Copywriting | A Arte de Escrever Textos que Vendem

Copywriting | A Arte de Escrever Textos que Vendem

Uma das bases do sucesso de um empreendedor digital está em criar conteúdo para atrair pessoas, é o que chamamos de geração de tráfego através do marketing de conteúdo. Porém, é preciso que os textos dos seus conteúdos sejam capazes de levar o visitante a realizar uma determinada ação. E é aí que entra o copywriting.

Todos os dias eu analiso blogs de alunos do curso Fórmula Negócio Online, e percebo que alguns tem dificuldades em escrever bem. Isso é muito comum no Brasil, infelizmente poucos brasileiros tem um hábito regular de leitura, de escrita então, nem se fala… O copywriting é ainda mais desafiador, pois além de escrever bem, é preciso escrever com persuasão, é preciso convencer o leitor a tomar uma ação que você quer que ele tome.

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Copywriting é um dos elementos mais importantes para o sucesso no marketing digital. 

O bom disso tudo, é que você pode aprender como se tornar um copywriter, que é o redator que é capaz de criar textos usando copywriting. As habilidades de um bom copywriter podem ser aprendidas e desenvolvidas por você. E é isso que vamos falar neste artigo, você vai aprender como escrever textos de alta conversão em vendas, dominando as técnicas de copywriting.

Este artigo serve tanto para produtores quanto para afiliados, os princípios são basicamente os mesmos e podem ser aplicados por ambos.

Boa Leitura!

O que é Copywriting

Podemos dizer que o copywriting é uma verdadeira arte, onde são produzidos textos estrategicamente para levar pessoas a realizarem uma compra.

Copywriting é arte de escrever textos que vendem.

Porém, o processo de vendas no marketing digital é mais elaborado do que uma venda em uma loja tradicional. É preciso atrair pessoas que tem um determinado interesse, gerar relacionamento e aí sim realizar a venda. Dessa forma, as técnicas de copywriting podem ser usadas para capturar leads, fazendo com que a pessoa baixe uma isca digital, inscreva-se para receber e-mails… e outras ações que vão tornar o visitante em lead.

Todo esse processo de vendas é influenciado pelo copywriter, pois toda mensagem de texto terá uma função de levar a pessoa a tomar uma ação.

Copywriting é realmente importante?

O copywriting é um dos pontos vitais para o sucesso no marketing digital, uma habilidade que precisa ser buscada e desenvolvida por empreendedores digitais. O simples anúncio no estilo “compre meu produto” não tem poder nenhum de convencer alguém realizar uma compra. As pessoas simplesmente não têm paciência nenhuma com propagandas e anúncios.

Um texto elaborado com técnicas de copywriting terá como função quebrar essa barreira, precisa convencer o receptor da mensagem a comprar. E não é esse o objetivo de todo empreendedor digital? Realizar vendas?

Se são técnicas para vender mais, com certeza você deve aprender como usa-las. Elas são realmente importantes para você ter sucesso.

A partir de agora vamos nos concentrar nos elementos necessário para que você possa aprender a utilizar as técnicas de copywriting.

Copywriting no Título

Com certeza você já ouviu aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”. A primeira impressão que o seu potencial cliente vai ter do seu texto de vendas está no título (ou headline). Todo texto que você produz vai ter um título.  Os artigos deste blog têm títulos, os e-mails que eu envio têm títulos, vídeos no Youtube têm títulos, publicações nas redes sociais tem uma head line.

O primeiro contato do seu potencial cliente com sua copy será no título.

A principal função do título é captar a atenção da pessoa, porém existem outras funções que são muito importantes. Um bom título é capaz de comunicar uma mensagem completa ao público alvo, e deve atrair o leitor para o corpo do texto.

 

Modelos de Copywriting para Títulos

  • Títulos Diretos: Vão direto ao ponto central do problema. Não há nenhum tipo de gatilho, na maioria das vezes vão corresponder a pesquisa exata feita pelas pessoas no Google. Exemplo: “como ganhar dinheiro na internet” | “como trabalhar em casa”. Uma das vantagens desse modelo é que facilita a estratégia de SEO.
  • Títulos Indiretos: Tem uma abordagem mais sutil, vão buscar aguçar uma curiosidade na mente do leitor, onde a resposta estará no texto da copy. É possível ainda fazer um título que não tenha a mensagem principal nele, mas que leve ao clique. Eu utilizo essa estratégia principalmente nos e-mails. Exemplos: “Você sabe fazer isso?” | “Sim eu FIZ tudo isso (revelações)”.
  • Títulos de Notícias: São como notícias de algo relacionado ao público-alvo. Por exemplo, eu posso fazer esse tipo de anúncio para os meus clientes ao lançar um produto novo. “Lançamento do meu mais novo curso…”.
  • Título, Como Fazer _________: Um dos tipos de títulos mais poderosos, sem dúvida alguma. Está presente em todos os lugares. Pode ser usado com variações, mas sempre iniciando com “Como”. Como fazer, como ganhar, como conquistar…
  • Título no formato de pergunta: Bem simples de se criar, fazendo uma pergunta de um assunto de interesse do público alvo. Exemplo: “Você sabe fazer vídeos?”
  • Título no formado de ordem: Usa-se os verbos no formato imperativo, dando uma ordem direta. Exemplo: “Clique aqui ou arrependa-se”, “Faça isso ou…”
  • Título com testemunho: No formato de uma prova social, alguém falando algo sobre o produto. Exemplo: “minha vida mudou após o Fórmula Negócio Online…”

Essa estrutura de título também pode ser usada na primeira frase de cada elemento do texto. O objetivo é sempre manter o leitor comprometido com o restante do texto, mantendo-o atento até a conclusão, onde é finalizado com uma chamada para ação.

Títulos, subtítulos e bullet points em artigos

O modelo dos 4 U´s ajuda a criar todos os títulos, subtítulos e bullet points que devem:

  • Ser útil para leitor;
  • Criar um senso de urgência;
  • Criar a ideia de benefício único;
  • Através de um caminho ultra específico.

Existem outras formas para fazer títulos com alto poder de conversão, aqui no blog temos um artigo em duas partes sobre isso com 93 modelos de títulos irresistíveis, clique aqui para acessar.

Estrutura ideal do copywriting

Estruturando uma Copywriting Persuasiva

Uma copywriting persuasiva em páginas de vendas, e-mails, um post de blog e até em ebooks. Nela devem estar presentes alguns elementos para que ela cumpra o objetivo para o qual está sendo criada.

Importante: Todo conteúdo produzido por empreendedores digitais vai ter um certo grau de copywriting, por exemplo, este artigo tem elementos de copywriting, mas não é um texto totalmente voltado para vendas, como é o texto da página de vendas do Fórmula Negócio Online, recomendo que você clique aqui e visite a página de vendas. Observe como o texto foi feito com o objetivo de finalizar a venda.

A seguir vou te ensinar os elementos que eu utilizei para criar a copywriting das minhas páginas de vendas. Como exercício para você se tornar um copywriter de sucesso, procure identificar esses elementos

Elementos de uma copywriting persuasiva

  • Foco no Leitor: o leitor precisa ter claro o porquê ele deve ler o texto da copy. E isso é feito através de pequenas promessas que vão sendo feitas e o cumprimento das promessas vai sendo realizado no decorrer do texto. Importante sempre retomar as promessas para o leitor. Ele precisa ter bem claro os benefícios que ele terá ao comprar o produto.
  • Propósito do texto: O texto como um todo deve ter um propósito específico, porém cada parte do texto deve ter uma ideia que transmite um propósito menor, mas que faz parte do propósito maior do texto. Por exemplo, este artigo. O propósito maior é explicar copywriting, e em cada subtítulo tem um propósito menor, com o objetivo de cumprir o propósito maior.
  • Afirmações específicas: Use afirmações específicas seguidas das razões daquela afirmação. Isso gera confiança no leitor.
  • Credibilidade: As pessoas prezam por credibilidade. Se você está doente, você vai procurar por um médico de credibilidade. Esse elemento deve estar presente na sua copy. Provas sociais e depoimentos são fundamentais para aumentar a credibilidade. Sem contar resultados com o produto que você vende. O mesmo serve se você for afiliado, mostrando os seus resultados com determinado produto, ou resultados de várias pessoas com o produto.
  • Faça a oferta: Uma copywriting é um texto de venda. Se você está vendendo algo, é preciso que você faça a oferta para o leitor. É a chamada para ação para que ele compre seu produto.
  • Respostas: O seu texto é feito com diversas promessas, essas promessas serão como perguntas na mente do leitor, e você deve responder essas perguntas. Repare no texto da minha página de vendas que eu faço várias promessas e respondo em qual aula e módulo o leitor terá a resposta, após adquirir o produto.

Esses elementos vão funcionar como um guia para o leitor, vão gradativamente conduzindo ele até a compra.

modelo de benefícios e recursos no copywritng

A importância dos benefícios na copywriting

O seu potencial cliente precisa entender os benefícios que ele terá ao comprar o seu produto, se isso não ficar claro para ele, ele simplesmente não comprará. Os benefícios são os resultados que ele terá ao aplicar o que o produto propõe.

O meu treinamento Fórmula Negócio Online propõe a criação de um negócio online. O benefício do meu treinamento não é ter um negócio online, esse é o recurso que ele terá para atingir os benefícios. Os benefícios para o meu público-alvo são:

  • Conseguir independência financeira através de um negócio online;
  • Flexibilidade de tempo, podendo trabalhar no horário que achar melhor;
  • Trabalhar em qualquer lugar, bastando um computador conectado a internet;
  • Mais tempo para ficar com a família…

Esses são exemplos de benefícios, o que a pessoa terá ao colocar em prática o que é proposto pelo produto.

Falando sobre os Recursos na copywriting

Os recursos precisam ficar claros no texto da copywriting, eles é que possibilitarão atingir os benefícios prometidos. Nas minhas páginas de vendas eu explico detalhadamente o que é ensinado em cada módulo e como cada coisa é importante para criar um negócio online de afiliados que venda todos os dias.

A compreensão que esses recursos realmente funcionam servem de suporte para a tomada de decisão por comprar o produto. O potencial cliente percebe claramente os benefícios que terá e consegue visualizar o caminho a ser trilhado para alcançar os benefícios. Ele sabe claramente quais recursos terá para chegar aos objetivos.

Ao falar dos recursos é importante que mostre que é fácil utiliza-los e que em toda jornada ele contará com ajuda para isso. É exatamente isso que eu faço, eu apresento os recursos, como a criação de sites e blog, canal no YouTube, geração de tráfego, criação de e-mail marketing e sempre deixo claro que tudo é ensinado em aulas passo a passo e ainda conta com um suporte para dúvidas.

O copywriter precisa explicar os recursos que o potencial cliente terá para alcançar os benefícios prometidos.

Fazer copywriting mostrando os benefícios, faz com que o lado emocional do cérebro seja ativado. Os desejos de uma pessoa são ativados dessa forma. Já quando você mostra os recursos que ele terá para chegar os benefícios, o lado racional é ativado, convencendo o potencial cliente que de que é possível alcançar aqueles benefícios desejados.

O ponto seguinte é saber como criar uma oferta verdadeiramente irresistível, vamos ver como criar uma oferta altamente conversora para que sua copywriting fiquei perfeita.

modelo de oferta irresistível

Copywriting e o modelo de oferta irresistível

Formular uma oferta irresistível significa contar uma história que as pessoas querem ouvir, para que eles possam responder naturalmente e realizar a compra. Ninguém tolera o modelo de vendas onde o vendedor ao te ofertar um produto, tenta te “empurrar goela a baixo”. As vendas só vão acontecer se a oferta for irresistível, assim como é impossível resistir ao seu prato favorito.

O modelo de oferta irresistível faz parte das técnicas de copywriting, vamos conhecer como fazer uma oferta irresistível.

O produto e a oferta irresistível

Costumamos pensar que fazer uma oferta é falar sobre as características do produto. E que ao fazer isto, a pessoa já será convencida de comprar. Anteriormente no artigo, já falamos sobre alguns “segredos” para fazer uma copywriting, falando dos benefícios e dos recursos para isso. O produto faz parte da sua oferta irresistível, mas não é a oferta em si.

Leia também: Como Trabalhar em Casa – Guia Completo

Copywriting e os Elementos da Oferta Irresistível

Vamos agora conhecer os elementos que precisam estar presentes na sua oferta irresistível. É um modelo simples e de aplicação direta, basta você seguir os passos e poderá criar ofertas irresistíveis dos seus produtos, mesmo se você for afiliado.

#01 – Atração

O primeiro elemento da sua oferta irresistível é a atração do seu potencial cliente. Ele precisa se sentir atraído pela sua oferta. Isso é feito de uma forma bem simples. Uma promessa que é capaz de atrair a atenção dele. É como um gancho que é usado na pescaria, ele é usado para pescar os peixes certos. Os títulos vão ser fundamentais nessa fase da oferta, precisam cumprir a função de fisgar a atenção.

Eu uso diversos ganchos em minhas comunicações, eu sempre gosto de dar exemplos daquilo que eu faço, para que fique melhor a compreensão. Nos meus vídeos eu faço dois tipos de ganchos, o primeiro é sobre o conteúdo que abordarei no vídeo, o objetivo é garantir que a pessoa assista o maior tempo possível do vídeo. O segundo gancho eu falo sobre o meu produto Fórmula Negócio Online, fazendo a promessa principal do meu produto: montar um negócio online completo e ganhar dinheiro na internet, e enfatizo que todo o processo de montagem é passo a passo…

No vídeo eu não posso alongar muito esse gancho do produto, mas já começo a criar a atração para o produto, e a partir disso vou trabalhando outros aspectos da atração, como a entrega de uma isca digital.

Isca Digital

Atualmente eu trabalho com 5 e-books de alto valor para serem as iscas digitais. São e-books gratuitos que eu entrego em troca do e-mail do meu potencial cliente, a partir desse ponto, esse potencial cliente passa a ser chamado de lead. A isca digital é uma poderosa técnica de atração.

A isca digital é formatada para cumprir duas funções, aumentar o interesse do lead pelo produto e também entregar conteúdo de valor. Não basta simplesmente criar um e-book para falar do produto, o e-book direciona para o produto, mas ele tem um conteúdo que é de interesse do lead. Aqui no blog eu disponibilizo meus e-books no menu, recomendo que você clique e faça o download para poder ver como estão formatados.

Saiba mais sobre iscas clicando aqui.

#02 – Mostrando o Caminho

Se no primeiro elemento de atração a função principal é atrair com uma promessa, o segundo elemento é mostrar o caminho para chegar no que foi prometido. Não é uma ampla descrição detalhada de como o lead conseguirá o que foi prometido.

Repare nos meus vídeos e veja que eu sempre dou uma pequena descrição do produto. Nesse ponto é importante dar alguma informação que mostre a autoridade sua e/ou do produto, eu faço isso informando que o Fórmula Negócio Online é o treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio online do zero.

No final do artigo eu vou deixar o link para o meu vídeo de vendas, fica como mais um exercício para você. Identificar cada um desses elementos no vídeo. No vídeo de vendas eu trabalho esses elementos de forma mais aprofundada, pois que chegou até ele tem muito interesse em relação ao produto.

#03 – Contar a História

Quem trabalha com produção de artigos sabe da importância de se contar histórias para envolver o leitor. No copywriting a função é a mesma. Contar a história relacionada a você e ao produto gera envolvimento do lead, fazendo com que ele entenda as informações mais facilmente, e assim se torna mais receptivo a comprar o produto.

Existem alguns modelos para contar essa história, neste artigo não vou ter “tempo” para te explicar tudo, mas em breve teremos outros sobre o tema aqui no blog. Vou deixar um breve resumo do modelo mais usado para contar histórias que é conhecido como jornada do herói.

Modelo para Contar a História

  • Jornada do Herói: Consiste em mostrar a evolução do herói, os desafios que foram superados em uma circunstância difícil.
  • Inimigo: Todo herói tem um inimigo a ser vencido, para que a história seja envolvente o seu inimigo tem que ser em comum com o seu público. No meu caso os inimigos são a falta de tempo, liberdade financeira, tempo com a família…
  • Solução: Como o inimigo foi derrotado, como o herói da história se transformou após vencer este inimigo.
  • Herói de todos: a última fase dessa história consiste em mostrar que se você venceu este inimigo em comum, o seu lead também pode vencer. E pode fazer isso por um caminho mais fácil, que já foi trilhado. Se o herói da história comeu o “pão que o diabo amassou” para conseguir superar o inimigo, o seu lead poderá fazer o mesmo comendo um pão fresquinho. (rsrsrs)

#04 – Entrega de Conteúdo

Após contar a jornada do herói é preciso que seja entregue o conteúdo prometido. O conteúdo entregue vai mostrar para o lead o potencial do produto na vida dela. No caso do meu treinamento eu preciso mostrar para pessoa que o produto é excelente para atingir os objetivos de vida que a pessoa tem. Ela precisa enxergar o produto não como um gasto, mas como uma oportunidade.

Importante que você saiba que não é falar do produto em si, você vai falar de um conteúdo relacionado ao produto, mostrar o mercado, o potencial de ganhos e aí o lead começa a ver o produto como oportunidade.

Esse modelo se aplica a qualquer tipo de produto, basta fazer as adaptações necessárias. Suponha que fosse um produto sobre emagrecimento, o conteúdo entregue ia falar sobre emagrecimento, as vantagens de se emagrecer… e o produto é a solução para emagrecer. Importante você conhecer e utilizar gatilhos mentais nessa fase da oferta irresistível.

Aqui no blog tem um guia completo sobre gatilhos mentais, clique aqui para acessar.

#05 – Conclusão da Oferta

De forma bem resumida, vamos entender como fazer o fechamento da oferta irresistível.

  • Apresentar o Produto: Os passos anteriores prepararam o lead para esse momento, ele já entendeu a oportunidade que está sendo oferecida, agora precisa apresentar o produto. E isso é bem simples, precisa dizer o que é o produto, o que ele faz e os resultados que ele proporciona.
  • Bônus: Os bônus funcionam como um impulsionador para a compra. São extras que vão ser oferecidos junto ao produto. Eu ofereço diversas ferramentas para ajudar na construção do negócio online e dezenas de outros bônus. Importante que os bônus sejam relacionados.
  • Garantia: Mostrar a garantia do produto, indico que você trabalhe com produtos que ofereçam no mínimo uma garantia incondicional de 30 dias. Para produtos digitais a garantia é fundamental para a compra.
  • Preço: E por último, o preço. Importante que seja por último mesmo, pois nesse estágio da oferta o lead não ver como um custo, mas sim como um investimento de valor.
  • Chamada para Ação: É a chamada final e decisiva para a compra do produto.

como ser um copywriter

Conclusão | Copywriting

Para concluirmos, recomendo que você siga o modelo AIDA para ser vir de roteiro para sua Copywriting:

A – Atenção: Ganhe a atenção do seu potencial cliente;

I – Interesse: Desperte o interesse dele pelo produto;

D – Desejo:  Transforme o interesse em Desejo pelo produto;

A – Ação: Conduza a ação esperada pela sua copy, isto é, o objetivo almejado.

Esse foi um artigo com mais de 3.000 palavras, mas longe de esgotar o assunto copywriting. Recomendo que leia os artigos de gatilhos mentais, para se aprofundar no assunto e também continue acompanhando os artigos aqui do blog, publicamos novos conteúdos quase que diariamente.

Ah, e não deixe de comentar! Ok? 😉

Alex Vargas

Infográfico | Copywriting

 

Infográfico Copywriting com Modelo de Oferta Irresistível

Deixe Seu Comentário

  1. Muito top, esse artigo é um super E-book Grátis rsrs, já tenho seu curso, muito top também, tenho também outros, pois esse ramo do Marketing Online é maravilhoso porém é preciso muito conhecimento para criar autoridade e se destacar.

  2. Ótimo artigo!!! Gostei muito mesmo!!!
    Mesmo com mais de 3.000 palavras a leitura passou tão rapido rsrs quando percebi já estava no fim rsrs e olha que li em voz alta e gravei para ouvir depois rsrs.
    Forte abraço, muita saúde e sucesso p vc!

Deixe Sua Opinião

Thanks!