07 Dicas Para Crescer Seu Canal No YouTube Alex Vargas 2016/08/14 at 9:00am 2017/09/29 at 5:37pm

O YouTube, nos últimos anos, acabou se tornando uma fonte de renda residual para muitos brasileiros. Temos profissionais youtubers ao redor do mundo. Isso, obviamente, despertou o interesse de muitas pessoas na plataforma.

Afinal de contas, quem não ganhar dinheiro fazendo o que gosta? E é justamente essa a proposta do YouTube. Entretanto, para alcançar este sonho é preciso, primeiro, crescer seu canal no YouTube!

E é para tentar realizar este sonho que eu resolvi criar este artigo. 07 dicas matadoras para que você possa crescer seu canal do YouTube. Mesmo que ele não esteja com nenhum inscrito, ainda.

Mas, antes disso, que tal dar um CTRL + D para adicionar este artigo aos seus favoritos e voltar aqui para conferir estas dicas, sempre que for necessário?

Primeira dica – O Nome Do Canal

crescer seu canal no youtube1

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Qua o Nome Do Seu Canal Do Youtube?

A primeira dica da nossa lista é lá no começo, na fundação do seu canal: O nome do canal. Apesar de ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, é fundamental fazer a melhor escolha possível. Antes mesmo de criar o canal propriamente dito.

Para isso, é preciso que você determine, antes de mais nada, qual é o seu objetivo com este canal.

Se você pretende divulgar uma marca ou produto;

Se pretende divulgar alguma personalidade (podendo ser você mesmo);

Ou se você quer apenas atuar em um nicho, sem ter uma marca ou personalidade já conhecida.

Nos dois primeiros casos, é fundamental que a marca/produto ou personalidade já tenha alguma, nem que seja pequena, fama no mercado. Se for o caso, basta colocar como título do canal, o nome em questão.

Caso contrário, você vai se encaixar no terceiro item e, então, é preciso criar um título criativo. E que – ao mesmo tempo – encaixe alguma palavra-chave relevante para o público do nicho escolhido.

Por exemplo, se você vai criar um canal com conteúdo de jogos, é interessante utilizar palavras-chaves que os usuários utilizam para encontrar este conteúdo, como por exemplo: Gameplay, jogos, games, etc.

Assim, os nomes ficariam “FulanoGames”, “Gameplay do Fulano”, “Jogos do Fulano” e assim por diante.

Ao encaixar uma palavra-chave em um nome interessante, é bem provável que seu público-alvo acabe encontrando o canal, enquanto busca pelo conteúdo que você está querendo produzir.

Um exemplo na prática deste esquema é o consolesejogosbrasil, que possui mais de um milhão de inscritos.

Segunda dica – Periodicidade

crescer seu canal no youtube3

Periodicidade De Conteúdo

A segunda dica desta lista é com relação a periodicidade do conteúdo que você publicará. É preciso entender que o cérebro humano adora padrões e rotinas. Portanto, o melhor modo de agradar o subconsciente de seus futuros inscritos é fornecer um conteúdo periódico.

Para tanto, procure descobrir em quanto tempo o seu público-alvo consume a informação dos seus vídeos. E posteriormente a que frequência eles buscam por mais informação.

É a média entre estes dois números que definirá de quanto em quanto tempo você postará um novo vídeo.

Mas, indo além dessa questão da mente humana, temos também o esquema de ranqueamento de canais do próprio YouTube. Ele define os canais mais bem ranqueados, que têm seus vídeos sugeridos para mais pessoas.

A boa notícia, neste caso, é que o YouTube preza pela periodicidade do canal. Pois isso mostra para a plataforma que você está, realmente, interessado em criar conteúdo para o YouTube. E não apenas publicando um vídeo “na vida e outro na morte”.

Terceira dica – Quadros, Categorias e Playlists

criar canal no youtube4

Quadros, Categorias e Playlists

Antes de começar a criar conteúdo, entretanto, é preciso estipular quais serão as categorias e tipos de vídeo que você planeja publicar para crescer seu canal no YouTube.

Primeiro, porque é muito mais fácil criar conteúdo quando você tem um assunto pré-definido para aquele projeto. E é por isso que os canais mais famosos possuem quadros fixos e vídeos organizados em playlists.

Portanto, antes de começar a gravar (ou editar) defina quais quadros existirão no seu canal. E como você pretende preenche-los com informações úteis ou interessantes ao público.

Isso vai lhe manter motivado a criar e, ainda, garantirá que seus vídeos colocados em determinadas categorias e playlists sejam vistos mais vezes. Isso gera mais inscritos e – consequentemente – mais renda.

Quarta dica – Cenário e Visual

crescer canal do youtube5

Cenário e Visual

É de suma importância que seu canal possua um cenário organizado. Claro que você não precisa montar um estúdio ou alugar um espaço só para fazer isso. Basta escolher uma parte da sua casa mesmo que esteja organizada, limpa e com uma alguma decoração (que pode ser bem modesta mesmo).

É importante que você procure passar o máximo de profissionalismo em cada um dos vídeos. Pois, o público é bastante seletivo com o que ele irá consumir, sendo assim, se você não tiver um visual bacana como fundo, é bem provável que seu canal nunca decole. Uma dica é fazer o uso de Chroma Key.

É claro que existem alguns casos de virais onde, mesmo com um cenário caótico, o vídeo se tornou extremamente popular. Mas, você se lembra qual é o segundo vídeo mais popular daquele canal? Não?

Pois é, isso acontece porque aquele primeiro decolou devido ao seu conteúdo fora do comum. Entretanto a estética não agradou, de modo que não fidelizou inscritos.

Logo, esteja sempre com um visual legal, para quando aquele seu vídeo bombar, as pessoas continuem querendo consumir mais e mais conteúdo.

Quinta dica –  Título e Thumbnail

crescer seu canal do youtube6

Título e Thumbnail

A quinta dica da nossa lista é com relação ao título e thumbnail de cada um dos vídeos que você publicará.

Afinal de contas, quando um usuário pesquisa por algo no YouTube, as duas primeiras coisas que ele verá (e que o farão tomar a decisão de clicar, ou não, no vídeo) são o título e a thumbnail.

Se você não sabe o que é a thumbnail, trata-se daquelas imagens que aparecem na hora de escolher um vídeo. Sim, elas são editáveis.

Portanto, assim que criar o seu vídeo, primeiramente crie um título interessante, que façam as pessoas quererem clicar. Busque um título sincero e não que apenas as faça clicar e sair do vídeo logo em seguida. Tipo de vídeos que prometem algo no título, mas quando vamos ver o conteúdo não é aquilo. Títulos sensacionalistas podem ser um tiro no pé!

Também é importante que este título carregue consigo uma palavra-chave relevante para o seu público alvo, por isso, ele deve ser criado depois do término do vídeo, para garantir que seu título seja relacionado com o conteúdo gravado.

Feito isso, é hora de criar a thumbnail, que deve conter o título do vídeo, a logo do seu canal e – se possível – alguma imagem muito bacana relacionada ao tema, ou um quadro que ficou perfeito no vídeo.

Uma thumbnail bem feita e um título chamativo (com as palavras-chaves corretas). Elas são capazes de fazer verdadeiros milagres, na hora de crescer seu canal no YouTube.

Sexta dica  – O Nome Do Arquivo

Esta pouca gente sabe, mas é de fundamental importância o nome que o seu arquivo de vídeo original (antes de ser postado no YouTube) já esteja com as palavras-chaves relevantes para o canal!

Isso acontece porque o YouTube não leva em conta somente o título que você insere enquanto está fazendo o upload. Boa parte do ranqueamento dos vídeos se dá pelo nome original do arquivo enviado.

Dessa maneira, sempre que terminar de filmar (e editar), renomeie o seu vídeo para o mesmo título que usará no YouTube. Ou somente com as palavras-chaves daquele título. Isso ajudará ao YouTube entender qual é o assunto abordado no seu vídeo.

Sétima dica – Descrição

crescer canal no youtube7

Descrição

E por último, mas não menos importante, temos a dica de ouro e que fará toda a diferença na hora de ranquear ou não ranquear bem um vídeo seu, no YouTube: Descrição.

É de extrema importância que você sempre preencha a descrição dos seus vídeos. Elas lhe dão um campo enorme para trabalhar palavras-chaves que irão definir o conteúdo do seu vídeo, para os mecanismos de buscas do YouTube.

Para tanto, existe uma técnica bem interessante e que rende bons resultados, que é a seguinte:

1. Comece a descrição com o título do seu vídeo (escolhido na hora do upload);

2. Na linha de baixo, cole a URL do mesmo vídeo;

3. Então, escreva uma pequena sinopse do seu vídeo, explicando para seus inscritos qual conteúdo ele irá encontrar no seu vídeo, sempre utilizando as palavras-chaves;

4. Agora, cole os links que você indicou ao longo do seu vídeo (links de downloads, sites, produtos, blogs, redes sociais, etc);

5. Por fim, cole novamente a URL do mesmo vídeo.

Pronto, com estes cinco passos, você vai aumentar – e muito – o modo como os motores de buscas vão encontrar o seu vídeo e assimilá-lo ao conteúdo buscado através das palavras-chaves.

E aí, gostou do artigo?

Compartilhe este artigo com seus amigos nos grupos de Youtubers do Facebook e não esqueça de deixar nos comentários se você já utiliza ou pretende utilizar algumas destas dicas e qual foi seu resultado!

Olha Que Legal Também

5 Compart.
Compartilhar5
Twittar
Compartilhar
WhatsApp