Você está buscando ter foco no objetivo pessoal?

Precisa aprender como ter foco, seja foco no trabalho ou manter o foco para alcançar uma meta?

Hoje você vai descobrir as estratégias mais efetivas para ter foco nos seus objetivos e metas.

Não conheço uma pessoa que não tenha pensado, pelo menos uma vez, em uma maneira de aumentar o foco e a disciplina na vida pessoal e profissional para alcançar determinados objetivos.

Com certeza, você já começou algum trabalho e, por menor que ele fosse, parou no meio do caminho para fazer algo totalmente aleatório e desconexo.

Isso se chama desconcentração e pode afetar muitas áreas da sua vida. Até mesmo sua autoestima.

Você está lá, no meio daquele trabalho importante da sua vida e, de repente, o Facebook mostrou uma manchete muito “interessante”.

Logo, você está no Google ou Youtube pesquisando sobre aquela notícia, mas em seguida um vídeo legal apareceu como recomendado e, óbvio, você precisava assistir.

Pronto! Lá se foram algumas horas gastas com coisas e assuntos totalmente contingentes e o seu trabalho que realmente merecia alguma atenção, está atrasado.

Nessa rotina de procrastinação, você acaba perdendo totalmente o foco das coisas que realmente importam e sentindo-se cada vez mais ansioso por estar com tantas pendências que poderiam ser facilmente resolvidas com pequenos ajustes no seu mindset.

Sua atenção é o seu maior triunfo, por isso é extremamente importante saber como mantê-la. Como você pode fazer isso? Vamos te explicar algumas estratégias infalíveis para manter seu foco onde ele realmente deveria estar.

Mas antes de continuarmos, deixa eu me apresentar caso você não me conheça…

Meu nome é Alex Vargas e sou especialista em negócios online, tenho um treinamento que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas.

O Treinamento Fórmula Negócio Online te ensina a montar um negócio online altamente lucrativo, do zero, passo a passo…

Para saber mais, clique aqui ou no botão abaixo.

Como ter foco - FNO

Bom, agora podemos seguir!

O que é foco?

O que é foco

O foco nada mais é que a visão clara e nítida de um determinado objetivo.

Quando alguém diz que “precisa manter o foco para alcançar um propósito”, ela está dizendo que precisa se organizar, ter persistência e um bom planejamento para atingir uma meta estabelecida.

A partir do momento que essa pessoa se desvia do que foi planejado para alcançar suas metas, ela está “perdendo o foco” e, assim, ficando cada vez mais distante do seu objetivo.

Saber manter o foco é extremamente importante. Principalmente hoje em dia, com tantas ferramentas que nos causam distrações.

Nem sempre vai ser fácil desviar dos pensamentos intrusivos ou das tentadoras mensagens no whatsapp e outras mídias sociais.

Se tivéssemos a capacidade de eliminar tudo isso, seríamos mais produtivos e focados, com certeza.

Mas, como isso é praticamente impossível, precisamos estabelecer regras ao nosso consciente e aprendermos a concentrar nossa mente no que realmente importa agora.

Então, para retomar o controle sobre nossas ações e manter o foco no lugar correto, vamos utilizar algumas técnicas e treinar o cérebro para concentrar-se toda vez que uma ameaça surgir.

Como ter foco no objetivo

foco no objetivo

Sem um objetivo é impossível manter o foco.

Se não há um propósito, você não terá motivação pessoal para se manter focado.

Então o primeiro ponte é ter claro os seus objetivos e suas metas.

Defina metas que sejam específicas,mensuráveis, atingíveis, relevantes e dentro de um período de tempo.

Neste artigo, eu expliquei como você pode estabelecer metas usando a metodologia acima, que é a metodologia SMART.

 

1. Elimine distrações

Sim, comece eliminando possíveis distrações, como Whatsapp, Facebook, Instagram, e qualquer rede social que possa te tirar do foco e impedir sua concentração.

Sempre vai ter uma mensagem, um email ou um convite para algo mais interessante e, por isso, você precisa ter consciência de que qualquer pequena distração pode causar grande impacto ao final do dia.

Pode parecer simples, mas não é.

Embora aparente ser muito fácil desligar a televisão ou o rádio, você vai precisar desse pequeno impulso para ser capaz de dizer “não” para distrações maiores.

Você pode começar escolhendo melhor o local para realizar suas tarefas e, até mesmo, determinar um horário.

Se for necessário, peça para ficar sozinho durante esse tempo.

Escolha um lugar calmo e que você tenha certeza que nada nem ninguém irá te atrapalhar.

Perceba que nem todas as distrações são geradas por fontes externas.

Ansiedade, preocupação, estresse, cansaço e até mesmo baixa motivação podem se tornar gatilhos difíceis de evitar.

Sua mente pode ser sua maior inimiga.

Antes de iniciar uma tarefa que necessita de foco, olhe ao seu redor e liste o que pode gerar sua desconcentração.

Se for o seu celular, desligue-o. Se for seu e-mail, faça o logout. Desabilite aplicativos que possam enviar mensagens distrativas.

Procure um ambiente calmo e tranquilo para realizar tarefas que exijam foco absoluto e acalme seu cérebro antes de iniciá-las.

Tome uma água, faça uma meditação, escute uma música relaxante, respire fundo e repita: “Agora é hora de focar”.

Coloque na frente da sua ferramenta de trabalho, algo que te motive a dizer não para prazeres momentâneos em vista de um prazer futuro.

O foco é a chave para uma boa produtividade, e dizer não a todas as outras opções abre sua capacidade de realizar a única coisa que resta e que realmente vale a pena.

Você precisa se questionar sobre os verdadeiros motivos que te impedem de focar no que realmente importa e ignorar o que não é útil.

2. Tenha um guardião

Por mais estranho que isso possa parecer, é assim mesmo que funciona! Procure alguém para te cobrar nos próximos meses.

Alguém que você confie e saiba que estará disposto a exigir de você aquilo que você pode oferecer.

Sabemos que, muitas vezes, somos irresponsáveis com nossas obrigações e acabamos procrastinando tarefas.

Isso é super normal, mas não pode ser constante.

Por isso, é extremamente importante tomar medidas que auxiliem na hora da concentração.

Convide aquela pessoa que você confia 100% para exigir que você realize todas as tarefas da sua agenda. Essa pessoa será sua guardiã e ela poderá e terá todo direito de solicitar sua dedicação.

Você precisa dar total poderes pra que seu guardião tenha liberdade de te interromper ou te cobrar quando perceber que está prestes a perder o foco.

Com ele do seu lado, exigindo dedicação, será bem improvável você se desconcentrar.

3. Faça uma coisa de cada vez

foco no trabalho

Embora muitas pessoas pensem que ser multitarefa é uma ótima maneira de resolver as coisas rapidamente, a ciência informa que isso é muito ruim.

Fazer malabarismos com as atividades que são, de fato, importantes só reduz drasticamente a produtividade e atrapalha a concentração em detalhes essenciais.

É extremamente difícil dar atenção ou estar mentalmente focado em algo quando você está remoendo outros assuntos. É necessário estar presente e engajado no momento atual na tarefa que está sendo executada.

A multitarefa não é a resposta para os seus problemas. É comprovado que realizar diversas atividades ao mesmo tempo, nos impede de fazer qualquer uma delas corretamente.

Além disso, você gasta mais energia e disposição, sem perceber.

O foco real acontece quando você se concentra para realizar uma tarefa de cada vez e remete sua atenção exclusivamente nela.

Esse estado de concentração é quase um estado meditativo e pode te ajudar muito a manter sua rotina em dia.

Com certeza, você já começou algo e pulou para outra coisa no meio do caminho.

No final do dia, você não realizou nenhuma das duas atividades e ficou embananado com o resultado.

Isso é o que a falta de foco faz com você!

A multitarefa força você a pagar um preço mental toda vez que você interrompe uma tarefa e pula para outra. Em termos psicológicos, esse preço mental é chamado de custo de mudança.

4. Tenha uma agenda

Não basta apenas falar que vai fazer alguma coisa, é fundamental executar. Muitas vezes, acabamos esquecendo algumas tarefas do dia, e com a agenda isso se torna praticamente impossível.

A agenda funciona como um programa de reuniões projetado para permitir que todos os pontos importantes e relevantes sejam tratados em boa ordem e em bom momento.

Sendo assim, é muito mais difícil de esquecer determinada obrigação ou pular para a próxima.

Realize as atividades na ordem que sua agenda te orienta. Estipule alguns horários para realizar seus afazeres e não se distraia até que não tenha concluído sua programação.

Ao terminar uma tarefa da sua agenda, dê uma pausa e se presenteie. Por exemplo, você pode fazer um bom café ou comer algo gostoso da sua geladeira.

Descansar por 30 minutos e ouvir uma música legal. Coloque o seu celular para despertar e, em seguida, volte para suas obrigações de mente mais leve e tranquila.

Sim, é muito importante inserir pausas na sua agenda.

O psicólogo Alejandro Lleras descobriu que os participantes que trabalhavam fazendo pequenos intervalos durante uma tarefa de 50 minutos tiveram um desempenho melhor do que aqueles que trabalharam diretamente.

Explicações tradicionais em psicologia sugeriram que isso se deve ao esgotamento dos recursos de atenção, mas alguns pesquisadores acreditam que tem mais a ver com a tendência do cérebro de ignorar fontes de estimulação constante.

Sempre que estiver executando em uma tarefa que demande muito tempo e concentração, como preparar um bom artigo ou estudar para uma prova, lembre-se de fazer uma pausa mental ocasional.

5. Faça uma lista

como manter o foco

Um dos métodos favoritos para manter o foco no que importa e eliminar o que não é importante, surgiu com o famoso investidor Warren Buffett.

Buffett usa uma estratégia simples que auxilia seus funcionários a determinar a prioridade de suas ações. Tenho certeza que esse método pode ser muito útil para te ajudar a tomar decisões e comprometer-se a fazer as coisas sem procrastinação.

Entenda o ocorrido:

Buffett solicitou ao seu piloto que escrevesse seus 25 principais objetivos de carreira.

Seu piloto, Flint, então o fez. Buffett, em seguida, pediu a Flint que revisasse sua lista e circulasse seus 5 principais objetivos.

Após um tempo analisando a lista, Flint finalmente, decidiu quais eram seus 5 objetivos mais importantes.

Ou seja, Flint terminou a lição com duas listas.

Uma delas com os 5 itens que ele circulou e classificou como os mais importantes, e os outros 20 itens que ele disse ser importante, mas não eram prioridades.

O piloto alegou que iria concentrar-se em seus 5 objetivos primordiais. E que iria aproveitar para trabalhar nas outras 20 tarefas de maneira intermitente quando sobrasse um tempo. E que apesar de não serem tão urgentes, necessitavam de algum esforço.

Buffett logo respondeu que Flint não havia entendido nada e que tudo que ele não circulou passo a fazer parte da lista para evitar a todo custo. Não importa o que aconteça, as coisas que ficaram de fora da primeira lista não devem receber atenção até que o sucesso tenha sido alcançado com o top 5.

Isso significa que você precisa concluir uma atividade para iniciar outra. Não queira resolver tudo ao mesmo tempo, pois você irá falhar. Para ter sucesso é imprescindível ter e manter o foco.

Você também pode concluir este exercício com metas possíveis de se alcançar. Por exemplo, anote as principais tarefas que deseja realizar esta semana. Em seguida, escolha a que deseja começar primeiro.

6. Pratique para fortalecer seu foco

Construir seu foco mental não é algo que vai acontecer do dia para a noite.

Até mesmo bons profissionais necessitam de muito tempo e prática para fortalecer suas habilidades de concentração.

Primeiramente se questione: onde a falta de foco está me atrapalhando?

Se você está se esforçando para alcançar seus objetivos e qualquer detalhe sem importância te tira do foco, é hora de começar a dar mais valor ao seu tempo e priorizar os resultados das suas ações.

Quem é capaz de trabalhar o próprio foco mental, descobre que é capaz de realizar grandes feitos e se concentrar nas coisas da vida que realmente lhe trazem sucesso, prazer e bom-humor.

7. Concentre-se no processo

foco e concentração

Temos a péssima mania de comprar o resultado dos outros com a nossa régua. Isso é pedir para fracassar.

Na primeira falha que cometemos, abandonamos o barco e decidimos que “isso não é pra mim” ou “com ele deu certo tão rápido”.

Quer uma verdade? Não deu.

O processo existe e você precisa ter paciência para percorrê-lo.

Analise as histórias dos principais empresários ou pessoas bem sucedidas do mundo e verá que antes de darem certo, falharam inúmeras vezes.

O que os diferenciava dos demais? A capacidade mental de manter o foco.

Essas pessoas tinham compromissos verdadeiros com seus objetivos.

Elas estavam concentradas no processo e não desistiram na primeira queda.

Ter foco no processo é o que permitirá que você aproveite os resultados das suas conquistas.

Infográfico – Como Ter Foco

 

Infográfico - como ter foco


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo:

    32 Comentários Em "Como Ter Foco | 7 Estratégias Infalíveis Para Ter Foco no Objetivo"

    • Maria Gorete

      Muito bom é tudo que eu preciso.

      • Alex Vargas

        Opa, agora é manter o foco e fazer as coisas acontecerem
        Abraço!

    • LUIZ CARLOS OTERO ARAUJO

      Uma das coisas que me incomodam é exatamente perder o foco a todo instante….Valeu muito obrigado..

      • Alex Vargas

        Olá, aplique as estratégias contidas no artigo e vai ficar 200% focado rsrsr
        Abraço e Sucesso!!

    • Helio Peixoto

      Já havia lido este artigo, mas tive que voltar a ler o Mindset, Produtividade: Como Ser Mais Produtivo em 20 Estratégias Comprovadas e que Eu Uso Sempre.
      Cheguei no módulo 12 do treinamento e senti que deu uma depressão, sem resultados até o momento. Mas não desisti.
      Abs, a todos!
      SUCESSO SEMPRE!

      • Alex Vargas

        Olá, caso esteja com dificuldades em alguma parte estratégica, dá um grito lá no suporte, nossa equipe vai lhe ajudar!
        Abraço e Sucesso

    • Florilza

      Comei e vou até o fim, trabalhando manter o foco, e hei de aprender a aprender com rapidez.

      • Alex Vargas

        Opa, isso aí! Somente com foco, conseguimos alcançar nossos objetivos!!
        Abraço e Sucesso

    • Altino Antonio de Souza

      bom de mais já tava um pouco focado antes do artigo, mas agora recebe mais motivação

      • Alex Vargas

        Opa, exercite seu foco todos os dias, faça mini objetivos para serem alcançados todos os dias!
        Abraço e Sucesso

    • Ana Neves

      Uau amei as dicas, top conteúdo, trabalhar em casa, acaba nos trazendo muita procrastinação, e ter foco, é o melhor jeito de vencer!

      • Alex Vargas

        Opa, o foco tem sempre que estar muito presente nos nossos objetivos porque quando a motivação diminui um pouco, o que nos faz continuar firme é o FOCO!
        Sucesso na caminhada

    • Castro

      Ótimo Conteúdo Vou Colocar em Pratica Agora mesmo ,Eu sou diferente ,lembra Grande Abraço .

      • Alex Vargas

        Olá, aí sim hein!!! Gostei da atitude, amigo!!
        Abraço e Sucesso

    • Edson Santos - Club do Sucesso

      Parabéns professor ALEX rsrs, foi uma aula completa de Foco e Produtividade!

      • Alex Vargas

        Olá, se você conseguir aplicar as 7 estratégias, vai ver como sua vida irá melhorar muito!!
        Abraço

    • Maria Simone Trassante

      Dicas essenciais a dificuldade é conseguir implementar uma rotina com foco nos objetivos;

      • Alex Vargas

        Olá, se sua rotina é mais pesada, se seu dia é cheio, você pode implementar pequenas atividades no dia a dia, só não se esqueça da consistência. Você dar sim um “passinho” de cada vez, mas o importante é dar um passo TODOS os dias!!
        Abraço e Sucesso

    • Jean Evandro

      artigo excelente. foco sempre

      • Alex Vargas

        Opa, isso aí amigo!
        Abraço

    • Évora Revorêdo

      Também sou aluna do FNO, e confesso que estou começando do zero mesmo como afiliada, trabalhei com telemarketing desde 2010 e não consegui mais engajar na profissão e uma das experiências que adquiri com o telemarketing é exatamente o FOCO, em treinamentos isso é muito falado, e agora estou realmente FOCADA nos estudos do FNO, sei que a prática leva a perfeição, e estou estudando muito para isso. muito obrigada Alex Vargas e a todos de sua equipe, de coração.

      • Alex Vargas

        Olá, com FOCO e DEDICAÇÃO o sucesso é certo. Isso é o que vai te diferenciar das demais pessoas!!
        Abraço e Sucesso na caminhada

    • Helen

      Gosto da sua sinceridade!! Obrigada pelas dicas sempre!!!

      • Alex Vargas

        Olá, uma dica: sempre jogue limpo com seu público, sempre dê informações verdadeiras!!
        Abraço!!

    • Giovanna

      Nossa Alex,agora mesmo estava super desmotivada… Seu artigo veio em ótima hora,obrigada.

      • Alex Vargas

        Olá, aí sim hein! Sempre que estiver desmotivada, lembre-se de estar FOCADA, porque o foco vai te fazer continuar!!
        Abraço

    • Mara

      Sou aluna do FNO há 1 semana e estou gostando muito. O conteúdo das aulas é claro e direto, essencial para quem está começando no marketing digital ou para quem já tem algum conhecimento (com eu – já leio e pesquiso sobre o assunto há algum tempo). Quanto aos assuntos abordados no blog têm me ajudado muito nesse começo: a linguagem é simples, clara e não deixa margem de dúvidas nos assuntos abordados. Consegui aproveitar bem mais o meu dia após fazer um painel com horários e tarefas que preciso realizar diariamente… como prêmio poderei descansar no fim de semana e fazer algo que gosto depois de uma semana bastante produtiva. Valei pelo conteúdo sobre foco!

      • Alex Vargas

        Olá, perfeito sua colocação em relação a seus horários, procure seguir tudo à risca, os resultados serão gratificantes!!
        Obrigado por me acompanhar, qualquer coisa é só chamar
        Abraço!

      • Klaydson Trindade

        Eu não estou conseguindo focar na minha meta no trabalho,preciso vender 10 consórcios no mínimo,agora que estou com 4.Algo não me estar bem…preciso de ajudar…

        • Alex Vargas

          Opa, esse artigo é o empurrãozinho que você precisa, foco no trabalho!!!
          Abraço

    • Danilo

      Verdade, se não focarmos realmente vemos emails, vemos mensagens no celular, whatsapp e assim vai. No final se não nos cuidarmos, a produtividade é zero.

      • Alex Vargas

        Isso mesmo Danilo, o foco é muito mportante.