também busca por oportunidades de conquistar novos clientes e encontrar novas tendências de mercado.

Além disso, o vendedor externo cria um elo entre empresas e revendedores.

Para ser um bom vendedor externo, entre outras qualidades, você precisa:

  • Ser atento aos detalhes;
  • Ter noção de administração;
  • Saber se comunicar bem;
  • Estar por dentro das novas tendências de mercado;
  • Ter iniciativa;
  • Saber identificar o cliente ideal;
  • Analisar o problema e oferecer uma solução;
  • Saber trabalhar em equipe.

Vendedor ambulante

O vendedor ambulante é o famoso “camelô” (ou marreteiro, em alguns lugares do país). É um vendedor de rua, que, muitas vezes, trabalha de maneira informal ou clandestina e trabalha em uma banca improvisada, e até mesmo no chão das calçadas ou andando pelas ruas da cidade.

Esse tipo de vendedor é muito comum nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Muita gente não sabe, mas existe uma lei que regulamenta este tipo de comércio. 

Segundo a Lei, o comércio de rua é autorizado para pessoas desempregadas, pessoas com deficiência física e ex-presidiários, desde que possua uma autorização da prefeitura para exercer a função de vendedor ambulante.

Vendedor de balcão

Como o próprio nome já explica, o vendedor de balcão é o tipo de vendedor que trabalha atendendo o cliente e vendendo produtos a partir de um balcão de atendimento. É o famoso “balconista”.

Para ser um bom vendedor de balcão, você precisa conhecer bem cada produto que vai vender, antes de começar a atender os clientes.

Este tipo de vendedor trabalha, geralmente, em hortifruti, padarias, lanchonetes, açougues, lojas, restaurantes, confeitarias, etc.

Vendedor executivo

O vendedor executivo (ou executivo de vendas) é o tipo de vendedor que atua de forma estratégica, dentro das empresas.

Ele faz parte da equipe comercial, e suas principais funções dentro de uma empresa são:

  • Pesquisa e estudo de mercado;
  • Prospecção de clientes;
  • Primeiro contato;
  • Qualificação de leads;
  • Visitas a clientes;
  • Envio de orçamentos e propostas;
  • Apresentação de produtos;
  • Negociação;
  • Fechamento;
  • Pós-venda (ações de fidelização de clientes);
  • Participação em feiras e eventos;
  • Fazer networking.

Para ser um bom vendedor executivo, você precisa possuir experiência na área de negócios e conhecer bem a carteira de clientes.

Vendedor consultor

Enquanto os outros tipos de vendedores listados acima vendem um produto ou serviço para o cliente, um vendedor consultor oferece uma solução para o problema do cliente e ainda oferece uma assessoria.

Antes de oferecer um produto ou serviço para o cliente, o vendedor consultor faz um planejamento estratégico de sua abordagem, antecipadamente. 

Esse tipo de vendedor também constrói um elo entre empresa e mercado.

Para ser um bom vendedor consultor, você precisa desenvolver algumas habilidades específicas, como:

  • Conhecer bem o produto ou serviço que está promovendo;
  • Conhecer o mercado em que está inserido;
  • Vender uma solução, e não só um produto ou serviço;
  • Agregar valor para o cliente;
  • Representar a empresa;
  • Negociar durante todo o processo de compra, inclusive depois do fechamento.
  • Representar o cliente dentro da empresa através de assessoria;
  • Criar um relacionamento duradouro, através de canais de comunicação.
  • Garantir a satisfação do cliente.

Como Se Tornar um Bom Vendedor

Como Se Tornar um Bom Vendedor - 20 Dicas Práticas para ter sucesso em vendas.

Confira agora como se tornar um bom vendedor e se destacar dentro desse mercado tão competitivo.

1. Seja organizado

Organização é a primeira característica que você precisa desenvolver, se quiser ser um bom vendedor. 

É sendo organizado que você vai conseguir atender as necessidades dos clientes com eficiência, vai cumprir todos os seus compromissos, será pontual e eficiente.

Ser organizado vai te ajudar a negociar com vários clientes ao mesmo tempo, atender todas as demandas, evitará cancelamentos, reclamações e outros problemas que poderiam atrapalhar as suas vendas.

Além disso, um bom vendedor precisa ser organizado para lidar com estoque, pedidos, finanças e tudo o que envolve essa profissão.

Ao estar no controle das suas ações, você demonstra como ser um bom vendedor e não fica perdido com tantas tarefas.

2. Conheça o produto ou serviço que você vende

Um bom vendedor conhece o seu produto e serviço como ninguém

Estude bem o produto ou serviço que você está oferecendo, para que o cliente confie em você e seja convencido a comprar.

Para que o cliente tenha confiança em você e no produto ou serviço que você está vendendo ele precisa sentir que você sabe do que está falando, precisa sentir verdade no que você fala e mostra para ele.

Além disso, você precisa estar preparado para responder prontamente, e com segurança, qualquer dúvida que o cliente tenha a respeito do que você está oferecendo e também saber fazer demonstrações, dar dicas e falar de todas as vantagens que o produto oferece.

E, para que isso aconteça, é necessário que você conheça profundamente cada detalhe do produto ou serviço que está vendendo.

Mostre ao cliente a garantia de segurança que ele terá naquela compra. E, se o seu produto for digital, mostre que a plataforma é confiável, que ele terá garantia de reembolso, que contará com atendimento de suporte, etc.

3. Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente vai te dar algumas vantagens em relação aos demais vendedores.

Isso porque, quando você conhece bem o perfil do cliente, poderá abordá-lo de maneira mais pessoal, o que faz com que ele se sinta mais seguro para comprar o que você está vendendo.

Conhecer bem o cliente é tão importante quanto conhecer o seu produto ou serviço.

Por isso, estude o seu cliente, descubra do que ele gosta, quais são os seus hábitos, o que ele deseja e como o seu produto pode suprir as necessidades dele.

Quando o vendedor conquista a confiança do cliente e o convence de todos os benefícios que o seu produto ou serviço vai trazer para a vida dele, o cliente compra.

4. Conheça o seu mercado de atuação

O bom vendedor conhece o mercado que está inserindo e busca novas formas de inovas e vender mais.

Conhecer bem o mercado no qual você atua é essencial para se destacar dos demais e mantê-lo atualizado sobre todas as novidades que surgem.

Estude e torne-se um especialista em seu mercado de atuação, pois quanto mais conhecimento de mercado você adquirir, mais destaque você terá como um bom vendedor.

5. Marque presença

Mesmo que você esteja interessado em saber como ser um bom vendedor de loja física, você precisa estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão.

Saber se comunicar com os seus clientes na internet é essencial para quem deseja saber como ser um bom vendedor.

E é lá que você aumentará as suas chances de fazer ótimos negócios e ampliar a sua rede de clientes.

Crie uma fanpage no Facebook, um perfil do seu negócio no Instagram.

Esteja presente nas principais redes sociais, para que o seu cliente e potencial cliente o encontre com facilidade.

Crie conteúdo de valor e use do inbound marketing para o seu cliente e faça publicações com consistência, pois isso também é marcar presença, além de ser uma maneira muito eficiente de vender mais.

6. Negocie com o cliente

Tem habilidade de negociação com o cliente.

Para ser um bom vendedor você precisa ser persistente e não desistir diante do primeiro “não” do cliente.

Não estou dizendo para você ser um vendedor chato e insistente, pois isso é totalmente ineficaz e o resultado é sempre negativo.

O que estou querendo dizer é que, para ser um bom vendedor, é preciso saber negociar com o cliente para não perder aquela oportunidade de realizar uma venda.

Analise e entenda o porquê de aquele cliente não ter decidido pela compra ainda e, através dessa informação, mostre o quanto o seu produto ou serviço será vantajoso para ele e como vai solucionar o problema que ele tem.

Mas cuidado para não se precipitar e tentar negociar na hora errada, pois isso pode ser desastroso para o sucesso da sua venda.

Vá com calma, observe bem a situação e seja simpático e amigável com o seu cliente.

7. Mostre que se importa

Quando uma pessoa adquire um produto ou serviço ela não está apenas querendo comprar algo só porque está na moda ou porque o vendedor falou que era bom.

Uma pessoa faz uma compra buscando a solução para um problema ou algo para suprir uma necessidade dela.

Então, mostre ao cliente que você compreende o que ele está sentindo e que está disposto a oferecer a solução que ele precisa.

É demonstrando interesse pelo problema do cliente que você vai poder convencê-lo a realizar a compra. E mais, é dessa forma que você consegue fidelizar esse cliente.

8. Não seja chato

Não seja um vendedor chato.

Um dos maiores erros que muitos vendedores cometem é achar que insistindo demais e não sabendo a hora certa de parar, vai conseguir convencer o cliente a realizar a compra.

Pode até ser que o cliente seja vencido pelo cansaço e, para se livrar da insistência daquele vendedor chato, ele acaba comprando o produto.

Mas tenha certeza de que aquele cliente nunca mais voltará a comprar de você ou ouvir suas propostas.

Para saber como ser um bom vendedor é necessário saber negociar sem ser chato, pois nenhum cliente gosta de um vendedor insistindo muito quando já deixou bem claro que não está interessado naquele produto ou serviço oferecido.

Seja vendendo em uma loja física ou pela internet, evite ser insistente demais e não encha a caixa de e-mail das pessoas com spam ou muita propaganda, pois você vai acabar afastando as pessoas e eu tenho certeza de que não é isso que você deseja, não é mesmo?

9.Trabalhe o pós-venda

Vender para uma pessoa que já comprou de você é mais fácil e bem mais econômico do que conquistar um novo cliente.

E um cliente satisfeito sempre vai indicar o seu produto para um amigo, um familiar, um colega de trabalho, enfim…

Além disso, quando um cliente começa a ver os resultados do produto que você vendeu, ele tende a comprar mais de você.

Você aprende como ser um bom vendedor quando aprende a vender sucesso para as pessoas e não apenas um produto.

Trabalhar o pós-venda é manter o cliente interessado em continuar comprando o que você tem a oferecer.

Quando você vai fazer uma nova venda para o mesmo cliente, ele já conhece a sua marca e a qualidade do que você oferece, então, você não vai precisar investir em outras estratégias de marketing.

Trabalhar um pós-venda de maneira eficiente desperta a fidelização do cliente, e é justamente isso que vai te levar ao sucesso como vendedor.

10. Fidelize o cliente

Um bom vendedor trabalha para fidelizar clientes.

Depois de realizar uma venda, ofereça uma segunda opção para o seu cliente, algo que complemente a compra anterior.

Mostre para o seu cliente que ele ainda possui uma necessidade, e que aquele segundo produto pode sanar.

Essa segunda venda fica mais fácil de ser efetivada, pois o cliente já sabe que o seu produto é de qualidade e que pode confiar em você.

Fidelizando o cliente você conseguirá bater as suas metas e ter um retorno cada vez maior.

11. Seja paciente

Tenha paciência para responder as dúvidas dos clientes. Lembre-se de que quanto mais informações você passar para o cliente sobre o seu produto, mais chances você terá de realizar a venda.

Seja simpático ao responder qualquer tipo de pergunta e explique, com toda paciência, quantas vezes for necessário.

Você precisa estar ciente de que nem todo mundo tem conhecimento sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.

Por exemplo, no marketing digital, o cliente pode não entender nada sobre programação, nem compreender termos técnicos, mas está interessado no seu produto digital e quer saber mais sobre o assunto.

Portanto, você deve ter paciência de explicar e responder perguntas, se quiser ter sucesso nas vendas.

12. Ofereça um canal de comunicação com o cliente

Usar recursos de tecnologia e marketing para se comunicar e se relacionar com o cliente.

Para que você possa criar um relacionamento com o cliente, é necessário ter um canal de comunicação onde o cliente possa deixar comentários, avaliar o seu produto ou serviço, fazer perguntas e entrar em contato com você para qualquer tipo de dúvida.

Com um canal de comunicação com o seu cliente você estará se posicionando como autoridade no assunto, e isso desperta a confiança das pessoas.

Alguns exemplos de canal de comunicação com um cliente são:

1. Blog

Você pode publicar conteúdo relevante para o seu cliente e potencial cliente, falando sobre temas relacionados ao seu produto e ao seu mercado de atuação. 

Através de um blog, os visitantes poderão deixar comentários em suas publicações e, na “Home” do seu blog, você poderá disponibilizar outras formas de contato, como seus perfis nas redes sociais, e-mail, telefone, WhatsApp

No meu Treinamento Fórmula Negócio Online, você aprenderá a criar um blog, através de um passo a passo, mesmo que você não entenda nada de programação.

2. Canal no Youtube

Você também pode criar um canal no YouTube para publicar vídeos com conteúdo interessante sobre o seu nicho.

Dessa forma, os seus clientes se manterão engajados com o seu conteúdo e terão mais confiança em você e em seu produto.

3. Crie uma fanpage

Outra forma de oferecer um canal de comunicação com o cliente é criando uma página no Facebook.

Assim, além de postar conteúdo útil, você poderá se relacionar com o seu cliente, de forma direta.

13. Saiba aceitar críticas

Saber aceitar críticas faz parte do processo de como ser um bom vendedor.

Aprenda a lidar com comentários negativos, e aproveite para avaliar o que você pode fazer para melhorar.

Todo vendedor, principalmente quem trabalha pela internet, está exposto a receber todos os tipos de críticas, sejam elas positivas ( e construtivas) ou negativas.

Mas, você não pode deixar se abater. Trabalhe bem esse tipo de situação e aprenda a filtrar os feedbacks.

Receber críticas faz parte da vida de um vendedor, então, encare todas as críticas de maneira positiva e tire o melhor proveito delas.

14. Entregue o que promete

Um bom vendedor é íntegro e cumpre com seus compromissos.

Para ser um bom vendedor você não deve prometer aquilo que não pode cumprir.

Portanto, evite fazer promessas exageradas, se você sabe que não vai poder entregar.

A propaganda enganosa é um grande erro cometido por muitos vendedores durante muito tempo, mas hoje, o cliente está com o poder, ele tem a internet para reclamar, para avaliar e, quem promete e não cumpre pode ver sua reputação de vendedor indo pelo ralo.

Não insista para que o cliente compre algo de que não precisa e não deseja, exagerando nos resultados incríveis que ele terá, se isso não for a realidade.

Seja verdadeiro e fale sobre os resultados que o produto pode realmente cumprir.

Os clientes ficarão satisfeitos e, dessa maneira, vão começar a indicar o seu produto para outras pessoas.

15. Use a comunicação persuasiva

Use o poder da persuasão para convencer as pessoas a adquirir o seu produto.

A comunicação persuasiva é capaz de aumentar radicalmente as suas vendas e, assim, você atingirá todas as metas estabelecidas.

Mas, que fique bem claro, que a comunicação persuasiva é bem diferente de insistência.

Se você desanimou com essa dica, achando que esse negócio de poder de persuasão não é com você, que você não tem talento para isso, pode ficar tranquilo.

Como falei lá no início deste artigo, a comunicação persuasiva é uma das características que pode ser desenvolvida por quem quer aprender como ser um bom vendedor.

16. Aprenda com quem sabe

Seja humilde e procure aprender com quem já sabe como ser um bom vendedor.

Procure alguém que seja um campeão em vendas e que você possa pedir ajuda.

Procure saber quais foram os passos que aquela pessoa seguiu e os erros que ela cometeu, para que você evite cometê-los também.

Isso facilita a sua trajetória e aumenta as suas chances de ter sucesso como vendedor.

Se espelhar em quem já tem bastante experiência vai te deixar mais confiante e vai te ajudar a ser o profissional que você deseja ser.

17. Esteja sempre atualizado

Se manter atualizado sobre tudo o que acontece em seu nicho de mercado e em relação ao produto ou serviço que você oferece é um dos pontos cruciais para ter sucesso como vendedor.

Tudo está em constante mudança, principalmente no mundo digital, portanto, estar sempre atualizado vai te destacar em meio a tanta concorrência.

Então, não se acomode jamais, pois sempre há o que aprender e todo esforço para manter-se atualizado será válido.

Para estar sempre atualizado, você tem inúmeras possibilidades, como:

  • E-books;
  • Cursos (presenciais ou online);
  • Blogs;
  • Vídeos no Youtube;
  • Podcasts…

18. Se posicione como um especialista

Ser um vendedor especialista é um diferencial competitivo no mercado e produz muito resultado.

Geralmente, as pessoas preferem comprar de quem é um especialista no assunto. 

Seja por sentirem mais confiança ou por poderem tirar suas dúvidas diretamente com o vendedor, o fato é que um especialista se destaca da concorrência.

Portanto, se posicione como um especialista no produto ou serviço que você oferece. 

Estude muito o produto, o mercado, e tudo o que você puder, para ser o melhor naquilo que você faz, e demonstre segurança durante suas abordagens.

19. Seja honesto

Muitas pessoas por aí se autodenominam vendedores, porém, elas enganam, vendem mentiras em forma de produtos ou serviços dos quais elas mesmas não usariam.

Infelizmente, por causa dessas pessoas, a profissão de vendedor é vista, por muitos, como algo negativo.

Portanto, para ser um bom vendedor, você precisa ser honesto e jamais tentar vender algo do qual você não usaria e sabe que não funciona.

Seja honesto e colha bons frutos. Sendo verdadeiro com o cliente, você vai conquistar a confiança dele, vai conseguir não apenas realizar uma venda, mas poderá conquistar um fã.

20. Melhore sempre

O bom vendedor não é acomodado, está sempre buscando melhorar em todas as etapas da venda.

Por fim, para aprender como ser um bom vendedor, você também precisa medir os seus esforços, verificar o que está dando certo, corrigir o que não está trazendo bons resultados e fazer melhorias, de forma constante.

Fazer melhorias em todas as suas atitudes vai impulsionar o seu sucesso como vendedor.

Desenvolver o hábito de avaliar os resultados dos seus esforços vai te ajudar a crescer em sua profissão e te mostrará quando será necessário fazer mudanças.

Fazendo melhorias constantes você vai poder corrigir erros e fortalecer os pontos positivos.

Conclusão

Agora você já sabe como ser um bom vendedor e entendeu que isso não significa somente vender, mas conquistar o cliente e oferecer para ele uma experiência positiva.

Ser um bom vendedor é fazer com que o cliente enxergue o seu produto ou serviço como a solução para o problema que ele possui.

Agora você já sabe como ser um bom vendedor e está pronto para bater as metas e/ou ganhar ótimas comissões.

Um bom vendedor não está ali somente para realizar uma venda, ele precisa saber encantar o cliente, aplicando técnicas de persuasão, de negociação, sendo bastante paciente.

Mas não esqueça de que, caso você ache que não possui as características necessárias para conquistar o cliente, lembre-se de que você é capaz de desenvolvê-las.

Basta ter determinação e perseverança e não desanimar diante das dificuldades.

Lembre-se de que no início as coisas parecem mais difíceis, mas com paciência e persistência você vai saber como ser um bom vendedor.

Um bom vendedor é aquela pessoa que conhece bem o produto, usa técnicas para persuadir o cliente e está sempre avaliando o próprio desempenho, a fim de melhor cada vez mais como profissional.

Mesmo sabendo que você é um bom vendedor, conhecendo suas características pessoais e suas habilidades profissionais, sempre é possível avançar e crescer, seja a profissão que for.

Por isso, aproveite todas as dicas que você conferiu neste artigo, coloque-as em prática e seja o melhor vendedor que você puder ser.

Infográfico – Como Ser um Bom Vendedor

Infográfico - Como Ser um Bom Vendedor

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram