Que ser freelancer é um tema cada vez mais recorrente na era digital, não há dúvida alguma. No entanto, mesmo com tamanha difusão, ainda existem pessoas não familiarizadas com essa modalidade de trabalho.

Executada há anos e anos, ela ganhou ainda mais força com a democratização da internet. Atualmente, qualquer pessoa pode fazer qualquer trabalho e de qualquer lugar do mundo, através da internet.

Com base nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o que é freelancer e como entrar nesse mercado. Se você pretende fazer parte dessa lista de profissionais autônomos, continue acompanhando!

152 Estratégias para Começar Seu Negócio Online

O que é Freelancer

Em linhas gerais, podemos dizer que o freelancer é um profissional autônomo que trabalha com prestação de serviços. Sua principal característica é não ter um contrato pré-determinado, nem um número fixo de tarefas mensais.

Estima-se que o termo surgiu em meados do século XIX, por Sir Walter Scott no livro Ivanhoé. Em tradução literal, pode ser chamado de “lance livre”, o que define bem a metodologia de trabalho autônoma.

Com a popularização a internet, mais e mais pessoas passaram a aderir à esse modelo de trabalho. Nele, é possível atender demandas de clientes, prestando o serviço em um prazo determinado por ele e recebendo de acordo com a tarefa.

Alguns exemplos de profissionais desse ramo são os redatores, designers, programadores, artistas, músicos e muitos outros. No entanto, cada vez mais áreas se adaptam a modalidade e passam a levá-la em seu dia a dia. Contadores são um bom exemplo, bem como advogados e consultores.

Mercado e espaço para Freelancers no Brasil

Mesmo com algumas recentes alterações e flexibilização das leis trabalhistas, o investimento para contratar uma pessoa para executar determinada tarefa é alto, e com isso, o espaço para contratar profissionais autônomos tem crescido cada vez mais no Brasil.

Além disso, mais pessoas e empresas estão marcando presença na internet como estratégia de comunicação com o seu público alvo e clientes. E devido a esse o crescimento do uso da internet e das mídias digitais, a demanda por profissionais que atuam nesse seguimento vem aumentando.

Profissionais como designers, programadores, redatores, tradutores, consultores e entre outras várias atividades são alguns exemplos em alta demanda no mercado freelancer. Ao longo do artigo, você irá conhecer cada um deles.

E seguindo essa tendência, o mercado freelancer cresce no Brasil e na América Latina, de acordo com relatório do BCG Henderson Institute, veja os dados:

  • O uso de plataformas de trabalho freelancer cresceu mais de 30% nos países Emergentes (inclui-se o Brasil);
  • Somente 20% dos Freelancers preferem um emprego de tempo regular;
  • 40% das empresas esperam que os trabalhadores autônomos se tornem uma parte crescente de sua força de trabalho;
  • O trabalho autônomo cresceu 80% na América Latina no último ano.

Esses dados mostram o grande potencial que essa metodologia de trabalho tem para o futuro.

Mercado Brasileiro

Requisitos para trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer é bastante vantajoso, no entanto, é evidente que essa profissão também tem os seus requisitos. A proatividade com toda a certeza é o maior deles.

O motivo disso é bem simples. Ao contrário dos trabalhos regulares, onde tem-se uma demanda diária que advém de dentro da empresa, no método freelancer é preciso conseguir seus próprios Jobs. Conseguir clientes, organizar reuniões e investir pesado em divulgação são apenas algumas das atividades que são rotina na vida dos freelas.

Além disso, a organização também deve ser parte fundamental do dia a dia. Sem ela, a chance de conseguir entregar tudo no prazo é mínima. Trabalhando por conta própria tem-se a vantagem de não ter um chefe cobrando resultados, mas é preciso assumir essa postura e saber gerenciar o tempo e as suas próprias tarefas.

Como esse método na maioria das vezes é adotado como home office, em muitos casos o freelancer acaba por perder-se entre sua vida pessoal e profissional.

O tempo de ambas se mistura, bem como as tarefas, deveres e responsabilidades a serem cumpridas. Desse modo, fica bem difícil manter uma cartela de clientes satisfeitos e ainda aproveitar os ganhos obtidos.

Outro requisito necessário é ser uma pessoa sempre atenta as novidades do mercado, principalmente para os ramos que fazem uso da tecnologia. Todos os dias surgem novas plataformas que visam ajudar os freelancers e uni-los com os possíveis clientes. Porém, para obter sucesso é preciso ser ativo e estar constantemente elaborando propostas.

É preciso ter diploma para ser freelancer?

Para transmitir maior credibilidade é importante ser capacitado na área para a qual presta serviços. Porém, não significa que obrigatoriamente o diploma é exigido. Não se tratando de um método tradicional, onde certificados são solicitados na hora da contratação, o que mais conta para um freelancer é o seu portfólio.

Esse documento é uma espécie de currículo que exibe diversos materiais e projetos realizados pelo freela. Desse modo, fica fácil e visual de mostrar ao cliente a sua habilidade para executar a tarefa solicitada.

No entanto, dizer que a certificação de nível superior jamais será solicitada, seria um equívoco. Mesmo que não seja um requisito, há alguns clientes que preferem contratar profissionais que tenham conhecimentos comprovados em determinados assuntos.

Sendo assim, o mercado faz uma espécie de “seleção natural”, e acaba oferecendo mais oportunidades aos diplomados.

Vale ressaltar também que algumas profissões exigem o ensino superior completo para a prestação do serviço, bem como registros em conselhos reguladores. Quem realiza consultorias, como advogados ou contadores devem ser graduados, bem como alguns ramos do marketing e da publicidade.

Precisa de diploma?

A relação entre o MEI e o Freelance

Talvez um dos maiores benefícios de trabalhar como freelancer seja a isenção de pagamento de impostos e demais taxas. Realiza-se o trabalho, faz-se a entrega e recebe-se o dinheiro limpo, sem qualquer desconto. No entanto, essa flexibilidade também implica em outros fatores não tão vantajosos.

Foi por conta disso que o governo federal criou o MEI, com o objetivo de organizar e regularizar os microempreendedores individuais. Dentro dele, o pagamento de determinadas taxas é obrigatório, mas também tem-se diversos benefícios para oferecer aos clientes.

Quem possui o MEI, por exemplo, torna-se dono de um CNPJ. Desse modo, tem a permissão e emitir notas fiscais para os consumidores e demais contratantes. Além disso, ganha-se vantagem na divulgação, saindo na frente dos consumidores.

Outro fator importante é que o freelancer que opta por tirar o seu MEI consegue uma relação de mais proximidades com pessoas jurídicas. Comumente, empresas necessitam de uma série de notas e documentos ao realizar a contratação de um serviço, que só poderão ser emitidos por quem também possui um CNPJ.

No entanto, vale ressaltar que o MEI não é obrigatório, muito menos necessário para quem presta serviços mais ocasionais. Freelancers que seguem nesse meio apenas com o objetivo de obter uma renda extra conseguem garantir um bom retorno financeiro sem aderir a esses trâmites burocráticos.

Vantagens e desvantagens do método Freelance

Assim como em qualquer metodologia de trabalho, o freela tem suas vantagens e desvantagens. Com base nisso, vale conhecê-las para descobrir se esse ramo se encaixa com suas prioridades. Acompanhe!

Vantagens

Dentre as vantagens, destacam-se:

Melhor rendimento financeiro

Quando você trabalha para uma empresa, comumente você recebe um salário fixo, negociado no início do contrato.  Cerca de uma vez ao ano recebe-se um aumento ou reajuste, no entanto, as possibilidades de conseguir um melhor rendimento são bem poucas.

No freelancer, porém, a situação é bem diferente. Negociando diretamente com o cliente recebe-se o valor integral, que costuma ser acolhido pela empresa e fracionado entre os colaboradores. Desse modo, dependendo da quantidade de projetos realizados durante o mês, a quantia financeira pode ser bem satisfatória.

Autonomia

Assumir um projeto, ter as ideias e colocá-las em prática do início até o final é algo muito satisfatório dentro do âmbito profissional. Trabalhando como freelancer você tem a autonomia de escolher como deseja realizar as atividades, com muito mais liberdade criativa.

Maior flexibilidade de horários

Com toda a certeza um dos pontos que mais traz qualidade de vida aos freelancers é a flexibilidade de horário. Sendo seu próprio patrão, pode-se escolher quando deseja trabalhar, produzindo naqueles momentos em que se tem um maior pico criativo.

Por exemplo, quem tem dificuldade para acordar cedo não precisa se forçar a esse sofrimento diário. Ou pessoas que produzem mais durante a madrugada podem se tornar adeptas desse período.

Desse modo, a rotina de trabalho fica muito mais leve e fluída.

Vantagens

Desvantagens

Os benefícios são muitos, mas as desvantagens também, infelizmente, se fazem presentes. Algumas delas são:

Inconstância nos pagamentos

Uma das maiores vantagens de trabalhar no regime comum é ter a certeza de um salário fixo no fim do mês. Mesmo que em menor quantia, tem-se estabilidade, caso deseje assumir um parcelamento ou financiamento.

Com os freelas, no entanto, a inconstância se faz presente. Em meses bons a remuneração é satisfatória, mas naqueles em que se consegue menos projetos, ela pode ser insuficiente. Sendo assim, é necessário organizar-se bastante para não passar por apuros em situações financeiras.

Ausência de benefícios trabalhistas

Muita gente não se importa com os benefícios trabalhistas, por serem utilizados apenas a longo prazo. Porém, são questões que podem causar grande impacto no orçamento em uma possível demissão ou futura aposentadoria, por exemplo.

Trabalhando como freelancer não se tem os descontos de INSS ou FGTS, mas também não se pode contar com essa renda quando se está em apuros. Sendo assim, o recomendado aprender como investir o seu dinheiro para ter estabilidade no futuro.

Excesso de responsabilidade

Quando se é seu próprio patrão, não há tanta pressão externa em suas costas. No entanto, também é necessário cobrar a si mesmo para que todos os resultados sejam entregues em dia.

Dentro do ramo freelance, quando o profissional assume um projeto, deve levá-lo até o final. A responsabilidade não é dividida entre setores e sim colocada para o criador.

Com base nisso, é preciso estar sempre em dia com sua agenda, para não perder clientes ou atrasar entregas. Afinal, esses fatores têm implicação direta tanto na renda mensal quanto na credibilidade dentro do mercado.

Desvantagens

O perfil de um freelancer de sucesso

Sabendo o que é freelancer e tamanhos benefícios que competem a essa modalidade, fica evidente também que são necessários certos requisitos para atingir bons resultados no ramo. Com base nisso, conheça o perfil de um freelancer de sucesso em sua carreira!

Organizado

Como citado, a organização está entre os principais pilares para alcançar a satisfação dos clientes e os bons números. Apenas através dela é possível não se perder entre datas de entrega e quantidade de pautas recebidas.

Sendo assim, o freelancer de sucesso é aquele organizado, que não deixa nada passar sem anotar em sua agenda. Desse modo, está sempre em dia com seus clientes, com suas tarefas, é organizado financeiramente e tem projeções de projetos para o próximo mês.

Paciente

Em nenhum ramo a frase “o cliente sempre razão” aplica-se tão bem. Como dentro dos freelas não se tem uma estabilidade contratual, é preciso trabalhar buscando oferecer o melhor e a satisfação do cliente acima de tudo.

Dentro desse contexto, muitas vezes é preciso ser paciente e refazer a tarefa quantas vezes se faça necessário. Além disso, é indispensável também estar sempre aberto para receber as sugestões do cliente, interpretá-las e, em alguns casos, oferecer projetos mais robustos e elaborados.

Pró ativo

Obviamente, os clientes não caem do céu. Sendo assim, é preciso muito trabalho e esforço para sempre fechar Jobs e assumir novos projeto. Desse modo, a pró atividade é parte fundamental do trabalho do freelancer.

Buscar por novas ferramentas, sites, plataformas e cursos de aperfeiçoamento devem fazer parte do dia a dia do profissional. Além disso, sempre oferecer aquele “algo a mais” também é muito importante para deixar o cliente encantado e satisfeito com o serviço, de modo que volte com novas propostas.

Sério

Mesmo que o trabalho como freela ofereça toda a flexibilidade desejada, ainda assim é preciso entender que ele tem tantas responsabilidades como um emprego convencional. Desse modo, todas as ações realizadas dentro do âmbito profissional devem ser tratadas com respeito e seriedade.

Não responder clientes, atrasar entregas ou faltar com algum combinado são atitudes de péssimo gosto, porém bastante comuns no meio. Sendo assim, profissionais comprometidos são procurados pelos clientes e, quando encontrados, possuem diversos projetos garantidos.

O perfil de um profissional de sucesso

Profissões em alta para o mercado freelance

Para trabalhar dentro do mercado como freelancer, são muitas as opções. Atividades mais práticas, prestação de serviços, marketing, design… No entanto, muitas delas já tiveram seu ápice e atualmente estão em fase de menos procura. Sendo assim, vale conhecer as profissões em alta dentro do mercado, para escolher o ramo certo. Confira!

Design gráfico

Não há profissão mais atual que o design. Das propagandas que vemos dentro da web até os rótulos de produto e logomarcas, todos eles passam pelas mãos de um designer antes de chegar no mercado. Sendo assim, essa com toda a certeza deve ser a primeira da lista das profissões em alta.

Afinal, todo o trabalho realizado por um designer é feito através de um computador. Tendo os programas necessários instalados, pode-se produzir peças de qualquer lugar do mundo (inclusive dentro do seu quarto).

Os designers freelancers costumam ser muito solicitados para trabalhos ocasionais, como criação de marca e identidade visual de uma empresa. Desse modo, pode-se cobrar um valor pelo “pacote”, além de ter uma relação com os clientes, ficando a disposição para futuros trabalhos.

Tradução

Dentre todas as vantagens que a democratização da internet nos trouxe, uma das que mais se destaca é o acesso a conteúdos de todas as partes do mundo. No entanto, contar com a ajuda do “Google Translate” para todo tipo de texto pode tornar o acesso a informações pouco prático e desinteressante aos leitores.

Com base nisso, a profissão de tradutor freelancer é uma tendência que só tende a crescer, principalmente em línguas mais incomuns. O inglês ainda faz muito sucesso, mas não deve ser a única opção de quem escolhe trabalhar nesse ramo.

Idiomas como o italiano, espanhol e francês também são extremamente procurados e possuem bastante mercado. O mandarim (idioma oficial da China) também tem grande demanda.

Uma dica legal para quem deseja ingressar nesse meio é oferecer não apenas a transcrição para o português, mas a tradução entre línguas distintas. Dessa forma, pode-se conseguir clientes até mesmo fora do país através da ajuda de plataformas como o LinkedIn.

Redator Freelancer

É impossível criar uma lista de profissões para freelancers sem citar a redação. A produção de artigos para web teve uma grande explosão nos últimos tempos, tendendo a crescer a cada dia mais.

O motivo disso é simples e fácil de entender: a internet possui conteúdo de todos os tipos, mas poucos deles são de qualidade. Sendo assim, quem oferece informação verídica, com fundamento teórico e escrita correta só tem a ganhar.

Além disso, outro ponto importante é que o Inbound Marketing é uma abordagem cada vez mais consolidada entre as empresas. Essas, têm feito uso de seus sites corporativos e blog para divulgar os produtos através de artigos bem escritos, que discorrem não apenas sobre a publicidade, mas dos benefícios seus produtos ou serviços oferecem para a solução de um determinado problema.

As empresas utilizam muito também a estratégia de Marketing de Conteúdo para conseguir engajar seu público-alvo, conquistar mais clientes e crescerem suas marcas por meio de conteúdos de valor. Cabe o redator aprender a utilizar essa técnica poderosa na construção de conteúdos para seus clientes.

Um bom redator freelancer deve não apenas ter conhecimento das regras de ortografia e gramática. SEO (Searching Engine Optimization), Storytelling, Copywriting e Link Building são apenas alguns dos assuntos dos quais é preciso se aprofundar para se destacar na produção de conteúdo para web.

Freelancer Revisor de Conteúdos

Se é necessário alguém que escreva, também é importante ter alguém para corrigir os textos. Com base nessa ideia, é que os profissionais freelancers de revisão são solicitados dentro do mercado.

Sua função é analisar de maneira aprofundada os conteúdos recebidos e realizar correções, que vão desde as regras gramaticais até falhas de conteúdo.

Mesmo que pareça simples, esse trabalho exige bastante dedicação. Por exemplo, caso um revisor deixe um dado mentiroso ou que não possa ser provado passar, o resultado pode ser complicado ao cliente. Sendo assim, é preciso ser minucioso em cada detalhe, incluindo links de publicações originais e eliminando possíveis vestígios de plágio.

Além disso, muitas vezes também cabe ao revisor a tarefa de formatação dos textos. Inclusão de fontes, formatos, subtítulos e imagens deve ser realizada, escolhendo sempre os locais corretos, visando o público e também o algoritmo dos buscadores.

Freelancer Social Media

Essa é uma das profissões de maior tendência no mercado atual  e quem deseja ingressar no mercado freelancer precisa entender o que é e o conceito de Social Media.

Chamamos de Social Media aquele profissional que administra, analisa e acompanha as redes sociais de uma empresa ou pessoa pública. Se trata de uma função extremamente necessária nos dias atuais, com tantas métricas e algoritmos a serem estudados.

As redes com maior demanda para serviços são o Facebook, Twitter e Instagram. Porém, em alguns casos o trabalho no LinkedIn também é procurado. Com base nisso, é indispensável se aprimorar em cada uma delas individualmente, entender e analisar suas métricas e estudar o melhor jeito de trabalhar com cada uma delas.

É indispensável também a um Social Media ter domínio da língua portuguesa, para produzir postagens corretas, além de capacidade de interação, produzindo engajamento com os outros usuários.

Contadores, advogados, professores

Para finalizar, reunimos três profissões muito famosas nos métodos tradicionais, mas cada vez mais populares entre os freelancers. Nas três, ser portador de diploma ou acadêmico de uma graduação é indispensável, tanto para conseguir clientes quanto para assegurar compreensão e qualidade nos serviços fornecidos.

Os meios de angariar clientes são os mesmos das demais, estando sempre nas redes sociais e nas plataformas que conectam freelancers e contratantes. 

Profissões em alta

Os freelancers são uma tendência de mercado e uma verdadeira revolução nos métodos de trabalho e no mundo moderno. Sendo assim, espero que você consiga aproveitar as oportunidades que essa forma de trabalho tem a oferecer.

Ter mais flexibilidade de horários, ter mais qualidade de vida, ser seu próprio chefe ou aumentar seus rendimentos, seja qual for o seu objetivo, todas elas você encontre na carreira como autônomo.

Em vista disso, espero que este artigo passe a ser o seu verdadeiro guia para ter sucesso como profissional freelancer.

Você se imagina atuando como freelancer? Comente aqui em baixo!

🔴 O que é freelancer?

O freelancer é um profissional autônomo que trabalha com prestação de serviços.

🔴 Quanto ganha um freelancer?

Um freelancer ganha conforme as prestações de serviço que realiza, os valores são combinados caso a caso.

🔴 O que é preciso para ser freelancer?

Para ser freelancer é preciso ter conhecimentos que sejam demandados pelo mercado, como por exemplo, redatores de conteúdo, edição de images…


Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Deixe seu Comentário

Não se Preocupe! Seu e-mail não irá ser publicado.

    12 Comentários Em "Freelancer: Como Funciona e Como ter Sucesso Nesta Profissão em 2020"

    • Oldemar luiz eibel

      Sou formado em adm. De empresas e trabalho com segurança do trabalho mais de 16 anos se tiver algo nesta área gostaria professor na área de segurança.

      • Alex Vargas

        Olá Oldemar,

        O mercado digital é o futuro e que está sendo acelerado pela situação atual. Com certeza há mercado para todos, e cabe a cada um se reinventar e adaptar seus conhecimentos, produtos e serviços para este modelo de negócio.

        Abraço.

    • Adriana Gomes

      Adorei o conteúdo.
      Quero isso pra vida.
      Obrigada.

      • Alex Vargas

        Olá Adriana,

        Fico feliz que tenha gostado.

        Muito sucesso!

    • Thiago Marcondes

      Parabéns,Alex! Pelo texto esclarecedor.
      Esse texto foi um norte pra mim, eu sou educador físico! Muito bom gostei muito. Top!

      • Alex Vargas

        Opa Thiago,

        Que bacana. Espero que faça excelente proveito do material.

        Abraço!

    • Daniele

      Bom dia! Parabéns pelo texto, muito esclarecedor! Gostaria de saber mais sobre como professores podem atuar e quais as plataformas em que posso contactar com as empresas que precisam! Obrigada

      • Alex Vargas

        Olá Daniele,

        Fico feliz que tenha gostado. Então, dentro do artigo citei as principais plataformas, elas já serão um bom ponto de partida pra você conhecer o mercado na prática e conseguir as primeiras oportunidades.

        Abraço.

    • Marcelo

      Gostei muito.foi muito esclarecedor para quem quer ser um Freelance.

      • Alex Vargas

        Olá,

        Fico feliz que tenha gostado. Aproveite todos os conteúdos disponíveis por aqui.

        Abraço.

    • Tássia Sena

      Artigo de qualidade professor. Sempre bom descobrirmos formas de Conquistar uma Renda sendo Freelancer. Obrigada por compartilhar.

      • Alex Vargas

        Olá,

        Fico muito feliz que tenha gostado.

        Te desejo muito sucesso!

        Abraço.