Como Vender no Mercado Livre [Guia Completo] Alex Vargas 2018/09/20 at 10:30am 2018/12/10 at 4:17pm

Quer aprender como vender no Mercado Livre e anunciar no Mercado Livre?

Se você já tem cadastro o Mercado Livre, mas não está satisfeito com os seus resultados, este artigo vai te ajudar.

Hoje eu vou te ajudar a alavancar as suas vendas e conseguir vender no Mercado Livre com muito mais eficácia.

E, se você ainda não se cadastrou, neste artigo você verá um passo a passo bem simples e rápido para você aprender como vender no Mercado Livre.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Além disso, aqui você vai encontrar ótimas dicas de como anunciar no Mercado Livre de maneira muito mais eficiente para trazer bons resultados para você.

Como vender no Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das principais plataformas de compra e venda do país e você pode aproveitar esse canal para impulsionar as suas vendas.

Funciona de forma similar a um e-commerce, mas com a diferença de ser uma plataforma onde qualquer pessoa ou empresa pode vender os seus produtos.

Mas muita gente comete o erro de pensar que para vender no Mercado Livre basta se cadastrar, colocar os produtos à venda e esperar pelo resultado.

Para vender no Mercado Livre você precisa fazer com que o seu anúncio se destaque dos demais e tenha muita visibilidade a partir de um contexto ideal.

Mas não ache que isso é uma tarefa complicada, pois não é e eu vou te mostrar agora. 

O Mercado Livre é uma excelente plataforma para trabalhar em casa!

Confira tudo a seguir!

Como vender no mercado livre

Coloque o seu produto dentro de um contexto ideal

Imagine que você vende vestidos. Você acha que vai conseguir vender mais divulgando uma foto de um vestido pendurado em um cabide ou uma mulher vestida nele, sorridente, utilizando acessórios que o valoriza, numa festa rodeada de amigos?

Inserir um produto em um contexto é uma estratégia de marketing muito antiga e muito eficiente.

No Mercado Livre as pessoas procuram soluções e não produtos. Você precisa vender uma emoção, pois quando elas compram um produto, na verdade, estão buscando beleza, felicidade, elegância, etc.

Por isso que publicar uma foto do seu produto em um contexto ideal é melhor do que publicar uma foto do produto em cima de uma mesa ou empilhado, por exemplo.

O ideal é mostrar uma pessoa utilizando o produto e deixando claro para o cliente como aquele produto vai melhorar a vida dele.

Como vender e ganhar dinheiro no mercado livre

Otimize o título do seu produto

O título é um item muito importante para o sucesso de suas vendas, pois ele vai representar o seu produto.

É através do título que as pessoas vão chegar até o seu produto, após digitarem o que procuram. Então, crie um título simples, em poucas palavras e bem chamativo.

Você deve evitar colocar descrições desnecessárias, que dificultam a busca pelo produto, como por exemplo, o código do produto.

Deixe para colocar as informações do produto na descrição e não no título. Dessa forma, o cliente vai encontrar o seu anúncio com facilidade e, se estiver interessado, vai clicar para ler a descrição.

No título você pode colocar o nome do seu produto, usando palavras-chaves para que seja mais fácil ser encontrado nas buscas.

Você pode pesquisar outros vendedores para verificar o título que eles deram ao mesmo produto para se basear e saber como descrever o seu para que possa ser encontrado facilmente.

Capriche na imagem do produto

A imagem que você vai usar para publicar o anúncio do seu produto também é um fator importantíssimo para que você tenha sucesso em suas vendas.

A imagem do produto pode influenciar muito na hora da decisão de compra do cliente, pois a apresentação de um produto conta bastante.

Então, capriche nas fotos, buscando destacar o produto. Prefira um fundo branco, sem muitas interferências visuais.

Tome cuidado para não publicar uma imagem desfocada, tirada de qualquer jeito, pois o cliente pode não se interessar e não clicar em seu anúncio.

Não cometa o erro de publicar uma imagem retirada de outro site pois você pode ter problemas com direitos autorais.

Além disso, se o cliente receber um produto diferente do que ele viu no anúncio pode arruinar a sua reputação dentro do Mercado Livre.

Então, tire suas próprias fotos, buscando ser o mais profissional possível, mostrando o mesmo produto que o cliente vai receber, para que ele não tenha surpresas desagradáveis, muito menos você.

O que é o Mercado Livre

Dê a devida atenção à descrição do seu produto

Depois que o cliente pesquisar pelo título do seu produto e analisar a imagem, ele vai ler a descrição.

Quando o cliente procura a descrição de um produto é porque ele está bastante interessado, gostou do título e da imagem e quer saber mais detalhes sobre o produto.

É aí que você precisa dar muita atenção, pois pode ser a hora em que ele vai decidir comprar ou não, e uma descrição de qualidade vai influenciar muito.

Procure descrever o máximo de informações sobre o seu produto, para que o cliente não tenha nenhuma dúvida.

Coloque na descrição todas as características do produto, como nome, marca, modelo, todas as funcionalidades, etc.

Depois que você concluir a descrição, imagine-se como um cliente e leia tudo o que você escreveu sobre o produto.

Verifique se ficou com alguma dúvida, se faltou alguma informação, etc.

Se ainda faltou alguma informação, acrescente o que precisa e, se for preciso, refaça a descrição. O importante é que a descrição seja bem-feita, que não deixe nenhuma dúvida e que o cliente encontre o que procurava.

Precifique o seu produto

Uma maneira de colocar um preço justo em seu produto é verificar como a concorrência está vendendo o mesmo produto.

Analise bem e veja se é possível precificar o seu produto um pouco abaixo dos seus concorrentes.

Para conseguir isso, você precisa avaliar se é possível diminuir o seu lucro para poder ganhar em quantidade de vendas.

Reduzindo a sua margem de lucro, você consegue vender mais produtos e, consequentemente, ganhar menos por cada produto e ganhar mais por quantidade de itens vendidos.

Você também pode montar kits e oferecer descontos em cima do valor final do kit. Assim, você chama a atenção dos clientes e se diferencia da concorrência.

Outra alternativa para se destacar da concorrência é diminuir o valor do frete.

Pesquise sobre o seu mercado

Para saber como vender no Mercado Livre é necessário conhecer o mercado no qual está inserido.

Você precisa buscar conhecer tudo sobre o seu segmento, assim, terá muito sucesso em seu negócio.

Estude a sua persona, procure conhecer o que ela quer, seus desejos, medos, etc. Pesquise preços, fornecedores, analise os concorrentes.

Entenda que quanto mais você conhecer o seu mercado, mais forte estará em relação à concorrência.

Ofereça um bom atendimento aos seus clientes

Assim como anunciar no Mercado Livre possui estratégias, atender os seus clientes também. Para vender no Mercado Livre você precisa oferecer o melhor atendimento que você puder.

Por isso, depois que o cliente finalizar a compra do seu produto, entre em contato (pode ser através de um e-mail) e diga que está à disposição dele para o que ele precisar.

Ao fazer isso, é bem provável que você seja bem-avaliado no site e receberá comentários positivos, o que ajuda a divulgar melhor o seu trabalho e faz com que outros clientes confiem em você, o que é muito bom para a conversão.

Um bom atendimento ajuda o seu negócio de diversas formas e ainda pode te dar a chance de solucionar qualquer problema que leva ao cancelamento de uma compra.

Além disso, aquele cliente que recebeu um atendimento excelente vai lembrar de você quando precisar comprar outro produto.

Cuide da sua reputação

Uma das primeiras coisas que um consumidor procura saber antes de comprar um produto é sobre a reputação do vendedor.

Caso você já tenha anúncios publicados no Mercado Livre, verifique se eles estão de acordo com a nova reputação do Mercado Livre, caso contrário, você precisa alterar o seu anúncio para que ele se adeque.

Entre as novas regas estão:

  • Prazo de postagem;
  • Volume de vendas;
  • Controle de reclamações, etc.

Essas novas regras de reputação definem diretrizes bem claras e desde já você precisa se adequar.

Para ter uma boa reputação dentro do site você também precisa prestar um bom serviço em relação a trocas, cancelamentos, responder com prontidão às perguntas que os consumidores enviam, etc.

Procure manter a excelência diante de qualquer situação dessas, mantendo a agilidade, sendo gentil e atencioso. Dessa forma você estará construindo uma boa reputação, aumentando as suas chances de conversão.

Atraia clientes através de boas ofertas

Para vender no Mercado Livre você precisa criar ofertas interessantes para conseguir atrair clientes.

As pessoas tendem a ignorar anúncios cuja oferta não seja atraente e você não quer que isso aconteça, certo?

Oferta vai muito além do preço. Uma boa oferta é a soma de um bom produto com um bom preço. Não adianta ter um bom preço se o produto não for de qualidade e vice-versa.

Se você oferece um produto de qualidade com um preço atraente, você conquista o cliente.

Como anunciar no Mercado Livre

Impulsione seus anúncios

Para que você aumente as suas vendas no Mercado Livre, uma ótima alternativa é impulsionar as suas vendas através de publicidade.

Para impulsionar os seus anúncios no Mercado Livre você pode utilizar o Mercado Livre Publicidade, que é um recurso já utilizado por vários lojistas.

O Mercado Livre Publicidade trabalha com 3 frentes:

  • Product ads;
  • Text ads;
  • Display.

Em product ads é cobrado por cliques e links de texto com imagem, preço e título do produto anunciado no site são destacados.

Em Text ads são destacados os links de texto nas páginas de busca do site, parecido com o Google Adword.

O Display expõe a marca, criando ofertas através de banners, destacando o anúncio na homepage e em páginas customizadas.

Verifique se utilizando o Mercado Livre Publicidade ainda haverá margem de lucro, para saber se vale a pena utilizar esse recurso neste momento.

E se você quiser trazer tráfego de outros lugares para vender seus produtos do Mercado Livre você pode investir em mídias externas como o Facebok Ads e o Google Adwords.

Se o seu público-alvo estiver no Facebook seria muito bom investir em anúncio nessa rede social através do Facebook Ads.

Você pode criar diversos tipos de anúncios para o Facebook, o que vai definir cada um deles é o objetivo do seu negócio.

Já no Google Adwords você pode trabalhar com rede de pesquisa ou com rede de display.

Com a rede de pesquisa o Google Adwords é mais tradicional, permitindo que o usuário digite a palavra-chave nas buscas e encontre textos e links diferentes.

A rede de display é utilizada quando o anunciante do produto quiser divulgar algum banner ou vídeo em um site parceiro do Google.

Como anunciar no Mercado Livre

Agora que você já viu todas essas dicas de como vender no Mercado Livre, vou deixar aqui abaixo um passo a passo completo e bem fácil para você aprender, na prática, como anunciar no Mercado Livre.

Para você começar a vender no Mercado Livre o primeiro passo é criar uma conta no site.

  • Primeiro, acesse o site www.mercadolivre.com.br e, em seguida, clique em “Crie a sua Conta”;
  • Em seguida vai abrir uma tela onde você vai colocar o seu nome, sobrenome, e-mail e cadastrar uma senha. Depois, clique em “Criar conta”;
  • Se você escolher criar uma conta para empresa, você deve clicar em “Criar uma conta empresa”, no lado superior direto da tela e preencher o CNPJ e Razão social.
  • Depois, coloque e-mail e senha e clique em “Criar conta”;
  • Clique em “Vender”;
  • Vai abrir uma tela para você escolher a categoria desejada;

Como ter sucesso no mercado livre

Dica! Leia a Política do Mercado Livre. Dessa forma, você estará ciente de seus direitos e deveres.

  • Depois de escolher a categoria, escreva um título para o produto que você vai anunciar. Não esqueça das dicas que você viu neste artigo! Em seguida clique em “Continuar”;
  • Você já está criando o seu anúncio e o site vai criar a categorização automática do seu produto. Confirme a categoria e, se precisar, forneça mais informações.
  • Preencha todas as informações solicitadas sobre o produto, lembrando sempre das dicas que você viu aqui no artigo.
  • Adicione fotos e faça a descrição do produto, tudo conforme você aprendeu até aqui.
  • No final, informe se o seu produto é novo ou usado e, em seguida, clique em “Continuar”;
  • Vai abrir a próxima aba, onde você vai preencher informações sobre preço e formas de entrega. Você vai informar que vai trabalhar com preço fixo e adicionar o preço do produto.
  • Informe se você vai utilizar os serviços do Mercado Envios e adicione o endereço de postagem. Em seguida, clique em “Anunciar grátis”;
  • O site vai pedir algumas informações sobre você para completar o cadastro de vendedor e depois você vai indicar qual a visibilidade que você deseja para o seu anúncio.
  • Depois disso, clique em “Cadastrar-me e anunciar”.

Pronto! Você já criou o seu anúncio no Mercado Livre. Agora é só gerenciar a sua operação no menu da plataforma.

No menu você encontra tudo que precisa sobre compra, venda e reputação. A partir de agora basta acompanhar as suas vendas.

Conclusão

O seu desempenho em relação às vendas no Mercado Livre depende de diversos fatores, por isso, se depois de anunciar e seguir todas as dicas que você viu neste artigo você não conseguir atingir os resultados esperados, não desanime.

Identifique e analise as possíveis falhas, analise o que a concorrência está fazendo e faça testes para encontrar soluções.

Explore tudo que o Mercado Livre oferece de potencial comercial para alcançar resultados positivos para os seus negócios.

E, se mesmo com todas essas dicas, você não conseguir vender no Mercado Livre, analise o que pode estar errado e mude de estratégia ou quem sabe de produto.

Agora que você já aprendeu como anunciar no Mercado Livre, espero que você coloque tudo em prática agora mesmo e comece a conquistar ótimos resultados.

Olha Que Legal Também

524 Compart.
Compartilhar524
Twittar
Compartilhar
WhatsApp