Como Ser um Bom Vendedor – 18 Dicas Infalíveis dos TOP Vendedores Alex Vargas 2018/11/29 at 11:57am 2018/11/29 at 12:23pm

Quer saber como ser um bom vendedor, bater todas as metas e receber ótimas comissões?

Entenda quais são as características e atitudes que você precisa desenvolver para ser um bom vendedor.

Se você deseja se tornar um bom vendedor saiba que existe algumas habilidades que você pode desenvolver para se tornar um excelente profissional.

Ser um bom vendedor não é uma questão de sorte ou de quem “nasceu para isso”, como muita gente imagina.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Muito pelo contrário, ser um bom vendedor é possuir características que podem ser desenvolvidas com o tempo e atuar em sua profissão com excelência.

Como ser um bom vendedor

Algumas pessoas podem até possuir mais habilidade para lidar com clientes, ter naturalmente um certo poder de persuasão, ser extrovertida, carismática, etc., mas isso não quer dizer que você não pode se preparar e desenvolver técnicas eficientes para convencer um cliente a comprar o seu produto.

Claro que possuir naturalmente essas características é um ponto positivo para quem deseja ter sucesso nas vendas, mas não desanime se você acredita que não possui nenhuma delas.

Neste artigo você vai aprender como aumentar o seu desempenho e desenvolver as qualidades certas para se tornar um bom vendedor e bater as metas todos os meses.

Como ser um bom vendedor

Características de um bom vendedor

Um bom vendedor precisa possuir algumas características que farão toda a diferença na hora de fechar uma venda.

Mas, como já citei antes, essas características podem ser adquiridas com o tempo, basta se dedicar e querer de verdade.

Confira a seguir algumas dessas características.

  • Conhecimento do mercado em que atua;
  • Conhecimento do produto ou serviço que está vendendo;
  • Conhecimento de técnicas de venda;
  • Comunicação persuasiva;
  • Capacidade de negociação;
  • Conhecimento de marketing;
  • Paciência;
  • Organização;
  • Bom humor;
  • Gostar de servir.

18 dicas de como ser um bom vendedor

Confira agora 18 dicas de como ser um bom vendedor e ser destaque dentro desse mercado tão competitivo.

Logo após o infográfico, você vai ver a explicação completa de todas as dicas!

18 DICAS PARA SER UM BOM VENDEDOR

Dica #1 – Seja organizado

Organização é a primeira característica que você precisa desenvolver, se quiser ser um bom vendedor.

É sendo organizado que você vai conseguir atender as necessidades dos clientes com eficiência e cumprir todos os seus compromissos, será pontual e eficiente.

Ser organizado vai te ajudar a negociar com vários clientes ao mesmo tempo, atender todas as demandas, vai evitar cancelamentos, reclamações e outros problemas que poderiam atrapalhar as suas vendas.

Além disso, um bom vendedor precisa ser organizado para lidar com estoque, pedidos, finanças e tudo que envolve essa profissão.

Sendo organizado você demonstra como ser um bom vendedor e não fica perdido com tantas tarefas.

Dica #2 – Conheça o produto ou serviço que você vende

Estude bem o produto ou serviço que você está oferecendo, para que o cliente confie em você e seja convencido a comprar.

Para que o cliente tenha confiança em você e no produto ou serviço que você está vendendo ele precisa sentir que você sabe do que está falando, precisa sentir verdade no que você fala e mostra para ele.

Além disso, você precisa estar preparado para responder prontamente e com segurança qualquer dúvida que o cliente tenha a respeito do que você está oferendo para ele e também para fazer demonstrações, dar dicas e falar de todas as vantagens que o produto oferece.

E para que isso aconteça é necessário que você conheça profundamente cada detalhe do produto ou serviço que está vendendo.

Mostre ao cliente a garantia de segurança que ele terá naquela compra. E, se o seu produto for digital, mostre que a plataforma é confiável, que ele terá garantia de reembolso, que contará com atendimento de suporte, etc.

Dica #3 – Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente vai te dar algumas vantagens em relação aos demais vendedores. Isso porque, quando você conhece bem o perfil do cliente, pode abordá-lo de maneira mais pessoal, o que faz com que ele se sinta mais seguro para comprar o que você está vendendo.

Conhecer bem o cliente é tão importante quanto conhecer o seu produto ou serviço.

Por isso, estude o seu cliente, descubra do que ele gosta, quais são os seus hábitos, o que ele deseja e como o seu produto pode suprir as necessidades dele.

Quando o vendedor conquista a confiança do cliente e o convence de todos os benefícios que o seu produto ou serviço vai trazer para a vida dele, o cliente compra.

como ser um bom vendedor organizado

Dica # 4 – Conheça o seu mercado de atuação

Conhecer bem o mercado no qual você atua é essencial para se destacar dos demais e mantê-lo atualizado sobre todas as novidades que surgem.

Estude e torne-se um especialista em seu mercado de atuação, pois quanto mais conhecimento de mercado você adquirir, mais destaque você terá como um bom vendedor.

Dica #5 – Marque presença

Mesmo que você esteja interessado em saber como ser um bom vendedor de loja física, você precisa estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão.

Saber se comunicar com os seus clientes na internet é essencial para quem deseja saber como ser um bom vendedor.

E é lá que você aumentará as suas chances de fazer ótimos negócios e ampliar a sua rede de clientes.

Crie uma fanpage no Facebook, um perfil do seu negócio no Instagram. Esteja presente nas principais redes sociais, para que o seu cliente e potencial cliente o encontre com facilidade.

Crie conteúdo de valor para o seu cliente e faça publicações com consistência, pois isso também é marcar presença, além de ser uma maneira muito eficiente de vender mais.

Dica #6 – Negocie com o cliente

Para ser um bom vendedor você precisa ser persistente e não desistir diante do primeiro “não” do cliente.

Não estou dizendo para você ser um vendedor chato e insistente, pois isso é totalmente ineficaz e o resultado é sempre negativo.

O que estou querendo dizer é que para ser um bom vendedor é preciso saber negociar com o cliente para não perder aquela oportunidade de realizar uma venda.

Analise e entenda o porquê de aquela cliente não ter decido pela compra ainda e, através dessa informação, mostre o quanto o seu produto ou serviço será vantajoso para ele e como vai solucionar o problema que ele tem.

Mas cuidado para não se precipitar e tentar negociar na hora errada, pois isso pode ser desastroso para o sucesso da sua venda.

Vá com calma, observe bem a situação e seja simpático e amigável com o seu cliente.

negocie com o cliente para realizar a venda

Dica #7 – Mostre que se importa

Quando uma pessoa adquire um produto ou serviço ela não está apenas querendo comprar algo só porque está na moda ou porque o vendedor falou que era bom.

Uma pessoa faz uma compra buscando a solução para um problema ou algo para suprir uma necessidade dela.

Então, mostre ao cliente que você compreende o que ele está sentindo e que está disposto a oferecer a solução que ele precisa.

É demonstrando interesse pelo problema do cliente que você vai poder convencê-lo a realizar a compra. E mais, é dessa forma que você consegue fidelizar esse cliente.

Dica #8 – Não seja chato

Um dos maiores erros que muitos vendedores cometem é achar que insistindo demais e não sabendo a hora certa de parar vai conseguir convencer o cliente a realizar a compra.

Pode até ser que o cliente seja vencido pelo cansaço e, para se livrar da insistência daquele vendedor chato, ele acaba comprando o produto.

Mas tenha certeza de que aquele cliente nunca mais voltará a comprar de você ou ouvir suas propostas.

Para saber como ser um bom vendedor é necessário saber negociar sem ser chato, pois nenhum cliente gosta de um vendedor insistindo muito quando já deixou bem claro que não está interessado naquele produto ou serviço oferecido.

Seja vendendo em uma loja física ou pela internet, evite ser insistente demais e não encha a caixa de e-mail das pessoas com spam ou muita propaganda, pois você vai acabar afastando as pessoas e eu tenho certeza de que não é isso que você deseja, não é mesmo?

cuidado para não ser um vendedor chato

Dica #9 – Trabalhe o pós-venda

Vender para uma pessoa que já comprou de você é mais fácil do que conquistar um novo cliente.

E um cliente satisfeito sempre vai indicar o seu produto para um amigo, um familiar, colega de trabalho, enfim…

Além disso, quando um cliente começa a ver os resultados do produto que você vendeu, ele tende a comprar mais de você.

Você aprende como ser um bom vendedor quando aprende a vender sucesso para as pessoas e não apenas um produto.

Trabalhar o pós-venda é manter o cliente interessado em continuar comprando o que você tem a oferecer.

Trabalhar um pós-venda de maneira eficiente desperta a fidelização do cliente e é justamente isso que vai te levar ao sucesso como vendedor.

Dica #10 – Fidelize o cliente

Depois de realizar uma venda, ofereça uma segunda opção para o seu cliente, algo que complemente a compra anterior.

Mostre para o seu cliente que ele ainda possui uma necessidade que aquele segundo produto pode sanar.

Essa segunda venda fica mais fácil de ser efetivada, pois o cliente já sabe que o seu produto é de qualidade e que pode confiar em você.

Fidelizando o cliente você conseguirá bater as suas metas e ter um retorno cada vez maior.

Dica #11 – Seja paciente

Tenha paciência para responder as dúvidas dos clientes. Lembre-se de que quanto mais informações você passar para o cliente sobre o seu produto, mais chances você terá de realizar a venda.

Seja simpático ao responder qualquer tipo de pergunta e explique pacientemente, quantas vezes for necessário.

Você precisa estar ciente de que nem todo mundo tem conhecimento sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.

Por exemplo, no marketing digital, o cliente pode não entender nada sobre programação, nem compreender termos técnicos, mas está interessado no seu produto digital e quer saber mais sobre o assunto.

Portanto, você deve ter paciência de explicar e responder perguntas, se quiser ter sucesso nas vendas.

como ser um vendedor dinâmico

Dica #12 – Ofereça um canal de comunicação com o cliente

Para que você possa criar um relacionamento com o cliente é necessário ter um canal de comunicação onde o cliente possa deixar comentários, avaliar o seu produto ou serviço, fazer perguntas e entrar em contato com você para qualquer tipo de dúvida.

Com um canal de comunicação com o seu cliente você estará se posicionando como autoridade no assunto e isso desperta a confiança das pessoas.

Alguns exemplos de canal de comunicação com um cliente são:

  • Blog

Você pode publicar conteúdo relevante para o seu cliente e potencial cliente, falando sobre temas relacionados ao seu produto e ao seu mercado de atuação. Clique aqui para aprender criar um blog.

  • Canal no Youtube

Você também pode criar um canal no YouTube para publicar vídeos com conteúdo interessante sobre o seu nicho.

Dessa forma, os seus clientes se manterão engajados com o seu conteúdo e terão mais confiança em você e em seu produto.

  • Fanpage

Outra forma de oferecer um canal de comunicação com o cliente é criando uma fanpage no Facebook.

Assim, além de postar conteúdo útil, você poderá se relacionar com o seu cliente, de forma direta.

Dica #13 – Saiba aceitar críticas

Saber aceitar críticas faz parte do processo de como ser um bom vendedor.

Aprenda a lidar com comentários negativos e aproveite para avaliar o que você pode fazer para melhorar.

Todo vendedor, principalmente quem trabalha pela internet, está exposto a receber todos os tipos de críticas, sejam elas positivas ou negativas.

Mas, você não pode deixar se abater. Trabalhe bem esse tipo de situação e aprenda a filtrar os feedbacks.

Receber críticas faz parte da vida de um vendedor, então, encare todas as críticas de maneira positiva e tire o melhor proveito delas.

um bom vendedor recebe bem as críticas

Dica #14 – Entregue o que promete

Para ser um bom vendedor você não pode prometer aquilo que não pode cumprir.

Portanto, evite fazer promessas exageradas, se você sabe que não vai poder entregar.

A propaganda enganosa é um grande erro cometido por muitos vendedores durante muito tempo, mas hoje, o cliente está com o poder, ele tem a internet para reclamar, para avaliar e, quem promete e não cumpre pode ver sua reputação de vendedor indo pelo ralo.

Não insista para que o cliente compre algo de que não precisa, exagerando nos resultados incríveis que ele terá, se isso não for a realidade.

Seja verdadeiro e fale sobre os resultados que o produto pode realmente cumprir. Os clientes ficarão satisfeitos e, dessa maneira, vão começar a indicar o seu produto para outras pessoas.

Dica #15 – Use a comunicação persuasiva

Use o poder da persuasão para convencer as pessoas a adquirir o seu produto. A comunicação persuasiva é capaz de aumentar radicalmente as suas vendas e, assim, você atingirá todas as metas estabelecidas.

Mas, que fique bem claro que a comunicação persuasiva é bem diferente da insistência.

Se você desanimou com essa dica achando que esse negócio de poder de persuasão não é com você, que você não tem talento para isso, pode ficar tranquilo.

Como falei lá no início deste artigo, a comunicação persuasiva é uma característica que pode ser desenvolvida por quem quer aprender como ser um bom vendedor.

como ser um vendedor persuasivo

Dica #16 – Aprenda com quem sabe

Seja humilde e procure aprender com quem já sabe como ser um bom vendedor.

Procure alguém que seja um campeão em vendas e que você possa pedir ajuda.

Procure saber quais foram os passos que aquela pessoa seguiu e os erros que ela cometeu para que você evite cometê-los também.

Isso facilita a sua trajetória e aumenta as suas chances de ter sucesso como vendedor.

Se espelhar em quem já tem bastante experiência vai te deixar mais confiante e vai te ajudar a ser o profissional que você deseja ser.

Dica #17 – Esteja sempre atualizado

Se manter atualizado sobre tudo o que acontece em seu nicho de mercado e em relação ao produto ou serviço que você oferece é um dos pontos cruciais para ter sucesso como vendedor.

Tudo está em constante mudança, principalmente no mundo digital, portanto, estar sempre atualizado vai te destacar em meio a tanta concorrência.

Então, não se acomode jamais, pois sempre há o que aprender e todo esforço para manter-se atualizado será válido.

Para estar sempre atualizado, você tem inúmeras possibilidades, como:

  • E-books;
  • Cursos (presenciais ou online);
  • Blogs;
  • Vídeos no Youtube, etc.

Dica #18 – Melhore sempre

Por fim, para aprender como ser um bom vendedor você também precisa medir os seus esforços, verificar o que está dando certo, corrigir o que não está trazendo bons resultados e melhorar constantemente.

Fazer melhorias em todas as suas atitudes vai impulsionar o seu sucesso como vendedor.

Desenvolver o hábito de avaliar os resultados dos seus esforços vai te ajudar a crescer em sua profissão e te mostrará quando será necessário fazer mudanças.

Fazendo melhorias constantes você vai poder corrigir erros e fortalecer os pontos positivos.

Dicas para ser um bom vendedor

Dicas finais para ser um bom vendedor

Agora você já sabe como ser um bom vendedor e entendeu que isso não significa somente vender, mas conquistar o cliente e oferecer para ele uma experiência positiva.

Ser um bom vendedor é fazer com que o cliente enxergue o seu produto ou serviço como a solução para o problema que ele possui.

Agora você já sabe como ser um bom vendedor e está pronto para bater as metas e ganhar ótimas comissões.

Um bom vendedor não está ali somente para realizar uma venda, ele precisa saber encantar o cliente, aplicando técnicas de persuasão, de negociação, sendo bastante paciente.

Mas não esqueça de que, caso ache que não possui as características necessárias para conquistar o cliente, você é capaz de desenvolvê-las.

Basta ter determinação e perseverança e não desanimar diante das dificuldades.

Lembre-se de que no início as coisas parecem mais difíceis, mas com paciência e persistência você vai saber como ser um bom vendedor.

Olha Que Legal Também

39 Compart.
Compartilhar39
Twittar
Compartilhar
WhatsApp