Motivação Pessoal: O Guia Completo para se Inspirar e Nunca Desistir de Avançar na Vida e nos Negócios Alex Vargas 2017/06/20 at 1:51pm 2018/06/28 at 11:04pm

Perder a motivação na vida, no trabalho e nos negócios pode acontecer com qualquer pessoa, mas você não pode, de forma alguma, ficar conhecido por ser desmotivado. Aliás, nenhum homem de sucesso é lembrado como alguém que foi desmotivado, desanimado e cansado de lutar, não é mesmo?

Aí está o motivo deste assunto ser extremamente importante: ninguém chega ao topo, ninguém realiza seus desejos, ninguém alavanca um negócio digital sem uma boa dose de motivação pessoal. Sim, soa óbvio, mas na prática nem sempre é simples.

Como seres humanos, temos a tendência de desanimar diante das dificuldades da vida. Enfraquecemos quando as circunstâncias não são favoráveis. É normal desanimar, mas permanecer desanimado que é o problema.

Motivação pessoal é um assunto muito tratado por sites e blogs de todo o mundo. Não seria por menos, já que um número expressivo de pessoas pesquisa por isso todos os dias. Para se ter ideia, o termo “frases motivacionais” é pesquisado mais de 10 mil vezes no Google mensalmente.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Acha muito? E se eu te dissesse que “frases de motivação” é buscado de 100 mil a 1 milhão de vezes? Ward Farnsworth, reitor da Escola de Direito da Universidade do Texas, explica que as pessoas gostam de frases inspiracionais porque há um poder nas palavras. “As pessoas têm um apetite por sabedoria expressa de uma maneira agradável”, afirma.

Para quem está aberto a esse tipo de mensagem, frases bem estruturadas com um apelo motivacional podem ser significativas e usadas como poderosos objetos de mudança, seja na forma de pensar ou simplesmente na atitude do dia a dia.

Mas, claro, motivação pessoal não se resume a frases de impacto…

Há uma série de conceitos e ideias por trás deste termo, e é isso que explorar com você agora. No fim deste artigo, você estará mais bem preparado para se manter motivado e continuar avançando na vida e nos negócios. Confira!

O que é motivação?

 

A motivação (do latim movere) é tida pela psicologia, etologia e em outras ciências humanas como a condição do organismo que influencia a direção. É a orientação para um objetivo do comportamento. Em outras palavras, o impulso interno que nos leva à ação.

O conceito de motivação refere-se ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pela pessoa como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e inclui ideias diversas como muita vontade, anseio, desejo, esforço, sonho, esperança, entre outros.

Stephen Robbins, o autor mais vendido do mundo na área de manuais sobre gestão e comportamento organizacional, diz que a motivação é resultante da interação da pessoa com a situação e seu nível varia tanto de pessoa para pessoa, quanto em uma mesma pessoa, em diferentes situações.

Robbins tem uma definição interessante para motivação: “O processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de alguém para alcançar uma meta”. Isso nos fazer pensar que os indivíduos motivados são aqueles que permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos.

A motivação é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada e de sucesso tanto na área pessoal, quanto na profissional. Portanto, se você não está motivado, dificilmente conquistará o que deseja com seu negócio online, ou qualquer outra coisa.

Às vezes, o ambiente em que vivemos não colabora com a automotivação, pois vivemos cercados de fatos ou circunstâncias que vão influenciando de maneira negativa, tais como: violência, desemprego, materialismo, individualismo, egoísmo, competição e desigualdades sociais.

Mas, se você fizer o dever de casa e andar de mãos dadas com a disciplina, conseguirá superar as adversidades com mais força.

Entendendo a motivação através da pirâmide de Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo humanista que propôs uma classificação diferente das necessidades humanas. Para ele, existem cinco tipos de necessidades:

1 – Necessidades fisiológicas;

2 – Necessidades de segurança íntima (física e psíquica);

3 – Necessidades de amor e relacionamentos (participação);

4 – Necessidades de estima (autoconfiança);

5 – Necessidades de auto realização.

Essa classificação revolucionária permitiu uma nova visão sobre o comportamento humano, nos levando a entender que as pessoas não buscam apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e se desenvolver.

Maslow organizou as 5 necessidades numa pirâmide, colocando na base as necessidades mais básicas e primitivas. Ele descreve uma diferença entre as necessidades primárias e as mais elevadas. Vamos entender isso melhor no próximo parágrafo:

As primeiras necessidades são deficitárias, ou seja, baseadas na falta. Estas devem ser saciadas para evitar um estado indesejável. Já as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Elas não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo que se deseja.

Duas grandes lições primárias podemos tirar ao analisar a Pirâmide de Maslow:

1 – As necessidades fisiológicas, necessidades de segurança e algumas das necessidades sociais são grandes fatores de desmotivação. A Teoria apresentada por Maslow mostra que a satisfação destas necessidades é básica. A ausência da satisfação delas não motiva ninguém, pelo contrário, desmotiva.

2 –  As necessidades sociais, necessidades de “status”, de estima e as necessidades de auto realização são fortes fatores motivacionais. Na ausência dessas necessidades, as pessoas batalham para tê-las satisfeitas. Portanto elas motivam as pessoas a alcançar a satisfação.

Hora de se automotivar

<citação>Antes de mais nada, fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor.<citação>

A frase acima é do escritor Fernando Sabino. Ela representa o funcionamento de uma pessoa automotivada. Em vez de reclamar do salário baixo, do chefe injusto, do cliente chato, do que o concorrente está fazendo de bom, do mercado em baixa, da crise financeira, da política, ele olha o lado positivo das coisas.

Especialistas explicam que essa característica está ligada ao perfil da pessoa. Quem pensa e age assim, naturalmente, olha o mundo por um ângulo mais assertivo. Tem desejo ardente de se superar, de correr riscos, de celebrar as vitórias, aprender com os erros e continuar trabalhando até conseguir.

Manter-se motivado quando você trabalha no que gosta, quando as vendas online estão caindo no automático, quando os pedidos de orçamento estão sendo feitos no site, é fácil. Difícil é manter o bom humor e a disposição mesmo a despeito de circunstâncias adversas.

É difícil, sim, mas não impossível. Porque se você alimenta o hábito de ter foco, iniciativa e resiliência, você pode decidir desenvolver esses aspectos porque quer. O primeiro a ganhar é você mesmo. Afinal, é o seu esforço, seu tempo e a sua vida de empreendedor que estão em jogo.

Portanto, em vez de ficar esperando que o mercado mude, que os clientes te enxerguem, que o Hotmart crie uma nova função que ajude a vender mais, que alguém crie um novo gatilho mental revolucionário, você deve levantar da cadeira e gerar os recursos que precisa para alcançar os resultados que deseja.

Para ajudar a você com isso, vou apresentar agora um verdadeiro manual de motivação pessoal. Confira!

#1 – Descubra como você funciona

Para garantir sua motivação pessoal, é preciso conhecer bem a si mesmo. E não ache que para isso é preciso buscar um terapeuta. Uma análise pessoal de si mesmo já pode te dar muitas respostas. Se você souber como as situações geram sentimentos e reações em você, poderá escolher os melhores caminhos.

Tente perceber como você se comporta diante das circunstâncias. Aos poucos, você vai começar a reconhecer as tarefas que são fáceis, as que lhe são custosas, o que você tem prazer em fazer, quais as palavras e atitudes que mais deixam você animado etc.

Lembre-se que só é possível ser auto motivado se você tiver autoconhecimento. Tem muita gente infeliz na vida e na profissão simplesmente porque não sabe o que gosta, desconhece o que é bom e fica insistindo em atividades que não têm nada a ver com ela.

#2 – Seja disciplinado

Falando por experiência própria, quanto mais disciplina você tiver, mais liberdade vai sentir como pessoa e profissional. A sensação de liberdade para o empreendedor, por sua vez, é um dos combustíveis para a motivação e para o alcance das metas.

Hoje, com o avanço da tecnologia, você pode trabalhar com total autonomia, desfrutando de horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar de casa. Mas com isso, proporcionalmente, aumenta a necessidade de você se comprometer com suas tarefas por iniciativa própria.

Nesse sentido, ter disciplina é fundamental. Pessoas disciplinadas costumam ter mais controle de seu tempo e de suas atividades, assumem mais responsabilidades e são donas do seu próprio tempo. Consequentemente, se motivam mais por conta própria.

#3 – Planeje-se

Motivação pessoal exige planejamento. Para ser um empreendedor automotivado, você não pode esperar apenas que as metas lhe sejam impostas. Você mesmo precisa criar algumas para si. Isso exige planos no papel e não apenas ideias na cabeça.  

É dessa forma que você consegue, mesmo que esteja em um momento ruim, ver o todo, traçar um futuro melhor e elaborar um caminho para alcançá-lo. O conselho é agir como se fosse seu próprio chefe, criando metas e planejando coisas a curto, médio e longo prazo.

O Grande Napoleon Hill dizia que todas as pessoas de sucesso fazem listas de metas a serem alcançadas, seja no sentido pessoal ou profissional. Passe a escrever tudo o deseja conquistar num período de tempo e deixe em algum lugar visível no seu ambiente de trabalho. Esse lembrete vai servir de inspiração e de guia.

#4 – Execute

Tire as ideias do papel. O planejamento é um meio, não um fim. Nanda toma forma sem execução e realizar aumenta a motivação pessoal. Quando você acerta, é hora de comemorar. Se errar, alguma lição poderá ser tirada. Isso significa que sempre haverá um lado positivo das coisas. Existe algo mais motivador do que isso? Garanto que não!

Executar nada mais é do que colocar em prática aquilo que foi especificado no planejamento. É prática, ação, aplicação do que foi pré-determinado. Conquanto planejar é difícil, na hora da execução é que muitos empreendedores travam.

Mesmo tendo uma ideia boa de negócio digital, produtos que podem fazer a diferença no mercado e uma marca com potencial de autoridade, muitos negócios digitais morrem nesse ponto. Para escapar disso, mantenha o hábito de botar a mão na massa!

#5 – Não apenas trabalhe

Claro que você deve trabalhar duro, mas a vida não é só trabalho. Pessoas motivadas se dedicam a atividades de outras áreas além do trabalho, sejam técnicas, pós-graduação, sejam atividades físicas, sejam coisas ligadas à espiritualidade e à mente, hobbies, etc.

É aquele papo de equilibrar as áreas profissional e pessoal. Para entender melhor como organizar as coisas, vou usar a analogia da pizza. Imagine que sua vida é uma pizza e que cada pedaço representa um departamento. Sua carreira de empreendedor é um pedaço; outras são família, lazer, religião etc.

Se você se envolver em outras áreas, poderá tirar energia e vontade de outro lugar para seguir firme, forte e motivado.  Portanto, não viva apenas para trabalhar, mas reserve tempo para estar envolvido e comprometido com outras coisas importantes para você.

#6 – Ajude pessoas

Como o ditado popular diz: “ajude e será ajudado”. Ajudar as pessoas a realizar os seus próprios sonhos é fazer com que elas o ajudem a realizar os seus. Não interprete isso como interesse. Não, é apenas uma forma de fazer a roda girar.

Eu reservo boa parte do meu tempo ajudando outros empreendedores a começar e alavancar seus negócios. Você não tem ideia de como isso é motivador para mim. Receber feedbacks positivos por e-mail ou no inbox do Facebook, comentários no blog e nos vídeos do YouTube é extremamente gratificante.

Isso me incentiva a melhorar sempre para conseguir ajudar um maior número de pessoas. Crio novos conteúdos, lanço novos produtos, aposto em novos canais, tudo para fazer com que mais empreendedores sejam impactados pela minha mensagem. Esse é um dos pontos altos da minha motivação pessoal.

#7 – Determine recompensas

Não há nada mais motivador do que a sensação de sucesso. Se você consegue ser bem-sucedido em algo e recebe algo por isso, terá mais forças para buscar a próxima vitória. Por isso o ato de determinar recompensas pessoais para cada meta parcial atingida é poderoso. O sentimento de sucesso é reforçado, motivando para novas conquistas.

Pode ser uma viagem, um carro novo, um móvel novo para o escritório, férias em algum lugar que você tenha vontade de conhecer, entre outras coisas. A ideia é ser recompensa sempre que conseguir atingir um nível mais alto na escala do crescimento pessoal e profissional.

Especialistas em coaching explicam que o sistema de auto recompensas assegura melhores níveis de produtividade e de desempenho. Com essa atitude você consegue atingir melhores níveis de eficiência, ou seja, cumprir as metas na empresa. Experimente!

#8 – Tenha um mentor

O mentor é uma pessoa que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize o potencial, desenvolva skills, aprimore o desempenho e se torne uma pessoa melhor.

Grandes líderes da história tiveram mentores. Posso dar alguns exemplos, como: o mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles; o de Martin Luther King foi Gandhi; o de Jim Collins foi Peter Drucker, e assim por diante.

Um verdadeiro mentor nos ajuda a sermos melhores e encontrar um sentido, não só nos negócios, mas também na vida. Isso pode ser determinante para que renovemos sempre nossa motivação pessoal.

#9 – Faça parte de uma comunidade

Sendo social, o ser humano depende da relação com outros seres humanos desde o início de sua vida até sua morte e precisa também do interlocutor humano junto dele para definir a si mesmo e dar forma à sua identidade.

As crenças judaico-cristãs e outras linhas espirituais valorizam muito a força da comunidade. Isso tradicionalmente foi incorporado em outros campos humanos, como os negócios. Ser um membro de uma comunidade pode ajudar você em diversos aspectos, inclusive, no que diz respeito à motivação pessoal.

No empreendedorismo, por exemplo, temos grupos de mentoria e mastermind, que servem como comunidades de apoio de alto nível. Nessas “tribos”, conseguimos evoluir e ajudar outros homens de negócios a evoluírem também. Quando surgir a oportunidade, faça parte de uma comunidade séria.

#10 – Leia um livro

Parece uma dica clichê, mas é fato que os livros são aliados poderosos. Você pode buscar um livro mais técnico caso queira aprender algo novo, uma história de ficção caso queira relaxar, ou um livro de autoajuda para procurar mais dicas que lhe tirem de uma situação.

O importante é ler coisas boas. Uma breve leitura pode ser uma poderosa aliada para você se motivar e seguir adiante, além, é claro de te deixar mais inteligente e sábio. Não abra mão de estar sempre munido de um bom livro.

Quando se trata de marketing e empreendedorismo, existem grandes pérolas que você pode ler. Posso citar autores, como Napoleon Hill, Dale Carnegie, Daniel Goleman, Brendon Burchard, Seth Godin, Flávio Augusto da Silva, entre outros.

15 frases motivacionais para você colar no seu local de trabalho

Agora vou compartilhar algumas frases motivacionais que eu considero magníficas…

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. – Zig Ziglar (autor, palestrante e homem de negócios).

“Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação”. – Dalai Lama (sacerdote, guia espiritual e chefe político do Tibete)

“A persistência é o caminho do êxito”. – Charles Chaplin (ator, cineasta e humorista)

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. – Henry Ford (empreendedor americano, fundador da Ford)

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. – Winston Churchill (líder político e pensador inglês)

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. – Thomas Edison (inventor e empreendedor americano)

“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo”. – Antoine de Saint-Exupéry (escritor, ilustrador e piloto francês)

“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer”. – Eleanor Roosevelt (ex-primeira dama dos Estados Unidos)

“O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”. – Napoleon Hill (escritor e grande pesquisador do comportamento humano).

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”. – Dale Carnegie (orador, escritor e estudioso do comportamento humano).

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”. – Steve Jobs (empreendedor e criador da Apple).

“Se você não é teimoso, vai desistir de fazer experiências muito cedo. E se não for flexível, vai bater de cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para seus problemas”. – Jeff Bezos (empreendedor e fundador da Apple).

“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve”. – Anthony Robbins (coach e autor americano).

“Aquele que tem uma ideia é um tipo esquisito até que a ideia vença”. – Mark Twain (escritor americano).

“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”. – Flávio Augusto da Silva

Considerações finais sobre motivação pessoal

Naturalmente, o assunto motivação pessoal é amplo e não acaba por aqui, mas acredito que eu tenha conseguido clarear as coisas um pouco. Você provavelmente não contou, mas foram mais de 3.000 palavras escritas para te ajudar a ser mais automotivado.

Use este conteúdo como guia para conquistar seus nos nossos objetivos!

Lembre-se que a motivação pessoal tem origem, em primeiro lugar, numa observação interna sobre os próprios recursos internos, dons, habilidades (que podem ser desenvolvidas), gostos, em que a pessoa pode focar. É aquela história de autoconhecimento que citei lá em cima, lembra? Então, comece a se conhecer melhor.

Dessa forma, encontrar motivação pessoal para seguir em frente e conquistar mais como empreendedor será bem mais fácil!

É isso.

Grande abraço,

Alex Vargas

PS.: Reservo boa parte do meu dia para atender e assessorar meus alunos. Caso queira esse suporte exclusivo, faça parte da comunidade Fórmula Negócio Online clicando aqui!

Olha Que Legal Também

123 Compart.
Compartilhar123
Twittar
Compartilhar
WhatsApp