Como Trabalhar Home Office – 29 Dicas Infalíveis

Hoje você vai aprender como trabalhar em Home Office, ser produtivo e ter muito mais qualidade de vida.

Essa dicas e estratégias que vou te passar aqui foram essenciais quando criei meu negócio na internet.

Sem seguir essa estrutura e ter consciência do que realmente era importante no trabalho em casa, eu não teria atingido esses resultados.

Por isso vou compartilhar com você aqui apenas o que realmente funciona, o que vai te ajudar de verdade no trabalho remoto.

Curso Gratuito - Como Ser Afiliado e Vender pela Internet

Home office é o modelo de trabalho está sendo implementado no mundo inteiro. 

Saber como se adaptar à uma nova realidade pode ser um pouco difícil para algumas pessoas e, por isso, separei algumas dicas fundamentais neste artigo, que é um verdadeiro guia completo para ter sucesso no trabalho em casa. 

O home office é uma maneira de trabalhar de forma remota. Ou seja, é uma oportunidade para você cumprir suas tarefas no conforto de seu lar, gerenciando sua própria produtividade

Quem não gostaria de poder ter mais autonomia de horários, poder ficar mais perto da família e ainda fugir do trânsito e das rotinas de um escritório?

E, para fugir dessa rotina, o profissional pode usar um espaço em sua casa ou então outras alternativas, como um café ou coworking, desde que tenha um computador e acesso à internet.

Claro, dependendo de sua área de atuação, pode precisar também de outros equipamentos, mas basicamente é necessário ter apenas um computador conectado à internet.

E essa tendência global começa a se popularizar cada vez mais no Brasil, ainda mais depois do surgimento da pandemia do coronavírus.

Segundo o site oficial da Justiça Superior do Trabalho, o home office já é a realidade de muitos brasileiros. 

A tendência é que o regime de home office cresça bastante no Brasil, como já é em vários outros países.

Home office: uma nova realidade imposta a muitos

A pandemia de coronavírus, que foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pegou muita gente de surpresa.

A Covid-19, doença causada pelo vírus, teve uma rápida propagação, em mais de 140 países, inclusive no Brasil. 

À medida em que a doença avança nos países, aumenta a preocupação das pessoas em relação aos cuidados e prevenção para evitar o contágio. 

Um desses cuidados é o isolamento social e quarentena, em que as pessoas precisam permanecer em casa.

E, devido ao fácil contágio, autoridades de saúde recomendam evitar aglomerações para diminuir os riscos de propagação. 

Diante disso, as empresas ficam expostas a dois cenários: demitir seus funcionários ou implementar o home office “forçado”. 

Empresas que não conseguem aderir a esse modelo, tiveram que demitir seus funcionários, e com isso há uma procura muito maior sobre formas de ganhar dinheiro na internet.

Por outro lado, as empresas que conseguem adotar essa nova forma de trabalho, passaram a liberar seus funcionários para fazer home office e, assim, ter mais segurança, além de evitar a propagação do vírus. 

A modalidade que, em tradução livre do inglês quer dizer “escritório em casa”, permite que pessoas e empresas se conectem à distância. 

Assim, o home office se tornou a alternativa adotada por muitas corporações para permitir que os funcionários cumpram suas tarefas. 

Por causa dessa crise mundial, muitas empresas já perceberam as diversas vantagens que essa modalidade traz.

Por ter se tornado uma necessidade, muitas pessoas não estão habituadas com este novo modelo de trabalho e nem sabem como produzir, sem ter o chefe do lado.

Se você tem dúvidas sobre como realizar o home office, leia este artigo até o final, pois aqui você vai conferir detalhes sobre o trabalho em casa e por onde você pode começar.

O que é Home Office?

O que é Home Office?

Home office, que também é conhecido como trabalho remoto, é um formato de trabalho em que as pessoas trabalham em outros ambientes, fora da empresa.

Como eu falei, o termo vem do inglês, que numa tradução literal significa “escritório em casa”. Porém, o significado tem um sentido muito maior do que somente um escritório em casa.

Muitas pessoas usam um notebook e trabalham em um café, por exemplo, e, dessa maneira, também estão no regime de home office.

O home office também é uma modalidade de trabalho utilizada por profissionais autônomos e freelancers.

O home office também pode ocorrer em espaços específicos para isso, que são conhecidos por coworking.

O que é Coworking?

O que é Coworking?

O Coworking é um espaço de trabalho, onde as pessoas não têm vínculo entre si.

Isto é, trabalham para diferentes empresas e compartilham o mesmo ambiente de trabalho.

Os coworkings alugam espaços de trabalho para que as pessoas possam exercer suas atividades. 

Muitas pessoas optam por usar coworking para desenvolver uma rede de contatos e também pelo ambiente que é oferecido nestes espaços.

Além disso, esses espaços também são muito procurados por quem não consegue ou não gosta de trabalhar em casa.

Há pessoas que compartilham a casa com muita gente, por morarem em repúblicas, pensionatos ou mesmo que possuem uma família grande (e barulhenta) e, por isso, preferem esses ambientes mais apropriados, para desenvolverem suas tarefas.

O que é Trabalho Remoto?

O que é Trabalho remoto?

É a execução de qualquer trabalho que seja possível realizar à distância. 

Normalmente, o trabalho remoto é utilizado por profissionais das áreas de tecnologia, comunicação e marketing

Além disso, é chamado também como teletrabalho.

O que é trabalhar em home office?

O Que é trabalhar em home office

Apesar de parecer vantajoso, o home office não é uma modalidade disponível para todos os perfis profissionais. 

Essa forma de trabalho é indicada para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.

É uma modalidade que se enquadra muito bem para profissionais como redatores, designers, programadores, editores, tradutores, para atendimento online, para alguns trabalhos freelancer, entre outros. 

Quem trabalha em sistema home office não é obrigado comparecer na sede ou escritório da empresa, mesmo que eventualmente.

Por isso é importante que a empresa e o profissional avaliem se as atividades podem se encaixar neste regime. 

Ou seja, o home office só funciona se tiver uma estrutura necessária e se o profissional tiver um perfil bem disciplinado.

Assim, é preciso que as ferramentas de comunicação online tenham que dar conta de todas as tarefas e responsabilidades do cargo.

Como funciona o trabalho em home office?

Como funciona o trabalho home office

Como acabei de falar no tópico anterior, para trabalhar em home office é necessário ter um computador conectado à internet, porém, nem todas as profissões podem ser executadas nessa modalidade.

No home office, algumas características mudam, de acordo com a empresa. Por exemplo, no trabalho 100% remoto você não precisa ir até o escritório da empresa. 

Já no home office, você pode trabalhar sempre em casa e, ainda assim, poderá trabalhar vez ou outra no escritório da empresa. Isso vai depender do que a empresa combinou com o funcionário.

Como trabalhar em home office?

Para desenvolver o trabalho em home office é necessário que o profissional adote alguns comportamentos e estratégias para garantir a mesma performance e qualidade do trabalho presencial, tais como: 

  • Criar um espaço adequado de trabalho em casa; 
  • Realizar gestão de tarefas;
  • Ter foco, responsabilidade e disciplina;
  • Manter o local de trabalho limpo e organizado;
  • Fazer pausas entre atividades;
  • Cuidar da mente e do corpo…

Vantagens e Desvantagens de Home Office

Trabalhar com home office é o desejo de muitas pessoas, pois ficar em casa sem precisar enfrentar trânsito e transporte público ou poder flexibilizar os horários é bastante atrativo. 

Por outro lado, pode ser complicado conseguir executar e entregar todas as tarefas, com tantas obrigações do dia a dia e com filhos em casa, por exemplo. 

Mas, quem trabalha em sistema home office precisa entender que organização é tudo. 

Acordar cedo e criar uma rotina é fundamental para dar conta de todas as tarefas da casa, cuidar dos filhos e ainda ser o melhor profissional que você puder ser.

Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens do home office, que sem dúvida irão te ajudar a decidir migrar ou não para esta forma de trabalho.

Vantagens de trabalhar em home office

Vantagens do trabalho home office.

Existem diversas vantagens e desvantagens para quem opta por trabalhar em casa.

Porém, seja em tempo integral, ou apenas alguns dias da semana, o home office é vantajoso em diversos pontos, como:

1. Flexibilidade

Já citei neste artigo que um dos principais benefícios do home office é a flexibilidade que ele oferece.

Pois assim, o profissional pode organizar o tempo e cada atividade como achar melhor, e conciliar com as atividades pessoais.

Não precisar acordar tão cedo ou ir dormir tão tarde, organizar a agenda e conseguir ir à academia, praticar atividades de lazer ou realizar as tarefas domésticas é uma possibilidade que conquista cada vez mais pessoas.

2. Comodidade

Trabalhar no conforto de casa é outra vantagem do home office, muito cobiçada por tantas pessoas. 

Isso significa não se estressar com trânsito ou transporte público lotado, podendo poupar esse tempo para aumentar ainda mais sua produtividade. Tudo no conforto de seu lar.

3. Qualidade de vida

Quem trabalha com home office ganha, também, mais qualidade de vida, pois pode aproveitar melhor o dia e consequentemente terá melhor qualidade em seu trabalho. 

Isso significa menos estresse no dia a dia e mais motivação para o colaborador.

4. Economia

A economia é outra grande vantagem do home office, tanto para o empregador quanto para o empregado. 

Com o sistema home office, gastos como alimentação, manutenção, infraestrutura, transporte, entre outros, podem ser reduzidos e gerar mais lucro para a empresa e, possivelmente, para o trabalhador também.

5. Conforto

Não é aconchegante poder trabalhar sem uniforme, de chinelo e roupas confortáveis? 

No sofá da sala ou em um ambiente aconchegante de sua casa, o conforto é, também, um dos benefícios mais desejados por quem trabalha com home office. 

Mas, é preciso ter cuidado, para não confundir conforto com preguiça, perdendo assim o foco e a produtividade.

Além disso, usar roupas confortáveis para trabalhar não significa ficar de pijama o dia inteiro.

Criar uma rotina diária para trabalhar é essencial para manter o foco e a disciplina, sem reduzir a produtividade.

Então, de manhã, ao acordar, tome um banho, vista uma roupa confortável, tome seu café da manhã e comece a executar as tarefas que você determinou para a sua rotina.

Se você acordar cedo, pode começar pelas tarefas pessoais e, em seguida, você está livre para realizar as tarefas do seu home office.

Porém, apesar de ser o sonho da maioria das pessoas, é necessário reconhecer que, como em qualquer trabalho, nem tudo é apenas positivo no home office. 

Veja agora as desvantagens de trabalhar em sistema home office.

Desvantagens de trabalhar em home office

Desvantagens do trabalho Home Office

Você acabou de conferir algumas das várias vantagens de trabalhar em sistema home office.

Veja agora as desvantagens de trabalhar em casa.

1. Foco

Manter o foco e controlar o seu desempenho nas tarefas pode ser mais difícil quando o trabalho é realizado em casa.

2. Disciplina

Distrações, como TV, internet, lanchinhos, interrupções, e até videogame são constantes.

Manter a disciplina no trabalho home office é essencial, porém, há pessoas que têm dificuldade em manter a disciplina sem a supervisão de um chefe.

3. Infraestrutura

Ter que investir em um mobiliário adequado, além de ter garantia de internet e equipamentos específicos, como computador, teclado externo e mouse.

4. Isolamento social

Você pode se sentir solitário devido à falta de contato com outros funcionários (além do virtual).

Por isso, aumenta a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde emocional e psicológica.

5. Responsabilidade

No home office, o risco de vazamento de informações sigilosas é maior, principalmente se você compartilhar o seu computador com outras pessoas.

Também é necessário maior cuidado com a saúde, pois, se adoecer, será um dia de trabalho perdido, que pode fazer diferença na sua renda.

Mas, com disciplina e cuidados é possível trabalhar com home office e tirar o melhor proveito dessa modalidade tão desejada pela maioria das pessoas.

Equipamentos para home office

Lista de equipamentos e periféricos recomendados para o Home Office.

Agora vamos às dicas práticas para montar sua estação de trabalho em casa, com os itens indispensáveis. Veja:

1. Suporte para laptop

Se você trabalha apenas com laptop, é extremamente necessário ter um suporte para que ele fique na altura dos olhos.

Assim, sua postura ficará correta, evitando dores na coluna, o que prejudicaria sua produtividade e eficiência. 

Se possível, inclua um cooler, componente que ajuda a manter a máquina sempre resfriada e evitará problemas como lentidão e instabilidade.

Isso aumenta a vida útil ao seu equipamento de trabalho e deixando-o sempre rápido.

2. Teclado externo e mouse

Digitar no próprio teclado do notebook, principalmente se ele estiver sobre um suporte, além de ser desconfortável, é um risco para sua articulação.

Por isso, você precisa incluir um teclado externo e um mouse na sua mesa de trabalho.

Além disso, esses itens auxiliam na ergonomia, evita o desgaste do notebook e reduz os riscos de superaquecimento.

3. Monitor

Um monitor externo pode aumentar a sua produtividade, pois proporciona conforto e facilidade para a execução de tarefas.

Naturalmente, um monitor a mais aumenta sua área de visualização, é confortável para os olhos, e torna o trabalho mais rápido e eficiente.

Por exemplo, você pode manter as referências necessárias para a execução de uma tarefa em um dos monitores e a produção, de fato, no outro.

4. Fones de ouvido

Especialmente para quem trabalha com audiovisual, o uso do equipamento é fundamental para a execução das tarefas em home office.

Mas, o uso de fones de ouvido também pode ajudar na concentração. Se você tem o costume de trabalhar ouvindo música, por exemplo. 

Os fones de ouvido são uma boa pedida para fugir de barulhos externos, como latidos de cachorro ou a reforma do vizinho. 

5. Cadeira

Apesar de não estar na ordem desta lista, comprar uma boa cadeira para o seu home-office deve ser uma prioridade. 

Não adianta investir em eletrônicos sofisticados, e comprar uma cadeira qualquer.

Sua cadeira precisa garantir o conforto e ergonomia necessários para manter a atenção e energia durante o trabalho.

Por isso, invista em uma boa cadeira, pensando em longo prazo, na sua saúde e qualidade de vida.

Você pode optar por cadeiras específicas para escritório, com regulagens de braço e altura, ou cadeiras gamer, que oferecem ainda mais conforto e adaptabilidade.

6. Bloco de notas

Fazer anotações durante o trabalho ajuda na produtividade. E você pode usar o bloco de notas tanto de forma física quanto digital.

Você pode preferir um documento digital, post-its ou um planner, desde que tenha um modo de manter registros diários de tarefas, pendências e ideias.

Assim como no escritório, você passará por momentos com grande fluxo de trabalho e terá que se lembrar de todos os detalhes para não perder os prazos.

7. Calendário

Para uma melhor organização em seu home office, tenha também um calendário, para ter planejamento e cumprir suas tarefas no prazo. 

Pois no home office apenas você estará controlando sua agenda ou supervisionando suas ações. 

Para isso, mantenha um calendário, agenda, planner ou mesmo bullet journal para manter os compromissos e tarefas em dia.

Outra boa ferramenta que você pode apostar é o Google Agenda, que é uma boa ferramenta para organizar datas de reuniões e entregas, por exemplo.

Dicas para você trabalhar melhor em casa

1. Arrume seu Home Office

Manter o escritório em casa limpo é garantia de qualidade no seu trabalho.

Separe uma mesa em sua casa onde será o seu home office.

Dê preferência a um local mais isolado, com o mínimo de barulho e arrumado, exclusivamente, para isso (se for possível).

Evite trabalhar na cama, mesa utilizada para refeição ou no sofá. 

Todos esses locais impedirão que você entre no clima de trabalho e exigirá ainda maior esforço para que você se mantenha no foco.

2. Mantenha uma rotina

Acorde no mesmo horário de sempre, e realize as atividades como se fosse sair para o trabalho. Coloque roupas adequadas ao trabalho.

Como já falei, evite trabalhar de pijama, pois ele pode dar uma ideia de que você não está no clima de trabalho.  

Se aprontar para o trabalho envia ao nosso cérebro a mensagem de que é hora de ter foco e concentração.

Acordar tarde e já sentar na mesa de trabalho, ainda de pijama, pode ser super bacana no início do home office, mas, em longo prazo, isso é desmotivador e um forte agente depressor.

Se você faz atividade física pela manhã, mantenha-se nessa atividade ou busque exercícios que você possa fazer em casa. O importante é não ficar parado.

Utilize o tempo que você usaria no deslocamento até à empresa, para fazer alguma atividade extra que surgirá em função da nova realidade.

Por exemplo, defina as atividades das crianças, lave a louça ou até mesmo pare e faça uma meditação, oração, alongamento, etc.

3. Tenha concentração 

Mantenha sua concentração sempre alta para garantir uma boa produtividade no trabalho em casa.

Quando você estiver naquele local que você separou para o trabalho, procure manter o foco.

Se concentre nas suas atividades e evite ficar levantando toda hora para fazer uma coisa ou outra.

No computador, evite entrar nas redes sociais ou outros sites que não estejam relacionados com o que você está fazendo. 

Estabeleça um horário para se manter concentrado e cumprir suas funções sem interrupções.

Caso tenha familiares em casa, converse para que eles respeitem o momento de seu trabalho. 

Quando eu comecei meu negócio pela internet, as pessoas achavam que eu estava jogando algum game, fazendo algo por diversão, e não entendiam que aquilo era um trabalho sério.

Como o home office está cada vez mais comum na vida dos brasileiros, convencer sua família de que você está em horário de trabalho e precisa de privacidade e silêncio, sem interrupções, está bem mais fácil.

Enfim, é o momento de criar uma nova rotina, mas sem mexer demais na rotina que você já tinha.

Tente apenas recompor o tempo vago com as atividades extras que aparecerão durante esse período.

4. Mantenha seu local de trabalho organizado

Afinal de contas, o seu escritório em casa não pode ser um ambiente bagunçado.

Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

Evite a tentação de pensar “Ora, eu não estou na firma, ninguém vai ver a minha bagunça, mesmo”. 

Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

5. Assuma a responsabilidade 

Assuma sua responsabilidade tanto pessoal quanto profissionalmente.

Na modalidade de trabalho em casa, não temos a supervisão de nossos gestores. Assim, eles não têm como saber exatamente o que estamos fazendo. 

Ou seja, no home office você deve ser mais responsável ainda pelas atividades. Neste sistema de trabalho, crie metas inteligentes para que todas as tarefas sejam realizadas. 

É fundamental que você pense como dono da empresa, e assuma a responsabilidade pela execução das suas tarefas.

6. Faça pausas

Home office não significa que você precisa ficar horas sentado em frente ao computador.

É importante que faça pequenas pausas, para descanso da mente e do corpo. 

Além das pausas, defina horários para almoço e descanso. Alimentar-se adequadamente também é importante para a sua produtividade. 

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.

As pequenas pausas também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente impossível.

Com certo distanciamento, muitas vezes, se consegue enxergar a situação como um todo.

Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo.

Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça algumas pausas para o bem da sua saúde física e mental.

7. Busque contato humano

Tenha contato com outras pessoas.

Evite o isolamento completo, e quando possível, busque formas de interação humana.

Use o telefone para falar com colegas e supervisores, sem se limitar apenas ao contato online (caso isso seja possível).

No dia a dia, tente ir à padaria, converse com o vizinho mais próximo.

Manter contato com outras pessoas será bom para manter a sua integridade emocional e mental.

O trabalho home office te deixa isolado, sem contato com outras pessoas, a não ser o virtual.

8. Tenha metas realistas

Trace metas diárias que se encaixem no seu cotidiano. E seja realista, não estipule muita demanda ou prazos apertados, se não conseguirá cumpri-los.

Manter uma rotina organizada e com metas cumpridas é o caminho para ter um mindset de sucesso e atingir seus objetivos profissionais.

9. Faça exercícios mentais 

Faça exercícios para aliviar a sua mente

Outra solução para se manter atento e focado no home office são a meditação e exercícios mentais. 

Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, e, como já falei em outro item, é necessário manter pausas entre as tarefas, mesmo que pequenas.

Existem diversos aplicativos com funções de relaxamento e meditação.

O tempo de descanso é de aproximadamente dois minutos, que ajudam a manter a concentração e acabam com o estresse causado por muitas tarefas de trabalho.

10. Relaxe

Tenha momentos de lazer em casa.

Não é porque está em casa, com acesso ao trabalho que você deve trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nesse momento, teríamos outro tempo para deslocamento. Utilize esse tempo para realizar as atividades extras, lembra?

Se organize para aproveitar melhor os dias de descanso. Você pode definir uma rotina de trabalho de segunda a sexta e tirar os fins de semana de folga. Ou, pelo menos, no domingo.

O importante é não deixar o trabalho tomar conta de sua vida.

Pois a principal ideia do home office é que ele leve vantagens a sua vida, que te proporcione liberdade e não uma prisão.

Como se vestir no home office?

Como Se vestir corretamente no Home Office e se manter produtivo.

Muita gente sonha em trabalhar em home office, acreditando que vai poder ficar o dia todo largado no sofá, sem tirar o pijama e com uma pantufa nos pés. 

Porém, se o seu objetivo é render no trabalho, cumprir os prazos e realizar suas tarefas com qualidade, saiba que a realidade é bem diferente.

Trabalhando em casa você se sente mais à vontade, sem dúvida, e pode até usar bermuda e chinelo, porém, conforto e preguiça não são a mesma coisa.

Para que o seu trabalho renda e você consiga ter disciplina e foco, você precisa treinar a sua mente para que ela consiga identificar que aquele momento é de trabalho.

Então, hora de descansar e vestir o pijama para deitar na cama é diferente de vestir uma roupa confortável e sentar na frente do seu computador para realizar suas tarefas.

Entenda que as roupas influenciam, e muito, no nosso comportamento. 

Quando usamos um pijama, nosso cérebro já sabe que é hora de relaxar e descansar. E é aí que mora o perigo de não tirar o pijama no horário de trabalho.

Inconscientemente, quando nos vestimos de manhã para trabalhar, embora seja com uma roupa confortável e informal (inclusive de chinelo), enviamos uma mensagem para nossa mente de que é hora de “acordar”, de ter foco para trabalhar.

O ideal seria vestir-se como se fosse para a empresa, mesmo que usando um chinelo e uma bermuda, como eu falei. Mas, procure usar uma camisa mais formal “mais séria”. 

Afinal, a qualquer momento você poderá participar de uma reunião ou receber uma chamada de vídeo do seu chefe e, eu tenho certeza, de que ele não iria gostar de ver você sem camisa ou com uma regata velha (ou uma tomara-que-caia, no caso das mulheres), pois esse tipo de roupa no trabalho, transmitiria a imagem de desleixo.. rsrs

Como ser produtivo no home office

O home office pode ser o sonho da maioria dos trabalhadores, porém, para as empresas, mesmo tendo seu lado positivo, como a redução de custos, por exemplo, junto com essa modalidade de trabalho, surgem alguns desafios:

  • Como manter a produtividade da empresa?
  • Como integrar as equipes e manter a comunicação efetiva?
  • Quais ferramentas utilizar?
  • Como alinhar as tarefas?

Essas são algumas das várias dúvidas que surgem para as empresas, com o home office. Para quem trabalha em casa, o maior desafio é manter a produtividade.

Então, para saber como ser produtivo no home office, veja a seguir algumas dicas e conselhos para você seguir.

1. Estabeleça um horário para trabalhar

Uma das grandes vantagens do trabalho home office é a flexibilidade de horário, porém, estabelecer um horário para trabalhar é fundamental para que você consiga ser produtivo.

Você precisa separar um horário do seu dia para realizar as tarefas que precisam ser feitas, dentro do prazo estabelecido.

2. Respeite o seu horário de trabalho

Tenha horários estabelecidos para tarefas pessoais e profissionais.

Estabelecer um horário para trabalhar e não respeitá-lo é um risco, tanto para sua produtividade, quanto para sua integridade.

Afinal, se você extrapolar e trabalhar demais, pode adoecer ou ser tomado por cansaço físico e mental, o que prejudicaria, e muito, a sua produtividade e a sua qualidade de vida.

Trabalhar em casa pode fazer com que você trabalhe mais horas, “pule” suas refeições, e se perca nos horários de trabalho e descanso.

No home office a tendência é trabalhar demais, pois você pode não perceber as horas passando.

Por isso é muito importante respeitar os horários estabelecidos, tanto para começar, quanto para terminar (incluindo as pausas, que são vitais para a sua produtividade).

3. Crie um ambiente de trabalho

Se não for possível, você não precisa construir um escritório impecável para trabalhar em home office. 

Mas, é fundamental que você crie um ambiente adequado para trabalhar, pois ele influencia muito na sua produtividade.

A maioria das pessoas não conseguem trabalhar e manter o foco e a produtividade em um ambiente barulhento e movimentado, por exemplo.

Trabalhando em home office, você estará sujeito a vários tipos de distrações, seja a TV ligada, pessoas conversando ou te interrompendo, cachorro latindo, vizinho ouvindo música alta… A lista é enorme.

Por isso que criar um ambiente adequado para realizar suas tarefas é fundamental para ser produtivo no home office.

Tente trabalhar em um local que seja o mais isolado possível, livre de interrupções, distrações, ruídos…

Você vai perceber como o ambiente tem tudo a ver com a produtividade.

4. Defina prazos

Tenha prazos estabelecidos com seus projetos e tarefas no Home Office

Quando trabalhamos em home office, sem prazos definidos para concluir cada tarefa, temos a tendência de ir deixando para depois.

Isso é um grande erro que acaba com a sua produtividade.

Determine os prazos para concluir cada tarefa, sem deixar nada para depois.

5. Descanse

No home office, não caia na armadilha de acreditar que, se você trabalhar dia e noite, sem descansar direito, vai ser mais produtivo.

Muito pelo contrário. Sem descanso você pode até adoecer e ganhar uma estafa.

Assim como é importante definir um horário para trabalhar, também é importante ter seu dia de folga, horário para almoçar, para terminar sua jornada…

Ao contrário do que muitos imaginam, isso não vai atrasar suas tarefas, vai te ajudar a ter mais foco, concentração e ser mais produtivo.

6. Faça listas

Tenha lista de tarefas para começar o dia sabendo o que precisa ser feito.

Ter o hábito de criar listas é uma ótima estratégia para não esquecer o que precisa ser feito, priorizar o que for mais urgente e importante e, dessa forma, ser mais produtivo.

Você pode fazer suas listas da forma como você achar melhor, da maneira como você conseguir se organizar.

Você pode, por exemplo, utilizar um planner, uma agenda, blocos de notas, post its, ou até mesmo um papel A4, colar sua lista na parede e ir riscando cada tarefa realizada.

Mas, se você preferir, existem inúmeras ferramentas online para você criar e organizar suas listas de tarefas, como o Trello, por exemplo.

Tenho certeza que, ao final do dia, você terá sido mais produtivo, sem esquecer de nenhuma tarefa e sem deixar nada para depois.

7. Não se cobre tanto

A última dica (ou conselho) que eu vou deixar para você é para não se cobrar tanto.

Por mais que nos esforcemos, nem sempre vamos conseguir entregar todas as tarefas no prazo ou conseguiremos bater todas as metas, e isso é completamente normal, é humano.

Às vezes não vamos mesmo conseguir ser tão produtivo, principalmente em home office. 

Seja por algum problema de saúde, pelo filho que adoeceu, ou por alguma questão familiar que você precisou se ausentar para resolver… 

Pode ser que você se veja obrigado a parar um pouco, atrasar alguns prazos e ter que correr para dar conta de tudo.

Porém, tenha cuidado para não se cobrar demais. Lembre-se que você é um ser humano, não uma máquina e que, apesar de todo o esforço para ser produtivo, de vez em quando pode falhar (e tudo bem!).

Cuidados ao trabalhar em home office – 7 Dicas sobre home office para empresas

No período de quarentena, por causa da pandemia do coronavírus, muitas empresas optaram por liberar o home office para os seus funcionários. 

Mas algumas precisam se adaptar a esta nova realidade. Por isso, veja as dicas abaixo, voltadas para as corporações:

1. Estrutura

Com a mudança para o home office, há a necessidade de uma adaptação rápida.

Por isso, os empregadores devem ficar atentos à estrutura tecnológica que a empresa oferece ao funcionário.

Equipamentos adequados ou até mesmo o acesso à internet no domicílio são fundamentais. 

É viável para todos realizarem o trabalho de casa? É papel da empresa e dos gestores mapear possíveis dificuldades e contorná-las.

2. Comunicação

Ter uma boa comunicação é o melhor caminho para manter o desempenho durante o trabalho em casa.

É hora de combinar a melhor estratégia para a comunicação da empresa. 

O time pode usar diversos canais, como Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp, para manter o contato. 

É melhor combinar o canal de comunicação, de acordo com o perfil dos funcionários, evitando a dificuldade de se adaptar a uma tecnologia desconhecida. 

3. Vídeo chamadas

Se for possível, invista em vídeo chamadas e videoconferências para reuniões. 

Sem ver a expressão dos outros, muitos podem confundir a intenção das falas, o que gera ruídos na comunicação e desentendimentos.

Então, combine com a equipe o melhor dia e horário para que todos possam participar. 

4. Administração de tempo

Faça uma boa gestão do tempo trabalhando em casa

Mesmo que a equipe não esteja no mesmo ambiente físico, é fundamental que todos se comportem como se estivessem. Mantenha os mesmos horários de jornadas dos funcionários.

Assim, a liderança deve reger como será a operação remota, combinando os detalhes, com cobrança e com a administração do tempo. 

Pois, estar mais tempo online não significa que a equipe está mais presente ou produtiva. A dica é combinar entregas periódicas, seja no dia ou seja na semana, para cada time.

5. Reuniões

Mesmo que não seja por vídeo chamadas, faça reuniões com a equipe para definir pontos importantes. 

Assim, a equipe vai ficar atualizada do contexto geral e isso vai tirar a sensação de isolamento. 

A medida também ajuda como aviso para marcar o fim do expediente, mostrando que não será cobrada uma resposta por mensagem ou e-mail do funcionário após certo horário.

6. Busque uma certa informalidade 

Busque uma certa informalidade.

Todos sabemos que essa mudança, em muitos casos brusca, pode ser difícil, mas manter a humanidade neste processo pode ser muito útil. 

Atitudes como compartilhar experiências, fotos da mesa de trabalho, fotos do horário de almoço, fazer reuniões por vídeo no jardim de casa ou até mesmo combinar um happy hour online contribuem para a boa produtividade.

O líder tem um papel importante aqui, mostrando boas iniciativas, que os colaboradores podem copiar, e assim encararem o período de reclusão como positivo (caso a modalidade tenha sido imposta, como no caso da quarentena pela pandemia).

7. Paciência e empatia

Todo processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. 

Mantenha sempre o canal aberto para dúvidas e orientações.

Outra dica é em relação ao atual cenário. Comunique aos colaboradores sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre o modelo de trabalho remoto, sobre as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.

Quais as melhores ferramentas para quem trabalha home office?

Para assegurar os melhores resultados em seu trabalho home office, você pode utilizar ferramentas, que são fundamentais para te auxiliar em suas tarefas.

Existem inúmeras ferramentas no mercado, que te ajudam a realizar suas tarefas e cumprir prazos, de forma eficaz e prática, além de te ajudar a ser mais produtivo.

Confira agora quais são as melhores ferramentas para quem trabalha em home office.

1. Trello

Para Gestão de Tarefas e projetos é possível usar o Trello como principal ferramenta.

A primeira ferramenta que eu vou falar é sobre o Trello. 

O Trello é uma ferramenta que te auxilia no trabalho como um todo, pois garante a boa organização das tarefas e dos prazos.

O Trello pode te ajudar a aumentar a sua produtividade, pois ele é fácil de usar, tanto no computador quanto em dispositivos móveis, e ajuda a organizar suas tarefas, posicionando-as em “Fazer”, “Fazendo” e “Feito”, além de poder deixar comentários nas tarefas, pelas pessoas envolvidas.

2. Slack

Para comunicação entre equipes você pode usar o Slack

O Slack é um software criado para ser um canal de comunicação para equipes.

Para quem trabalha em home office, essa ferramenta é excelente, pois mantém toda equipe em contato.

O Slack também pode ser usado para conversas privadas, além da possibilidade de integração com outros serviços, como o Trello, por exemplo.

Essa ferramenta garante uma comunicação rápida e eficiente entre toda a equipe, e garante uma produtividade maior.

4. Hangouts Meet

Para fazer reuniões no Home Office você pode usar o Google Meet

O Hangouts Meet é uma ferramenta do Google, que ajuda na comunicação entre as equipes.

No home office, a ferramenta ajuda a reunir toda a equipe para alinhar todos os processos da empresa.

Além disso, o Hangout também possui funcionalidades que permitem, por exemplo, automatizar o agendamento de tarefas e o aumento da produtividade dos usuários.

Isso porque é uma ferramenta integrada ao Google Agenda e a outros recursos do Google.

5. Dropbox e Google Drive

Use o Dropbox e o Google Drive para gestão de arquivos.

Tanto o Dropbox quanto o Google Docs trabalham com armazenamento em nuvem, o que fornece maior segurança para guardar seus arquivos e imagens.

Basta criar uma conta (caso você ainda não possua) e salvar qualquer tipo de arquivo.

Além disso, você pode trabalhar online no Google Docs e compartilhar seus arquivos com quem desejar.

Isso é uma mão na roda para a empresa gerenciar a equipe.

Sem falar na segurança dessas duas ferramentas, pois as informações são criptografadas e, também, atualizadas, em tempo real. 

Ou seja, quando alguém modifica as informações do documento, todos podem rastrear a mudança e o autor.

6. Pomodoro 

Use a técnica pomodoro

Mesmo que, para muita gente, seja a realização de um sonho, trabalhar em home office não é fácil, pois corremos sempre o risco de sermos interrompidos a qualquer momento, principalmente pelos filhos.

As interrupções e as inúmeras distrações que temos em casa, faz com que nosso foco se desvie o tempo todo.

Por isso, para te ajudar a manter o foco e realizar as tarefas do trabalho, com disciplina e responsabilidade, você pode utilizar a técnica pomodoro.

Criada na década de 1980, pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica, que em português significa “tomate”, funciona como um cronômetro, em que você precisa manter o foco no que está fazendo, em blocos de 25 minutos.

A cada 25 minutos, você precisa parar e descansar por 5 minutos. Depois dos 5 minutos, você inicia mais um bloco de 25 minutos, focado na sua tarefa.

Depois de 4 blocos de 25 minutos, o tempo de descanso é de 25 minutos. É como uma recompensa pela sua determinação em cumprir cada bloco.

A técnica pomodoro vai te ajudar a se concentrar melhor em suas tarefas, finalizar tudo dentro do prazo estipulado, e ainda aumentar a sua produtividade.

Como usar bem o Celular no Home Office

Uma das principais distrações para o trabalho home office é o celular. 

Mas existem algumas ferramentas e aplicativos que podem ser úteis, já que suas funções ajudam a manter a concentração 

Assim, você poderá manter a produtividade de um dia de trabalho típico em uma empresa. Confira, na lista abaixo, algumas das soluções:

1. Controlar as notificações

O excesso de notificações na tela do celular pode atrapalhar a concentração. 

Ferramentas como o Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android permitem que você tenha acesso a informações como o tempo gasto em aplicativos e sites, possibilitando que ajustes de limites de tempo em apps sejam definidos.

Outro recurso é o “Repouso” do Tempo de Uso do iPhone, que possibilita o bloqueio das notificações. 

Assim, você escolhe o que quer receber. Você pode bloquear notificações de aplicativos de lazer quando estiver trabalhando, e silenciar notificações de trabalho ao final do expediente.

2. Limite o uso de apps

Limite o uso de aplicativos no home office

Um dos recursos disponíveis nos apps Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android é o de limitar o uso de aplicativos específicos.

No iPhone, quando a ferramenta “Tempo de Uso” é ativada, você terá acesso a um gráfico que informa a quantidade de tempo gasto em aplicativos e sites. 

O recurso “Limite de Apps” possibilita que você defina um limite diário de acesso para esta categoria, bloqueando o uso de redes sociais ou jogos enquanto estiver trabalhando, por exemplo.

3. Temporizadores

Aplicativos de organização pessoal também podem ser úteis, já que possuem recursos específicos para auxiliar na realização de tarefas. 

Além disso, definir o tempo que será gasto para cada atividade pode ajudar a aumentar o ritmo de produtividade.

Os aplicativos de relógio dos próprios celulares compreendem a função de “Timer” ou “Temporizador” que podem ser ativadas na realização de tarefas de trabalho. 

Você pode programar atividades, estipular o tempo que será necessário para concluí-las, e ativar a função de temporização. 

Também existem apps mais completos com essas funções, próximos a planners para planejamento diário de atividades.

4. Quando possível, evite o celular

Evite pegar o celular várias vezes.

Apesar de todos os recursos e estratégias disponíveis, a melhor forma de manter a disciplina para cumprir metas é esquecer o celular durante o trabalho. 

Os smartphones costumam ser a principal fonte de distração no trabalho, mesmo podendo ser utilizados para benefício próprio a partir de apps que ajudam a manter a concentração. 

Onde conseguir vagas home office?

Como Conseguir Trabalho Home Office

Para conseguir vagas em home office você precisa conhecer os tipos de trabalho que permitem essa modalidade, além de verificar se as suas habilidades e trajetória profissional o credenciam para se candidatar à vagas em home office.

Organizar o seu currículo ou portfólio, enfatizando suas habilidades é uma boa dica. 

Além disso, utilizar ferramentas para pesquisas de emprego como Infojobs, Linkedin, Vagas e Catho também podem te ajudar a encontrar vagas de home office.

É importante criar um perfil, pesquisar vagas e se conectar com pessoas no Linkedin. 

Além disso, pesquise ideias de trabalho que você pode realizar como autônomo.

Como por exemplo, começar a trabalhar com Marketing Digital, se tornar um produtor digital ou trabalhar como afiliado.

Essas são as minhas principais atividades atualmente e me rendem um valor muito acima de salario de diretores de empresas.

O meu treinamento Fórmula Negócio Online é o mais completo para quem quer começar no marketing de afiliados, seja para ter uma renda extra ou para tornar essa sua principal fonte de renda.

Isso pode ser mais rápido e lucrativo para você conseguir uma oportunidade e ainda ser dono do seu próprio negócio.

Conclusão

Agora que você já descobriu tudo que é necessário para desempenhar bem o seu trabalho no modelo home office, lembre-se de avaliar o que você já sabe fazer bem, e o que ainda tem a melhorar, para ter sucesso nesse novo cenário.

Aproveite e usufrua dos benefícios que o trabalho em casa oferece: mais tempo e liberdade para ficar com sua família, fazer suas tarefas pessoais ou se aperfeiçoar em sua profissão.

Saiba equilibrar o alto desempenho e produtividade do trabalho com o lazer e o descanso em casa.

Por isso, é fundamental seguir as nossas dicas sobre o espaço de trabalho, recursos materiais, vestimenta, e manter a rotina o mais próxima possível da que você tinha de quando ia até o escritório da empresa para trabalhar.

Espero que você tenha bastante sucesso nesse novo estilo de trabalho e, se decidir empreender e trabalhar em casa, sendo dono do seu próprio negócio, no meu Treinamento Fórmula Negócio Online, você vai encontrar todas as ferramentas necessárias para criar um negócio do zero e trabalhar em casa, do jeito que você sempre sonhou.

Infográfico – Home Office: Aprenda a Trabalhar Remotamente de Forma Efetiva

Infográfico - Home Office - Como Trabalhar Remotamente

🔴 O que é HomeOffice?

Trata-se de uma expressão em inglês que significa escritório em casa. É uma forma de trabalho utilizado por profissionais independentes, autônomos e Freelancers.

🔴O que é Trabalho Remoto?

É a execução de qualquer trabalho que seja possível realizar à distancia. Normalmente utilizado por profissionais das áreas de tecnologia, comunicação e marketing. Além disso, é chamado também como teletrabalho.

🔴 Como desenvolver o trabalho em home office?

Para desenvolver o trabalho em home office é necessário que o profissional adote alguns comportamentos e estratégias para garantir a mesma performance e qualidade do trabalho presencial, tais como: Ter um espaço de trabalho em casa, Realizar gestão de Tarefas, Ter Concentração, Responsabilidade, Ter um local de trabalho limpo e organizado, fazer pausas entre atividades, cuidar da mente e do corpo e entre outras.

🔴Como conseguir vagas em home office?

Para conseguir vagas em Home Office você precisa conhecer os tipos de trabalho que permitem esse modo de trabalho, verificar se suas habilidades e trajetória profissional o credenciam para se candidatar à vagas em home office, Organizar o seu currículo ou Portfólio enfatizando suas habilidades. Além disso, utilizar ferramentas para pesquisas de emprego como Infojobs, Linkedin e Catho.

🔴Como encontrar empresas que contratam home office

Para encontrar boas oportunidades nesse modelo de contratação, você pode contar com sites de buscas de emprego como Infojobs, Catho e Vagas.com.br. Também é importante fazer uso, pesquisar vagas e se conectar com pessoas no Linkedin. Além disso, pesquise ideias de trabalho que você pode realizar como autônomo. Isso pode ser mais rápido e lucrativo para você conseguir uma oportunidade.

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram