15 Fatores Essenciais para o Sucesso em Qualquer Área da Vida Alex Vargas 2018/08/16 at 11:00am 2018/08/16 at 11:05am

Você quer saber quais são os fatores essenciais para o sucesso?

Está cansado de lutar pelo sucesso, mas parece que só anda em círculos, sem chegar a lugar algum?

Então, continue lendo até o final, pois agora você vai entender quais são os fatores essenciais para o sucesso, não só nos negócios, mas em todas as áreas da sua vida.

Primeiro eu quero que você saiba que não existe fórmula mágica, nem um manual para alcançar o sucesso.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mas existem alguns fatores que são essenciais para você conseguir atingir as suas metas e ter sucesso em tudo que se propor a fazer.

Não importa aonde você deseja chegar, as informações que você vai ler aqui vão te ajudar a alcançar

Confira abaixo!

Fatores do Sucesso

Ah, antes de você continuar a leitura, recomendo este super ebook gratuito para você, só clicar aqui que você vai receber gratuitamente.

Fator #1 Tenha visão

O que é sucesso para você? Acredito que o primeiro fator para ter sucesso é saber aonde você quer chegar.

Afinal, não se chaga a lugar algum sem saber para aonde está indo.

Muita gente acredita que sucesso é uma coisa pré-determinada e passa a vida em busca disso, sem saber exatamente o que procura.

Mas, na verdade, o que pode ser sucesso para uma pessoa, pode não ser para outra.

Por exemplo: Uma pessoa pode definir o sucesso como ter uma casa luxuosa, carros importados na garagem e muito dinheiro na conta, enquanto outra, define o sucesso como ter uma vida simples, sossegada, vivendo do que a natureza oferece.

Viu como a visão de sucesso é relativa?

Defina aonde você quer chegar e, dessa forma, saberá o que é sucesso para você e o que fazer para alcançar.

Fator #2 Seja humilde

A humildade vai te ajudar a atingir o sucesso em qualquer área da sua vida, pois quem é humilde geralmente se envolve com as melhores pessoas, se relacionam com os melhores profissionais e, consegue fazer as melhores parcerias possíveis.

Quem é humilde sabe que precisa de outras pessoas para conseguir atingir suas metas e objetivos.

E essa característica aproxima ainda mais parcerias para os seus negócios e para a sua vida, acredite!

Mas, atenção! Não confunda humildade com ingenuidade. Não deixe que pessoas arrogantes e manipuladoras impeçam o seu sucesso.

Alcançar o sucesso

Fator #3 Tenha foco

Se você deseja mesmo ter sucesso em sua vida, seja na área profissional, pessoal, financeira, etc., ter foco é, sem dúvida, um fator essencial.

Entenda que ter foco é questão de hábito e você precisa desenvolver e manter esse hábito ao longo de sua jornada, para que consiga atingir o sucesso.

Para que realize bem as tarefas que se propõe a fazer, você precisa fazer uma coisa de cada vez, pois, se você se envolver com várias tarefas ao mesmo tempo, vai acabar fazendo tudo de qualquer jeito, sem qualidade.

E fazer tudo de qualquer jeito é a fórmula do fracasso, não tenha dúvida.

Se livre de tudo que possa te distrair e que está te impedindo de ter sucesso. Mantenha o foco em uma tarefa até o fim, antes de começar a próxima.

Você vai ver que agindo assim, vai aumentar a sua produtividade e a qualidade daquilo que você faz.

Então, adquira esse novo hábito e siga em direção ao seu sucesso!

Fator #4 Faça o que ama

Que o amor é o maior de todos os sentimentos, isso não é novidade, mas você sabia que um dos fatores para essenciais para o sucesso é ter amor por aquilo que você faz?

Isso mesmo! Não adianta escolher uma profissão que te proporcione muito dinheiro se você não amar o que faz.

Quando você ama o que faz, os desafios podem surgir pela frente, mas você terá muita força e coragem para ultrapassar cada um deles.

Quando não se ama aquilo que faz, qualquer pequeno problema se torna insuportável e a pessoa acaba desanimando e desistindo de alcançar os objetivos.

Então, faça aquilo que você ama e, dessa maneira, você vai conseguir derrubar todas as barreiras que surgirem pelo caminho, seguindo rumo ao sucesso.

Sucesso e Foco

Fator #5 Faça um planejamento

Se você quer alcançar o sucesso, fazer planejamento constante é fundamental.

Evite agir por impulso. Planeje muito bem as ações que você precisa tomar (na vida, nos negócios, no relacionamento, etc.) para que você não corra grandes riscos que podem ser evitados.

Tenha sempre um plano B, para quando as coisas não saírem como o planejado. Aliás, você pode criar um plano B, C, D…

Assim, suas ações serão mais seguras e suas chances de sucesso aumentam.

Fator #6 Mantenha o foco na solução

Sempre que surgir um problema, seja em seus negócios ou em sua vida pessoal, procure focar na solução e não no problema, como a maioria faz.

Se você observar as pessoas de sucesso, vai perceber que elas não estão em busca de culpados, mas sim, em solucionar os problemas que aparecem.

Mantendo o foco na solução, as coisas fluem e você não fica travado em algum problema. Aprenda a contornar a situação.

Como se organizar para ter sucesso

Fator #7 Seja organizado

A organização é, sem dúvida, um fator essencial para o sucesso.

Ser organizado vai te ajudar a ter mais controle das coisas, a solucionar problemas com agilidade, além de te ajudar a se antecipar aos problemas que forem surgindo

Seja organizado para que os acontecimentos não atropelem você, atrasando o seu trabalho e a sua vida.

Fator #8 Saiba dizer não

Saber dizer não é um fator tão essencial para o sucesso quanto qualquer outra da lista.

Por isso, mesmo que você saiba fazer de tudo um pouco e goste de ajudar os outros, saiba dizer não sempre que for necessário.

Pessoas de sucesso sentem prazer em ajudar, mas tudo tem um limite e elas jamais deixam que abusem delas.

Além disso, não é só para os outros que você precisa dizer não, mas também para você mesmo.

Saiba dizer não para as distrações do dia a dia, que te impedem de ter sucesso, saiba dizer não para aquela preguiça depois do almoço ou quando um amigo te chama para ir ao barzinho tomar um Chopp.

Delegue as tarefas menores para alguém, terceirize aquelas que outra pessoa pode executar e que tomam muito do seu tempo.

saber dizer não é importante para o sucesso

Fator #9 Aprenda sempre

Se você quer ter sucesso em sua vida, aprender será uma constante, principalmente no empreendedorismo digital.

Você precisa buscar conhecimento em todos os lugares, todos os dias, através de outras pessoas, através de livros, cursos, palestras, etc.

Buscar, constantemente, aprender coisas novas é extremamente necessário para o seu crescimento.

O conhecimento é libertador e, quanto mais você aprende, mais preparado você fica para enfrentar qualquer problema que surja e vai saber lidar com diferentes situações em sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.

Fator #10 Pare com as reclamações

Quando as coisas não estiverem indo muito bem ou quando você estiver cansado ou chateado, não reclame com os outros.

Além de não resolverem a situação, as pessoas ao redor tendem a evitar gente negativa, que vive reclamando de tudo.

Eu entendo perfeitamente que existem momentos em que parece que nada dá certo e que não dá para resolver a situação, mas reclamar não resolve mesmo.

Então, a partir de hoje, evite reclamar e ficar resmungando pelos cantos, focado no problema. Em vez disso, seja positivo e busque soluções.

Chaves do sucesso

Fator #11 Conheça seus próprios limites

Não pense que você vai alcançar o sucesso tentando realizar tarefas praticamente impossíveis, exigindo além do que a sua capacidade humana pode atingir.

Ser uma pessoa esforçada, que trabalha duro é bem diferente de ser uma pessoa arrogante, mas há uma linha tênue entre as duas coisas, cuidado!

Saiba determinar metas mais ousadas, mas que sejam humanamente possíveis de serem atingidas. Cuide de você e da sua integridade.

Passar a vida dedicada somente ao trabalho duro, sem pausas para descansar e para o lazer com a família não é nada saudável e nem vai te levar mais rápido para o sucesso.

Sucesso também significa ter saúde, ter tempo para relaxar, para se cuidar e aproveitar a família e os amigos.

Fator #12 Faça sempre o seu melhor

Busque a excelência em tudo que você se propor a fazer, seja nos negócios ou em sua vida pessoal, e o sucesso será inevitável.

Quando perceber que entrou na zona de conforto, saia dela o quanto antes, para que não se acostume com a mediocridade, que é o que pode te levar direto para o sentido contrário daquilo que você busca.

A busca pela excelência, em tudo, vai fazer com que você evolua sempre, fazendo sempre o melhor, se destacando da concorrência e alcançando o sucesso.

Pessoas positivas para o sucesso

Fator #13 Cerque-se pessoas positivas

Procure se relacionar com pessoas positivas, que você tenha admiração, que já tenham alcançado o sucesso no que você busca e que sejam fonte de inspiração para você.

Junte-se às pessoas que já conseguiram atingir os objetivos que você almeja e siga os mesmos passos, pois elas já conhecem o “caminho das pedras”.

Evite ficar perto de pessoas negativas, que sugam suas energias, que te colocam para baixo, fazendo críticas destrutivas, por pura inveja ou maldade.

Se essas pessoas negativas forem da família, evite estar perto dessas pessoas por muito tempo. Isso é para o seu próprio bem.

Se está em um relacionamento que só exige de você, sem oferecer nada em troca, te causando estresse e tomando todo o seu tempo, impedindo que você tenha sucesso, repense esse relacionamento, seja um namoro ou uma amizade.

Se envolva com pessoas que te levam para frente, que agregam valor à sua vida. Isso não é egoísmo, e sabedoria.

Tenha um mentor, busque inspiração e peça conselhos para aquelas pessoas que você mais admira naquela área que está buscando ter sucesso.

Fator #14 Desenvolva a paciência e a resiliência

A paciência é, sem dúvida alguma, um dos fatores essenciais para o sucesso.

Aprenda a tomar decisões seguras em sua vida. E você consegue isso pensando com calma, decidindo sem pressa, esperando o momento ideal para agir e falar.

Como empreendedor digital, você precisa compreender que as coisas acontecem no tempo certo, que é preciso esperar e aprender a usar essa espera a seu favor.

Além da paciência, para ter sucesso na vida, você precisa desenvolver também a resiliência, que, segundo o dicionário Aurélio, é a “propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.”.

A resiliência te torna capaz de lidar com os problemas e se adaptar às mudanças, superando obstáculos e resistindo às situações adversas.

A paciência e a resiliência são duas das maiores qualidades que as pessoas bem-sucedidas têm em comum.

Não se preocupe, pois, essas duas características podem ser desenvolvidas, basta ter força de vontade.
Comece a desenvolvê-las a partir de agora, buscando se adaptar às mudanças e dificuldades que forem surgindo.

Alcançar o sucesso

Fator #15 Não desista

Seja persistente diante das dificuldades e não desista jamais, mesmo quando algo pareça muito difícil.

A persistência é uma característica dos vencedores. Mas não confunda persistência com teimosia.

Uma pessoa teimosa faz tudo igual, sempre, sem enxergar novas soluções, novas possibilidades e acaba perdendo tempo, sem chegar a lugar algum.

Já uma pessoa persistente é aquela que segue sempre em frente e, mesmo quando as coisas dão errado, ela tenta de novo e, dessa vez, faz diferente e não desiste até conseguir o que queria.

Não desista dos seus objetivos, persista sempre, buscando novas estratégias para conseguir alcançar as suas metas e objetivos. Isso é o que as pessoas de sucesso fazem.

Cometer erros e falhar é completamente normal e são eles os responsáveis pelas grandes lições e aprendizados que a gente tem na vida.

Portanto, se você quer alcançar o sucesso em sua vida, não desista jamais, pois é a persistência é determinante.

Histórias inspiradores de pessoas que alcançaram o sucesso

Aqui abaixo, eu vou falar sobre algumas pessoas que são exemplo de sucesso e que possuem todas as características que eu listei aqui, neste artigo.

#1 Fabiano Castro

Aos 22 anos de idade, Fabiano Castro, após a separação dos pais, se viu com a responsabilidade de sustentar a família.

Sem conseguir trabalho por um longo período, Fabiano, foi persistente e conseguiu, finalmente, um trabalho como assessor de marketing de uma escola na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, onde morava.

Com muita dedicação ao trabalho, logo ele foi promovido a gerente da escola e, depois de um ano, resolveu aceitar o convite para ter a sua própria franquia, na cidade de São Paulo.

Depois de algum tempo, ele foi para Belém do Pará, onde prosperou com os seus negócios e resolveu expandir pelo Norte e Nordeste do país, até chegar ao Rio de Janeiro.

Com muita determinação e muito trabalho, ele passou de desempregado a dono de 15 franquias da escola de idiomas Minds, espalhadas pelo país.

Inspiração para o sucesso

#2 Flávio Augusto

Flávio Augusto da Silva nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, insatisfeito por estar vivendo os problemas e dificuldades da população pobre desse país, utilizando transporte público lotado para se locomover pela cidade, decidiu mudar a sua realidade.

Resolveu largar tudo que parecia “seguro” para se tornar empreendedor e tentar mudar de vida. Com muita luta, ele fundou a escola de inglês Wise Up e, depois de muitos anos de dedicação e persistência, investiu em um time de futebol, nos Estados Unidos, além de outros investimentos.
Hoje ele alcançou o sucesso profissional e não para de investir e encarar grandes desafios.

#3 Walt Disney

Você sabia que o Walt Disney foi demitido de um jornal onde trambalhava por “falta de imaginação”?

Pois acredite. Muito antes de o Mickey, seu personagem mais famoso, existir, ele trabalhava como ilustrador em um jornal e foi demitido por não possuir boas ideias.

Não se deixando abater, ele saiu daquele emprego e fundou uma produtora, chamada Langh-O-Gram, junto com o irmão e um amigo, onde criavam animações de contos de fadas.

As animações que eles criavam no estúdio eram exibidas nos cinemas da cidade, antes das sessões.

Mas nada foi fácil para ele, pois, o estúdio fechou um contrato com uma distribuidora que pagaria pelo trabalho deles depois de seis meses.

Com isso, Walt Disney se viu obrigado a reduzir a equipe, e cortar despesas para que a empresa sobrevivesse durante esse período difícil.

Ele fez grandes sacrifícios para continuar lutando por aquilo em que acreditava e chegou a morar no estúdio, comeu comida de cachorro e chegou a tomar banho uma vez por semana em uma estação de trem da cidade.

Sem parar de lutar, Walt Disney conseguiu fazer uma animação para um comerciante local e conseguiu dinheiro para levar seu estúdio para Hollywood, no ano seguinte.

Persistiu e trabalhou até conseguir um contrato com a Universal Studios, que comprou e exibiu as animações da equipe.

Foi a partir desse período que Walt Disney criou um famoso personagem da época, chamado Coelho Oswaldo, mas não registrou sua assinatura.

A Universal Studios, então, se apoderou do personagem e ainda ficou com toda a equipe de desenhistas que trabalhavam com o Walt Disney.

Mas ele não desistiu e, logo, criou um novo personagem que é um sucesso até os dias de hoje, o Mickey Mouse.

#4 Ricardo Nunes

Ricardo Nunes é o fundador da Ricardo Eletro.

Pouco tempo antes de morrer, aos 40 anos de idade, o pai de Ricardo Nunes o fez trabalhar ainda pequeno, para ajudar a mãe, no sustento da casa, já que ele era o mais velho dos irmãos.

Ricardo começou trabalhando como vendedor de tangerinas e, logo percebeu que as pessoas não compravam suas frutas porque não queriam descascar e foi então que teve a ideia de vender tangerinas descascadas para as pessoas.

Depois de muito tempo de lutas, Ricardo começou a vender liquidificadores e, para se destacar da concorrência, decidiu utilizar uma estratégia inédita, que era cobrir qualquer oferta da concorrência.

Claro que, com essa estratégia, ele perdeu o lucro dos liquidificadores, mas percebeu que os clientes entravam na loja para comprar um liquidificador e saiam com outros produtos também.

Ele utilizou a estratégia da tangerina para comercializar liquidificadores e deu muito certo. Ricardo Nunes é hoje o dono de uma rede de varejo que fatura bilhões por ano.

Você notou que todas as histórias de sucesso que acabou de ler têm muitas características em comum, que são os fatores essenciais que você leu durante todo o artigo?

Pois é, não pense que alcançar o sucesso é algo impossível para você porque não é. Você viu que todos eles começaram de baixo e atingiram os seus objetivos porque batalharam, nunca desistiram, tinham visão e, acima de tudo, acreditaram em si mesmos.

Conclusão

Seria impossível determinar, exatamente, como você deve agir para alcançar o sucesso, pois cada pessoa tem características diferentes.

Mas, o que posso dizer é que os 15 fatores essenciais para o sucesso, que você viu aqui podem ser utilizados por qualquer pessoa que queira o sucesso como objetivo.

Identifique qual é o seu maior objetivo de vida e faça tudo que puder para alcança-lo. Esse será o seu sucesso.

Perceba que ter sucesso, seja nos negócios ou na vida pessoal, não é questão de sorte, como muitos pensam.

Não vai ser fácil atingir o sucesso e a maioria das pessoas acaba desistindo, mas eu tenho certeza de que, com esses 15 fatores essenciais para o sucesso, que você acabou de ler, você será capaz de resolver as adversidades que surgirem pelo caminho e chegar até o seu sucesso.

Olha Que Legal Também

206 Compart.
Compartilhar206
Twittar
Compartilhar
WhatsApp