Vendas Online: Como Vender pela Internet em 2021 (Passo a Passo)

Você acabou de encontrar tudo o que precisa saber sobre vendas online.

Sim, isso mesmo! Um guia absolutamente completo te ensinando exatamente como vender pela Internet.

Hoje, você vai descobrir as modalidades de vendas pela internet e as melhores estratégias de divulgação para vender online.

Vou te mostrar como aproveitar um dos mercados que mais cresce, no Brasil e no mundo.

Agora, com certeza, é o melhor momento para aprender as melhores maneiras de como vender produtos pela internet e descobrir como lucrar muito nesse mercado que traz altos rendimentos em menor tempo. 

Neste artigo, vamos lhe mostrar o caminho das pedras para você conseguir vender pela internet de forma sólida, inteligente e bastante lucrativa. 

Vou te entregar aqui tudo que eu uso para ganhar muito dinheiro online.

Siga comigo e aprenda tudo para ser um sucesso de vendas pela Internet!

O que vender na Internet

Vendas Online

As dúvidas mais comuns daqueles que estão em busca de métodos para vender pela Internet são o que vender pela Internet”, “quais tipos de produtos”, ”preciso montar uma loja virtual”, “como vou receber pelos produtos que eu vender online”.

Essas e muitas outras dúvidas aparecem para todos que desejam vender online, mas não precisa se desesperar ou desistir por conta disso. Fique tranquilo que nós vamos te ajudar com todas elas!

Primeiro você precisa saber que é possível vender basicamente qualquer coisa pela internet

Produtos físicos, produtos digitais, serviços, consultorias, sessões de coaching. Não importa. Podemos vender tudo pela internet, desde que utilizemos os melhores mecanismos e aprendemos o caminho certo para vender online. 

Aqui, você vai descobrir os melhores modelos de vendas pela Internet e como aplicar cada um desses modelos no seu negócio. E, também, as melhores estratégias de vendas pela Internet. Basta ler e pôr em prática!

Além disso, logo após a apresentação dos modelos, você vai descobrir os produtos que mais vão vender até 2021.

Antes de continuarmos, eu preciso te falar do meu treinamento Fórmula Negócio Online, que é um curso passo a passo para te ensinar a montar um negócio online completo.

Atualmente, estamos com mais de 150 mil alunos e milhares de cases de sucesso. Quer saber mais? Então, clique aqui.

Vamos continuar?

Ebook 03 Passos para Vender como Afiliado todos os dias
Clique na imagem para baixar

Veja Também: Como Ganhar Dinheiro na Internet – 45 Formas Comprovadas

Como Vender Pela Internet

Ah, importante dizer que as ideias 6 e 7 são minhas preferidas e as que eu uso para vender todos os dias na Internet.

  1. Vender produtos físicos na Internet
  2. Vender produtos na Internet usando o Dropshipping
  3. Vender Online usando o Mercado Livre
  4. Importe produtos para vender pela Internet
  5. Vender na Internet utilizando marketplaces
  6. Vendas de Produtos Digitais como Afiliado
  7. Vender na Internet como Infoprodutor
  8. Como vender pelas Redes Sociais
  9. Estratégias de divulgação para vender na internet

1. Vender produtos físicos na Internet

O que vender na Internet

Hoje, os consumidores buscam lojas que vendem online pela comodidade e praticidade que este método proporciona.

Não importa se você tem um empreendimento pequeno ou grande, disponibilizar a opção de vendas online para os clientes é essencial para o crescimento do seu negócio.

Por isso, as lojas virtuais são cada vez mais comuns, seja em negócios físicos, que tem como objetivo aumentar os lucros com as vendas pela internet, ou em empresas que operam somente online.

Quando pensamos em vendas pela Internet, logo vem em mente as lojas virtuais ou e-commerce, que são os modelos de vendas online mais tradicionais. 

Esses modelos consistem em ter um site que funciona como uma vitrine de produtos. O comprador acessa o site, escolhe o que comprar, realiza o pagamento e depois recebe a mercadoria no endereço escolhido.

Você, que deseja vender online, precisa saber que a configuração de estoque de loja online funciona de maneira diferente de uma loja física, e que seus clientes precisam ter acesso a uma lista online com todos os produtos disponíveis. 

Nesse caso, pode ser qualquer tipo de mercadoria, como roupas, livros, tênis ou qualquer outro produto que seja necessário enviar para o comprador. O mais importante é satisfazer seu cliente.

Se você já tem uma loja física e está procurando dicas para ter sucesso com vendas pela Internet, saiba que é bem simples começar a vender online. 

Cada vez mais as empresas estão usando uma abordagem omnichannel, que significa estar presente em diversos canais de comunicação, tanto online quanto off-line, a fim de aprimorar a experiência dos consumidores das lojas virtuais e físicas. 

Como ter uma boa página para vender pela internet

Certamente você já realizou uma compra online. E o caminho desta compra passou por uma tela em que as características, os benéficos e o preço do produto são apresentados.

Depois, chegou até a parte do check-out, inseriu seus dados e a forma de pagamento. Estas são as etapas que compõem uma página de vendas. 

Há muito tempo, as páginas eram mais simples, com um fundo branco, um player de vídeo e os campos para preenchimento de dados. Hoje, é possível afirmar que uma página dessas não convertem vendas online.  

Por isso, elaboramos algumas dicas pra você ter uma página perfeita para sua loja online. Veja:

Conheça seus consumidores

Você já deve ter ouvido isso muitas vezes. Mas é importante repetir porque o motivo do seu negocio existir são os clientes e tudo deve ser feito pensando nele. Conhecer seu público-alvo exige tempo e alguns procedimentos. 

É importante realizar uma análise do seu negócio e uma pesquisa de mercado rigorosa para entender quais são as adversidades que seus clientes enfrentam e como sua empresa e seus produtos ou serviços podem ajudá-los. 

Este estudo lhe ajudará a elaborar uma estratégia de comunicação mais eficiente. Quando você perceber quem é o seu cliente ideal, passará a inserir textos com mais empatia, o que potencializará suas vendas online. 

Crie uma página de vendas online organizada e explicativa

Lembra quando você realizou sua compra na internet? O que continha naquela página que lhe convenceu a comprar o produto? Uma das respostas possíveis é o texto de descrição da mercadoria que mostrou com clareza as características do produto. 

Para vender online, sua loja precisa ter uma linguagem própria. E é essencial que a primeira coisa que o cliente veja seja os benefícios, a qualidade e a utilidade que o produto pode oferecer. Assim, numa leitura rápida e persuasiva, você pode converter a visita em venda.  

Depoimentos de clientes

A gente se interessa com muito mais empolgação por um produto quando alguém nos indica. O boca a boca é uma publicidade orgânica que nunca morrerá. Saber a opinião sobre a experiência de compra e a avaliação da mercadoria feita por terceiros sempre é interessante para os consumidores. 

Insira um campo para os comentários dos clientes que já compraram seus produtos.  O depoimento do consumidor tem o poder de convencimento muito superior. Incentive seus clientes a escreverem suas experiências com seus produtos ou serviços. Isso potencializará suas vendas online. 

Retirar na loja física

Nem sempre o cliente quer esperar o produto chegar em casa e prefere retirar na loja. Caso você tenha uma loja física, ofereça a retirada no local para diminuir o prazo de entrega.

Ofereça sempre mais possibilidades para não causar transtorno em seus clientes. 

Mobile-friendly

Em 2016, a internet teve mais acessos de dispositivos móveis do que de computadores fixos. E de lá pra cá isso aconteceu muito mais vezes. Hoje, fazemos tudo pelo smartphone, inclusive as compras.

Ter sua página adaptada aos dispositivos móveis é primordial para vender pela internet. 

A experiência de usuário é super importante para o consumidor. Navegar em uma página de compras em que a imagem não se adapte a tela do celular é estressante e rapidamente estimula a desistência da compra. Portanto, é imprescindível que sua página seja mobile-friendly. 

CTA – Call to action

Depois de passar por todas as etapas na hora de comprar, o cliente chega ao CTA (Call to Action), que é a chamada para a ação. O que você espera dos clientes que estão na sua loja? Que comprem, claro. 

O CTA é o botão de compra.  Ele precisa ser claro, conciso e persuasivo para conduzir o cliente à compra. Busque frases com verbos que mostrem oportunidade única, com informações de benefícios, como, por exemplo, “aproveite a oferta” ou “compre com desconto”.

Utilize cores que destaque o botão para chamar a atenção do consumidor. E não esqueça usar a criatividade e ser convincente. 

Página de Checkout

Página de checkout é a página do pagamento, onde a pessoa coloca o nome, e-mail, endereço e dados do cartão de crédito. Sendo assim, é preciso tomar muitíssimo cuidado com a criação dessa página.

Esta é a etapa mais sensível da jornada de compra do seu cliente. E isso gera impacto direto no seu negócio. 

Segundo especialistas do mercado, mais de três trilhões de dólares são perdidos por causa da página de checkout. Isso quer dizer que todos os vendedores de diversos ramos perdem dinheiro porque os clientes abandonam o carrinho na hora de efetuar o pagamento. 

Se o seu cliente desistir de efetivar a compra neste momento, significa que seu investimento em todo o processo foi jogado fora. Então, reafirmo, é muitíssimo importante pensar na experiência do seu cliente na página do checkout.

A principal razão para os clientes desistirem das compras é não se sentirem seguros com a loja ou mercadoria. Diante disso, para ter uma boa página de checkout, evite excessos de informações, formulários complexos, muitas etapas para finalizar a compra e ausência de provas de segurança.

Sua página de checkout influencia diretamente na experiência do usuário e na decisão de compra. Então, para evitar abandono de carrinhos, invista em uma página de checkout de extrema qualidade, que transmita segurança e confidencialidade. Pois, assim, sua taxa de conversão de vendas online vai aumentar muito. 

Compra segura

Com a evolução da transformação digital, os cibercriminosos também evoluíram os modos de ataques e roubos de dados. Além da preocupação com os dados pessoais, os clientes também temem sofrer algum tipo de fraude dos produtos ou pagar e não receber. 

Ofereça um sistema bastante seguro e diversas formas de pagamento para que os consumidores se sintam confortáveis em realizar uma compra na sua loja. Além de credibilidade, você terá a confiança dos clientes, o que é muitíssimo valioso para quem vende na internet. 

2. Vender produtos na Internet usando o Dropshipping

Como vender dropshipping na Internet

Esta modalidade de vendas na Internet cresceu muito, nos últimos anos. E o motivo é bem simples: tem quase nenhum custo e o lucro pode ser altíssimo. Diversas empresas estão firmes no mercado de vendas online há anos devido às técnicas de dropshipping

Esta modalidade de vendas na internet é uma maneira de lucrar com a mercadoria de um parceiro fornecedor. Aqui, você vende e o fornecedor fica responsável pelo envio do produto em nome da sua loja. 

Se você busca vender pela internet, mas não tem produtos em estoque, dropshipping é a melhor maneira de obter lucros, pois é necessário somente realizar a venda e o fornecedor a entrega. Esses fornecedores geralmente ficam nos EUA e na China, mas também tem muitos deles no Brasil. 

Inclusive os varejistas chineses utilizam plataformas, como Aliexpress e eBay para oferecer seus produtos há anos. Além dessas, a Wayfair é uma das maiores lojas virtuais dos Estados Unidos que também trabalha com dropshipping.

É muito fácil e acessível vender produtos na Internet usando o Dropshipping. E os benéficos são ótimos. 

Você não precisa se preocupar com locais para armazenar os produtos, aluguéis caros nem mesmo ter dores de cabeça devido à logística de entrega. Afinal, sua parte na operação é vender e observar os lucros. 

Além disso, vender online com técnicas de droshipping possibilita oferecer um leque muito maior de produtos para seu cliente e o melhor disso tudo: você precisa de um capital baixíssimo para começar a vender online. 

Cassio Canali é um dos maiores especialistas em Dropshipping no Brasil, e preparou uma aula gratuita onde ele explica tudo sobre o Dropshipping.

Clique aqui para assistir a aula gratuita (enquanto ainda está disponível gratuitamente).

3. Vender Online usando o Mercado Livre

Vendas online usando o Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das principais plataformas de market place do Brasil e da América Latina. Este é um dos canais mais relevantes tanto para os vendedores quanto para os consumidores. 

Market places são plataformas que funcionam como um shopping virtual, onde osvendedores podem ir até lá e criar suas lojas online. Porém, neste caso, ao invés do aluguel, as lojas pagam uma taxa por venda que realizarem. 

O Mercado Livre funciona exatamente assim, você cria sua conta e pode anunciar produtos na plataforma. A diferença dele para os outros é que ele tem o maior número de acessos de compradores. 

De acordo com o Ecommerce Brasil, plataforma que ranqueia as maiores lojas virtuais do país, o Mercado Livre ocupa o primeiro lugar da lista. Ou seja, não utilizar este canal é perder a oportunidade de lucrar muito mais com vendas online.  

Para lhe ajudar a começar a ter sucesso em suas vendas na internet através desta plataforma, elaboramos um guia completo de como vender no mercado livre. É só clicar aqui para acessar.

E se você quer ir além e realmente aprender tudo para ganhar dinheiro no Mercado Livreassista esta apresentação especial (clique aqui).

4. Importe produtos para vender pela Internet

Vendas na Internet de Produtos Importados

Hoje, quando falamos de vender pela internet, logo percebemos que trabalhar com produtos importados pode ser um diferencial importante para os empreendedores. Pois até mesmo a venda de produtos importados com taxação oferecem lucros significativos. 

mercado de importação de produtos não para de crescer, e cada vez mais as pessoas preferem comprar produtos importados. Parte desse crescimento pode ser explicado pelo aumento de negócios de importação de produtos.

Muitas pessoas estão realizando vendas de produtos importados. O que antes era mais difícil se tornou mais fácil, hoje em dia. Mas, é necessário ter uma estratégia apropriada para não cometer erros.

Primeiramente é preciso definir qual seu público-alvo e identificar as demandas pelos produtos do seu nicho. Além disso, a busca por fornecedores de qualidade é essencial para evitar problemas de fraudes, atrasos e conturbações com os clientes. 

Também é muito importante estar atento quanto ás normas de importação para saber corretamente quantos por centos é a taxação de determinados produtos. E, também, para descobrir quais são as estratégias que não lhe obrigam a pagar taxas, de acordo com as leis de importação.  

Para vender online com importação, precificar os produtos de modo adequado é fundamental. Lembre-se que no valor final, é preciso acrescentar o lucro e o valor das taxas de importação e que eles modificam comum tempo. 

Neste link (clique aqui), você tem informações mais completas sobre como fazer importações de produtos para vender na internet.

5. Vender na Internet utilizando marketplaces

Marketplaces de vendas online

Como falamos antes, o Mercado Livre é um dos principais marketplaces atualmente, mas existem muitos outros que proporcionam visibilidade e vendas online para você aproveitar.

Muitos varejistas aderiram aos marketplaces para alavancar suas vendas online e potencializar o crescimento de suas empresas. 

Com o poder da internet, as pessoas e empresas se conectam através dessas plataformas para fazer negócios. É como se fosse uma comunidade, onde consumidores e empresas realizam grandes e pequenas transações. 

Market place é sinônimo de vender online. Uma empresa que deseja estar conectada com diferentes públicos e alcançar um número maior de clientes deve aderir a este modelo de vendas pela internet.

Hoje, há um leque enorme com opções de market places tão relevantes quanto o Mercado Livre, como a Magazine Luiza, Lojas Americanas a OLX a Elo7 e até mesmo a Amazon.

Há no mercado muitas ferramentas para que possa lhe ajudar a vender online em diversos market places de uma vez só e, ainda, permitem que você gerencie seus produtos, pedidos e entregas. 

Os market places oferecem muitas opções para você vender na internet. Por exemplo, você pode criar uma conta e vender produtos importados. Ou, se pretende vender conteúdos digitais, pode fazer ebooks, por exemplo, e vender na Amazon.

São muitas opções para você vender na internet utilizando market places.

Clique aqui para você entender melhor como aproveitar esta forma de vendas pela internet.

6. Vendas de Produtos Digitais como Afiliado

Vendas Online de Produtos digitais

Esta é sem dúvida a minha preferida!

Um afiliado é uma pessoa que vende produtos digitais de outras pessoas em troca de comissão, como se fosse um revendedor. As comissões giram em torno de 30 a 80 por cento, e o mais interessante é que o processo para se tornar um afiliado é fácil e totalmente gratuito. Sim, de graça! 

Marketing de afiliados é utilizar estratégias de marketing digital para vender online produtos digitais criados por outras pessoas.

Para se tornar um afiliado, basta se cadastrar em uma plataforma de produtos digitais. Essas plataformas facilitam os processos tanto para o afiliado quanto para o produtor, gerenciando os pagamentos e comissões.

Para vender online produtos digitais como afiliado, você precisa se cadastrar em uma dessas plataformas, escolher um produto e se afiliar a eles em um clique. Ao realizar este procedimento, a plataforma gera um link de divulgação e já mostra a comissão que você vai receber pela venda deste produto. 

Você deve estar se perguntando “mas como vender esses produtos na internet”. É necessário dedicação, como em todas outras formas de vender pela internet, mas existem caminhos mais fáceis. 

Os vendedores afiliados de produtos digitais podem utilizar as redes sociais, um blog, vlogs ou uma página dedicada a um nicho e vender seus produtos com as ferramentas de anúncios e, até mesmo, de forma orgânica. 

Acessível a todos, com investimento praticamente zero e com alto potencial de realizar muitas vendas online, esta e realmente a forma mais fácil de começar a vender pela internet.

Não há nenhum outro programa de afiliado que pague uma comissão tão alta como a dos produtos digitais.

Bom, é por causa desta forma de vender na internet que eu sou considerado um dos maiores especialistas do Brasil.

Vou deixar uma aula especial e gratuita onde eu mostrei como eu ganhei R$81.548,25 somente com meu negócio de afiliado.

Basta clicar aqui para acessar a aula.

7. Vender na Internet como Infoprodutor

Como vender na Internet sendo Infoprodutor

O infoprodutor é uma pessoa comum que tem um conhecimento que pode ser transformado em informação e transforma essainformação em ebooks, palestras, cursos em vídeo ou áudio, palestras, etc., para vender pela internet. Enfim, há uma gama enorme de possibilidades. 

Inforpoduto é basicamente converter seu conhecimento em um produto de informação técnica que possa transformar as vidas de outras pessoas.  

Depois de criar os infoprodutos, você pode inclusive cadastrar nas plataformas de afiliados para que outras pessoas possam vender seu produto também.  

A venda de infoprodutos é um dos mercados que mais geram lucros na internet. 

Daí vem a pergunta “mas o que eu posso ensinar para as pessoas”.  Há uma infinidade de possibilidades, como, por exemplo, ensinar a construir uma pia, como confeccionar móveis com paletes, como mergulhar em alto mar, entre tantas outras atividades.

Todo conhecimento pode ser transformado em um infoproduto.

Pense em algo que você tem habilidades para fazer e que outras pessoas possam ter a necessidade de aprender. Pronto, você já tem o conteúdo. Basta torná-lo um produto para vender na internet. 

Qualquer um pode começar a vender online com infoprodutos. Todos nós temos conhecimentos que possam ser úteis para outras pessoas. Depois que você conhecer o mundo de vendas online de infoprodutos, vai descobrir que tudo, ou quase tudo, pode ser ensinado. 

Essa é uma das minhas formas preferidas também porque são mercados complementares, afiliados e produtores.

8. Como vender pelas Redes Sociais

Como vender pelas Redes Sociais

Redes sociais são plataformas para se relacionar com outras pessoas. Na maioria das vezes, as pessoas entram nas redes sociais por entretenimento e a fim socializar com sua rede de contatos, mas há, sim, a possibilidade de vender na internet pelas redes sociais.

Ter um perfil comercial na rede social é diferente de ter uma loja, pois a interação com os clientes é mais estreita. Então, é importante tratar os clientes como verdadeiros amigos e não apenas consumidores.

Não se engane: seus clientes estão nas redes sociais. Em todas elas. Utilizá-las como forma de divulgação se tornou uma estratégia fundamental para vender online. Então, é preciso criar bastante conteúdo com propósito de ter o consumidor sempre junto com você.

Não pense que as redes sociais servem somente para divulgação de conteúdo. Tenha um botão de compra em suas postagens. Utilize técnicas persuasivas para estimular o cliente a clicar no seu botão. Use suas postagens para chamar o usuário para o seu site.

Mais do que somente publicidade, hoje, algumas redes sociais possuem grupos de vendas, onde compras informais acontecem. Para quem está começando, pode ser uma via interessante para realizar as vendas.

Inclusive mesmo que você não tenha uma loja online, é imprescindível estar nas redes sociais. 

Agora que você viu as modalidades de como vender online, vou lhe mostrar de que maneira você as melhores estratégias de divulgação para sua loja e/ou produto. Acompanhe!

Estratégias de divulgação para vender na internet

Estratégias de vendas online

Tem um mar de possibilidades para trabalhar com vendas na internet. Resta se aprofundar na área e trabalhar com muita dedicação. Desse modo, os frutos vão aparecer rapidamente. 

Parte deste trabalho é a divulgação dos produtos. A publicidade que você mesmo pode fazer, sem precisar pagar um terceiro para isso. Esse é o elemento mais importante para quem quer vender online e conquistar clientes. 

Antes de tudo, você precisa ganhar a confiança do seu público. Os consumidores não podem enxergar seu negócio somente como uma loja. Você precisa ser como um amigo, como uma pessoa que ele pode contar, entende? 

O segredo da boa publicidade para quem vende online é inspirar as pessoas. Faça com que seus clientes queiram fazer parte do seu negócio, mesmo que seja como consumidor. 

Seja transparente, ofereça segurança, entenda o que o seu público-alvo espera da sua empresa. Assim, você também vai saber o que ele precisa. E tudo isso só é possível com conteúdo de qualidade. 

Principais ferramentas de divulgação para vendas online

Ferramentas de vendas online

Facebook

Esta é a rede social que tem mais usuários no planeta. Ou seja, com certeza seus potenciais clientes estão registrados nela. O Facebook oferece muitas vantagens para quem quer divulgar produtos para vender na internet. 

Veja os benefícios de vender online com o Facebook:

  • Popular – O Facebook é uma rede social bastante democrática, com diferentes perfis de usuários. De crianças a idosos, pertencente às classes A e D. E esses usuários são muito ativos, o que facilita sua relação com seus consumidores;
  • Praticidade – É muito fácil criar campanhas pagas direcionadas a região e a perfis de usuários. Então, você pode anunciar e especificamente para o seu nicho, e a plataforma ainda lhe ajuda a medir os resultados de campanhas;
  • Interação – No Face, você consegue interagir diretamente com seus clientes através dos comentários, chat ou lives. Além de conseguir monitorar o que estão comentando sobre seu negócio ou produtos;
  • Integração – É mais um canal importantíssimo para divulgação da sua página virtual, blog ou outra plataforma que sua loja está inserida;
  • Custo baixo – Você pode fazer publicidade de maneira gratuita. O Facebook possui grupos específicos de diversos segmentos, com milhares de usuários. Então, você pode anunciar seus conteúdos nesses grupos.  

Instagram

Instragram para vendas online

O Insta, como é chamado pelos usuários, é a rede social sensação do momento. Tem um pouco menos de usuários do que o Facebook, mas tem potencial fortíssimo para engajamento. Grandes e pequenas empresas investiram altíssimo na divulgação para vender online pelo Instagram.

Para quem deseja vender na internet, é indispensável ter um perfil comercial no nesta plataforma. É uma rede social com abordagem visual, com mais ênfase em vídeos e imagens. Então, é importante que conteúdos visuais tenham ótima qualidade.

Os stories, vídeos de até 15 segundos que ficam no ar por 24h, geram bastante engajamento. Por isso, trabalhe com conteúdo claro, sucinto, convidativo e bastante criativo. Lembre-se de utilizar a linguagem de acordo com a sua marca. 

Vantagens do Instagram: 

  • Captação de clientes – O Instagram conta com mais de 800 milhões de usuários e mais de 80% deles seguem contas comerciais. Sua loja tem muitíssimas chances de ganhar seguidores rapidamente;
  • Foco no produto – Diferente de outras redes sociais, os anúncios do Instagram têm um ícone indicando a publicidade e você pode acrescentar um CTA para direcioná-los para sua loja online ou a página de compras;
  • Instagram shopping – Este recurso permite que você marque seus produtos nas suas publicações e acrescente uma etiqueta com a descrição do produto, preço e um link para compra. 

Vídeo de vendas 

Vídeo de Vendas Online

Um vídeo de vendas é simplesmente uma peça audiovisual para apresentar as especificações do seu produto para convencer sua audiência que sua mercadoria é o que ela precisa para resolver seu problema ou saciar o desejo dela. 

Para elaborar um bom vídeo de vendas você precisa, logo de cara, nos primeiros segundos do vídeo, conquistar a atenção do seu público. Veja alguns passos para criar um bom vídeo de vendas para vender na internet: 

Envolva sua audiência

Você tem os primeiros 15 segundos para conseguir prender a atenção da sua audiência. Seja criativo. Utilize artefatos que faça com que o espectador sinta a necessidade de assistir o vídeo. E não esqueça de usar uma abordagem direta com o que você vende;

Mostre autoridade

Depois de conquistar a atenção da audiência, conte um pouco sobre voc. Mostre que tem bastante conhecimento acerca do que você oferece. Os clientes tem que te conhecer para confiar no seu trabalho. Faça um resumo para o vídeo não perder o foco, que é o produto ou o serviço;

Aproximação

As pessoas compram por prazer ou para resolver os problemas. Então, utilize sua experiência de vida para mostrar que você já passou situações que o seu público se identifique. Assim, os clientes percebem que você pode realmente ajudá-los;

Solução

Depois de criar contexto, gerar empatia e ganhar a atenção do publico, apresente seus produto ou serviço com uma solução para seus clientes. Evidencie todos os benefícios que seu serviço ou produto oferece e ilustre, se possível, com uma demonstração as utilidades da sua mercadoria;

Mostre as vantagens

O papel do vídeo venda é superar as objeções dos clientes. Responda com seu vídeo as principais perguntas dos clientes que são: “o que esse produto resolve”; “esse produto é funcional”; “qual a vantagem de comprá-lo”. Esse é o principal jeito de converter seu vídeo em vendas. 

O melhor de trabalhar com vídeos de vendas é que você pode divulgá-los em quase todas as plataformas, como Instagram, YouTube, Facebook, blog. Hoje, os vídeos geram muito engajamento e esta é, sem duvidas, uma estratégia crucial para vender pela internet.  

Marketing de influência

Esta é uma das mais potentes alternativas para divulgar marcas, produtos, serviços para vender na internet. Você deve saber o que é um influenciador digital, que é uma pessoa das redes sociais com potencial para exercer alguma influência na decisão de compra de outras pessoas. 

Influenciadores Digitais são basicamente criadores de conteúdos que atraem uma audiência fiel, os seguidores. Para avaliar um influenciador digital é preciso utilizar algumas métricas, como alcance (quantidade de seguidores), engajamento e grau de relevância em temas específicos.

Marketing de influência é um processo que identifica o influenciador certo para divulgar marcas produtos com propósito de vender pela internet. Esta estratégia é basicamente promover produtos, serviços ou marcas para a audiência dos influenciadores.  

Diferente de outros meios de divulgação, como rádio e TV, os influenciadores têm uma relação muito mais intimista com seus fãs. Então, as chances de um seguidor comprar ou utilizar um serviço que eles indicam é muitíssimo maior. 

Empresas de pequeno porte podem utilizar os microinfluenciadores, que são os que têm entre 10 e 100 mil seguidores. Essa é uma opção excelente porque é mais barata. Porém, gera bastante engajamento, pois os seguidores não estão ali somente por causa da fama dessas personalidades; eles gostam realmente do que os microinfluenciadores compartilham com o público.

Tem influenciadores de diversos perfis no mercado. Por isso, fique atento: para realizar uma boa divulgação é preciso escolher o influenciador certo, a mensagem correta e a audiência que tem conexão com seu negócio.

Veja os benefícios de vender pela internet com marketing de influência:

Marketing de Influência para vendas online
  • Custo benefício – estatísticas provam que ações com influenciadores rendem sete vezes mais do que outras mídias. Por exemplo, se você investir mil reais em marketing de influência, terá mais retorno do que um investimento do mesmo valor em anúncios na TV. Isso porque os influenciadores têm uma relação mais próxima com sua audiência;
  • Mensagem direta – Escolhendo a mensagem certa e o influenciador com uma audiência adequada ao seu negócio, você vai atingir diretamente seu público-alvo por meio da indicação do influenciador;
  • Venda – O intuito é sempre vender. O influenciador, além da divulgação, é uma personalidade que as pessoas consultam antes de comprar. Um seguidor que está em dúvida sobre a qualidade de produto, sempre procura saber opinião de um influenciador do segmento antes de comprar;
  • Fortalecer a marca – Trabalhar com influenciadores digitais fortalece as estratégias de marketing, em um canal que certamente seu público-alvo está inserido. Desse modo, você consegue evidenciar sua presença digital em outros canais. 

Blog

Vendas online usando blogs

Certamente você sabe que esta é uma modalidade antiga de divulgação para vender na internet. Sim, um dos primeiros, mas também um dos canais mais importantes para quem deseja criar uma audiência fiel.

Não importa o produto que você vende ou o porte da sua empresa, o blog te ajuda apresentar tudo que você sabe e tudo que seu cliente precisa saber sobre o seu produto e mercado. Não canse de alimentar seu blog para vender online. 

Através deste canal, você aumenta a visibilidade dos seus produtos em outras plataformas. Por exemplo: as pessoas podem compartilhar posts do seu blog nas redes sociais. Dessa forma, seus conteúdos podem viralizar mais rápido. Logo, sua audiência aumenta. Lembre-se que o boca a boca não morre! 

Veja aqui: Como criar um blog

 Veja mais alguns benefícios em ter um blog: 

  • Faturar – No blog, você consegue expor seus produtos com mais descrições e uma avaliação completa e ainda mostrar sua expertise na área em que atua. Assim, é possível até mesmo fechar negócios e converter visitas em vendas através do conteúdo do seu blog;
  • Fidelização – com o blog você consegue fidelizar seus seguidores/clientes, oferecendo conteúdo de qualidade. O seu blog pode se tornar um canal de consulta para os consumidores. Seja para saber o que há de novo, como fazer, ou até mesmo somente para adquirir um novo conhecimento;
  • Conhecimento – Criar conteúdo exige muita pesquisa. Desse modo, você acaba adquirindo muito mais conhecimento e se torna cada vez mais especialista no que faz;
  • Constância – Além de você poder criar diferentes tipos de conteúdo, como infográficos, vídeo, entre outros, não tem espaço determinado para alimentar o blog. Você pode criar o quanto quiser;
  • Pesquisas do Google – O blog traz possibilidade de trazer novos clientes vindos das pesquisas do Google.

Otimização SEO para vender online

SEO e vendas online

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização Para Mecanismos de Busca é o conceito que engloba simplesmente tudo que você precisa fazer para sua página de vendas online ou blog posicionarem nos primeiros lugares dos resultados orgânicos dos sites de busca, cujo principal é o Google. 

Investir em estratégias SEO para vender online significa usar técnicas essenciais no seu site para que ele seja encontrado pelos usuários que pesquisarem sobre seu produto, serviço ou mercado.

Imagine quantas empresas oferecem cursos online de gastronomia, por exemplo. Uma empresa deste setor, que pretende vender na internet, precisa aparecer nos primeiros resultados da página do Google. E só com SEO isso é possível. 

Veja as vantagens de investir em SEO para vender na internet

  • Alcance – Há muito tempo, para divulgar produtos, serviços ou marcas, o empreendedor precisava desembolsar uma quantia enorme para divulgar na TV, no rádio ou nas mídias impressas. Hoje, com o poder da internet e uma boa estratégia SEO para vender online, seu site pode ser encontrado em qualquer lugar do país;
  • Baixo custo – Estratégia SEO para vender online é uma das práticas mais baratas do para e mais vantajosa no ramo de vendas pela internet. E mais, otimização SEO oferece tráfego de qualidade para seu site, pois os visitantes estão realmente interessados no seu negócio;
  • Desempenho – Um site que configura nas primeiras posições dos resultados de pesquisa gera um tráfego de maior qualidade. Em decorrência disso, seu site terá melhor performance e mais chances de converter vendas. Estratégia SEO para vender online melhora inclusive o número de acessos;
  • Rentável – Segundo a Search Engine Land, mais de 70% dos usuários não clicam nos anúncios pagos que aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Ou seja, estratégia SEO para vender pela internet gera mais clique do que um anúncio;
  • Reputação – os consumidores reconhecem as empresas que aparecem nas primeiras posições como lideres no mercado que ele pesquisa. È essencial para quem quer vender online ser reconhecido como um dos principais especialistas do mercado. 

Começando a vender ou alavancar as vendas pela internet

Como começar a vender na Internet

Primeiro você precisa saber que quanto mais você plantar, mais vai colher. Não importa se você quer alavancar seu negócio ou está iniciando suas vendas online. Sua dedicação será o pilar principal para alcançar o sucesso. 

O segundo passo é procurar trabalhar com algo que goste para não ter frustrações.

O seguinte é definir o que e para quem você quer vender. Estude o mercado para descobrir qual a melhor estratégia para vender online. Obter resultados com vendas pela internet exige seriedade, planejamento e trabalho organizado. Veja os pilares para começar a vender na internet abaixo:

Público-alvo

Estude seu nicho de mercado. Faça uma pesquisa minuciosa sobre quais são as necessidades do seu publico. Se você vai vender rodas para automóveis, busque saber o que os usuários estão pesquisando nas ferramentas de busca online;

Análise de produto

Procure por produtos que já tem no mercado e análise o que você pode trazer para inovar; o que esse produto não tem que você vai oferecer no seu. Faça algo diferente que se destaque diante os produtos da concorrência;

Concorrência

Veja como sua concorrência age no mercado. Não tente competir com um concorrente maior. Se você quer vender roupas, por exemplo, não pode querer o publico da Gucci. Escolha um nicho mais enxuto com potencial elevado;

Identidade

Para cativar seu público-alvo é preciso ter uma marca sólida e conceitual. Não precisa se preocupar com perfeição. Feito é melhor do que perfeito. Defina a estética da sua marca, cores, desing, logomarca. Tenha identidade visual atraente para conquistar seu cliente;

Pesquisa com consumidores

Esta é uma das principais e você não precisa se desesperar. Comece com amigos, crie um formulário e compartilhe em lugares que o seu tipo de consumidor. Se você pretende vender um curso de inclusão digital para idosos, por exemplo, o lugar ideal para fazer a pesquisa é em asilos;

Conhecer seus clientes e saber o que eles precisam é fundamental para o sucesso de suas vendas online. 

Cobrança dos produtos

Depois disso tudo, você deve estar curioso sobre como cobrar pelos produtos e como enviá-los aos consumidores. Calma, tem caminhos muito mais simples do que você imagina. 

Há plataformas de pagamentos que você pode integrar ao seu negócio. Esses sistemas permitem que duas partes realizem transações monetárias pela internet. Para utilizá-los basta se cadastrar com um e-mail e uma conta bancária. 

O dinheiro das vendas vai para uma conta virtual, e você poderá transferir para sua conta bancária corrente ou poupança. As principais plataformas de pagamentos são: PagSeguro; Mercado Pago; Paypal; Cielo, entre outras. 

Verifique as taxas e comissões de cada uma delas e escolha a que melhor se encaixa no plano do seu negócio. Além disso, você pode utilizar meios de pagamentos personalizados, sem intermediações, como transferência bancária, depósito em conta ou, até mesmo, dinheiro em espécie.

Como entregar os produtos

Agora que você já sabe como receber ao vender pela internet, precisa ter um sistema de entregas eficiente para não causar nenhum tipo de transtorno ao cliente. 

Hoje, tem muitas empresas com plataformas digitais que oferecem serviços de entregas personalizados para você incorporar na sua loja. Mas você pode, também, fazer integração com os Correios. Assim, quando um cliente consultar o valor do frete na sua loja, ele vai ter acesso aos mesmos preços da estatal. 

Mas fique atento porque os Correios transportam somente produtos de no máximo 30 quilogramas e pacotes com dimensões de até 200 centímetros. Então, se sua intenção é vender pela internet produtos que exigem mais flexibilidade na hora da entrega, busque um modelo de entregas personalizadas. 

Pós-vendas

Pós-vendas online

Quando se trata da jornada de compra do cliente, devemos saber que ela passa pelo antes, durante e o depois. E tornar essa jornada na melhor experiência vai, com certeza, fidelizar seus clientes.

O pós-venda é muito importante para que essa experiência seja positiva. Depois que o cliente realizou a compra no seu negócio, sua empresa precisa continuar sendo relevante para ele. 

Muitas empresas de grande porte utilizam programas de fidelidade, mas essa não é uma realidade dos microempresários. Quem deseja vender online precisa conhecer seus clientes, e o pós-venda é uma das principais ferramentas para realizar essa tarefa.

Você sabia que uma nova venda custa de 5 a 7 vezes mais do que manter uma atual? Pois é. Além de alcançar um lugar de destaque em meio à concorrência, um bom pós-venda é mais barato do que uma estratégia de captação de clientes.

Muitas pessoas se sentem inseguras comprar online e precisam de suporte, mesmo que não tenha saído nada de errado com a compra. E lembre-se que um serviço de pós-venda é primeiro passo para novas vendas online.

Por isso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a ter um bom pós-vendas. Veja: 

  • Dúvidas – Tenha um sistema e uma equipe em prontidão para esclarecer as principais dúvidas dos clientes. Inclusive durante a compra, pois ele pode desistir da compra por falta não conseguir respostas. Isso pode ser feito com um chat online, telefone, e-mail ou até o WhatsApp Business;
  • Agradecimento – Após o cliente efetuar a compra, entre em contato com ele para agradecer pela compra. Prepare mensagens cativantes e confortantes para que seu cliente se sinta seguro em comprar na sua loja. Mantenha o sempre por perto; 
  • Contato – Conquiste seu cliente através do atendimento. Antes, durante e principalmente depois da compra. E seja transparente: se ocorrer problemas com a entrega, por exemplo, avise-o. Todos somos sujeitos a erros. E o seu cliente será compreensivo, desde que você não ignore o problema dele; 
  • Ofereça benéficos e mimos – Envie cartões de desconto na próxima compra juntos com a mercadoria ou por outro canal. Outros pontos interessantes são os mimos e os tratos; uma embalagem simples com o nome e uma mensagem de carinho custa baratinho, mas é muito arrebatador;
  • Política de trocas e devoluções – tenha uma politica clara sobre este assunto. Evidencie os principais pontos dessas politicas durante a jornada de compra. Tente aliviar a frustração do cliente e tenha uma equipe pronta para auxiliá-lo, em casos de trocas ou devoluções; 

Trabalhar com vendas na internet é vantajoso, pois você é seu próprio patrão e quanto mais você trabalhar, mais vai lucrar. Mas lembre-se que é preciso muito esforço.

Bom, te mostrei tudo que você precisa para começar a vender pela internet ou impulsionar seu negócio de vendas online. Agora, é só trabalhar bastante para se tornar sucesso em vendas pela internet. 

Ah, meu objetivo neste artigo não é vender cursos, mas eu simplesmente não posso deixar de falar deles, pois são considerados como os melhores por milhares de pessoas da nossa área.

Espero que possa aproveitar este conteúdo. Boas vendas!

Infográfico - Vendas Online: Como vender pela Internet

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram