O Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos da maior Rede Social do mundo, o Facebook. Através dela, pessoas e empresas podem criar diversos tipos de anúncios, com os mais variados formatos. Incluindo imagens, textos e vídeos e alcançar pessoas ao redor do mundo vendendo produtos, serviços e gerando engajamento com marcas e causas.

Você conhece o Facebook Ads e o potencial que ele possui? Sabia que esta plataforma de anúncios é capaz de fazer qualquer negócio decolar?

Neste artigo você vai encontrar um Guia Completo sobre o Facebook Ads. Vai aprender o que é e como usar a plataforma no melhor estilo passo a passo.

Também vai descobrir como criar um anúncio, além de entender o significado de termos importantes para você saber utilizar o Facebook Ads com perfeição.

No meu Treinamento Completo, o Fórmula Negócio Online, disponibilizo dois módulos completos sobre o Facebook Ads.

No primeiro eu explico como usar o Facebook por completo, no segundo eu explico como fazer Remarketing no Facebook Ads.

Clique aqui e veja uma aula de apresentação do meu Curso, caso tenha se interessado.

Mas claro… Continue lendo o artigo e confira tudo que você precisa saber sobre Facebook Ads.

Para começarmos, quero falar um pouco sobre a Rede Social Facebook.

A Rede Social Facebook

O Facebook

Mais da metade dos brasileiros está conectada ao Facebook.

Isso representa uma grande oportunidade de fazer qualquer tipo de negócio crescer utilizando essa rede social, que é uma ferramenta incrível.

E a grande maioria dos usuários do Facebook acessa a rede social utilizando um dispositivo móvel, e fazem isso todos os dias.

Isso quer dizer que há um potencial enorme para um negócio dentro do Facebook e que você precisa aproveitá-lo. Caso esteja em busca de ganhar dinheiro online.

Mas, como tudo na vida, esse alcance todo tem seu lado negativo.

Com tantas pessoas acessando o Facebook diariamente, não é nada fácil fazer seus posts aparecerem para os seguidores de sua Fanpage.

Quanto mais usuários, mais empresas disputam a atenção no Facebook.

Para controlar essa situação, o Facebook utiliza um algoritmo que identifica qual conteúdo é relevante para cada usuário, baseando-se no comportamento dele.

O EdgeRank vai determinar o alcance que as suas publicações terão, de acordo com o histórico de conteúdo que você publicou na página.

Esse algoritmo utiliza um critério para avaliar tudo o que você publica em sua Fanpage e o impacto que essas publicações causaram em seu público.

É a partir desse critério que o Facebook define o que será exibido no feed de notícias dos seus seguidores.

É por causa de tanta concorrência, que o melhor a fazer é investir em anúncios pagos.

Assim, você consegue um destaque maior e atingi bons resultados para o seu negócio.

Afinal, de nada adianta trabalhar duro em um conteúdo que praticamente ninguém vai ler.

Ou criar uma oferta de um produto que não chega até ninguém.

Com os anúncios pagos do Facebook Ads você consegue levar a sua oferta ao potencial cliente de forma altamente assertiva.

Facebook como ferramenta de sucesso

As empresas que investem em anúncios no Facebook, sem dúvida geram mais lucro, principalmente pela qualidade da campanha.

Aqui na empresa fazemos anúncios dos nossos produtos, e eles aumentaram o nosso faturamento em mais de 280% nos últimos meses.

Para que uma campanha de marketing digital tenha uma boa qualidade, é necessário dar a devida importância a alguns pontos que precisam ser bem trabalhados.

E você vai conhecer esses pontos no decorrer deste artigo.

Tudo que for trabalhado em seus anúncios no Facebook deve ser pensado em seu objetivo principal, pensado no seu público-alvo.

A partir de agora você vai aprender tudo o que precisa saber para criar campanhas que irão gerar muito retorno para você, através do Facebook Ads.

O que é o Facebook Ads?

O que é o Facebook Ads

Acredito que até aqui você ficou convencido de que será muito difícil conseguir bons resultados para o seu negócio utilizando apenas alcance orgânico, ou seja, sem investir em anúncios.

E é por este motivo que decidi explicar para você o que é o Facebook Ads e como usá-lo para alcançar resultados significativos para o seu negócio.

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, que oferece diversas opções de formatos de anúncios veiculados dentro do próprio Facebook e rede parceira e ainda permite que você meça o retorno dos investimentos que você faz em suas campanhas.

É através dessa plataforma que você vai poder criar e gerenciar as suas campanhas, de forma segmentada e no formato que seja ideal para o seu negócio.

Além disso, a ferramenta alcança também o público que está no Instagram e em páginas que utilizam o pixel do Facebook.

Com o Facebook Ads você é quem controla a segmentação, o formato, o orçamento e o retorno sobre o investimento de suas campanhas.

O Facebook Ads potencializa suas chances de ganhar dinheiro no Facebook.

O Facebook Ads possui um potencial enorme para segmentar e alcançar clientes no mundo todo, dentro das características que você segmentou, como localização, idade, gênero e hábitos de consumo, por exemplo.

 Aliás, o grande diferencial do Facebook Ads é seu poder de segmentação. Por isso, vários e-commerces usam o Facebook Ads para vender mais na Internet.

E, para que você comprove o potencial do Facebook Ads, é necessário que você conheça como tudo funciona, além de possuir uma fanpage para poder criar e gerenciar os seus anúncios, claro.

Para aprender como criar uma Fanpage, clique aqui.

Por isso preparamos este Guia Completo sobre Facebook Ads, para que você aproveite tudo que essa ferramenta tem a oferecer.

Se você ainda tem dúvidas do potencial do Facebook Ads, saiba que é uma estratégia de marketing digital amplamente usada pelas maiores empresas do mundo.

E você também pode usar!

Se você pensar que há 20 anos atrás só grandes empresas podiam fazer anúncios, e agora, na era da Internet, qualquer negócio pode fazer!

Você consegue anunciar com orçamentos baixíssimos, como por exemplo, R$ 1,00 por dia.

Claro que você vai alcançar menos pessoas, mas isso era algo impossível antes.

Motivos para usar o Facebook Ads

Motivos de uso do Facebook Ads

O Facebook continua sendo a maior rede social do mundo e milhares de pessoas do mundo todo estão curtindo, comentando e compartilhando conteúdo em suas redes sociais.

E é nesse momento que elas deixam suas informações pessoais na plataforma, facilitando o processo de segmentação.

É através da segmentação feita a partir dessas informações deixadas pelos usuários que o Facebook Ads vai criar o público ideal para as suas campanhas.

Além disso, através dessa segmentação tão eficaz, o Facebook Ads pode gerar outros públicos, para que você possa criar outros anúncios e direcioná-los, de acordo com cada objetivo.

Há diversos motivos para você se render ao Facebook Ads como estratégia eficaz para o seu negócio, e o seu poder de segmentação talvez seja o principal deles.

Segmentação do Facebook Ads

Segmentação do Facebook Ads

Idade, gênero, estado civil, renda, formação… Exemplo das dezenas de segmentação que você pode usar.

Com o Facebook Ads você pode atingir o público pela idade, gênero, estado civil, renda familiar, quantidade de filhos e outras informações demográficas que você quiser segmentar.

Localização

O Facebook Ads também permite que você atinja o público na localização que você determinar, seja um país, uma cidade e até mesmo um bairro nas proximidades onde você se encontra.

Interesses

Através dos dados que usuários deixam no Facebook é que os interesses deles são identificados.

Esses interesses são definidos tanto através das informações deixadas pelos usuários, quanto através dos dados de navegação em sites que utilizam o pixel do Facebook.

Posicionamento

O Facebook Ads também permite que você escolha o local onde os seus anúncios serão publicados.

Você pode escolher a timeline do Facebook ou do Instagram para exibir os seus anúncios, pode escolher o stories ou na lateral da página, por exemplo.

Para anunciar no Instagram, você também vai usar o Facebook Ads.

Você também pode escolher se os seus anúncios serão exibidos em dispositivo móveis e em que formato eles serão exibidos.

Lookalike (públicos semelhantes)

Outra opção de segmentação que o Facebook Ads oferece é a de criar públicos semelhantes, através do pixel do Facebook instalado no site.

O processo de instalação do Pixel é bem simples, basta seguir o passo a passo informado pelo próprio Facebook.

É através desse pixel que o Facebook Ads recolhe informações dos usuários, juntando aqueles que possuem características iguais e cria um público específico, para você exibir o seu anúncio.

Dispositivos

O Facebook Ads pode determinar quando os seus anúncios serão exibidos e em que tipo de dispositivo.

Seus anúncios podem ser segmentados para serem exibidos em tablet, smartphone ou computador.

Conexões

Você pode segmentar os seus anúncios apenas para os usuários que curtiram sua fanpage e para quem utiliza aplicativos em dispositivos que possuem o pixel do Facebook.

Programação

O Facebook Ads também permite que você determine o dia, a hora e a frequência que os seus anúncios serão exibidos.

Tipos de anúncios

Tipos de Anúncios

O Facebook oferece dez tipos de anúncios para você escolher o que é mais adequado para o seu objetivo.

Confira os tipos de anúncios que o Facebook disponibiliza para você:

1- Reconhecimento da marca

Se você deseja criar uma campanha para conseguir reconhecimento da sua marca, esse é o tipo de anúncio ideal para você.

Esse tipo de anúncio tem como objetivo alcançar o público que está mais inclinado a ver os seus anúncios com mais atenção, o que vai fazer com que a sua marca seja reconhecida.

2- Alcance

Já esse tipo de anúncio tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possível e determinar a frequência em que os seus anúncios serão exibidos para esse público.

Com esse tipo de anúncio você pode alcançar as pessoas de uma determinada localidade, criando o seu próprio alcance, personalizado, de acordo com o direcionamento que você escolher.

Essa opção é excelente para quem possui um negócio físico, como uma loja de roupas, por exemplo.

3- Tráfego

Se você possui um blog ou um site institucional, esse tipo de anúncio é o que você deve escolher, pois ele vai direcionar tráfego do Facebook para páginas externas.

Com esse tipo de anúncio você pode direcionar o tráfego do Facebook para a página de ofertas, para conhecer melhor o seu produto ou serviço, para fazer o download de um e-book ou para onde você desejar.

4- Envolvimento

Nesse tipo de anúncio você tem 3 opções para escolher a mais adequada para o seu objetivo:

  • Envolvimento com a publicação;
  • Curtidas na página;
  • Participação no evento.
  • Envolvimento com a publicação:

Se o seu objetivo for promover uma publicação para aumentar as curtidas, comentários e os compartilhamentos de sua publicação, essa é a opção.

Nessa opção você pode impulsionar as suas publicações no “Gerenciador de Anúncios” ou fazer isso clicando no botão que fica localizado no canto inferior direito da publicação.

Você pode fazer perguntas e pedir a opinião do seu público, divulgar um lançamento e promover uma imagem do seu produto ou serviço.

Todas essas ações geram envolvimento com a sua publicação.

  • Curtidas na página:

O objetivo dessa opção é promover as curtidas na sua página.

Aqui você pode publicar uma imagem com uma descrição da sua página e o Facebook vai promover as curtidas da sua página através do botão “Curtir Página”.

Mas atenção! Mesmo que a sua página receba muitas curtidas, isso não é tão positivo, afinal, nem todo mundo que curte vai se engajar com a página.

O ideal é conseguir curtidas de pessoas que realmente estão interessada em seu produto ou serviço.

  • Participação no evento:

Já a participação no evento é usada para promover um evento no Facebook, usando anúncios e ainda ajuda na interação com o público.

Nessa opção, o Facebook envia notificações para todas as pessoas que participam do evento, sempre que uma tem uma nova publicação ou atualização do evento.

E isso acaba reforçando o compromisso do participante com o evento que está sendo promovido.

5- Instalações do aplicativo

Se você possui algum aplicativo disponível em sua Fanpage, crie um anúncio e logo o aplicativo vai aparecer no feed de notícias do público que você quer atingir e, clicando no anúncio, esse público será direcionado para a página onde vai poder instalar o aplicativo.

6- Visualizações do vídeo

Conteúdo em vídeo é de fácil consumo, pois é uma experiência passiva, em que você não precisa deixar o que está fazendo para assistir, além de ser fácil de compartilhar.

E, cada vez mais utilizado, o vídeo se tornou uma ótima ferramenta de comunicação e de engajamento.

Os vídeos são bem mais visualizados do que publicações contendo imagens. Além de gerar maior engajamento.

Para os anúncios em vídeos também é importante que você faça a segmentação do seu público-alvo.

Você também terá algumas opções de botão para acrescentar em seus anúncios em vídeo, que possuem um link de acesso para página de destino que você definiu.

Alguns desses botões são:

  • Saiba Mais;
  • Cadastre-se;
  • Baixar Agora
  • Reservar Agora;
  • Comprar Agora.

 

7- Geração de cadastros

Esse tipo de anúncio permite que você colete as informações das pessoas interessadas em seu produto ou serviço, facilitando o seu primeiro contato com elas.

8- Conversões

É usado para fazer uma análise de conversão dos seus anúncios.

Você pode usar os anúncios de conversões para aumentar o tráfego do seu blog, promover a página de um produto ou serviço, promover a página de um evento, com o objetivo de impulsionar a venda.

Com anúncios de conversões você também pode capturar leads, promovendo download de materiais relevantes para o seu público.

Nesse tipo de anúncio você pode medir quantas pessoas atingiram o objetivo que você determinou, a partir do clique em seu anúncio.

Para isso, basta usar o pixel do Facebook em páginas como “Confirmação de compra”, por exemplo.

9- Vendas do catálogo de produtos

Nesse tipo de anúncio, você vai poder mostrar ao seu público um catálogo de produtos que você promove.

Esse catálogo é criado a partir de informações do seu público-alvo e possui as informações de todos os produtos que você deseja que o seu público veja.

10- Visitas ao estabelecimento

Se você possui um negócio físico, este tipo de anúncio é o mais indicado para você.

Aqui você poderá criar anúncios de locais físicos ou de eventos.

Nesse tipo de anúncio, você acrescenta o endereço do seu negócio ou do evento que você vai promover e define um alcance geográfico, para que o Facebook localize as pessoas que estão próximas ao local e exiba os anúncios para estas pessoas.

Nesse anúncio, quando você faz a configuração para alcançar as pessoas em determinado raio de distância, o Facebook oferece 3 botões para você escolher o mais adequado para o seu objetivo:

  1. Enviar Mensagem: As pessoas podem se comunicar com você através de mensagem;
  2. Ligar Agora: Ao clicar, o usuário terá acesso ao número de telefone que você disponibilizar;
  3. Saiba Mais: Direciona as pessoas para o seu blog.

Infográfico: Tipos de Anúncios

 

Entenda o Facebook Ads

Entenda o Facebook Ads

Para que você saiba utilizar o Facebook Ads, de forma efetiva, aproveitando tudo que essa ferramenta incrível oferece, é necessário que você se familiarize com os termos que encontrará quando for criar as suas campanhas.

Público

Você precisa definir o público que deseja alcançar, antes de começar a criar o seu anúncio.

Para isso, o Facebook Ads permite que você faça uma segmentação do público-alvo, definindo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Status de relacionamento;
  • Idioma;
  • Localização geográfica (país, estado, cidade ou até o bairro);
  • Formação;
  • Hábitos de consumo;
  • Interesses;

Para que os seus anúncios tenham resultados positivos, é muito importante que você identifique o comportamento das pessoas que você quer atingir.

Conhecendo bem o comportamento do seu público, você vai poder fazer uma segmentação mais eficiente e terá sucesso com os seus anúncios.

Dessa forma, a segmentação será adequada e você não perde dinheiro, investindo no público errado.

Além de investir no público certo, com uma segmentação correta você também vai poder utilizar uma comunicação mais específica para aquele público.

Se você possui mais de uma persona em seu negócio, ou seja, mais de um tipo de público-alvo, o mais adequado é criar anúncios diferentes para cada público, utilizando a comunicação mais adequada para cada um deles.

Para que você conheça melhor as preferências do seu público (ou de cada um dos seus públicos, caso seja mais de um), o Facebook disponibiliza uma excelente ferramenta para te ajudar com essa tarefa, é o Facebook Audience Insights.

Essa ferramenta oferece um panorama de pessoas conectadas com o seu blog ou site e um panorama de pessoas conectadas ao Facebook.

Conhecendo a fundo o seu público, será mais fácil criar campanhas de sucesso.

A ferramenta Facebook Audience Insights oferece para você uma visão geral de dados demográficos, mostrando idade, gênero, escolaridade, ocupação, status de relacionamento, entre outros dados demográficos.

A ferramenta também mostra as preferências do seu público, ou seja, do que o seu público-alvo gosta.

Ela permite que você descubra como essas pessoas se divertem e quais são os interesses e estilo de vida delas.

O Facebook Audience Insights também faz uma combinação entre localização e status de relacionamento.

Como você viu, essa ferramenta pode te ajudar a segmentar o público ideal para o seu negócio através de todas essas informações relevantes.

Orçamento e programação

Neste item você tem duas opções: Orçamento diário e orçamento vitalício.

Orçamento diário

Nessa opção, você vai informar ao Facebook Ads o quanto pretende gastar por cada dia que o anúncio será exibido.

Ao escolher a opção de orçamento diário, você determina a data de início e a data do fim da veiculação do seu anúncio.

Mas também poderá escolher veicular anúncios sem data do fim. Dessa forma, você poderá cancelar o anúncio a qualquer momento.

Essa última opção é boa para fazer testes e, caso o seu anúncio não esteja trazendo retorno positivo, você poderá cancelar quando quiser.

Você pode começar a criar os seus anúncios no Facebook Ads com um investimento bem baixo, de apenas um dia.

E a veiculação desse investimento vai depender de como você segmentou o seu público e também do tamanho da sua concorrência.

Ou seja, quanto melhor segmentado for seu público e quanto menor for a sua concorrência, maior o alcance do seu anúncio.

Mesmo assim, o Facebook possui um critério para verificar o número de pessoas que serão alcançadas pelo seu anúncio.

Mesmo com pouco investimento em anúncios diários, você poderá atingir um público bem específico, com uma comunicação também específica.

Com um orçamento diário e um público bem segmentado, você vai poder criar campanhas efetivas no Facebook Ads para atingir o público que você realmente deseja atingir.

Orçamento vitalício

O orçamento vitalício funciona da seguinte forma: o valor que você investir em sua campanha será o valor máximo que você vai gastar durante todo o período que o seu anúncio ficará em veiculação.

Não importa se o seu anúncio vai ser exibido em um único dia ou durante vários dias, em diferentes horários, o valor do investimento será o mesmo.

No orçamento vitalício, dependendo do tipo de anúncio que vai criar, você também poderá decidir se usará CPC (Custo Por Clique) ou CPM (Custo por Mil impressões) em seu anúncio.

O Custo Por Clique (CPC) é um investimento maior por cada clique, mas o Facebook Ads vai entregar o seu anúncio exatamente para as pessoas com maior probabilidade de clicarem e de engajamento.

Se o seu objetivo for engajar o seu público ideal, esse é o melhor tipo de investimento para você.

Já o Custo por Mil impressões (CPM) é um investimento um pouco menor que o Custo Por Clique. Isso, tendo como base cada mil visualizações.

Esse tipo de investimento é o mais indicado para quem tem como objetivo o reconhecimento da marca.

Feed de notícias

O Feed de notícias é onde o seu público entra em contato com você e onde ele encontra as informações que procura.

Pixel de conversão

O pixel de conversão é um código que permite o acompanhamento da eficiência dos anúncios feitos em páginas da internet, fora do Facebook.

Sua função é rastrear, para identificar quais são os anúncios que estão trazendo bons resultados, além de poder acompanhar também os resultados de cada item que você segmentou.

O pixel também vai otimizar os seus anúncios para o público que ele identificar que possui maior chance de conversão.

Outra função do pixel é criar audiência, de forma agrupada, juntando os públicos similares.

Conversion Lift

O Conversion Lift é uma ferramenta que te ajuda a saber quanto lucro o anúncio está gerando nos negócios adicionais.

Post de página não publicado

Os anúncios que você criar para um público segmentado do Facebook aparecem no feed de notícias dos usuários do grupo segmentado e não em sua timeline, como se fosse um post.

ROAS/ROI (Return over Ad Spend/Retorno Sobre Gasto)

O ROAS é o retorno do investimento feito nas suas campanhas do Facebook.

É o ROAS que calcula quanto a sua campanha teve de retorno em relação ao valor investido, verificando se ela está dando certo.

Medir constantemente os resultados dos seus anúncios é de extrema importância, para você poder identificar se a sua campanha está trazendo resultados e o que você pode fazer para melhorar.

Publicação impulsionada

Publicação impulsionada é quando você utiliza o Facebook Ads para que a sua publicação apareça diretamente no feed de notícias do usuário, melhorando a eficácia do anúncio.

Publicação patrocinada

A publicação patrocinada é quando o Facebook Ads é usado para posicionar o seu anúncio no topo do feed, facilitando a visualização.

Você identifica uma publicação patrocinada pela palavra “patrocinado” que fica no anúncio.

Conversões

Conversões são as ações que você espera dos usuários, como o download de um e-book ou uma compra.

Visualizações de vídeos

Sempre que um usuário acessar o seu vídeo por mais de 3 segundos, é contabilizada uma visualização.

Cliques

Como o próprio nome já diz, cliques é a contagem do total de cliques que o seu anúncio recebeu.

Termos Importantes do Facebook Ads

Custo Por Ação (CPA)

Este termo refere-se ao custo que é pago por cada ação realizada em seus anúncios.

O custo por ação é maior ou menor, dependendo da quantidade de ações que o seu público realizar.

Ou seja, quanto mais ações, menor o CPA.

Custo Por Clique (CPC)

O custo por clique é o valor que você paga cada vez que um usuário clica em seu anúncio.

Custo por 1.000 Impressões (CPM)

O CPM mede o lucro de uma campanha e ele pode ser usado para comparar o desempenho do seu anúncio com os anúncios dos concorrentes.

O CPM mostra quanto você está pagando por cada 1.000 impressões de seu anúncio.

Ele é medido através do valor total que você gastou em sua campanha, dividido pela quantidade de impressões do seu anúncio, multiplicado por 1.000.

Como criar um anúncio

Anúncio do Facebook Ads

Confira a seguir como criar o seu primeiro anúncio.

1 – Escolha um objetivo

Para que você identifique qual o objetivo do seu anúncio, você precisa saber qual é o resultado mais importante que você deseja que ele traga para o seu negócio.

O seu objetivo principal pode ser o reconhecimento de sua marca, pode ser o download de um aplicativo ou a venda de um produto.

2- Selecione o seu público

Você pode selecionar o seu público utilizando as informações que você conseguiu através da segmentação de idade, sexo, localização, renda, hábitos de consumo e todas as outras informações que já foram citadas anteriormente.

3- Escolha onde o seu anúncio será exibido

Depois que você escolher o seu objetivo e selecionar o seu público, é hora de escolher onde quer que o seu anúncio seja exibido.

Você pode escolher exibir o seu anúncio em vários locais ou somente no Facebook, no Messenger, no Instagram.

Além disso, também poderá escolher se o seu anúncio será exibido em dispositivos móveis.

4- Defina o seu orçamento

Defina quanto você pretende gastar em sua campanha e quanto tempo o seu anúncio ficará veiculado.

5- Escolha um formato para o seu anúncio

Nesta fase da criação do seu anúncio, você vai escolher qual será o formato que ele será exibido.

Qualquer um dos formatos que você escolher para o seu anúncio vai funcionar perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo e em qualquer velocidade de conexão.

Você pode exibir uma imagem ou um vídeo e também pode escolher exibir várias imagens em seu anúncio.

6- Faça o pedido

Depois que você enviar o seu anúncio, ele será direcionado para o leilão de anúncios do Facebook Ads, para que seja exibido para o público certo.

7-  Meça e gerencie o seu anúncio

Depois que o seu anúncio já estiver rodando, você pode rastreá-lo para medir o seu desempenho em “Gerenciador de Anúncios” e fazer as modificações necessárias.

As técnicas usadas por copywriters, podem aumentar muito a conversão dos seus anúncios.

Infográfico: Como Criar Um Anúncio

Gerencie os seus anúncios

Monitorando o Face Ads

Como você acabou de ler, o Facebook disponibiliza uma área específica, para você gerenciar os seus anúncios.

Nesta página você pode medir o desempenho das suas campanhas, acompanhar os resultados, a eficácia das ações e poder modificar o que for necessário.

Faça testes e otimize as suas campanhas

O Facebook Ads permite que você crie um conjunto de anúncios com o mesmo orçamento, o mesmo direcionamento e a mesma otimização de veiculação.

Isso permite que você compare o primeiro anúncio com outros que você tenha feito algumas modificações.

Dessa forma, você poderá escolher a melhor versão do seu anúncio, aquela que trouxe mais resultados no mesmo espaço de tempo.

E essa comparação é feita através de dados e estatísticas que indicam qual é a melhor versão do seu anúncio.

Para que a sua campanha tenha sucesso, é necessário fazer testes com alguns pontos importantes. Confira a seguir:

1- Imagem

A imagem é a primeira impressão que todos nós temos de uma marca e com a sua não seria diferente.

E a primeira impressão que o seu público terá do seu anúncio é a imagem que você utilizar.

Pensando nisso, você deve escolher uma imagem que desperte emoções positivas em seu público e que transmita exatamente a mensagem que você quer transmitir com o seu anúncio.

Escolha bem as cores do seu anúncio, escolha bem quem será o rosto de sua campanha e se essa pessoa representa bem a mensagem do seu anúncio.

Dependendo de qual seja o seu nicho, produto ou serviço, usar animais também pode ser uma boa estratégia para cativar o público através da imagem.

Dê a devida importância à imagem do seu anúncio, afinal, como disse o filósofo Confúcio “Uma imagem vale mais que mil palavras. ” E isso é a mais pura verdade.

2- Texto

Dentro do anúncio há diferentes textos para você fazer testes.

Dê a devida atenção a esses textos, pois, mesmo sendo breves, eles são determinantes para o sucesso ou fracasso dos seus anúncios.

Por menor que seja, o texto precisa conter informações relevantes.

Ele divide-se em 3 partes:

  • Headline;
  • Corpo do texto;
  • Descrição.

Headline:

A headline é o título do seu anúncio, é aquele texto que aparece depois da imagem.

Entre os textos que aparecem em seu anúncio, a headline é o que chama mais atenção, então, aproveite esse “poder” que ele possui e escreva algo que desperte o interesse do seu público.

Ao criar o título, você precisa imaginar o seu público vendo o seu anúncio, então, o título precisa chamar bastante atenção, caso contrário, as pessoas não se interessarão em ler o resto.

Você pode criar uma headline oferecendo algo ao público, como o download de um conteúdo de valor para quem clicar.

Corpo do texto:

O corpo do texto deve ser uma continuação da headline, passando informações mais detalhadas sobre o que foi dito na headline.

Ou seja, a headline traz uma introdução sobre o que é o seu produto ou serviço, chamando a atenção do público para o corpo do texto.

E é no corpo do texto que você vai apresentar o seu produto ou serviço.

Descrição:

A descrição será o menor texto do seu anúncio.

Nesta parte você precisa ser bastante criativo. Você pode utilizar os gatilhos mentais para captar clientes.

3- CTA

Teste diferentes tipos de CTA’s e descubra qual é a que traz mais resultado para o seu negócio.

Use toda a sua criatividade e desperte a curiosidade do público para clicar no botão.

Há muitas opções de CTA para você utilizar aquelas que mais dão certo para as suas campanhas.

Abaixo eu cito algumas delas, que você poderá utilizar:

  • Saiba mais;
  • Baixe agora;
  • Cadastre-se;
  • Fale conosco;
  • Inscreva-se;
  • Assistir agora;
  • Comprar agora.

4- Interesses

Teste muitas estratégias para descobrir os principais interesses do público que você quer atingir.

Conhecer quais são os interesses do seu público-alvo vai fazer total diferença na hora de criar as suas campanhas.

5- Localização

Para identificar qual o melhor local para veicular os seus anúncios é extremamente necessário testar.

Isso porque a localização do anúncio vai depender de alguns fatores, como o produto ou serviço que você oferece e o objetivo da sua marca.

Faça testes para identificar em quais locais o seu anúncio gerou mais resultado e invista neles.

Otimize seus Anúncios no Facebook Ads

Depois que você identificar quais são os anúncios que estão trazendo melhores resultados, exclua o quanto antes aqueles que não estão bem.

Faça algumas alterações nos anúncios que estão dando certo, mas que podem ser melhorados, como uma imagem mais atrativa e uma descrição mais elaborada, por exemplo.

Mantenha em circulação somente os anúncios que estejam atingido um bom número de pessoas, caso contrário, você só terá gastos desnecessários, pois esses anúncios não trarão resultado algum.

Invista gradativamente em seus anúncios

A partir do momento em que você identificar quais são os anúncios que estão trazendo resultados, em quais locais eles devem ser exibidos e tudo aquilo que deve ser evitado, você já pode aumentar o investimento em seus anúncios.

Não precisa investir muito dinheiro e de uma só vez e correr grandes riscos. Invista gradativamente.

Com isso, você vai identificando o que fazer nas próximas campanhas, para ser mais assertivo.

Essa experiência vai te ajudar a não perder dinheiro quando você for criar novos anúncios, com características diferentes.

Dica extra:

Evite escrever textos muito grandes em seus anúncios, pois o Facebook tem um controle em relação a isso.

Porque, apesar de você poder colocar mais de 20% de texto em suas imagens, isso pode diminuir o alcance dos seus anúncios e aumentar o valor a ser pago ao Facebook.

Teste o tamanho do texto que terá em sua imagem. Teste também anúncios diferentes, com um investimento menor para conseguir identificar qual tipo de anúncio traz mais resultados.

O ideal é que você sempre teste seus anúncios, investindo pouco, para fazer grandes investimentos nos anúncios que realmente funcionam para o seu negócio.

Conclusão

Testes no Facebook Ads

Neste artigo você aprendeu o que é e como usar o Facebook Ads e, a partir de agora, você já pode começar a aplicar tudo isso em seu negócio e conferir os resultados.

O que você deve fazer agora é verificar o que funciona melhor para o seu negócio.

Para que o seu negócio tenha sucesso com anúncios do Facebook Ads é importante que você tenha paciência e persistência, pois, para ter bons resultados é necessário fazer testes e melhorias constantes.

Aproveite o Facebook Ads e tudo que ele tem para te oferecer e invista em seu negócio.

E lembre-se de que o seu anúncio vai continuar fornecendo informações importantes para o seu negócio, mesmo depois de finalizado.

É a mesma dinâmica que acontece com uma venda, que, mesmo depois que o cliente finaliza a compra, você continua tendo acesso a informações sobre ele e poderá usar isso para fazer outra venda.

Qualquer alteração que você fizer em seus anúncios vai trazer resultados diferentes para o seu negócio, não importa quanto tempo o seu anúncio tenha sido veiculado.

Agora que você tem todas essas informações sobre essa ferramenta maravilhosa, que é o Facebook Ads, comece a sua campanha o quanto antes e leve o seu negócio para o próximo nível.

Crie campanhas para o seu negócio e aproveite ao máximo tudo que essa ferramenta incrível tem para te oferecer.

E, se você já utiliza o Facebook Ads em seu negócio, aproveite todas as informações contidas neste artigo e otimize as suas campanhas.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo: