Um afiliado nada mais é do que alguém que indica ou promove produtos de outras pessoas e recebe comissão, às vezes bem alta, por isso. Ficou interessado em entender um pouco mais ou se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo!

Qualquer pessoa que está há algum tempo buscando sobre como empreender na internet, já se deparou algumas vezes com os termos Afiliado, Marketing de Afiliados ou Programa de Afiliados.

Por conta disso, nesse momento, deve estar se perguntando coisas como: Do que de fato isso se trata? Como funciona?  O que um afiliado faz?

E, principalmente, se realmente dá para ganhar dinheiro com isso.

E até você que começou suas buscas agora, deve estar curioso.

Curso Gratuito Para Afiliados
Clique Acima para Se Inscrever

Não fique em pânico, neste artigo você vai entender, com detalhes, o que é um afiliado, o que ele faz e as vantagens de ser um.

Além de como investir nisso e, se desejar, se tornar um empreendedor de muito sucesso.

Tudo que você precisa saber sobre essa profissão e esse mercado está aqui!

O que é afiliado?

Afiliado é o profissional que ganha dinheiro promovendo produtos de outras pessoas na internet. Simplificando, ele nada mais é do que alguém que indica mercadorias físicas ou digitais e ganha comissão por cada venda.

E como isso funciona? O afiliado geralmente usa um tipo específico de marketing onde ele cria conteúdo na internet sobre o assunto do que deseja promover, atrai o público com esse conteúdo de alto valor, para então vender.

o que é um afiliado

Isso é chamado Marketing de afiliados.

Sabe quando aquele blogueiro ou youtuber que você adora faz uma publicação testando produtos ou indicando serviços que eles  aprovaram? Muitos deles estão divulgando a mercadoria no qual se afiliaram.

Provavelmente, você conhece ou segue algum do mundo fitness que fala sobre aplicativos de exercícios; ou um que fala sobre os conteúdos lidos no mês e indica ebooks; ou mesmo aquele professor que dá dicas sobre concursos e recomenda um material completo de apoio. É isso!

O mais interessante é que você não precisa ser famoso ou  fazer altos investimentos – podendo até optar por não investir dinheiro  – para começar a trabalhar e vender.

Basta fazer parte de um programa de afiliados e investir seu tempo na produção de excelentes conteúdos para gerar tráfego no seu canal.

Claro que existe outra modalidade e forma de empreender nesse mercado, que exige um tempo de dedicação muito menor e um investimento financeiro maior, que pode ser feita através de propagandas pagas. 

Por isso, mais para frente, vamos falar sobre os dois tipos de afiliado (autoridade e árbitro), suas diferenças, seus prós e contras.

No entanto, nesse momento, vamos nos focar na primeira modalidade – afiliado autoridade.

Afiliado digital

Já o afiliado digital é um afiliado que foca somente em explorar os canais e produtos 100% digitais, desde a criação ao consumo do produto.

Como você já pôde perceber, quem investe nessa área geralmente faz parte de um programa de afiliados e se utiliza do marketing de afiliados para vender.

Por esse motivo é fundamental compreender perfeitamente esses dois conceitos.

Se você ainda não os entendeu bem, vamos explicar rapidamente.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados, no seu modelo moderno, é uma relação comercial onde alguém escolhe se associar a uma mercadoria física ou digital de um produtor.

Geralmente através de um programa que intermedeia essa relação. Após isso, divulga nas suas plataformas digitais em troca de uma comissão por cada venda.

Ou seja, o marketing de afiliados  é um tipo de marketing com o objetivo ampliar os canais de comunicação entre a marca e o consumidor, que tem como seu maior pilar a parceria.

De um lado o produtor tem ajuda para vender o seu produto, de outro o afiliado pode ganhar dinheiro apenas divulgando, sem precisar criar uma mercadoria.

Na prática, essa associação funciona da seguinte forma: 

  • O produtor lança um produto e o disponibiliza na plataforma;
  • o afiliado se cadastra em uma plataforma de afiliação e escolhe o produto,
  • a plataforma cria um link próprio para divulgação;
  • o afiliado começa a divulgar o produto em seus canais (blog, site, youtube, redes sociais…);
  • o cliente clica e realiza a compra;
  • o link da venda é rastreado;
  • o produtor recebe a venda;
  • o afiliado recebe a comissão.

Todo mundo sai ganhando!

Programa de afiliados

Programa de afiliados é uma rede que faz a ponte entre afiliado e produtor, facilita comunicação, pagamentos e garantias combinadas entre os dois.

Além disso, é através da plataforma que são disponibilizados os produtos, gerados os links de divulgação e que as comissões são entregues, além de várias outras funcionalidades.

Funcionamento: Afiliado

O programa de afiliados é feito através de 3 pilares principais:

  • A plataforma: Que aluga e vende espaços publicitários na internet para o produtor digital.
  • O Produtor digital: Que usa o espaço e suporte para disponibilizar seu produto para afiliação.
  • O afiliado: Que escolhe o produto que se identifica, se afilia e começa a divulgar nos canais.

Dessa forma, o sistema une as duas pontas do processo de vendas que é o criador e o vendedor.

E quem são esses criadores? 

Geralmente são pessoas ou marcas interessadas em aumentar sua audiência, sua abrangência na internet e suas vendas.

Podem ser consultores, produtores de cursos livres ou materiais digitais.

Já os afiliados são os donos de canais, sites, especialistas em alguns assunto, influenciadores digitais ou apenas uma pessoa interessada em ganhar um dinheiro extra promovendo os produtos.

8 Motivos para você ser um Afiliado

8 Motivos para você ser um Afiliado

 1. É o mercado do futuro

Não podemos negar que trabalhos digitais vão dominar o mercado! Estamos na era online, todos os trabalhos convencionais estão se atualizado e muitos outros surgindo.  A maneira de se comunicar e de consumir é outra.

As pessoas estudam online, se comunicam com pessoas e marcas online e compram online.

Só que uma coisa não mudou, as pessoas tendem a consumir de quem confiam e cada vez mais buscam produtos ou marcas mais conectadas aos seus valores.

É justamente por isso que o trabalho do afiliado é tão importante, pois ele cria uma relação com o seu público através da criação de conteúdo de valor, tirando as dúvidas e solucionando o problema das pessoas. 

Se você tivesse procurando um bom curso na sua área, de quem você aceitaria a recomendação: De alguém que você não conhece ou de alguém que você confia? Imagino que essa resposta seja fácil.

Então imagina o seguinte cenário:

Você está pensando em mudar de profissão e começar a trabalhar com designer de interiores.

Então, como primeiro projeto, começa a reformar o pequeno escritório da sua casa. Como a maior parte das pessoas, toda vez que tem uma dúvida, consulta Google. 

Nessas pesquisas, um site em específico sempre soluciona suas questões e ainda te dá dicas maravilhosas. Sempre que você quer saber algo, está lá um conteúdo justamente daquele site ou canal com as respostas que você precisa.

 Você começa a compreender aquele site como uma referência no assunto, não é mesmo?

Aí vamos supor que sua pequena reforma foi um sucesso,  todos comentaram e você decidiu de vez que essa será sua nova profissão.

Mas óbvio, precisa se especializar nisso. Onde você vai buscar a dica de um curso online profissional?

Se a sua resposta foi “naquele site”, você faz como a maioria das pessoas.

Esse é um dos motivos que o mercado de afiliados é importante. Esse site te indicou um curso que testou, aprovou e hoje divulga como afiliado.

Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos 81% das marcas aproveitam o poder do marketing de afiliados.

A  tendência é o número aumentar ao longo dos anos e é justamente por isso que esse é o mercado do futuro.

Se você quer apostar em uma área consolidada e em plena expansão, é essa!

2. Você trabalha de onde quiser

Uma vantagem maravilhosa de trabalhar como afiliado é que você pode trabalhar em casa ou de onde você quiser, sem precisar estar preso a um escritório ou localização específica.

Basta um computador e conexão com a internet, assim você consegue trabalhar pela internet.

Ou seja, você pode trabalhar em casa, em um café, na casa de um amigo, na faculdade, em um parque, na praia, em um coworking, em uma biblioteca ou até enquanto se locomove (desde que não esteja dirigindo, é claro).

Outra coisa é que, por esse motivo, você não precisa adiar compromissos ou viagens por causa do seu trabalho.

Inclusive você pode trabalhar viajando pelo mundo e não ter uma morada fixa, se esse é o seu sonho. Desde que dedique algum tempo ao seu trabalho.

Mais um benefício de se trabalhar de onde quiser é não precisar se preocupar com imprevistos físicos ou logísticos pessoais ou da cidade.

Como por exemplo determinações de segurança, trânsito, enchentes, situações de calamidade pública, problemas locais, ou mesmo, pandemias.

3. Você determina seu próprio horário, escala ou turno

Na maior parte dos empregos, você tem um horário pré-determinado para cumprir, um turno e uma rotina específica.

Como afiliado você tem a liberdade para fazer seu horário e organizar sua agenda da forma que preferir.

Você pode trabalhar 1h, 2h ou 12h por dia. É você que determina quantas horas são necessárias e como organizar esse tempo para alcançar o seu objetivo.

Além da liberdade para escolher quais dias da semana quer dedicar

Muitos afiliados escolhem trabalhar definindo uma meta diária, por exemplo. Assim, se essa meta for cumprida em 1h, pode aproveitar o resto do dia livre.

Mas se preferir fazer de forma mais lenta, tranquila, com várias pausas para cafezinhos ou outros mimos, pode passar toda a tarde trabalhando no próprio tempo.

Outra coisa importante é o turno, que fica a critério da pessoa. Existem pessoas mais diurnas, mais noturnas e até aquelas que rendem absurdamente nas madrugadas.

Como a internet não fecha e tem funcionamento 24h, isso acaba sendo escolha realmente pessoal.

Assim como a escolha dos dias, você pode trabalhar nos dias úteis comerciais como o convencional, mas também pode escolher trabalhar nos fins de semana – pois prefere pegar a praia mais vazia as terças.

Pode trabalhar “dia sim dia não” ou três dias direto e folgar três. Ou mesmo, pagar um dia que acordou com preguiça, em outro que não trabalharia.

Isso também é uma vantagem incrível para quem trabalha com outras coisas e em paralelo como afiliado, pois com essa flexibilidade é possível trabalhar como afiliado no seu tempo livre e continuar no seu emprego “convencional”.

4. Você não precisa pagar nada para começar

Para começar como afiliado você não precisa investir inicialmente nada. Você se cadastra gratuitamente e só necessita de um computador ou celular com internet para começar a criar o seu negócio.

Você pode promover os produtos que escolheu através de um canal (blog, site, youtube…), se tiver um, criando conteúdos sobre o assunto e o universo em torno do nicho de mercado do produto. 

Ou recomendar para amigos e contatos nas redes sociais.

Claro que você vai precisar investir mais tempo se não tiver um canal ou rede social com público consolidado.

Terá a necessidade de criar uma plataforma com conteúdos atrativos e que gerem valor, para conquistar o público. Isso vai demandar um tempo e dedicação.

Uma forma de encurtar esse tempo e saber como fazer isso de forma certeira e muito eficaz, sem precisar ficar batendo muito cabeça, é investindo em conhecimento e formação.

Esse não é um investimento no mercado em si, mas em você.

Faz muita diferença aprender como fazer essa divulgação e quais são as estratégias de vendas. As opções de como se preparar são diversas e, muitas vezes, com um preço bem acessível.

Você pode buscar conteúdos sobre dúvidas pontuais na internet, se já tiver alguma noção de marketing de conteúdo, Inbound e ferramentas para blogs, sites, canais e redes sociais.

Ou mesmo, pode achar cursos completos que podem te alavancar se estiver começando do zero, o meu treinamento é exatamente sobre isso, veja aqui.

Como já dito, você não necessita pagar nada para começar. Mas é claro que, se preferir,  pode pensar em fazer algum tipo de propaganda.

Pois investir em anúncios pagos vai dar um impulso, caso ainda não tenha conteúdo para gerar tráfego orgânico.

Tudo isso você pode ir adequando com o tempo. Depois de conseguir os primeiros ganhos, é aconselhável começar a investir aos poucos, pois isso traz retorno financeiro.

Primeiro em formação, depois em ferramentas para alavancar o seu negócio e, por último, em anúncios pontuais e inteligentes.

Lembrando sempre que o pilar do seu negócio é o seu conteúdo, a criação de valor e confiança com seu público.

5. Não precisa se preocupar com uma logística ou esperar para começar

Não é necessário esperar para começar, já que você não precisa de um aval, passar em nada ou investir dinheiro, pode começar assim que desejar. Bastando apenas se cadastrar na plataforma

Outro ponto importante, que pode ser uma grande vantagem, é que você não precisa criar uma logística. Não sendo necessário ter estoque, espaço para os produtos ou para produção.

E já que esse é um mercado que trabalha principalmente com produtos digitais, não carece gastar tempo embalando produtos, despachando ou indo ao correio, todo o processo é feito automaticamente pela plataforma que o produto está hospedado.

6. Você estará trabalhando com um mercado global

Como afiliado e trabalhando pela internet, você não terá mais limites em relação a sua expansão e seu público. A internet conecta tudo e encurta todas as distâncias, isso é ótimo para quem quer se comunicar e vender. 

Todas as pessoas com internet e interessadas no seu nicho, são seus clientes em potencial. Basta você desenvolver estratégias para se comunicar com eles e atrair.

Não se trata mais só de pessoas ao seu redor ou do seu bairro, mas do mundo inteiro. No ambiente virtual não há barreiras geográficas, uma pessoa em Portugal pode estar te ouvindo ou lendo, comprar pelo seu link e te gerar comissão. 

Você sente isso quando faz a primeira venda em dólar ou em euro.

7. O negócio é escalável e o produto vende sozinho

A partir do momento que você solidifica seus canais, cativa sua audiência e cria conteúdo que gera valor – que ajuda, que tira a dúvida, que comunica com seu público-alvo, mesmo quando você não está trabalhando, seus canais continuam trabalhando para você.

Seu site continua sendo acessado, seu tráfego continua a crescer e, naturalmente, a venda acontece. Você pode estar em um restaurante, em uma aula, dormindo, em um passeio e, mesmo assim, ter vendas entrando.

É um mercado altamente escalável. E o que é isso?  Quer dizer que tem um aumento do volume nas atividades de produção ou vendas, sem a ampliação dos custos do negócio. 

Ou seja, um empreendimento com escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, por esse motivo possui um alto potencial de expansão.

Você vende 1 produto ou 100 com o mesmo trabalho, que basicamente é gerar conteúdo, fazer divulgação, manter o contato e gerenciar o relacionamento.

A partir disso, pode ampliar para outros nichos, blogs e sites. Você pode diversificar, aumentando os nichos de atuação ou os modelos de negócio.

8. Você causa impacto positivo para pessoas ou para sociedade

Um ponto muito importante, mas que muita gente esquece, é que você gerar valor.

Ou seja,  ao ser útil para o público, ajudar encontrar as respostas, se informar, se preparar, você impacta a vida das pessoas e muitas vezes de forma muito significativa.

É claro que no fim das contas o intuito é vender, gerar renda, obter sucesso. Mas nada disso vem de graça.

Para alguém confiar em você, você precisa ser confiável, estar acrescentando de alguma forma para da vida daquela pessoa.

O que você obtém é fruto de uma troca!

Por exemplo: Um canal que divulga um produto como consultoria de marketing de conteúdo para empresas. Se ele, cria valor para seu público e atrai clientes por meio da distribuição de conteúdo relevante, formando pessoas e criando oportunidades de crescimento para elas profissionalmente, ele muda a vida das pessoas.

Isso é um propósito e por meio disso que o canal sempre vai ser lembrado e conexões afetivas serão feitas.

É exatamente a criação de valores reais e palpáveis que diferencia um influenciador de sucesso, que vai vender milhares, de um mediano.

Agora que você já sabe o que é um afiliado e todos os motivos para investir nisso, você irá aprender como se tornar um afilado. Vamos lá?

Como se tornar um Afiliado 

Como se tornar um Afiliado

Escolha qual tipo de afiliado que ser

Para se tornar um afiliado, você precisa saber que existe mais de um tipo de afiliado.

Então, primeiramente, você precisa escolher um. A dica é optar pelo que tem mais a ver com seus objetivos, disponibilidade de tempo e até personalidade.

Afiliado Árbitro:

O afiado árbitro é aquele que não quer aparecer muito e não deseja colocar a imagem dele em exposição.

Geralmente esse tipo é muito bom em tráfego pago. E o que é isso?  Campanhas no Facebook, campanhas de propaganda no Google e qualquer outro tipo de anúncio.

Para fazer isso ela utiliza ferramentas como o Facebook Ads, Google Ads, Native Ads e outros serviços de publicidade paga. Ou seja, ele investe dinheiro em propaganda para vender e trabalha com tráfego pago. 

Esse tipo de empreendedor geralmente tem um perfil técnico, conhece bastante o mercado de anúncios e tem um bom entendimento das métricas e estratégias, o que o permite saber como, quanto e onde investir.

Alguns, justamente por dominar os serviços de publicidade paga, chegam a investir altas quantias e receber retornos bem significativos por cada campanha.

O pró de ser um afiliado árbitro é que você não precisa investir um tempo muito grande, criando e solidificando canais, construindo audiência e nem produzindo conteúdos de alta qualidade. 

O contra é que a partir do momento que acaba o investimento financeiro, as vendas começam a cair, pois não existe um espaço solidificado ou audiência cativa

Então, se você quer se tornar um afiliado árbitro estude sobre o mercado de anúncios e as ferramentas de publicidade paga. De nada adianta gastar um bom dinheiro com anúncio e o retorno nem cobrir o investimento.

Afiliado Autoridade:

Um afiliado autoridade é aquele que investe na construção de uma base sólida de audiência no seu site, blog, canal ou rede social, através da criação de conteúdo de qualidade e alto valor.

Para se tornar esse tipo, exige um esforço muito maior, mas um investimento financeiro muito menor (às vezes quase nenhum).

Ele foca em se tornar uma referência no assunto que aborda, entende muito bem o nicho de mercado que vai se dedicar, suas necessidades e faz questão de estabelecer uma presença forte e comunicação eficaz nos canais que o seu público está inserido.

O trabalho de um afiliado autoridade exige bastante esforço e geralmente demora mais para colher os frutos. No entanto, ao criar uma marca forte e uma estrutura sólida seu retorno é mais contínuo e rende até quando não está trabalhando.

Ao agregar valor com seus conteúdos ele gera autoridade e começa a exercer uma influência muito grande sobre seu público. Geralmente sua audiência é muito engajada e fiel.

Por isso produtos indicados por ele performam muito bem, pois a relação estabelecida faz com que as pessoas confiem em suas indicações.

Você pode escolher ser um Afiliado Árbitro, Autoridade ou misturar as duas estratégias, o que geralmente é muito eficaz. No entanto, seja qual for sua escolha, é preciso ter comprometimento com seu planejamento de tráfego orgânico ou pago para que ele possa trazer resultados satisfatórios. 

Agora que você já decidiu que tipo de afiliado quer ser, você deve escolher a plataforma que mais te parece vantajosa.

Escolha a plataforma de afiliados

São muitas as plataformas disponíveis com programas de afiliados.

Então, para escolher a adequada, você deve pesquisar a confiabilidade da plataforma, os tipos de produtos disponibilizados, como as vendas são rastreadas, qual é o tipo de comissionamento, valores e quanto tempo demora para receber as comissões.

A Hotmart, por exemplo, é reconhecida como uma das melhores  e maiores plataformas do mercado. Trabalha com produtos digitais e nela você encontra mais de 110 mil infoprodutos cadastrados.

A comissão é distribuída através de Hotlinks (links que direcionam para sua conta), fazendo o pagamento ser extremamente seguro. O cadastro é 100% gratuito e cada produto oferece uma comissão diferente, podendo chegar até a 80% do seu valor total. 

E ainda é possível vender para qualquer lugar do mundo através da Hotpay (sistema de pagamento da Hotmart) e ver quais produtos estão mais bombando em vendas.

Além da Hotmart existem várias outras no mercado, como: Eduzz, Monetizze, Lomadee, Jivochat, UOL Afiliados, Afilio e Amazon. (Veja todas aqui)

Depois de escolher a plataforma, você deve se cadastrar.

Faça o cadastro na plataforma

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site da plataforma. No caso da Hotmart, basta acessar www.hotmart.com, clicar em “cadastre-se” e preencher os dados.

Caso você cumpra os requisitos e preencha todos os dados necessários, seu cadastro será aprovado.

Os requisitos são:

  • Ter um e-mail válido;
  • Possuir documento de identidade;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter uma conta bancária.

Feito isso, você já pode escolher se afiliar ao produto que deseja.

  • Escolha o produto que deseja se afiliar 

Agora, é hora de se afiliar ao produto que você já escolheu ou de escolher o que deseja. Só que essa não é uma tarefa tão fácil, pois não basta escolher um produto qualquer.

Para realizá-la é necessário levar em conta alguns atributos, como:

Escolher um produto que tenha a ver o nicho dos seus canais ou que você pretende se direcionar. Senão corre o risco de fracassar fortemente na estratégia e não alcançar seus objetivos.

Outro fator a ser considerado é o quanto de demanda tem por aquele produto e quanta concorrência você vai ter. No entanto, de nada adianta ter uma alta demanda se muitas pessoas já estão oferecendo.

Por último, o valor do produto  e da comissão. Tanto produtos com comissões baixas, quanto com comissões altas podem ser vantajosos. Por exemplo, se a comissão de um produto é baixa, mas ele já tem uma reputação no mercado, pode render bem.

No entanto, se tiver um bom valor agregado, mesmo se for caro, pode ser um sucesso de vendas na mão de alguém que trabalha bem sua influência e relevância. 

Escolha o canal onde quer divulgar 

Outro passo importante é escolher o canal que você quer divulgar o produto no qual se afilou. Se você já tiver uma plataforma (youtube, blog, rede social), no qual já tenha um público e já tenha conquistado alguma relevância em um nicho, é mais fácil. É só divulgar o produto adequado para ele.

Caso não tenha e esteja começando do zero. Não se desespere, é simples também. Você só vai precisar escolher o canal certo e mais adequado para você e para o seu perfil. 

Uma dica importante é não tentar fazer em todos ao mesmo tempo (blog, youtube, rede social, e-mail), foque seu esforços em um e se fortaleça nele. Só depois de ter uma consistência no primeiro, pense em expandir para outros. 

Assim, se você gosta de falar, se comunica bem ou edita bem, pense em apostar no Youtube. O youtube é considerado pelos afiliados uma das plataformas que mais dão resultados.

Caso você escreva bem sobre um assunto específico, o blog é uma boa opção.

A melhor abordagem é montar a estrutura completa, como ensino no Fórmula Negócio Online.

Se você tem muitos contatos e acha que pode crescer nas Redes Sociais a ponto e ter resultados, crie conteúdos para elas (abuse dos variados formatos: vídeos, memes, Gifs, posts, stories).

O único perigo da rede social é que ela não é um domínio próprio. Por isso, suas estratégias para atrair organicamente ficam limitadas.

Invista em marketing digital

Por fim, é o momento de você gerar resultados.

Para isso você precisa entender exatamente quais são as ferramentas e estratégias que podem transformar o seu canal em um sucesso e fazer você ter milhares de vendas.

E a resposta para isso é Marketing Digital!

Para aprender, você pode fazer mini cursos isolados (de cada um das ferramentas que você vai usar) ou um curso completo com todas.

É isso que vai te fazer ranquear melhor, atrair mais gente, se tornar relevante, ser visto e vender.

Como se tornar um afiliado

No próximo tópico, você vai aprender quais são as estratégias essenciais para fazer o seu marketing dar certo, ou seja, ter sucesso. Mais pra frente, as principais ferramentas de Marketing Digital para usar como afiliado

Como Ter Sucesso como Afiliado 

Agora que você já sabe como se tornar um afiliado, vai conhecer quais são as técnicas necessárias para ter êxito neste negócio.

Como Ter Sucesso como Afiliado

Entenda o seu nicho de mercado

Para conquistar resultados como afiliado é necessário conhecer muito bem e ter afinidade com o nicho que você vai produzir conteúdo. 

Nicho nada mais é do que uma pequena parcela de consumidores dentro de um segmento. Por exemplo: Se você vai falar sobre saúde focado em alimentação vegana, seu segmento é saúde e seu nicho são os veganos que procuram uma alimentação mais saudável.

Mas para poder falar de forma assertiva com esse público, você precisa primeiro entender quem ele é, quais são suas dores, dúvidas e necessidades. Para então poder criar conteúdos que conversem com ele e, portanto, os influencie na hora de uma decisão de compra.

Conheça bem o produto que vai promover

Conhecer bem todas as características do produto que você vai promover é muito importante. Para fazer isso, pesquise tudo sobre ele, entre em contato com produtor, solicite informações mais detalhadas, tire suas dúvidas e, se não tiver a intenção de adquiri-lo, peça uma amostra.

Com o produto em mãos, o teste – veja se ele funciona, quais são seus resultados, seus  benefícios –  e, só se acreditar na qualidade dele, o promova.

Ter todas as informações em mãos e confiar no produto é o que vai te permitir apresentá-lo bem para o seu público. Não esqueça que o seu trunfo é a confiança, por isso, promover algo que não entrega o que promete é um péssimo negócio.

Porém, se você for muito franco com a sua audiência e vender algo que gere valor para o seu consumidor, não só terá uma venda, mas um cliente cativo que sempre comprará tudo que você indicar.

Além disso, pessoas satisfeitas e gratas tendem a ser tornar promotoras gratuitas do seu negócio, que falarão para todos sobre o quanto a sua plataforma é incrível e valiosa, criando uma boa fama e mais potenciais leads.

Desenvolva a escrita persuasiva (Copywriting)

Você já entrou em um site e leu um texto tão incrível sobre um produto a ponto de querer comprar ele na hora, mesmo que essa não fosse sua intenção inicial? Provavelmente, ele estava usando essa técnica.

Escrita persuasiva ou copywriting é o ato de produzir textos que influenciam o público na tomada de decisão. Não precisa ser necessariamente a compra, mas a alguma ação.  Esse texto pode ser empregado em sites, posts, e-mails e até vídeos.

A arma usada nesse tipo de estratégia são os gatilhos mentais. Segundo Robert Cialdini, nosso corpo governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática, esses princípios são os gatilhos mentais.

De acordo com esse conceito, isso torna muito mais rápido o nosso processo de decisão.

Portanto, o texto copy pode ser muito útil para um afiliado, pois pode gerar muitas conversões. 

Seja um afiliado árbitro e autoridade ao mesmo tempo

Para começar é recomendável que você escolha uma das duas opções. Pois é muito difícil dominar e se tornar bom nas duas ao mesmo tempo .

Então, inicialmente escolha apenas uma, invista nela e a coloque em prática com mestria.

No entanto, passada a fase inicial, é uma excelente estratégia combiná-las.

Fazer anúncios quando ainda não tem público pode gerar resultados rápidos, mas eles passam assim que a campanha acaba. Por isso, pode ser interessante investir também em uma estrutura mais demorada, porém mais sólida.

Já no caso de alguém que conseguiu criar uma estrutura (blog, site, canal, rede social) e autoridade, pode aumentar muito seus leads e conversões investindo em anúncios em épocas de promoções ou para algum objetivo definido.

Uma coisa é inegável: Essas duas estratégias quando bem combinadas trazem excelentes resultados.

Aprenda e utilize estratégias de SEO 

Um dos pilares mais importantes do marketing de conteúdo para conquistar público, tráfego, espaço, se tornar relevante e, como consequência, converter leads (possíveis clientes) são as estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa otimização para mecanismos de busca.

Nada mais é do que o conjunto de estratégias que visam melhorar e alavancar o posicionamento de um site,  blog ou canal nas páginas de busca (como o Google).

Essas técnicas permitem alcançar bons rankings orgânicos (resultados não pagos), o que gera tráfego e audiência para sua plataforma. Isso é essencial para suas vendas. 

Então, a dica é: Se você for criar um Blog ou vai criar um site, aprenda sobre estratégias de SEO para o Google e, se você for gravar vídeos, SEO para Youtube.

Construa uma marca consistente 

Por fim, uma coisa muito importante, porém que as pessoas cometem o erro de deixar de lado ou subestimar, é a consistência das suas estratégias.

De nada adianta criar páginas incríveis e converter muitas vendas se sua estratégia não é coerente e seu resultado não é duradouro.

No caso de um influenciador, sua marca é você e, no caso de um site que você não mostra o rosto, sua marca é o seu site, o seu conteúdo.

Sua marca é tudo que é atribuído ao seu negócio – voz, propósitos, valores e a prova social (o quanto de fato entrega o que promete).

Um erro comum é quando um influencer, que fala sobre veganismo, é flagrado comendo carne. Ou um canal que fala sobre saúde mental e empatia, incitando bullying ou linchamento virtual nos comentários.

Esse tipo de coisa pode jogar janela abaixo todo um trabalho.

Uma marca consistente segue uma lógica coerente em todos os seus canais de comunicação com o público, desde o conteúdo inicial e durante a relação até a hora de lidar com uma crise ou uma reclamação.

Sucesso como afiliado

Principais ferramentas de Marketing Digital para usar como Afiliado

Como já foi mencionado, para ter sucesso como afiliados é necessário se utilizar de ferramentas do marketing digital, abaixo você vai ver, com mais detalhes, algumas que vão garantir seu êxito nesse negócio.

Ferramentas organização e agendamento de publicações

Para realizar uma boa estratégia de Marketing Digital em qualquer empreendimento online, incluindo de Afiliado, é necessário gerenciar diversos processos e comandos. Da estratégia inicial às ações e posts finais. No entanto, manter tudo isso organizado pode ser um desafio.

Para tornar essa tarefa mais fácil, algumas ferramentas podem ser utilizadas. Para gerenciamento de projetos,  programas como Trello, AsanaKapost ajudam a visualizar todo o processo de marketing de conteúdo, desde a ideia à publicação.

Outra parte importante para manter organizado é o agendamento das publicações. No caso do youtube, blogs e algumas redes sociais você pode fazer as programações na própria plataforma.

Landing pages

Landing Page é uma página de conversão. Ela é importante para a captação de informações sobre o público, para conhecer sua persona, para geração de leads e segmentação desses contatos.

Além disso, através das informações captadas, criar fluxos de nutrição mais eficazes.

As Landing Pages são indispensáveis para captação de leads e para te ajudar a ranquear melhor no Google. Elas podem ajudar muito o afiliado a crescer e vender.

Existem muitas ferramentas para criação delas, que te auxiliam a colocá-las no ar, analisar e gerenciar os resultados. A que recomendo atualmente é o Elementor Pro.

Ferramentas de e-mail marketing

Com uma boa captação de leads (possíveis consumidores) qualificados, pode ser muito interessante colocar algumas estratégias de E-mail Marketing em prática, seja para  nutrição, envio de e-mails incríveis ou promoção dos produtos.

Para o afiliado que deseja investir nesse tipo de recurso, algumas ferramentas automatizam o processo, realizando desde funções mais simples às mais avançadas. 

A ferramenta que eu recomendo no momento é a LeadLovers.

Ferramentas de publicidade paga

Seja você um afiliado árbitro ou misto, vai utilizar as plataformas de anúncios para fazer a divulgação das suas campanhas online. Os mais famosos canais de mídias pagas são o Google Ads e o Facebook Ads.

Para anúncios nas Redes sociais uma boa opção é o Facebook Ads, pois embora existam serviços de Ads em várias outras redes – como LinkedIn, Twitter e Instagram – o Facebook ainda é considerado o canal de maior retorno.

Já para anúncios em páginas de Busca, o Google Ads. Embora existam concorrentes como o Bing, nada se compara ao alcance do Google, quase todo usuário da internet usa ele diariamente.

Além disso, a eficiência é muito grande, pois anúncio é diretamente associado à busca que o usuário está realizando.

Entre os dois, escolher o melhor vai depender dos seus objetivos. O Google Ads tem uma taxa de conversão de vendas muito alta, já o Facebook Ads pode ser usado para construir ou consolidar, sua fanpage, seu site ou sua  marca.

Já para gerenciar os anúncios, você pode usar as ferramentas das próprias plataformas ou outras externas.

Ferramentas de monitoramento e análise

Após investir em plataformas e criar conteúdos, o afiliado vai precisar medir a eficácia das suas ações, o Google Analytics, Youtube Analytics ou os Analytics das redes sociais servem  para isso. 

Essa plataformas, geram métricas valiosíssimas para você estudar, fazer testes e melhorar seu conteúdo. 

O Google Analytics ajuda analisar todas as métricas do tráfego do seu blog ou site, o youtube Analytics as do seu canal e já o Facebook Analytics pode medir tanto da rede social, quanto de seus site ou blog através da utilização de pixel*.

Outra ferramenta, gratuita, muito útil para gerenciar a popularidade do seu site ou o sucesso de uma campanha é o Google Trends. Nele, você pode acompanhar em uma linha do tempo os altos e baixos da busca no Google pelo seu site e fazer comparações com seus concorrentes.

Ferramentas para afiliado

Conclusão

Muita gente, quando vai empreender, encontra muitos obstáculos por falta de informação e despreparo. Isso faz com que batam muitas vezes a cabeça antes de acertar, o que pode ser bem desgastante. Então, para facilitar esse processo para você, preparamos esse artigo com todo cuidado.

Aqui, você aprendeu o que é um afiliado, como se tornar um, como ter sucesso nesse mercado, as melhores estratégias para conseguir vender os produtos que você é afiliado. 

Além de ferramentas essenciais que vão facilitar todo seu trabalho.

Leia e releia o artigo quantas vezes precisar. E claro, no Fórmula Negócio Online você tem acesso a todas estas estratégias detalhadas!


Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Deixe seu Comentário

Não se Preocupe! Seu e-mail não irá ser publicado.

    30 Comentários Em "Afiliado: O que é Afiliado e Como ter Sucesso de Verdade"

    • Elisângela Saraiva

      Alex, como vai?
      Quero que saiba que estou imensamente agradecida por ter encontrado você no YouTube e agora te acompanhar, e ter acabado de ler esse maravilhoso artigo, o qual me clareou muito sobre todos esses termos que referem-se á Afiliados. Estou estudando, entendendo e muito animada em entrar no mercado digital. Tenho uma causa/um propósito e penso que através deles poderei também gerar a minha renda Mas, até ganhar espaço, preciso logo tentar começar algo como Afiliada árbitro ( foi ótimo saber as diferenças) e estou buscando trabalhos como Home Officer para eu continuar “mergulhada” nessa preparação.
      Muitíssimo obrigada pelas informações disponíveis. Fico á sua disposição para retribuir sua ajuda. Muitas bençãos e um abraço. Elis

      • Alex Vargas

        Olá Elisângela,

        Muito legal! Obrigado pelo seu retorno fico muito feliz que esteja gostando de acompanhar o nosso trabalho.

        Abraço.

    • Maria Nonata

      Muito produtivo mesmo cada explicação,estou anotando cada ferramenta muito bom mesmo.

      • Alex Vargas

        Olá Maria,

        Fico feliz que esteja gostando dos conteúdos.

        Abraço.

    • Maria Nonata

      Estou me esforçando bastante são muitos contrudos cada informação contida sao valiosíssimas estou indo lenta tentando ler cada instrução.

      • Alex Vargas

        Olá Maria,

        Que legal. Fico feliz que esteja aprendendo aqui no Blog.

        Abraço.

    • Anderson

      Muito bom o conteúdo amigo Alex…
      Leio todos os conteúdos que me envia, e assisto todos os vídeos..
      Comprei um outro curso, que não me deu clareza suficiente para colocar em prática..
      Mas hoje sou seu aluno…
      Ainda estou no início, mas vejo que vc é um cara sério e respeita o investimento que fiz…
      Muito Obrigado…

      • Alex Vargas

        Olá Anderson,

        Que legal! Fico feliz que esteja conosco nessa jornada.

        Abraço.

    • Olá aqui Mateus eu fico feliz de vcs mim ajuda eu gosto muito trabalho online digital

      • Alex Vargas

        Olá Mateus,

        Que legal. Faça bom proveito de todos os conteúdos aqui.

        Abraço.

    • Carlos Alberto

      Olá Alex, acompanho seus vídeos e já sou cadastrado na Hotmart com um produto seu que é o Método Resultado. Ainda não tive vendas por conta de divulgações adequadas. Estou fazendo com o pouco que eu sei. Não tive ainda a oportunidade de me inscrever em seu curso. Estou aguardando este momento para concluir isso. Não vejo a hora!

      • Alex Vargas

        Olá Carlos,

        Que legal! Fico feliz que tenha gostado.

        Abraço.

    • Isac Atanazio

      Obrigado Alex, ja sigo seu canal e seus conteúdos são muitos bons. Estou querendo fazer esse curso ja tem um tempo bom, mais as dúvidas de não conseguir e muitas e outros fatores é que para fazer seus belíssimo curso vou ter que abrir mão da minha pós… enfim, é uma decisão muito importante. Por outro lado percebir que esse curso é quase uma pós-graduação também, rsrs… Já sou afiliado já à 2 ou meses até agora não conseguir vender. Porém ainda não desistir acho que falta muita coisa… vou pensar muito no seu curso e vou fazer sim… e tornar uma autoridade neste assunto. Mesmo sem saber nada hoje. Obrigado!

      • Alex Vargas

        Olá Isac,

        Fico feliz que esteja acompanhando os conteúdos. Será um prazer tê-lo conosco aqui no Fórmula Negócio Online.

        Abraço.

    • Valmeri de Souza meireles

      Eu gostei muito tudo bem explicado sempre quis entra pra essa família

      • Alex Vargas

        Olá Valmeri,

        Fico feliz que você esteja aqui.

        Muito sucesso!

        Abraço.

    • Thiago S.

      Nossa, eu estava perdido no mundo do marketing digital, sao tantas informações de tantos conteúdos diferentes q achei q isso era mentira. Obrigado Alex, vc é um ótimo profissional

      • Alex Vargas

        Olá Thiago,

        Muito obrigado pela confiança. Fico feliz em vê-lo aqui.

        Abraço.

    • Maria Lúcia da Silva

      Olá boa tarde,amei a explicação muito bom mesmo, porém eu não sei nada mesmo preciso reler várias vezes pra que eu entenda, vou me esforçar no máximo pois eu não tenho público social só alguns, estou tomando está iniciativa do zero mesmo obrigada pela explicação

      • Alex Vargas

        Olá Maria,

        Que legal! Fico feliz que o conteúdo tenha lhe ajudado. Siga firme que cada vez mais vai aprender sobre o mercado digital e de afiliados.

        Abraço.

    • Maria Flor

      Boa noite! nossa lendo tudo isso, sei q preciso realmente ler e reler, pois sou muito crua nesse assunto! Mas vou me dedicar e estudo muito para trabalhar como afiliados! Amei o conteúdo, muito bem explicado, sem contar a dedicação! Obrigada

      • Alex Vargas

        Olá Maria,

        Que legal! Fico feliz em vê-la aqui. Realmente é um mercado com muito potencial. Tenho certeza que você vai conseguir ter sucesso!

        Abraço.

    • Narrara

      Muito obrigafo sou iniciante vou seguir todas orientação

      • Alex Vargas

        Olá Narrara,

        Que legal. Fico feliz que tenha gostado.

        Abraço.

    • Roberto

      Muito bom e esclarecedor

      • Alex Vargas

        Olá Roberto,

        Fico feliz que tenha gostado.

        Abraço.

    • Janio Nascimento Ferreira

      Nota gostei muito parabéns

      • Alex Vargas

        Olá Janio,

        Fico feliz em saber disso!

        Abraço.

    • Sidney

      Sempre com conteúdos bons meu amigo, estou estudando seu curso, um grande abraço

      • Alex Vargas

        Olá Sidney,

        Fico feliz que tenha gostado.

        Muito sucesso!

        Abraço.