O WordPress é utilizado por aproximadamente 25% dos sites da web. Trata-se um dos melhores sistemas de gestão de conteúdo e que pode funcionar como uma verdadeira fonte de vendas.

Além dos temas focados em negócios e um sistema fácil de manusear, o WordPress tem mais uma característica que faz dele a melhor opção para quem desejar criar um negócio online de sucesso: a acesso a dezenas de milhares de plugins grátis e pagos.

Bem, se você está começando, ou mesmo que já esteja no mercado, é bom estar por dentro do que é um plugin:

Plugins são ferramentas que oferecem funcionalidades para que o usuário possa personalizar seu site com funções específicas. Eles agregam ou modificam recursos em um site, e com ele é possível fazer coisas que podem facilitar muito na conquista de resultados.

Só para você entender, o WordPress não oferece uma ferramenta nativa que faça a análise de SEO dos seus artigos. Para resolver isso, é preciso instalar um plugin. O mais famoso, nesse caso, é o Yoast SEO. Se você o implementar, conseguirá saber exatamente se seu conteúdo está ou não otimizado para o Google.

No começo do desenvolvimento web, era preciso fazer tudo do absoluto zero. Mas com o surgimento de linguagens específicas, a coisa começou a ficar mais simples. Atualmente é disponibilizada uma tonelada plugins e você, que tem um site WordPress não precisa “rachar a cuca” para conseguir o que precisa.

Para te provar isso, vou listar abaixo 17 plugins que você deve considerar logo que colocar o seu primeiro site WordPress no ar. Bem provável que você não use todos eles, mas é possível que vários deles te ajudem a alcançar seus objetivos como empreendedor digital.

Está pronto?

Então conheça agora os plugins gratuitos de WordPress que vão elevar o seu negócio online!

1 – Yoast SEO (para otimização)

Sei que já citei ele acima, mas a utilidade deste plugin é tão perfeita, que vale a pena dedicar um tópico inteiro. Se você ainda não entendeu para que ele serve, deixe resumir sua função em apenas um parágrafo:

O Yoast é a ferramenta responsável por deixar seu texto perfeito aos olhos do Google. Não importa se o seu objetivo é otimizar seu blog pessoal, ranquear bem o site da sua empresa ou melhorar os resultados de busca para um cliente, ele é capaz de tornar o blog amigável para os motores de pesquisa.

Existem duas grandes chaves para alcançar o sucesso na web: um conteúdo de qualidade e um bom SEO, e o Yoast te ajuda com as duas coisas. Por isso ele encabeça a lista de plugins deste post. Se você ainda não usa este recurso em seu blog WordPress, trate de baixar ao terminar a leitura.

Link para Download.

2 – SEO Friendly Images (para otimização)

Aproveitando que o assunto é SEO, o segundo plugin grátis da lista também ajuda a corrigir um problema que muitos esquecem ou consideram coisa boba: as tags ALT e Title das imagens.  Mas fique sabendo que estes dois elementos fazem toda a diferença.

O atributo alt é utilizado para facilitar a leitura de imagens em sites pelo Google. Já a Tag Title é um complemento para a tag alt. Ela é que origina uma pequena descrição quando se posiciona o mouse sobre a imagem.

O plugin SEO Friendly Images atualiza automaticamente estas tags, o que faz com que você tenha menos um detalhe para se preocupar na hora de lançar seus conteúdos. O trabalho dele ainda ajuda a conquistar, de quebra, pontos valiosos no ranking de SEO do blog.

Link para Download.

3 – W3 Total Cache (para experiência de usuários)

Se você já deixou um site simplesmente por ele ser lento, deve ter ideia da diferença que a experiência de usuário faz. Você não quer que seu site WordPress seja abandonado por ter o carregamento lento, é claro. Por isso é preciso adotar recursos que evitem isso.

O plugin W3 Total Cache foi feito para te ajudar neste quesito. Ele reduz o tempo de carregamento da sua página ao compactar os arquivos CSS e JavaScript, reduzir o acesso ao banco de dados, utilizar o cache dos navegadores e usar um serviço CDN.

Se parece muito técnico, fique tranquilo, basta saber que ele deixa seu site mais rápido e isso influencia positivamente nos resultados de tráfego, geração de leads e conversão de vendas no seu negócio digital. Como você obviamente gosta da ideia, é bom incluir ele na lista de plugins.

Link para Download.

4 – Disqus (para comentários)

O Disqus é um sistema de comentários que muitos empreendedores estão adotando em seus blogs. O sistema vem se tornando popular devido à sua facilidade de uso, poder de personalização e integração com diversas contas.

Alguns o consideram o melhor plugin grátis de comentários para WordPress, pois possui algumas ferramentas bem interessantes, como votação dos comentários, adição de imagens nos comentários e ordenação por ordem de relevância ou mais bem votados.

Para começar a usar, basta acessar o link que vou deixar abaixo e escolher em qual plataforma você deseja integrar. Você pode inserir o código HTML manualmente ou baixar o plugin para WordPress.

Link para Download.

5 – Akismet (para comentários)

Akismet, ou Automattic Kismet, é um serviço de filtro de spam. A ferramenta foi criada pela Automattic, organização que emprega a maior parte dos desenvolvedores da plataforma de WordPress.

O Akismet diz ter capturado mais de 25 bilhões de comentários e pings spam desde o mês de abril de 2011. Trata-se de um dos melhores plugins grátis anti-spam que auxilia a manter somente os comentários relevantes nos artigos do seu blog.

Este plugin pode ser muito útil para seu negócio, já que ele “trava” as mensagens indesejadas e permite apenas comentários sérios. Para usar o Akismet, é preciso obter uma chave da API no site.

Link para Download.

6 – Contact Form 7 (para formulários de contato)

Ter um formulário de contato no seu website é extremamente importante para que os seus leitores e possíveis parceiros o possam entrar em contato de forma fácil e eficaz. Parece algo óbvio, o que de fato é, mas muitos empreendedores acabam falhando nisso.

O Contact Form 7 é o plugin mais popular para formulários de contato do WordPress. Como criar formulários geralmente é bem complicado para quem não tem conhecimento técnico, este plugin te ajuda muito dando a coisa “praticamente pronta”.

Com ele, você não precisa quebrar a cabeça para gerar formulários de contatos para os visitantes do seu blog. Ele permite criar formulários ilimitados, integrar em páginas, artigos, widgets e page builder, e é fácil editar mensagens, erros, spam e validação de campos.

Link para Download.

7- MailChimp for WordPress (para geração de leads)

Se você está há algum tempo no marketing digital, já deve ter ouvido falar no MailChimp. Em muitos casos, ele é primeira opção para se praticar o e-mail marketing. Logicamente é um ótimo plugin para conseguir assinantes no seu blog.

Com ele você consegue criar formulários de cadastro totalmente personalizáveis e exibi-los em diversos locais do blog por meio de shortcodes ou widgets, por exemplo. Um recurso bem interessante para gerar leads.

Em no máximo 30 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de web pode criar e enviar uma campanha dentro do site com o MailChimp. É simples e rápido e te permite 12.000 disparos grátis.

Link para Download.

8 – Flare (para botões de compartilhamento)

O engajamento é um resultado importantíssimo para quem faz negócios na internet. Os compartilhamentos dos seus conteúdos são considerados bons indicadores de engajamento, e consegui-los é uma verdadeira vitória.

Se o seu tema WordPress não possui os botões de compartilhamento em redes sociais, este plugin resolve fácil, fácil. E o legal é que ele é simples de configurar e você consegue adicionar botões de compartilhamento no início, no meio ou no final dos artigos.

Este plugin grátis pode ser instalado diretamente na área Painel de Administração do WordPress (Plugins > Adicionar Novo), procurando por Flare. Ou, se preferir, pode acessar o link de download abaixo.

Link para Download.

9 – Easy Social Share Buttons for WordPress (para botões de compartilhamento)

Ainda na vibe do compartilhamento, apresento o Easy Share Buttons. Ele permite que você exiba botões para que seus conteúdos sejam compartilhados nas redes sociais.

Os botões podem ser exibidos dentro de seus posts ou páginas, tornando a ação muito mais fácil para os seus leitores. Interessante que o plugin dá suporte a 20 redes sociais e oferece 3 estilos para botões sociais.

Os botões de compartilhamento não exigem imagens ou arquivos de ícone de fonte para download, mas apenas um arquivo CSS de 4kb opcional. Se você quer aumentar as possibilidades de compartilhamento, está aí um plugin grátis que vale a pena testar.

Link para Download

10 – Shareaholic (para compartilhamento de posts)

Fechando o trio de plugins para compartilhamento que separei para este post, destaco o Shareaholic. Uma ferramenta que permite colocar botões de compartilhamento em cada post publicado no blog.

O que chama atenção nele são os recursos especiais, como a possibilidade de fixar uma frase motivadora ao lado dos botões, como “Sharing is caring”, mas infelizmente apenas em inglês; Ele também possibilita mostrar a quantidade de compartilhamentos realizados.

Além disso, também podemos configurar um convite para que os leitores sigam nossas redes sociais. Esse convite aparece logo depois do compartilhamento, assim temos divulgação dos nossos posts e novos seguidores. Bacana, não é?

Link do plugin

11 – Social Auto Poster – WordPress Plugin (para postagens automáticas)

Se você faz o tipo empreendedor ocupado e que gostaria de otimizar seu tempo na hora de divulgar os posts do seu blog nas redes sociais, este plugin grátis vai fazer seus olhos brilharem. Eu particularmente acho a função dele bastante interessante.

Com o Social Auto Poster você posta de forma automática, todo e qualquer conteúdo do seu site em suas redes sociais. E o legal é que você pode agendar qual o post e quando deve ser publicado. Este plugin grátis pode ser integrado às seguintes redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr, Delicious, FriendFeed e BufferApp.

Esse serviço ajuda você a alcançar uma maior audiência e avisar a todos os seus amigos, leitores e seguidores sobre o novo post que acabou de lançar. Para quem gosta da palavra produtividade, como eu, recomendo. 😉

Link para Download

12 – WordPress Related Posts (para o tráfego interno)

O tempo de permanência no seu blog é um elemento-chave para melhorar o ranqueamento nos motores de busca e possibilitar maiores chances de conversão. Ou seja, quanto mais o visitante/leitor ficar dentro do seu site, mais oportunidades de negócios você tem.

O WordPress Related Posts é um plugin é excelente para aumentar o tráfego interno no seu blog. Para você ter ideia, só de adicionar os artigos relacionados no final do artigo, ele pode aumentar em até 10% a navegação interna do seu blog.

Basta instalar e ativar para começar a usar o recurso para atrair a atenção dos usuários e melhorar SEO e linkagem interna dos posts relacionados. Muitas vezes, as pessoas entram em seu site por causa de um artigo, mas chegando lá se deparam com diversos outros que acabam chamando a atenção. Este plugin facilita isso.

Link para Download.

13 – Squeeze WP (página de captura)

Para quem está começando seu negócio online e travado na construção de uma página de captura, está um plugin que pode ser extremamente útil. Alguns afirmam ser um dos mais plugin grátis de página de captura que você pode trabalhar.

O Squeeze WP se destaca pela simplicidade, facilidade e rapidez com que permite criar páginas de conversão de alta performance (em menos de 5 minutos é possível criar páginas para gerar conversões em seu site ou blog).

Você encontra este plugin tanto em versão gratuita, que é excelente, quanto em versão premium, que conta hoje com mais de 20 modelos prontos, que vai desde páginas de captura, até páginas de webinários, congressos, vendas, entrega de oferta de conteúdo (recompensa ou isca digital), página de agradecimento e muito mais.

Link de download

14 – Google XML sitemaps (para SEO)

Voltando ao assunto SEO, mas agora para um trabalho mais profundo, falo do Google XML para sitemaps. Muitos empreendedores digitais desconhecem a função de um sitemap. Eu explico: é uma lista de todas as páginas (URLs) do seu site.

Essa listagem funciona como um mapa para que as ferramentas de busca consigam encontrar as páginas facilmente. Com o plugin Google XML sitemaps, você pode gerar rapidamente um sitemap e enviá-lo ao Google e Bing Webmaster Tools.

Este plugin atualiza seu mapa toda vez que houver uma alteração no seu site. Deu para entender como ele é útil para seu negócio, não é? Bem, se você quer fazer um bom trabalho de SEO, fundamental que inclua o Google XML em sua lista de ferramentas para WordPress.

Link de Download

15 –  Broken Link checker (para monitorar links quebrados)

Este plugin WordPress faz exatamente o que seu nome sugere: monitora os links que estão quebrados no seu site. Todos os sites acabam tendo alguns links quebrados ao longo do tempo, ou conteúdos que você fez referência e saíram do ar, por exemplo. Já que nem sempre você consegue identificar, é bom ter uma ferramenta que auxilie nisso.

Ter links quebrados em sua plataforma é ruim tanto para seus leitores, que podem ficar frustrados com a leitura, já que acabarão indo para uma página que não existe. Além disso, esse problema atrapalha o SEO.

O Broken link Checker permite programar quando o monitoramento será realizado. Ao fazer a checagem, ele e envia as notificações para seu e-mail se encontrar alguma coisa errada. Daí o que você precisa fazer é ir até o local e corrigir.

Link de Download

16 –  iThemes Security (para segurança do site)

Imagina perder o seu site inteiro, assim do nada. Dá desespero só de pensar, não é mesmo? Pois é, para que isso não aconteça você precisa adotar medidas de segurança, e nesse caso, existe uma série plugin grátis ou pago.

Por conta de o WordPress ser uma plataforma bastante popular, se torna alvo de hackers. Para você se proteger de ataques desses caras, você pode contar com o iThemes Security. Além de diversas funcionalidades, ele permite que você faça backup do seu site para não correr risco de perder todo seu trabalho.

De forma bem simples você pode configurar a segurança do seu site e evitar ver descer pelo ralo seu projeto construído com muito carinho, tempo e dedicação. Para fazer o download do plugin, basta acessar o link descrito abaixo:

Link do plugin

17 –  HTML JavaScript Adder (para programação)

Para quem gosta de programação e curte meter a mão na massa para criar e testar recursos através de códigos, o HTML JavaScript Adder é o plugin recomendado.

Com ele, você pode inserir códigos mais avançados na área de Widgets do seu site. Desse modo, você pode testar novas formas de aumentar, por exemplo, as taxas de conversão do seu site. Que tal criar um CTA que aparece em algum lugar ao longo do artigo!

É um plugin mais avançado, e para usá-lo é preciso sacar de linguagem HTML. Muitos profissionais da área o consideram bom demais para realizar testes. Para ter acesso ao plugin, só clicar no link que eu destaco abaixo.

Link de Download

Qual o máximo de plugins WordPress que você pode usar?

Não se engane, os plugins também podem atrapalhar e trazer problemas para o seu site. É preciso estabelecer um limite e entender que nem sempre sair enchendo seu site WordPress será a melhor coisa.

Para você ter uma noção, só no diretório WordPress é possível encontrar mais de 40.000 plugins gratuitos. Eles estão ali, disponíveis, apenas esperando para que os baixemos e comecemos a usá-los. Isso pode ser bem tentador!

Existem casos de desenvolvedores que colocam mais de 100 plugins e os mesmos funcionam bem. Mas, da mesma forma, o site pode ficar lento, cheio de problemas com pouquíssimos plugins. Então, é preciso saber o que é importante na hora de escolher o uso ou não de plugins e qual o número máximo a utilizar.

Este é um assunto longo e um pouco complexo, mas já para te dar uma luz, levando em consideração alguns pontos cruciais, como confiabilidade, segurança e desempenho, o número médio de 20 plugins é considerado ideal para um site de pequeno ou médio porte.

Leia Também #Como Ganhar Dinheiro na Internet: https://www.nucleoexpert.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet/

Fechando

Como já citei aqui no blog outras vezes, você precisa ter em mente que a ferramenta não faz a obra de arte, mas sim o artista. A função do plugin grátis ou pago, não é fazer milagre, mas facilitar sua vida enquanto toca o seu negócio.

Isso quer dizer que, mesmo sem nenhum plugin dessa lista você pode ter um site ou blog de sucesso. Mas, se a ideia é conseguir chegar mais facilmente aos objetivos, porque não criar uma lista própria de plugins básicos?

Você pode usar este artigo para isso, tendo em mente que existem plugins para as mais diversas finalidades, bem como para questões específicas de vários mercados. Para saber exatamente qual adotar, faça pesquisas, leia outros artigos, assista videos, converse com profissionais mais experientes, enfim, faça um laboratório antes de sair instalando coisas.

Se precisar de alguma luz sobre isso, deixe um comentário ou envie um e-mail para alex@nucleoexpert.com. Terei o prazer de responder.

Bem, é isso…

Até a próxima!

PS.: Esses e outros assuntos de empreendedorismo e marketing digital são tratados com mais profundidade na comunidade Fórmula Negócio Online. Para ser membro, comece baixando o e-book gratuito, aqui nesta página.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo:

    54 Comentários Em "Os 17 Melhores Plugins Grátis para Turbinar seu Site WordPress"

    • Pedro

      Quias os problemas que posso ter com meu blog uma vez que o akismet obriga a marcar as opções abaixo no modo gratuito:

      Não tenho anúncios no meu site
      Não vendo produtos / serviços no meu site
      Não promovo uma empresa no meu site

      • Alex Vargas

        Opa, nenhum problema, pois você não vai vender pelo blog em si, o blog é só um meio de divulgação para vender, a não ser que você tenha um ecommerce…
        Abraço!!

    • Felipe

      Para deixar o post resumido no feed do blog tem algum plugin ou isso depende do tema?

      • Alex Vargas

        Olá, você pode usar a tag “leia mais” no editor do seu post ou, escolher um tema que tenha essa função nativa.
        Abraço

    • fabiane

      ola professor Alex! estou imensamente agradecida por todo esse conteúdo de infinita qualidade que você nos proporciona,não sei se você consegue ter dimensão do quão grandioso é o seu trabalho, o Sr. acaba por ensinar conteúdos que não são de sua obrigação por pura consideração aos seus alunos,e isso não tem preço, eu reconheço muito o seu trabalho e lhe admiro muito,eu escolhi o nicho de espiritualidade apesar de não ter formação nenhuma na área e nem condições para tal no momento, mas como sei que sou capaz, vou ingressar como afiliada usando uma persona não formada na área mais disposta a ajudar aqueles que como eu se identificam no assunto, como tenho pesquisado muito, hoje posso perceber sua missão de vida aqui entre nós que é ajudar ao próximo com todo seu conhecimento, esses conteúdos gratuitos disponibilizados no youtube com dezenas de horas ensinando e dando o seu melhor, envia ao universo esse dom que o Sr. tem de doar doar e doar, e a cada dia se tornará mais e mais próspero por conta dessas atitudes, alei da doação é a lei de mais alta vibração que é comparada a lei do amor, Gratidão e muita luz para você

      • Alex Vargas

        Olá Fabiane! Fico imensamente agradecido pelo comentário! Desejo muito sucesso com o seu negócio online, conte comigo e com toda equipe do FNO! Abraços!

    • Carlos

      Adorei! Seus conteúdos estão me ajudando muito!!!

      • Alex Vargas

        Opa, muito obrigado pelo reconhecimento! Pode consumir o conteúdo do blog à vontade!!
        Abraço

    • Deusdete da Silva Medeiros

      Muito esclarecedor o o conteúdo sobre plugins. Estou nesta fase no Curso Formula Negócio Online e estou aprendendo muito, Gratidão ao Professor Alex Vargas sem dúvidas um dos melhores professores deste mercado de Marketing Digital. O curso Formula Negocio Online é de fato uma faculdade para que quer entrar neste mercado!! Obrigado!!

      • Alex Vargas

        Olá, muito obrigado por confiar no meu trabalho!! Estude o curso com afinco, tenha dedicação e foco sempre…
        Sucesso, qualquer coisa é só chamar

    • Nikolai Cinotti

      Qual tema voce utiliza atualmante aqui neste site da nucleo? Claramente não é o Epico que voce recomenda tanto, por que?
      E você ainda utiliza o optmize para coisas internas como area de membros com os videos e etc?

      • Alex Vargas

        Opa, o tema usado é o Divi, optei por ele porque achei mais elegante rsrsrsrs
        Sim, inclusive a área de membros foi feita em conjunto: Divi com Optimize Press!!
        Abraço e Sucesso

    • Gabriela Coutinho Cunto

      Olá, Alex! Obrigada pelo artigo super completo! Sou aluna do FNO e acabei de assistir a aula sobre plugins e de ler este artigo. Quando fui instalar o plugin Akismet, a opção que não é paga dá a entender que é para blogs pessoais. Naquela parte de pegar a chave, em que você arrasta a barra do valor para o zero, ele só permite enviar a chave se eu marcar 3 opções que informam que eu não vou vender nem anunciar nenhum produto no meu blog. Eu pego a chave mesmo marcando essas opções? Obriga mais uma vez!

      • Alex Vargas

        Opa, peço por favor que entre em contato com o suporte!
        Abraço

    • Rafael Gomes

      Gostaria de saber sua opinião de qual plugin é melhor: Rank Math ou yoast??

      • Alex Vargas

        Opa, para SEO, o melhor sem dúvidas é o Yoast!
        Abraço

    • Samuel Almeida

      Qual é o plugin de optin que você utiliza dentro dos artigos para capturar e-mails? Ele funciona com o LeadLovers ou só infusionsoft?

      • Alex Vargas

        Opa, eu uso o Thrive Leads
        Abraço!

    • CARLA jacques ibrahim

      Oi Alex, td bem? Sou aluno do FNO e estou no modulo 5, em instalação de plug ins. Mas tenho ainda muitas duvidas sobre temas.
      1- Gostei muito deste tema aqui deste site (nucleoexpert) seria aquele epico ?
      2- Estou instalando o tema Dazzling, mas a parte mais legal que e o slider não esta funcionando, da mensagem de erro de config. porem não tem quase nada pra config. pode me dar alguma dica?

      3- hj na sua opinião qual tema gratuito e o melhor mais completo?
      Grata pela atenção!

      • Alex Vargas

        Opa! Tudo certo?
        1- O tema que usamos é o Divi
        2- Entre em contato com o suporte do curso, nossa equipe vai te ajudar!
        3- Todos os citados no no artigo são muito bons para o uso!!
        Abraço 🙂

    • Regina Barbosa

      Olá Alex, estou no Módulo 5, aula sobre instalação de Plugins do FNO e percebi que os plugins de compartilhamento de redes sociais sugeridos não têm a opção com o Instagram, que ultimamente é uma das mais importantes, tem alguma sugestão de plugin que considere o Instagram?

      • Alex Vargas

        Olá Regina… Instagram ainda não tem… Por que não da pra compartilhar no Instagram, somente imagens.

    • Ana Silva

      E em relação à plugins de segurança, ou de verificação de identidade, tipo 2FA que o google tem? Comecei a usar o https://wordpress.org/plugins/woo-phone-verification-on-checkout e fiquei na dúvida se há outras formas de manter a venda mais segura. Grata

      • Alex Vargas

        Olá, se estiver servindo bem para você, estiver atendendo às suas expectativas, pode usar à vontade!
        Abraço 🙂

    • Thor martins

      Oi Alex ,sou aluno FNO iniciante ,estou começando do zero messsmo ,daqueles que nem no facebook olhava entende? Espero conseguir alavancar meu projeto,e tirar algum beneficio disso,estou ansioso e intusiasmado! Mesmo sem saber quase nada estou me dedicando .

      • Alex Vargas

        Olá, está no caminho certo, tenha dedicação! Logo logo os resultados vão aparecer!
        Conte comigo e com minha equipe nessa jornada
        Abraço 🙂

    • Rodrigo Campos

      Muito útil seu artigo Alex e como aluno do FNO agregou mais valor ainda ao cabedal de conhecimento…. Bem, o plugin SEO Friendly Images está sem atualizações há 4 anos e segundo a sua página informa ele também pode sofrer algumas incompatibilidades com as versões mais atuais do WordPress. Ainda continua válido utilizar esse plugin?
      Grato!

      • Alex Vargas

        Oi Rodrigo… Não. Este artigo está na fila de atualização.. Vamos remover este. Abraços!

    • Esse é o curso que realmente capacita de verdade um novo empreendedor digital!
      Obrigado Alex, por sua dedicação ao nos ensinar o melhor!

    • Alvino Munhoz Ferreira

      Ótimo artigo! Parabéns pelo conteúdo…

    • Davi Santos da Cunha

      simplesmente sensacional Alex Òtimos Plugins. parabéns por esse grande trabalho de ajuda que você nos dar.

    • Diogo Lopes

      Olá Alex, agora sou aluno do formula negocio online, já montei meu blog, mais estou com dúvida sobre como instalar o “https “no blog. Adquirir a hospedagem na hostgator que permite ter um apenas, mas como eu quero ter mais blog gostaria de saber qual formula você usa para instalas em vários sites ou blogs.

      • Alex Vargas

        Olá Diogo! No caso da hospedagem, se o plano for o Plano P só pode ser um site mesmo. Para colocar https, use a cloudflare. Recentemente publicamos no grupo de aluno um tutorial para usar o cloudflare e ter o https. Dá uma verificada no grupo. 😉 Se não achar, avisa que te marco. Abraços.

    • Gabriela

      Excelente artigo!

    • Ariane

      Alex, o Flare está instalado, está marcada a opção de compartilhar mídia, para que diferentes fotos possam ser thumbnail, mas não funciona. Meu webdesigner não consegue resolver isso. Como faço? Buscando Plugin gratuito similar.
      Em fóruns também não tive a resposta.
      Obrigada.

    • Izidoro mangango

      Ola Alex, Optima matéria m ajudou bastante, já utilizo o WordPress a bastante tempo e também utilizo o plugin de SEO by Yost, que por mim é o melhor plugin neste momento. muito obrigado pelo post vou já começar a instalar alguns plugins interessantes.

      • Alex Vargas

        🙂 Show de bola! E obrigado pelo comentário!

    • Miriam Werneck

      Conteúdo excelente! realmente, esses plugins são de extrema importância para quem quer ter um Blog funcionando legal. Parabéns Alex.

      • Alex Vargas

        Muito obrigado Miriam… O que seria da vida de um blog sem os plugins…rsrs 🙂

    • Wesley Ralfy farias de souza

      Eu instalei o Google XML site maps e o SEO frienly Images,mas enho uma dúvida sobre os dois,precisa configurar os dois quando ativos no Blog,ou só ativar e pronto?

    • Cristiano

      Parabéns Aléx pelo artigo, apresentou ótimos plugins!

      • Alex Vargas

        🙂 Obrigado Cristiano!

    • Joacir

      Porque não posso salvar esta página?

      • Alex Vargas

        Olá Joacir! Os conteúdos dessa página são protegidos por direitos autorais. Infelizmente há muita cópia de conteúdos na Web e investimos muito nos conteúdos aqui. Obrigado pela compreensão. Abraços.

    • Lucas Gomes

      Muito útil Alex, realmente o primeiro plugin Yoast SEO faz toda a diferença. Parabéns, ótimo conteúdo 🙂

      • Alex Vargas

        Olá Lucas! Verdade… uma ajuda e tando! Sucesso!

    • Edir

      Parabéns pelo artigo Alex.
      Sou aluno do FNO e tenho aprendido muito com o curso. Já instalei os 6 primeiros plugins dessa postagem e o 12°. Ainda estou no módulo 10.
      Queria saber se você indica algum plugin para alterar tipos de fontes, para melhorar a aparência dos textos de meus posts.
      vlw abração