O que é ROI e Como Calcular (Método Simples)

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre investimento. ROI, portanto, é uma métrica financeira para avaliar a rentabilidade de um investimento. Ela é muito aplicada por aqueles que estão realizando investimentos em anúncios pagos, por exemplo.

Existem diversos fatores importantes que devem ser analisados antes de tomar decisões sobre quais projetos e iniciativas devem ser realizados no marketing digital.

Identificar o que está alinhado à estratégia de marketing do negócio, as prioridades e o que está faltando, é essencial para atingir as metas com sucesso.

Curso Gratuito - Como Ser Afiliado e Vender pela Internet

E, muitas vezes, o ROI (Retorno Sobre Investimento) é um dos fatores mais importantes para essas decisões e muitas pessoas têm dificuldade com este método.

Mas, calcular o ROI e utilizá-lo de maneira correta nem sempre é simples. Por isso, criei este guia com intuito de ajudar você a calcular ROI corretamente.

Nesse artigo, irei compartilhar com você o significado de ROI, como calcular o ROI e por que ele é um dos elementos mais importantes para identificar se a sua estratégia de marketing digital está funcionando corretamente. 

  1. Significado de ROI
  2. Cálculo ROI e o Marketing Digital
  3. Por que calcular ROI é importante?
  4. Por que o Retorno Sobre o Investimento é importante para o Marketing Digital?
  5. Fórmula para calcular ROI
  6. Veja alguns pontos importantes ao utilizar cálculo ROI:
  7. Erros comuns ao calcular ROI
  8. Dicas e métricas para fazer cálculo ROI
  9. Veja algumas métricas para calcular ROI
  10. Como utilizar o ROI no marketing digital
  11. Como melhorar o ROI de Marketing Digital
  12. Conclusão
  13. Infográfico O que é ROI e Como Calcular

Este guia vai realmente lhe ajudar a entender oque significa ROI e como usá-lo para tomar boas decisões.

Significado de ROI

O que significa ROI

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre investimento. ROI, portanto, é uma métrica financeira para avaliar a rentabilidade de um investimento.

Ela serve para estimar o lucro líquido você pode gerar a partir de um investimento.

E isso pode ser aplicado tanto para mensurar ações de marketing e publicidade, principalmente na internet quanto de inovações em treinamentos e tecnologias que tenha implementado dentro da empresa.

Portanto, calcular o ROI serve para avaliar o desempenho dos investimentos analisando a relação entre a renda líquida e o valor investido.

Cálculo ROI e o Marketing Digital

ROI e Marketing Digital

O ROI no marketing digital é a medida do lucro ou prejuízo que você gera em suas campanhas e ações de marketing digital, levando em consideração o valor total de investimentos em uma determinada ação.

Se você tiver um retorno do investimento positivo, significa que suas campanhas estão gerando mais receita do que você gasta nelas.

Calcular o Retorno Sobre Investimento é importante porque, sem isso, você está cego para o marketing do seu negócio.

O que quero dizer com isso é você precisa monitorar e acompanhar o desempenho das suas ações para saber quais precisam ser melhoradas, quais devem ser otimizadas ou interrompidas, com base nos resultados obtidos.

Ou seja, quando você não calcula ROI de suas campanhas, não saberá com certeza se está desperdiçando dinheiro ou usando seu orçamento de marketing digital com eficácia e lucratividade.

O cálculo ROI também é importante do sob a perspectiva de melhoria. 

Depois de identificar quais áreas não tem um desempenho tão bom quanto você espera, você pode trabalhar na análise de métricas de marketing e verificar suas campanhas e tomar medidas práticas para melhorar.

Saber o ROI de diferentes aspectos de suas campanhas ajuda a entender melhor onde você deve alocar seu orçamento de marketing para obter melhores resultados.

Por que calcular ROI é importante?

Porque calcular o ROI

O Retorno Sobre Investimento é uma maneira fácil de avaliar e comparar vários investimentos no contexto de sua possibilidade de obter lucros.

E, também, como vivemos no mundo onde gerar dinheiro é muito importante, o ROI se tornou um dos principais fatores de avaliação quando pessoas ou organizações estão gastando mais do que ganhando.

Então, se você quer iniciar um novo negócio, Esteja preparado para explicar seu ROI.

Se você já tem um negócio próprio, precisa estar pronto para provar como seu produto ou serviço irá proporcionar Retorno Sobre Investimento.

E se você é o lider de um projeto, esteja preparado para defender o seu ROI.

No mundo de hoje, quase todos os processos, departamentos, empresas, produtos ou serviços devem ter um Retorno Sobre Investimento atribuído a ele.

E seu sucesso pode depender de quão bom você é em reconhecer e defender o ROI de vários investimentos.

Por que o Retorno Sobre o Investimento é importante para o Marketing Digital?

Importância do ROI no Marketing Digital

O ROI é algo que muitas pessoas utilizam em diversas áreas do marketing. Ele se tornou uma parte padrão do mundo dos negócios porque tem alguns benefícios bastante atraentes.

O ROI se tornou parte comum no mundo dos negócios, não é apenas mais uma medida financeira. Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito, mas cometem alguns erros na hora d aplicar ou calcular ROI.

O cálculo ROI é utilizado para avaliar e comparar qualquer forma de investimento, desde a compra de ações até a implantação de um novo sistema.

Você pode calcular ROI para qualquer coisa que tenha um custo e que possa gerar uma economia ou uma renda extra. Esta métrica lhe dá uma maneira de comparar esses diversos investimentos.

Algumas pessoas, aliás muitas, pensam que é fácil compreender o cálculo ROI. Um ROI negativo significa que você está perdendo dinheiro, o positivo é lucro.

Quanto mais positivo for um ROI, mais atraente será o investimento. Na prática é um pouco mais complicado que isso, mas calcular ROI não é um bicho de sete cabeças também.

Há referências para todos os tipos de coisas, inclusive para o ROI. E é possível utilizá-las para realizar, por exemplo, um benchmark e medir o seu desempenho.

Você pode analisar se o seu Retorno Sobre Investimento em campanhas de marketing digital é maior ou menor do que o padrão no seu setor. Isto pode ser muito útil para identificar as áreas em que seu negócio precisa melhorar.

Além disso, o Retorno Sobre Investimentos é importante para a tomada de decisões. Em muitas empresas há um limite mínimo de ROI para novos investimentos.

Algumas organizações têm até diferentes limites para diferentes tipos de projetos, ou para investimentos com diferentes perfis de risco.

Sendo assim, o ROI passa a ser uma forma rápida para selecionar investimentos potenciais.

Fórmula para calcular ROI

Fórmula para calcular

A fórmula geral para calcular o ROI é simples:

ROI significa o lucro líquido menos o custo do investimento, dividido pelo custo do investimento.

Exemplo: imagine que o lucro da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Assim, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Neste exemplo, o ROI é 9 vezes maior do que o investimento.  Agora, é só multiplicar o resultado por 100 para ter o resultado em porcentagem – neste caso, 900% de retorno.

Parece simples, mas na verdade fazer o cálculo ROI pode ser complicado. Muitas vezes, há uma série de fatores que contribuem tanto para lucro quanto para o custo.

Raramente um cálculo ROI é tão simples quanto o exemplo acima. Por isso existe modelo de ROI.

Modelo de cálculo ROI

Modelo de cálculo do ROI

Um modelo ROI é simplesmente uma lista de todo o capital do negócio (lucros e custos) e ao cálculo necessário para transformar tudo em dinheiro.

Por exemplo, se você quer investir em campanhas no Google Ads ou Facebook Ads com o intuito de aumentar as vendas do seu negócio, você precisará mapear os pontos de contato da jornada de compra e descobrir aonde você irá impactar seu cliente.

Ou seja, em quais lugares do blog ou site você vai apresentar seus produtos ou serviços?

A partir deste mapeamento, você irá calcular quantas visitas estão sendo convertidas em vendas e quantas estão sendo irrelevantes.

Porque você pode acumular mais visitas e menos vendas com uma campanha mal realizada.

E o modelo de ROi compreende uma mistura de dados e suposições. Isto levanta um ponto realmente importante. Seu modelo de ROI é exatamente um modelo? Ele é, por definição, incompleto.

Como tal, quando você apresenta seu modelo, você também deve listar as importantes suposições e entradas desse modelo.

Então, analise bem as variáveis que levam ao benefício financeiro e verifique onde está e aonde quer chegar para calcular o ROI.

Diagrama de cálculo ROI

Diagrama para calcular ROI

Como mencionei antes, seu modelo de cálculo ROI geralmente envolverá algumas suposições. Geralmente é preciso mostrar sensibilidade às mudanças em sua suposição.

Você pode ter um pouco mais de trabalho, mas pode fazer no Excel. Veja:

Para cada uma de suas variáveis-chave, crie três valores:

O valor mais provável;

Um valor otimista, mas realista;

Um valor pessimista, mas realista;

Calcule seu ROI usando os valores mais prováveis para todas as suas entradas. Então, flexione as variáveis mantendo cada uma em seu “valor mais provável” e faça uma anotação do ROI.

Agora você pode calcular a diferença, para cada variável, entre o ROI otimista e o ROI pessimista – este é o alcance do seu ROI.

Também é possível localizar isso em um gráfico, onde a variável com o maior alcance está no topo e a variável com o menor está no fundo.

Essa é uma boa maneira para identificar qual é o Retorno Sobre Investimento esperado, e, também, quais os riscos do projeto.

É importante também que você imaginar cenários de desastre absoluto e de sucesso total, e calcular o ROI para cada um deles.

Assim, você terá um quadro robusto do cálculo ROI.

Quando não usar o ROI

Quando não usar o ROI

Se você procurar na internet pelos erros que as pessoas cometem com o ROI, você vai encontrar muitos artigos que começam a falar sobre o valor temporal do dinheiro e a diferença entre lucro e capital.

Nesses artigos há muito conteúdo sobre o mapeamento de fluxo de caixa e o uso de taxas de desconto para contabilizar o valor de tempo do dinheiro para calcular ROI.

Esse tipo de artigo tem conteúdo equivocado quando o assunto é ROI.

Normalmente, autores estão descrevendo métodos de análises financeiras para a tomada de decisões, mas não de fato sobre Retorno Sobre Investimento.

O Valor Presente Líquido (VPL) ou a Taxa Interna de Retorno (TIR) são apenas tais métodos e podem ser muito eficazes, mas não são o mesmo que o ROI.

Quero deixar claro que não considero os autores ruins ou que não tenham conhecimentos para tal – muito pelo contrário. Por um lado, os gestores gostam de um bom ROI.

Eles sentem como se soubessem o que fazer com isso. Por outro lado, o ROI é muitas vezes a ferramenta errada.

O que quero dizer é: utilize ROI quando é apropriado usar o ROI. Use VPL ou TIR, etc quando for apropriado usar essas ferramentas.

Veja alguns pontos importantes ao utilizar cálculo ROI:

  • Seus benefícios não são somente financeiros. Por exemplo, se você tem e-commerce e tem investimento a fim de reduzir o número de abandono de carrinho em 30%, como você mede o ROI?

    Bom, neste caso, o cálculo do ROI se reduzirá a “custa mais caro melhorar a minha página para evitar os abandonos ou continuar como está?”. Provavelmente a resposta será mais barato deixar como está.
  • O ROI está dando a resposta “errada” porque está medindo a coisa errada; está medindo o dinheiro quando o dinheiro não é o que está em jogo na iniciativa.

    Neste caso, técnicas como o processo de hierarquia analítica são muito mais apropriadas, e você pode incluir o ROI como um dos critérios.
  • Você está comparando projetos ou iniciativas que têm prazos ou perfis de risco muito diferentes? Por exemplo, se você investir para tornar um processo existente mais eficiente, seus riscos serão bastante pequenos.
  • Se você pretende lançar um novo produto, outros riscos irão surgir. Por exemplo, os clientes irão comprá-lo? Haverá algum problema na cadeia de suprimentos?

    Então, se você comparar o ROI destes dois investimentos, estará fazendo uma comparação totalmente injusta e poderá acabar com uma carteira de investimentos muito arriscados.

Tudo isso se resume essencialmente ao fato de que o Retorno Sobre Investimento é incompleto como forma de tomar decisões. Cálculo de ROI deve ser utilizado em situações simples, onde sua decisão é realmente motivada por considerações financeiras e onde o cronograma e o perfil de risco de seus investimentos são semelhantes.

Erros comuns ao calcular ROI

Erros comuns ao calcular o ROI

Muitas pessoas cometem alguns erros ao calcular ROI. Vou lhe mostrar os erros mais comuns para lhe ajudar no processo de cálculo de Retorno Sobre Investimento.

Eles se encaixam em duas categorias principais: uma é o problema com os cálculos do ROI e outra com o uso do ROI quando se deve usar algo mais.

Bom, então vamos assumir que o ROI é a métrica correta a ser utilizada. Mais quais são os erros mais comuns na forma como o cálculo ROI é utilizado?

Sobrestimar custos ou benefícios

Custos e Benefícios

Trabalho com marketing digital há muito tempo e não consigo contar quantas vezes ouvi um gerente dizer que “preciso construir um ROI para que tal seja projeto seja aprovado”.

O ROI é frequentemente visto como uma ferramenta para provar que o investimento é bom, mas deveria ser uma ferramenta que você usa para determinar se seu investimento pode ser ruim também.

Isso nos leva a algo conhecido como “excesso de confiança”, tanto subconsciente quanto deliberado, em todo o processo. É aqui que você superestima os benefícios e subestima o custo. Qual a melhor maneira de evitá-lo?

Tenha alguém que seja imparcial, ou seja você essa pessoa, para construir ou avaliar o cálculo ROI e suas suposições. O modelo está completo? As suposições são razoáveis? Tudo isso é essencial para calcular Retorno Sobre Investimento.

Dicas e métricas para fazer cálculo ROI

Dicas e Métricas para calcular o ROI

Seu ROI é um número, derivado de um modelo que foi criado em um determinado momento. O ambiente em que você está operando, no entanto, não é estático.

Uma vez que você tenha escolhido sua carteira de projetos e investimentos, vale a pena verificar o ROI de tempos em tempos para garantir que você ainda esteja trabalhando nas coisas certas.

Ignore a prevenção de custos

Às vezes, investir em algo pode significar que você não precisa gastar dinheiro em outra coisa. Por exemplo, investir em software para agendar trens de forma mais eficiente pode significar que você não precisa atualizar seus trilhos. Esta redução de custos deve ser parte de seu ROI.

 Ignore o custo de oportunidade

Caso esteja planejando executar um projeto que consumirá recursos que, de alguma forma, poderiam ser utilizados para outra coisa, você precisa pensar sobre o custo para consumir esse recurso.

Por exemplo, se você vende produtos físicos na internet e assumir um armazém que foi subalugado por RS 20 mil por ano, terá que levar em conta esse valor como um custo para seu projeto.

Ignore os custos ocultos

Todo projeto tem custos ocultos. O maior deles é o tempo. Se você estiver, por exemplo, introduzir um novo sistema de CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), com certeza terá um custo para o software.

Então, você receberá uma cotação do consultor que irá implementá-lo. Mas você vai contabilizar o seu tempo ou de sua equipe para fornecer requisitos, testes, treinamento e supervisão?

Se a resposta for não, você subestimará o custo de seu projeto. Aumentos no capital de giro, atualizações para permitir a infraestrutura e custos de conformidade são todos exemplos de custos ocultos potenciais na hora de calcular ROI.

Falta de colaboração

A maioria de nós trabalhamos em negócios com certa complexidade. À medida que você constrói seu modelo de ROI, vale sempre a pena chegar até as pessoas de confiança que fazem parte do seu negócio saber a opinião delas.

Os componentes de sua empresa ou outras equipes, caso seja um negócio de porte maior, pensarão em benefícios e custos que você sente falta. Elas podem identificar erros em seus cálculos. No geral, a colaboração torna seu modelo mais forte.

Ignore a incerteza

Eu sei que falamos disso antes nesse artigo. Mas é importante frisar sempre: cada modelo tem suas suposições e geralmente há alguma incerteza nessas suposições. Por exemplo, pode-se esperar que a produtividade aumente, como resultado de nosso projeto, em 25% – 25%.

Essa é uma gama bastante ampla. Sendo assim, tome as decisões baseando-se em cenários e análises de sensibilidade. Se você estiver sentindo algum tipo de receio, você pode tentar usar algo como o método de Monte Carlo (MMC), uma simulação que usa uma série de cálculos de probabilidade para estimar acertos ou perdas.

Veja algumas métricas para calcular ROI

Métricas para calcular ROI

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais populares usadas para rastrear o Retorno Sobre Investimento ao longo do tempo.

Se o objetivo de suas campanhas de marketing é converter visitas em vendas, então as métricas de conversão mostrarão se você está cumprindo esse objetivo de maneira eficaz.

Quando se trata de taxas de conversão, há algumas coisas que você deve procurar. Uma delas são as taxas de conversão por canal. Mas, atente-se: saber de onde vem o tráfego é apenas uma parte da jornada.

É importante também verificar quais canais estão convertendo melhor. Se você achar que alguns de seus canais convertem melhor do que outros, convém investir mais nos que têm melhor desempenho para melhorar o ROI.

Canal de conversão

É essencial observar as taxas de conversão por dispositivo. Se você achar que um dispositivo tem menor desempenho em conversão, mas altas taxas de tráfego, então é hora de reavaliar suas campanhas para esse tipo de dispositivo.

Por exemplo, os dispositivos móveis, no caso os smartphones, costumam gerar muito tráfego. Porém, muitas marcas têm dificuldade em converter esses usuários.

Quando você perceber essa tendência para o seu próprio negócio, é hora de começar a repensar suas campanhas de marketing digital para dispositivos moveis.

Custo por coleta de lead

Se o objetivo de sua campanha é coletar novos leads para sua equipe de vendas fechar, você precisa medir quanto está pagando por cada lead novo.

Isso ajudará você a determinar qual é o seu retorno do investimento para aquela campanha específica.

Para calcular o custo por lead, divida o gasto total com anúncios ou campanhas pelo número total de leads atribuídos a estas campanhas.

Se você perceber que o custo de cada lead é maior do que o que você pode produzir ao coletá-los, você não está obtendo um retorno do investimento positivo.

Taxa de fechamento de lead

Também é importante monitorar sua taxa de fechamento de leads. Isso é algo que você já pode estar fazendo por conta própria.

Mas há uma boa chance de que essas informações não estejam sendo integradas às análises online que você coleta.

Fique de olho na taxa de fechamento de leads para ter uma ideia melhor da eficiência de suas campanhas, o que contribui para o calcular o ROI.

Você também pode usar essas informações como referência para novas campanhas de marketing digital.

Se você descobrir que novas campanhas estão fechando leads a uma taxa inferior, pode ser hora de fazer alguns ajustes.

Custo por aquisição do cliente

Seu custo por aquisição informa quanto custa, em média, adquirir um novo cliente. Para calcular o custo por aquisição, divida seus custos totais de marketing pelo número de vendas geradas.

Saber quanto custa adquirir uma nova venda ajuda a entender melhor o ROI. Caso você esteja gastando mais para adquirir um cliente do que ele realmente traz para sua empresa, terá um Retorno Sobre Investimento negativo.

Assim, você precisará revisitar suas campanhas de marketing e encontrar maneiras de reduzir seu custo por aquisição.

Valor médio do pedido

O valor médio do pedido (AOV) é outra métrica importante que pode ajudar você a calcular o ROI. Essa métrica rastreia o valor médio que é gasto quando um cliente faz um pedido. Para calcular, você dividirá a receita total pelo número de pedidos.

Apesar de toda empresa querer ver o número de pedidos aumentar com o tempo, também é importante prestar atenção ao valor médio de cada pedido.

Ser capaz de aumentar o valor médio de um pedido mesmo em uma pequena porcentagem pode resultar em um grande aumento de receita.

Valor vitalício do cliente

O valor da vida útil do cliente é a medida principal para compreender o ROI. Essa métrica informa quanto o consumidor médio gastará ao longo de sua vida como cliente.

Ainda que os custos iniciais de aquisição do cliente sejam importantes, o uso dessa métrica também permitirá que você tenha uma compreensão melhor do valor geral do cliente.

Por exemplo, digamos que custe R$ 150 para adquirir um cliente. E esse cliente faz uma compra inicial de R$ 150. Aparentemente, isso não fornece um ROI positivo. Todavia, se esse mesmo cliente gastar R$ 100 por mês no futuro, o investimento inicial valeu bastante a pena.

Olhar para o lucro de longo prazo que um cliente fornece traz uma nova perspectiva sobre os custos iniciais de aquisição, o que é muito bom para o ROI.

Claro, você não terá uma perda inicial para cada cliente pela primeira vez. Mas a capacidade de ver além da primeira compra oferece uma visão mais precisa do ROI.

Como utilizar o ROI no marketing digital

como usar roi no marketing digital

Calcular o ROI no marketing digital é importante porque mostra o que está funcionando e o que não está.

Se você não avaliar seu ROI, não saberá se suas campanhas atendem às suas expectativas ou mesmo retornos positivos. E isso pode levar a resultados sem brilho e dinheiro para investimento desperdiçado.

Se você calcular o ROI de marketing digital, por outro lado, poderá refinar suas campanhas com base em suas opções.

Por exemplo, se seus anúncios PPC (pay Per Click) têm um desempenho muito melhor do que seus e-mails, você pode se concentrar se mais em PPC ou fazer melhorias em suas campanhas de e-mail marketing.

Calcular o Retorno Sobre investimentos também é crucial para provar o sucesso de suas campanhas de marketing digital, o que ajuda a garantir mais financiamento para marketing.

Calcular ROI com estratégias de Marketing Digital

Cálculo de ROI aliado a estratégias de Marketing

Antes, eu lhe mostrei algumas métricas gerais que você pode usar para calcular ROI de suas campanhas de marketing. Contudo, é importante observar que as métricas que você utiliza para avaliar suas campanhas dependem de quais táticas você está usa.

As métricas que você utiliza para calcular o Retorno Sobre Investimento de marketing por e-mail não são as mesmas que você pode usar para a mídia social. Lembre-se que as métricas que você utiliza para calcular o ROI em diferentes canais dependem de suas metas e objetivos.

Dito isso, aqui está uma lista rápida de métricas que você pode usar para medir o ROI de marketing digital com base nas táticas que você usa:

  • E-mail – taxas de abertura de cliques, rejeição, taxa de cancelamento de assinatura, conversões e leads adquiridos;
  • Mídia social – taxas de engajamento, de cliques e click-through, conversões, leads adquiridos e novos fãs ou seguidores;
  • Página de vendas – Tráfego, visitantes únicos ou recorrentes, total de visualizações de página, tempo gasto na página, ações realizadas e conversões;
  • Blogs – Tráfego, cliques, tempo gasto na página, visitantes únicos ou recorrentes, ações realizadas e conversões.

Comparação anual

As comparações dos dados do calculo ROI não podem ser feitas mês a mês. As comparações de mês a mês não levam em consideração certos desequilíbrios ou coisas como demandas sazonais.

Em vez disso, faça a comparação anual. Isso lhe dará uma ideia melhor de como suas campanhas de marketing digital estão melhorando ao longo do tempo.

Como melhorar o ROI de Marketing Digital

Depois de começar a calcular o ROI, você pode buscará por áreas de melhoria. Abaixo estão apenas algumas dicas para melhorar sua capacidade de calcular ROI e impulsionar os resultados financeiros do seu negócio:

1. Identifique seus objetivos

Objetivos de Retorno Sobre Investimentos

Como mencionamos antes, você precisa saber quais são os objetivos de sua campanha antes de começar a medir o ROI de marketing digital.

Se seus objetivos não estiverem claros, há uma boa chance de você não estar usando as métricas corretas para rastrear seu ROI.

A primeira etapa para calcular e melhorar Retorno Sobre Investimento é identificar metas claras que permitem que você alcance seus objetivos.

Evite metas mal definidas, como aumentar o reconhecimento ou criar mais conversões.

Em vez disso, certifique-se de que seus objetivos sejam inteligentes, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo determinado

Imaginemos que converter 30% dos leads em clientes seja seu objetivo. Então, você precisa ter certeza de que há um limite de tempo.

Portanto, adicionar um cronograma garante que você tenha um objetivo para cumprir sua meta.

2. Teste diferentes tipos de estratégias

tipos de estratégias

O teste é uma etapa essencial para o retorno Sobre Investimentos melhorar.

Além de ajudar a melhorar o desempenho de campanhas individuais, também ajuda a descobrir novos insights que podem ser aplicados à sua estratégia de marketing digital.

A melhor maneira de saber realmente quais elementos de suas campanhas estão atingindo sucesso é testando.

Você pode realizar testes em diferentes aspectos de suas campanhas de marketing digital para ver quais elementos fornecem melhores resultados.

De e-mail marketing a conteúdo de mídia social, e, também, anúncios PPC. todos esses elementos podem se beneficiar nos testes completos.

Ao realizar um teste você deve escolher apenas um elemento de sua campanha para testar.

Por exemplo, se você estiver testando uma página de destino, pode começar com o título. Altere a cópia do título em uma versão de teste e mantenha a outra igual.

Em seguida, teste cada um para ver qual tem o melhor desempenho.

Depois de saber quais elementos de suas campanhas têm melhor desempenho, você pode fazer mudanças estratégicas nas campanhas de marketing atuais e futuras.

E isso não se aplica apenas aos mesmos tipos de campanha. Você pode aplicar alterações em diferentes campanhas, canais e métodos.

3. Use KPIs relacionados aos seus objetivos.

3. Use KPIs relacionados aos seus objetivos.

Depois de definir metas e objetivos, você precisará se certificar de que está escolhendo os KPIs que se alinham a essas metas.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são as principais métricas ou maneiras de medir seu progresso em direção aos seus objetivos.

Certifique-se de que os KPIs escolhidos estejam relacionados às metas estabelecidas. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as conversões, pode usar as métricas que lidam com vendas para calcular ROI.

Infográfico – O que é ROI e Como Calcular

Infográfico - O que é ROI e Como Calcular

Conclusão

A única maneira de melhorar suas campanhas de marketing digital é saber onde você está com o desempenho de sua campanha atual e aonde você pretende chegar.

O Retorno Sobre Investimento é uma das maneiras mais precisas de medir o sucesso de suas campanhas ao longo do tempo. O cálculo ROi lhe ajuda a vincular o sucesso da campanha ao resultado geral do seu negócio.

É importante lembrar que você precisa começar com metas específicas e mensuráveis antes de começar a calcular ROI.

As métricas que você usa para medir o retorno sobre o investimento dependerão de suas metas e dos canais que você está usando para executá-las.

Não importa quais canais você utiliza, a chave para a melhoria é o ajuste contínuos e o cálculo.

Calcular o ROI e melhorá-lo pode ser um pouco complicado. Com tantas partes móveis em suas campanhas de marketing digital, pode ser difícil decidir quais áreas precisam ser ajustadas.

Sem mencionar que lidar com todos esses dados pode ser exaustivo. Mas é muito pior quando se você não sabe direito o que pretende alcançar.

Bom, aqui lhe mostrei tudo que você precisa saber para calcular ROI e melhorar o desempenho de seu negócio.

Espero que este guia possa lhe ajudar nessa jornada maravilhosa e lucrativa que é o marketing digital.

Gostou desse conteúdo? Me conta aqui nos comentários, você já conhecia os conceitos de ROI e sua aplicação?

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram