O que é SEO | Guia Completo para Otimizar o Seu Blog para os Mecanismos de Busca Alex Vargas 2018/10/11 at 12:00pm 2018/12/06 at 11:42am

Você sabe o que é SEO e como usar essa estratégia para alavancar o seu negócio?

Todos os dias milhares de novos blogs são lançados e milhares de artigos publicados.

A Internet recebe um mar de informação e o Google tem como missão mostrar para as pessoas as melhores publicações de cada tema.

E é por isso que você precisa entender o que é SEO.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

O Google trabalha com um sistema de palavras-chave. Assim, para cada pesquisa, o sistema de algoritmos do Google vai buscar mostrar para o usuário os melhores sites e blogs que irão atender exatamente aquilo que foi pesquisado.

Entender o que é SEO e como usá-lo da melhor forma vai fazer com o seu artigo seja a resposta que o usuário procura, posicionando-o nas primeiras páginas do Google, recebendo cada vez mais visitantes.

Calma… eu sei que pode parecer muito confuso, mas no decorrer do artigo você vai entender o que é SEO, vai aprender como usar e vai saber como posicionar os artigos do seu blog nas primeiras posições do Google.

Mas, antes de entrarmos em mais detalhes sobre o que é SEO, vamos entender como o Google funciona.

Descubra tudo sobre SEO

O que é SEO (Search Engine Optimization)

O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia.

O objetivo do Google é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado. E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas que as pessoas fazem.

  1. Usuário vai ao Google e pesquisa: “como trabalhar em casa”.
  2. A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Esses 10 resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas visitando o blog.
  3. Para montar a SERP o Google avalia uma série de fatores, como qualidade do conteúdo, relevância da palavra-chave, autoridade do site, backlinks e centenas de outros.
  4. Muitos desses pontos que o Google analisa podem ser melhorados com técnicas específicas.
  5. Para a pesquisa “como trabalhar em casa”, aplicamos diversas técnicas de SEO e estamos atualmente (11/10/2018) na primeira posição. E temos recebido centenas de visitantes que fazem essa pesquisa no Google.
  6. Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.

O que é SEO

“Mas então Alex, o que é SEO…? ”

SEO são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.

SEO é o que você precisa fazer para que seu artigo seja bem ranqueado no Google, assim seu blog recebe visitantes, você captura leads e realiza vendas.

SEO vai trazer pessoas até o seu blog, porém você precisa entender como ganhar dinheiro com o seu blog. Aqui no Blog NucleoExpert temos um Guia Completo, sobre o assunto, clique aqui para ler.

como posicionar na primeira página

Estratégia de SEO – Como ranquear no Google

Como Escolher a Palavra-chave

O ponto de origem para fazer um bom SEO é a definição da palavra-chave:

A palavra-chave pode ser:

  • Cauda curta: emagrecer
  • Cauda média: como emagrecer em casa
  • Cauda longa: como emagrecer com exercícios para serem feitos em casa

Nossa estratégia é feita em cima de palavras de cauda média, porque, quando fazemos isso, acabamos ranqueando para palavras de cauda longa.

E isso acontece porque trabalhamos nos tópicos dos artigos  essas palavras .

Você pode fazer o mesmo e, para isso, você precisa pesquisar por essas palavras-chave no Google.

Não existe um número certo de pesquisas para determinar se vale a pena ou não escrever um artigo.

É preciso avaliar conforme o nicho, estratégia, etc. Mas considere escolher uma palavra-chave que tenha pelo menos 100 pesquisas mensais.

Avalie também as palavras-chave relacionadas, pois elas também ajudarão no posicionamento do seu artigo.

Considere o somatório de pesquisas entre palavras-chave e palavras-chave relacionadas.

Bom, você pode estar pensando: “100 pesquisas é muito pouco e, mesmo que meu artigo esteja na primeira página, vou receber poucos cliques.”

O segredo aqui é ter muitos artigos baseados em várias palavras-chaves, assim, ao somar todos os seus artigos bem posicionados, você receberá uma enxurrada de tráfego.

É exatamente isso que fazemos aqui no NucleoExpert, temos buscado melhorar o SEO de todos os artigos, assim, vamos recebendo tráfego de centenas de pesquisas que são feitas no Google.

Para que você possa escolher a palavra-chave, use a ferramenta: UbberSuggest basta mudar para Brasil, colocar a palavra-chave e pesquisar.

como usar o UberSuggest

A ferramenta vai te mostrar a quantidade de pesquisas, palavras-chave relacionadas e a SERP do Google. A ferramenta permite uso gratuito.

E isso um ponto extremamente bom, pois é gratuita e tem dados altamente precisos, além de fazer uma análise da palavra-chave em si.

Faça diversas pesquises e monte um roteiro para os seus artigos.

Caso você use um redator freelance, ficará mais fácil para solicitar os artigos que você quer ranquear.

analisando palavras-chave

Para te ajudar a entender melhor estes dados, os pontos a seguir do artigo são muito importantes.

Isso vai te ajudar a entender como funcionam as buscas no Google.

SEO: 3 tipos de buscas

Os resultados dos mecanismos de busca são direcionados às necessidades dos usuários, à maneira como eles fazem as buscas e ao que eles esperam como resultado.

E, para você compreender essa forma como o usuário faz suas buscas, você precisa compreender qual q intenção que ele tinha quando digitou determinado termo.

Saber qual a intenção dos usuários ao fazer uma pesquisa no Google vai te ajudar a criar estratégias para atrair as pessoas certas para o seu blog.

Os 3 tipos de buscas são:

• Busca direta;
• Busca informativa;
• Busca comercial.

Entendendo o que é SEO

Busca direta

É a pesquisa que o usuário faz quando já sabe exatamente qual site vai acessar, mas que não lembra da URL ou simplesmente acha mais fácil digitar o nome do blog e espera aparecer o link nos resultados.

Por exemplo: Nucleo Expert em vez de https://www.nucleoexpert.com/.

Busca informativa

É a pesquisa que o usuário faz para obter informações sobre algum assunto, através de artigos, notícias, etc.

Enquanto na busca navegacional o usuário sabe qual site está querendo encontrar, na busca informacional o usuário procura por um assunto, mas não sabe exatamente em qual site vai encontrar o que deseja e essa busca não fica muito clara para os mecanismos de busca.

Então, se o seu site está bem posicionado no Google, ele vai aparecer como resultado para os usuários que fizerem esse tipo de busca.

Caso contrário, o usuário tende a buscar resultados orgânicos para resolver o seu problema e não é isso que você quer, não é mesmo?Por isso que é essencial otimizar o seu site para ficar bem posicionado no Google.

Busca comercial

É a pesquisa em que o usuário procura realizar algum tipo de transação online, seja para comprar um produto, para encontrar uma loja específica, etc.

Por isso, se o seu site for um e-commerce, trabalhe o seu SEO, pois a busca transacional é voltada para esse tipo de negócio.

Análise da página de resultados do Google para a palavra-chave principal.

Mesmo tendo diversas palavras-chaves para conseguir otimizar o conteúdo, sempre haverá uma palavra-chave principal mais valiosa por causa do seu volume de busca.

Muitas estratégias de SEO estão focadas na palavra-chave de cauda longa, mas, mesmo assim, o uso da palavra-chave principal continua sendo mais relevante.

E, justamente por causa do seu volume de buscas, a palavra-chave principal pode influenciar ainda mais no seu posicionamento nos resultados de buscas.

Análise de concorrência

Conheça bem a sua concorrência antes de montar o seu planejamento de estratégia. Quando você conhece bem como trabalha a sua concorrência, tem mais segurança para criar as suas próprias estratégias com mais assertividade.

Quando uma SERP é analisada, são avaliadas as métricas gerais dos 10 primeiros resultados, mas se a palavra-chave for muito concorrida, é feita uma análise bem mais profunda dos 3 primeiros resultados do ranking.

Acompanhamento

Para analisar se as suas estratégias de SEO estão dando certo é necessário fazer um acompanhamento de suas ações.

Acompanhe todas as métricas e faça comparações por períodos para verificar como está o andamento do seu negócio.

Defina uma data em todos os meses para comparar e avaliar o posicionamento dos seus artigos no Google.

SEO como analisar a concorrência

SEO On Page x SEO Off Page

As técnicas de SEO se dividem em SEO On Page e SEO Off Page. SEO On Page são técnicas que você aplica internamente na escrita do seu artigo e nas configurações do seu site. Essas técnicas precisam ser muito bem-feitas, pois estão todas em suas mãos.

Já o SEO Off Page são técnicas fora do seu site e consiste basicamente na criação de links para o seu blog.

E porque é necessário ter links de outros sites apontando para o seu blog?

Lembra que eu disse que o Google analisa a autoridade do seu site, a qualidade do conteúdo, etc.? Então, ter links apontando para o seu blog é como se tivessem pessoas indicando o seu conteúdo.

Imagine um livro. Quanto mais pessoas recomendarem esse livro, mais as pessoas vão entender que o livro é bom.

Para o Google, um link de um site indicando outro site é como se fosse uma recomendação.

Assim, quanto mais links, mais recomendações e o Google entende que aquele site tem um conteúdo bom, melhorando o seu posicionamento.

SEO e conteúdo de qualidade

Não adianta saber o que é SEO sem um bom conteúdo

Imagino que você esteja animado para fazer o SEO do seu blog, certo? É realmente algo que você deve dar atenção.

Você precisa fazer uma pesquisa de palavra-chave bem-feita, mas de nada vai adiantar você realizar uma excelente pesquisa, encontrar as melhores palavras-chave e não entregar um conteúdo de qualidade.

Em 1996 Bill Gates disse: “O conteúdo é rei”. Conteúdo é o que faz diferença na Internet. Mesmo que seu site esteja na primeira página do Google, se ele não atender as expectativas do público-alvo, não terá função alguma para você.

Para o Google, cada usuário do sistema de pesquisas é um cliente e a melhor maneira dele satisfazer seus clientes é oferecendo um conteúdo que atenda as pesquisas dos usuários.

Esse é o segredo do sucesso do Google, pois ele sempre busca entregar o conteúdo que vai trazer a melhor experiência que o usuário do Google pode ter.

Muitos “especialistas” em SEO dizem que o conteúdo não é tão relevante. Eu discordo totalmente.

Eu sempre disse e sempre continuarei dizendo e ensinando aos meus alunos que a melhor estratégia de SEO é produzir um ótimo conteúdo.

Você pode saber o que é SEO nos mínimos detalhes, mas sem um ótimo conteúdo, simplesmente não adianta. Reitero a importância disso e espero, de verdade, que você acredite em mim.

Se você realmente quer escrever um conteúdo de altíssima qualidade, você precisa ler o artigo:

Como Escrever Melhor | 12 Dicas Para Escrever Bem e Produzir Conteúdos Incríveis

Como fazer SEO On Page

Guia de SEO On Page

Após a definição da sua palavra-chave, é hora de fazer o SEO On Page. Já sabemos o que é SEO On Page, vamos direto a parte prática.

Fatores de rankeamento do Google

Existem diversos fatores que interferem o rankeamento de um site, sejam On page ou Off page.

No SEO On page, os fatores de rankeamento são trabalhados dentro da própria página, para que o conteúdo do seu blog apareça nos mecanismos de busca como resultado da pesquisa que os usuários fazem.

Instalação do Plugin Yoast SEO

Caso o seu blog ainda não tenha esse plugin, é a primeira coisa a ser feita. Eu considero como sendo o melhor plugin para SEO On Page.

Repetição da Palavra-chave no texto 

Repita a palavra-chave de 2% a 3% do texto todo. Exemplo, se o seu texto tem mil palavras, repita de 20 a 30 vezes.

Nesse artigo, estou trabalhando com a palavra-chave “o que é SEO”, no decorrer do artigo estou repetindo-a, mas tem que fazer isso de forma natural.

Não pode forçar a repetição, tem que fazer isso de forma que o texto fiquei coerente.

Palavras-chave Relacionadas e uso de sinônimos (LSI)

As palavras-chave relacionadas devem ser “espalhadas” pelo seu texto. Elas vão complementar a relevância, fortalecendo assim o SEO On Page do seu artigo.

Para descobrir palavras-chave relacionadas, faça pesquisa no Google da palavra-chave principal e o próprio Google mostra as palavras que ele considera como palavra-chave relacionada.

Você também pode usar essas pesquisas relacionadas para criar tópicos nos seus artigos.

usando palavras-chave relacionadas

Título do Artigo

O título do seu artigo precisa ter a palavra-chave.

Você pode definir dois títulos: o do artigo, colocado direto no WordPress e o do Google, que você informa no final do artigo no campo do Plugin Yoast SEO.

O título para o Google deve ter no máximo 58 caracteres.

Subtítulos

Organize o seu texto fazendo uso dos subtítulos. Coloque no máximo 300 palavras entre os subtítulos.

Uma sugestão: no H2, faça subtítulos com a palavra-chave e nos subtítulos H3, com as palavras-chave relacionadas.

Url

A Url é o link específico de cada artigo no seu blog. Para criar a url ideal, você precisa de duas coisas: que a palavra-chave esteja na url e que a url seja relativamente curta.

Links Internos

Se você costuma ler os artigos aqui no NucleoExpert, já percebeu que sempre estamos indicando outros artigos nossos.

Isto tem dois motivos: indicar conteúdo de qualidade e aumentar o tempo que o visitante fica em seu blog e também por questões de SEO.

O processo de linkagem interna é levado em conta pelo Google.

Quantidade de palavras (tamanho do artigo)

Faça artigos com no mínimo 1200 palavras. Aqui no Blog trabalhamos com artigos de 1500 a 7000 palavras.

Tempo de permanência na página

Um dos fatores que podem impactar o ranqueamento do seu site é o tempo em que o usuário permanece em sua página.

Quanto mais tempo o usuário permanecer em sua página mais o Google reconhece o seu conteúdo como sendo de qualidade.

Deixe o seu conteúdo bastante atrativo, para que o usuário se interesse cada vez pelo que está lendo e não saia rapidamente da página do seu blog.

Imagens otimizadas

Sempre você for utilizar uma imagem em seu conteúdo, procure escrever o nome do artigo contendo a palavra-chave, acrescente um texto alternativo (alt text), se atente ao tamanho da imagem, pois imagens pesadas podem dificultar o carregamento.

Design Responsivo

Quando vai definir a indexação das páginas, o Google dá prioridade a sites que possuam um design responsivo, que seja acessível a dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Portanto, escolha um design responsivo para o seu blog, para que seja um fator a mais de ranqueamento no Google.

como otimizar imagens para o SEO

Velocidade de carregamento

Cada vez mais apressado, o público quer tudo para ontem e em relação ao acesso a informações na internet não seria diferente.

Para que o usuário permaneça em sua página, ela deve ter um carregamento rápido, em pouquíssimos segundos, para que o usuário não saia e clique na página da concorrência.

A velocidade do carregamento também é outro fator que o Google leva em consideração na hora de posicionar as páginas nos resultados de busca dos usuários.

Se a sua página demorar a carregar, os usuários não permanecem nela e, com a repetição dessa ação, o algoritmo do Google vai entender que o seu conteúdo é ruim, deixando de rankear bem o seu blog.

Para medir a velocidade de carregamento, use o GT Metrix.

Botões de Compartilhamento

Embora não seja um fator de ranqueamento do Google, os botões de compartilhamento e a meta descrição são essenciais para conseguir otimizar as páginas do seu blog.

Isso porque, os botões de compartilhamento bem localizados em sua página e a meta descrição bem-feita irão melhorar a experiência do usuário e, a partir disso, as ações que os usuários tomarem influenciarão sim no posicionamento da sua página.

Meta Descrição

Você também preenche no final do artigo no Yoast SEO. É uma pequena descrição do seu artigo e deve conter a palavra-chave.

como fazer a meta descrição no Yoast SEO

meta descrição no Google

Indexação

Quando seu artigo já aparece indexado no Google. A indexação não quer dizer que ele já estará aparecendo nas pesquisas do Google, mas poderá ser encontrado.

Para verificar se o seu artigo está indexado pesquise no Googe:

“site:seusite.com/seu-aritgo”

SEO verificando a indexação de um artigo

Guia de SEO Off Page

O SEO Off Page pode ser resumido na criação de links que vão apontar para o seu site. Esses links são chamados de Backlinks.

Lembra das recomendações do livro que eu disse anteriormente? Então, para conseguir essas recomendações de forma natural, na maioria das vezes é um processo demorado.

As técnicas para conseguir links de forma natural são chamadas de SEO White Hat. Por outro lado, para acelerar o processo é possível criar recomendações artificiais e isso é feito através de técnicas de SEO Black Hat.

O Google simplesmente não gosta da criação de links artificiais, pois ele entende que isso é uma manipulação de links.

Porém, se for aplicado com as estratégias certas, você pode usar o SEO Black Hat e fazer com que o seu site fique nas primeiras posições do Google.

Como fazer SEO Off Page

O que é um Backlink

Um backlink é um link em um texto de outro site que aponta para o seu site.

Suponha que o site xyz.com esteja falando sobre blogs e ao falar de SEO, coloca um link para este artigo por ser um guia completo de SEO.

Isso é o que chamamos de Backlink.

Os backlinks que surtem efeito para ranquear no Google, seguem o padrão do exemplo acima, são contextuais e tem relação entre os conteúdos.

De pouco serviria um link em um site de emagrecimento, pois não tem relação no conteúdo, o que não faria sentido criar links.

Link Building

O link building é o responsável por garantir que a sua página se destaque como relevante e popular para o Google, pois ele funciona para outros sites apontarem o seu, indicando o seu conteúdo como uma referência de qualidade naquele assunto.

Podemos dizer que o link building é o processo de construção de links para o seu site. Seguindo os critérios que eu disse no tópico sobre backlinks.

Os mecanismos de busca “enxergam” os backlinks como indicações e usam isso para medir a relevância do seu blog.

Então, quanto mais backlinks  apontando para o seu blog, mais relevante ele será para o Google.

E quanto mais relevante for o site que apontou para o seu, mais relevante o seu blog vai se tornar.

Porém, é necessário que os sites que apontem para o seu conteúdo pertençam ao mesmo nicho, pois, se for de nichos que nada tenham a ver com o seu conteúdo, o link não será muito relevante para os mecanismos do Google.

Diferenças: SEO White Hat x SEO Black Hat

O que é SEO White Hat | Como fazer SEO White Hat

Como eu disse anteriormente, SEO White Hat é um processo mais lento.

Mesmo que o seu foco fique nas estratégias de Black Hat, é importante investir um tempo nas técnicas que eu vou apresentar agora.

Links Sociais

Crie contas em todas as Redes Sociais e publique seus conteúdos. Isso vai aumentar os sinais sociais.

Troca de Links

Buscar parcerias para troca de links é uma excelente alternativa para conseguir backlinks.

Comentários

Você visitar blogs e deixar comentários é um processo natural. Faça em torno de uns 3 comentários por dia.

Guest Posts

Um pouco mais complicado de conseguir, mas é possível encontrar pessoas que cedem espaço no seu blog para publicação de artigos como convidado. O segredo aqui é ofertar um conteúdo incrível.

Posts Patrocinados

Parecido com o Guest Post, porém você paga para publicar seu artigo em outro blog. Claro, você deve colocar links para o seu blog.

Essas técnicas são mais recomendadas quando pensamos em um negócio de longo prazo, pois os resultados são mais demorados.

Dessa forma, eu recomendo para criação de um projeto completo, pensando no longo prazo.

Sendo um blog de autoridade, o ideal é que você foque nessas estratégias e use com moderação as que vou ensinar no próximo tópico.

De forma resumida, é isso que você deve fazer para o SEO White Hat.

No Treinamento Completo eu dediquei um módulo inteiro a estratégias de SEO.

Se você já é meu aluno, está no módulo 10. Se você ainda não é meu aluno, clicando aqui, você tem mais informações sobre o curso.

Vamos agora às técnicas de SEO Black Hat…

Como montar uma estratégia de SEO

O que é SEO Black Hat | Vale a pena fazer SEO Black hat?

SEO Black Hat consiste em técnicas de criação de backlinks artificiais para aumentar a autoridade do seu blog, fazendo com que você suba nas posições do ranking do Google.

Só que, pense comigo. Lembra do que eu falei sobre indicações de um livro? Imagine que o “Zé Ninguém” te indica um livro de Marketing Digital e eu te indico outro.

Qual recomendação vale mais para você? A minha ou a do “Zé Ninguém” que você nunca ouviu falar? (Rsrs)

O Google segue a analogia acima. Ele analisa a autoridade de quem está indicando através dos links que apontam para o seu site.

Assim, não adiantaria você simplesmente criar um monte de sites e blogs e colocar links para o seu site principal. Esses links precisam vir de sites que já tem relevância e autoridade para o Google.

Como eu disse anteriormente, SEO Black Hat não é bem-visto pelo Google, mas digamos que podemos fazer um SEO Black Hat com cara de White Hat.

E fazer isso é bem simples. Você só precisa deixar o processo da forma mais “natural” possível. Seguindo isso, você não vai ter problemas com o Google.

E fazer isso, é fazer SEO Black Hat.

Fomas de Link Building no SEO Black hat

Bom, esse ponto requer mais cuidado na sua estratégia de SEO, pois precisa criar da forma mais natural possível.

Não recomendo o uso de sistema de geração automática de links, como GSA e outros…

Falando de uma forma bem clara, não da pra enganar o Google com links deste tipo.

Essas duas formas que eu você vai aprender agora, nós usamos nos nossos projetos de SEO, mas usamos com dois pontos principais: Naturalidade e qualidade.

SEO que funciona de verdade

Web 2.0

Sabe aqueles blogs do Blogspot, WordPress, Tumblr, etc.? Esses blogs compõem o que é chamado de Web 2.0.

São blogs gratuitos que você pode construir para te ajudar na criação de links para o seu blog. E a grande vantagem é exatamente essa: são gratuitos.

Comece criando blogs nas Web 2.0:

Esses Blogs da Web 2.0 possuem domínios (nome do site) com uma autoridade considerável. Os links realmente ajudam e passam autoridade para o seu site, mas ainda é possível melhorar.

É possível comprar domínios de WEB 2.0 expirados, que os antigos donos “abandonaram”.

Esses blogs 2.0 expirados possuirão mais relevância e, consequentemente, os links que apontarem para o seu site terão mais autoridade.

Esse processo de compra desse tipo de domínio é explicado detalhadamente no Fórmula Negócio Online.

O ideal é que esses blogs da Web 2.0 tenham no mínimo 5 artigos em cada e, para ajudar na produção desses artigos eu indico que você assista ao vídeo:

Como Criar Conteúdo Ilimitado

Reconheço que todo o processo de SEO é um pouco trabalhoso, mas é extremamente necessário para conseguir melhores posições no Google. Quanto mais blogs desse tipo você criar, melhor será.

Eu reconheço que dá trabalho e costumo falar que trabalhar na internet é possível, rentável, acessível e, na maioria das vezes , as estratégias são fáceis de serem aplicadas. Contudo isso, uma coisa é verdade: dá trabalho!

Quem, de fato, tem sucesso na internet e consegue ganhar dinheiro é quem trabalha com muita dedicação.

Muitas pessoas se frustram ao tentar ganhar dinheiro na internet por estarem buscando um caminho fácil e sem erros. Isso simplesmente não existe!

Quando estoura um caso de pirâmide financeira, eu fico perplexo com a quantidade de pessoas que caem nelas. Mas isso sempre acontece com pessoas que estão em busca de dinheiro fácil.

Ganhar dinheiro na internet é possível para quem quer realmente trabalhar!

PBN – Rede Privada de Blogs

Essa é uma estratégia mais avançada, mas com um potencial enorme! Anteriormente eu falei sobre a qualidade dos sites que indicam o seu através dos links.

Conseguir com que esses sites façam isso é um processo difícil, pode ser demorado ou caro, muitas vezes tendo que pagar para ter esses links em posts patrocinados.

E aí inventaram uma solução. Por que não criar o próprio site de qualidade para gerar os links?

Quando compramos um domínio temos a propriedade dele por um período de pelo menos um ano e, para mantê-lo, é preciso renovar a propriedade todos os anos.

Acontece que todos os dias milhares de domínios ficam expirados, pois seus proprietários não fazem a renovação e, muitos desses domínios são de alta qualidade.

São capazes de gerar links de altíssima qualidade para alavancar sua posição no ranking do Google. Essa é a grande vantagem de se fazer PBN´s.

Esses blogs, que são construídos com domínios expirados, são chamados de PBN´s, que significa Rede Privada de Blogs.

São blogs seus, onde você terá todo o controle das publicações e da criação de links.

E é aí que você precisa ter cuidado para não cometer exageros, pois se o Google perceber que você está manipulando links, seu trabalho pode ir por água abaixo.

Está aí o segredo é fazer da forma mais natural possível.

Existem diversas formas de encontrar esses domínios expirados. Uma vez que você faça o registro de um domínio desse tipo, basta criar o site no WordPress da mesma forma que você criou o seu site ou blog principal.

Eu ensino estas técnicas no Fórmula Negócio Online, mas de forma bem simples, não crie sites só pra criar links. Crie estes sites da melhor forma possível, com conteúdo de qualidade e também focado em posicionar.

Dessa forma, os backlinks tem muito mais valor, e você não corre riscos, pois são sites reais com conteúdo de qualidade e que estão ranqueando no Google.

Nesse artigo eu explico: Como Criar um Blog

Como fazer SEO nas Redes Sociais

SEO nas Redes Sociais

Outro fator que influencia o posicionamento do seu site em relação a SEO Off Page é o engajamento do público com o seu conteúdo nas redes sociais.

O algoritmo do Google percebe o engajamento do público com o seu conteúdo e também usa isso como fator de rankeamento do seu blog.

Quanto mais engajado o público estiver, mais autoridade você ganha e mais bem-posicionado você ficará na indexação do Google, pois ele entende que, se o público está engajado, é porque o seu conteúdo é relevante.

E quanto mais pessoas estiverem engajadas, mais o Google vai “querer oferecer” o seu conteúdo, pois o Google quer sempre oferecer o melhor conteúdo para os seus usuários.

É bem simples este processo, engajamento nas redes sociais levam pessoas para o seu site, quanto mais pessoas no seu site, melhor ele ranqueia.

SEO local

Se você possui um negócio físico e usa o marketing digital para atrair mais clientes, você pode utilizar as estratégias de SEO local.

O principal objetivo do Google é oferecer ao seu usuário o melhor resultado para a busca que ele fez.

O Google posiciona melhor os negócios locais quando junta a pesquisa feita pelo usuário com os resultados do Google Maps.

Ainda mais que os usuários estão acessando cada vez mais a partir de dispositivos móveis e, portanto, estão buscando um local mais próximo da sua localização atual.

Isso porque, como já falei, o Google quer oferecer o melhor resultado para o seu usuário.

Portanto, se o seu negócio for um restaurante, um salão de beleza, um escritório, etc., em que os clientes vão até você, sem dúvida vale a pena investir em SEO local.

E, para trabalhar o SEO do seu site para que os mecanismos de busca do Google indiquem o seu negócio, você precisa, em primeiro lugar, disponibilizar a sua localização.

Então, você o que precisa fazer é basicamente divulgar o endereço e o telefone do seu negócio na primeira página do seu site, em um lugar estratégico.

E, para que o seu site apareça no Google Maps toda vez que um usuário fizer uma busca por algum termo relacionado ao seu negócio, você pode utilizar o Google Meu Negócio.

Faça um cadastro no Google Meu Negócio para que as pessoas encontrem o endereço e o telefone do seu negócio com facilidade quando fizerem uma busca.

Além disso, os usuários também podem deixar avaliações, comentários e pontuar o atendimento. Isso tem um grande poder de influência sobre outros usuários e pode ser uma ótima propaganda do seu negócio.

O que é SEO para dispositivos móveis

Mais de 50 % das buscas registradas aqui no Brasil são feitas através de dispositivos móveis e, pensando nessa informação, o SEO para dispositivos móveis surgiu com o intuito de garantir uma boa experiência para esses usuários.

Você pode usar o SEO pra dispositivos móveis utilizando um design responsivo, de acordo com a largura do dispositivo utilizado, exibindo conteúdo completamente, sem distorções e ajustado à tela, uma boa resolução para eu o usuário possa ter uma experiência de qualidade, como se estivesse acessando pelo desktop.

O que é SEO para Mini Sites

Os mini sites se tornaram um instrumento poderoso de vendas como afiliado. Se você tem um negócio online, eles são perfeitos para fazer o complemento e garantir que você realize vendas diárias.

A principal fonte de geração de tráfego para mini sites é o SEO. Por isso, a importância de saber o que é SEO para o sucesso dos mini sites.

No treinamento Fórmula Negócio Online temos um módulo que ensina como ganhar dinheiro com mini sites, além de toda parte de SEO.

O módulo tem 32 aulas, onde eu explico todo o processo de criação de um mini site e também toda parte de SEO.

Você vai aprender como montar uma rede de blogs da Web 2.0, como conseguir domínios expirados e tudo sobre SEO para mini sites. Se você já é aluno do Fórmula Negócio Online, basta ir ao módulo 19.

Mas, se você ainda não é aluno, clique aqui e não perca mais tempo. Faça parte do treinamento número 1 para criação de negócios online completos!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é SEO e o quanto ele é importante para rankear o seu blog nos resultados dos mecanismos de busca e percebeu que, além de ajudar você a alcançar um bom posicionamento, de forma orgânica, gerando tráfego qualificado para o seu blog e transformando você em uma autoridade em seu nicho, está na hora de colocar tudo isso em prática e alavancar de vez o seu negócio.

Olha Que Legal Também

105 Compart.
Compartilhar105
Twittar
Compartilhar
WhatsApp