30 Profissões do Futuro que Vão Dominar o Mercado

Já parou para pensar se a sua profissão vai continuar existindo nos próximos anos? Será que você está em uma das profissões do futuro?

Com o avanço da tecnologia e, como consequência disso, o aparecimento de novas necessidades, algumas profissões começaram a surgir, enquanto outras já não existem ou estão se tornando obsoletas.

Caso você seja muito jovem e ainda não tenha decidido qual profissão seguir, ou simplesmente está em busca de uma nova profissão ou quer se recolocar no mercado por que está desempregado, saiba que este artigo é pra você.

Fique comigo aqui. e descubra nossa lista com 30 profissões do futuro, com certeza são profissões com grande potencial para te ajudar.

Algumas dessas profissões ainda não existem, mas já prevemos que existirá uma grande demanda.

Portanto, se você quer saber se a sua profissão ainda será necessária para a sociedade ou se você precisa ou se deseja estar atualizado no mercado de trabalho diante dessa revolução tecnológica, este artigo foi feito para você.

Sabemos que, diante da revolução tecnológica em que vivemos e com uma geração que busca trabalhar pelo prazer de exercer uma profissão e não mais por estabilidade e segurança, surge a cada dia a necessidade de novas profissões.

E é isso que você vai conferir a partir de agora.

Curso Gratuito - Como Ser Afiliado e Vender pela Internet

1. Afiliado Profissional

A profissão de afiliado, até pouco tempo, era considerada somente como uma forma de ganhar renda extra.

Porém, isso mudou totalmente e se tornou uma das profissões mais rentáveis que eu conheço. Tenho alunos que faturam mais de 100 mil reais por mês.

E cá entre nós… Quantas profissões que você conhece que pagam esse valor de remuneração?

O afiliado profissional requer estudo e dedicação, e se você é novo aqui no Nucleo Expert e ainda não me conhece (Alex Vargas), saiba que eu trabalho na formação de afiliados.

Atualmente eu tenho mais de 100 mil alunos que estão tendo a vida totalmente revolucionada. Se você quer saber mais, veja aqui.

O afiliado basicamente recomenda produtos de terceiros e ganha altas comissões ao fazer isso.

Ele faz uso do Marketing de Afiliados para realizar estas vendas e ganhar dinheiro na internet.

Para saber mais sobre como ser um afiliado, inscreva-se nesta aula que eu preparei.

2. Produtor Digital

Para que alguém possa vender produtos digitais como afiliado, é preciso que alguém crie estes produtos.

E aí que entra o produtor digital.

O produtor digital foca na criação e lançamento de vários tipos de produtos digitais, sendo os principais: e-books, cursos online, templates e muitos outros.

Se você quer saber mais sobre como ser um produto digital, veja aqui neste link.

3. Desenvolvedores de softwares

Esses profissionais são cada vez mais necessários dentro das empresas. Estamos na era da informação e o desenvolvimento dos mais variados softwares será cada vez mais requisitado.

São os desenvolvedores de softwares que fazem todo o processo de criação e manutenção de sistemas de automação nas empresas.

Com certeza essa será uma profissão que vai se manter muito em alta no futuro.

Afiliado como profissão do Futuro

4. Especialistas em Experiência do Cliente/Usuário

O profissional especialista em experiência do cliente/usuário presta todo o suporte ao cliente/usuário do serviço ou produto adquirido, sanando todas as dúvidas e facilitando a vida do usuário.

Esse profissional também é responsável pelo processo de satisfação e fidelização do cliente, através de um suporte de qualidade, incluindo toda a comunicação entre a empresa e o cliente.

Será cada vez mais comum ter esse profissional nas empresas, pois essa é uma profissão que já existe e que será uma das profissões do futuro.

5. Produtores de conteúdo

Os produtores de conteúdo (ou influenciadores digitais) já estão presentes em nosso dia a dia há algum tempo, e sem dúvida, essa é uma profissão do futuro, pois ela estará cada vez mais presente.

As marcas já perceberam que os consumidores confiam mais na indicação de pessoas antes de adquirir um produto ou serviço e, por isso, investem cada vez mais em produtores de conteúdo, para conquistar e fidelizar mais clientes.

6. Assessores de influenciadores digitais

Com o surgimento de grande número de profissionais influenciadores digitais (criadores de conteúdo), cresce também o número de profissionais que trabalham para assessorar esses influenciadores.

Ou seja, os assessores irão cuidar da carreira dos influenciadores digitais, como por exemplo, a sua imagem nas redes sociais, a comunicação com as marcas, a parte burocrática que envolve contratos, parcerias, etc.

Profissões para o futuro

7. Professor online

Uma das profissões do futuro que já está presente há algum tempo é a do professor online.

Com a facilidade que a internet trouxe de diminuir distâncias e possibilitar a aprendizagem em qualquer hora e lugar do mundo, esses profissionais estarão cada vez mais disponíveis para quem deseja aprender qualquer coisa sem precisar sair de casa.

Além de poder ensinar de maneira remota, o professor online tem a possibilidade de alcançar muito mais alunos e em qualquer lugar do mundo.

A tecnologia também abre oportunidades para o professor que quiser criar um curso online e vender através de plataformas especializadas em vendas de produtos digitais, como a Hotmart, por exemplo.

8. Coach

O coach é o profissional que ajuda pessoas a se desenvolverem, principalmente na carreira.

Esse profissional é cada vez mais procurado para diversos objetivos, como emagrecer, desenvolver a inteligência emocional, se conectar espiritualmente, adequar o estilo e imagem pessoal, entre tantos outros.

Sem dúvida esse é um profissional do futuro.

9. Coach esportivo

Coach esportivo é profissional que ajuda pessoas que precisam ou querem fazer atividades físicas e que não conseguem manter o foco e a disciplina sozinhos.

Esses profissionais atuam criando um programa de atividades exclusivo para cada cliente e os ajuda a manter a mente focada no objetivo, que pode ser perda de peso, ganho de massa muscular, melhorar a saúde ou qualquer outro.

10. Profissional de Marketing Digital

O marketing está voltado cada vez mais para o ambiente online.

Há algum tempo as marcas já estão inseridas na internet, pois é lá que o consumidor está presente e quem pretende permanecer no mercado precisa estar no meio online.

Essa é uma profissão do futuro pois o marketing digital é cada vez mais necessário para a empresa que deseja gerar mais lucro.

11. Analista de Big Data

A otimização dos processos na internet depende da análise de dados e foi por isso que surgiu o profissional Analista de Big Data e, sem dúvida é uma profissão do futuro.

Esse profissional é responsável por coletar e analisar vários tipos de dados de um sistema na internet, com a finalidade de atender à solicitação do cliente.

12. Gestor de comunidade

O gestor de comunidade é o profissional responsável pela criação de fãs de uma marca.

É esse profissional que cria e cultiva a cultura de uma empresa.

É o gestor de comunidade quem lida diretamente com o cliente, coletando a opinião deles para que, dessa forma, a empresa possa fazer melhorias internas e de posicionamento.

Esse profissional já existe dentro de algumas empresas, mas ainda está longe da demanda que chegará futuramente.

empregos do futuro

13. Segurança da informação

Esse é o profissional que vai proteger todos os dados de uma empresa, que estejam no sistema.

O avanço da tecnologia também gerou oportunidades para criminosos invadirem o sistema das empresas e roubarem dados importantes e aplicarem golpes.

Os profissionais de segurança da informação agem com o intuito de proteger esses dados e gerar soluções para as empresas.

14. Gestor de talentos

Uma das profissões do futuro é a de gestor de talentos.

Esse profissional tem a responsabilidade de recrutar novos colaboradores para as empresas e capacitá-los para fortalecer sua cultura e fazer com que a “máquina” continue funcionando.

Num futuro muito próximo, o gestor de talentos vai exercer a profissão indo mais longe do que simplesmente recrutar e treinar novos colaboradores para as empresas.

Com os avanços tecnológicos e, por isso, com as máquinas fazendo diversas funções que antes era do ser humano, o gestor de talentos vai precisar saber lidar com isso e tentar extrair o melhor das pessoas e torná-las capazes de desenvolver tarefas que os aparelhos eletrônicos não possam substituir.

15. Especialista em E-commerce

Não é de hoje que as lojas online estão presentes na vida do consumidor como uma alternativa à loja física.

Cada vez mais as pessoas têm pressa, com tantas distrações e compromissos e, por isso, preferem fazer suas compras em lojas virtuais do que se deslocarem até uma loja física, principalmente pela praticidade.

É aí que o especialista em e-commerce se torna uma das profissões do futuro, pois essa modalidade de comércio veio para ficar.

16. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Uma das profissões do futuro é a de desenvolvedor de dispositivos wearables, que são equipamentos “vestíveis”, como roupas, óculos e lentes, por exemplo.

Esse profissional é será responsável por desenvolver equipamentos com a tecnologia criada para auxiliar as pessoas com necessidades especiais.

melhores profissões

17. Profissionais de saúde mental

Embora a tecnologia esteja cada vez mais avançada, com equipamentos que aceleram e facilitam processos, há alguns profissionais que dificilmente serão substituídos por máquinas.

Esse é o caso dos profissionais de saúde mental (psicólogos, psiquiatras…)

Em um mundo com tantas conexões sociais via online e com tanta facilidade de interatividade, nunca houve tantas pessoas solitárias e depressivas.

E essa situação, infelizmente, tende a piorar.

Por esses e outros motivos, uma das profissões do futuro é a que cuida da saúde mental.

18. Técnico de impressão de alimentos

Como assim “impressão de alimentos”? 

Pois é, a impressão de alimentos já existe e começou na Coreia do Sul.

Trata-se de um pó especial, que é transformado em alimento através de uma impressora.

Essa tecnologia está apenas começando e, quando se popularizar, sem dúvida o técnico de impressão de alimentos será muito requisitado, deixando claro que essa também é uma profissão do futuro.

19. Técnico em automação predial

Como já foi citado no início deste artigo, algumas profissões já estão ficando obsoletas e, em pouco tempo, deixarão de existir.

E uma dessas profissões é a de porteiro predial.

Isso porque a tecnologia está trazendo equipamentos de automação para casas, portarias de prédios comerciais e residenciais.

A partir disso, surge a necessidade do técnico de automação predial.

as profissões do futuro

20. Analista de internet das coisas

Quem já trabalha ou tem formação na área da tecnologia da informação tem um futuro garantido em sua profissão.

Isso porque uma das profissões do futuro que já está chegando para ficar é a de analista de internet das coisas.

Esse profissional é responsável por fazer a interação entre homem e máquina.

Ou seja, vai desenvolver processos que facilitam a vida das pessoas através do uso de objetos do dia a dia, de maneira automatizada, conectada e interativa.

21. Detetive de dados

Outra profissão do futuro é a do detetive de dados.

O detetive de dados vai trabalhar com o objetivo de encontrar fraudes, comportamentos fora do padrão ou até fora da lei e vai proteger as informações das empresas que o contratarem.

Através da coleta e análise dessas informações, o detetive de dados encontra soluções para as empresas oferecerem aos seus clientes.

22. Walker/Talker

Uma profissão do futuro, por mais inacreditável que seja, é a de Walker/talker, que é um profissional que vai atuar com pessoas idosas, escutando e conversando com eles.

Com as últimas gerações tão conectadas, a geração analógica vai estar envelhecida e solitária.

Essa nova realidade vai gerar a necessidade de um profissional que passe um tempo com esses idosos, prestando atenção ao que eles têm para dizer.

Nessa profissão, será necessário atender o cliente em seu domicílio sempre que for solicitado.

23. Conselheiro de compromisso de saúde

Esse profissional vai atender os clientes de maneira remota, oferecendo conselhos individuais e personalizados sobre saúde e bem-estar para quem utiliza pulseiras inteligentes, que servem para fazer o monitoramento das atividades físicas, bem como os sinais vitais dos usuários.

Essa é uma das profissões do futuro, e quem deseja trabalhar nessa área deve possuir formação em nutrição ou educação física.

Um diferencial será possuir licença para trabalhar com modalidades como yoga e pilates, por exemplo.

profissões em alta no futuro

24. Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

O técnico de saúde assistida por inteligência artificial é o profissional que trabalha examinando, realizando diagnóstico e tratando pacientes, com a ajuda da tecnologia, que permitirá que médicos realizem atendimento remoto.

Esse processo já existe, mas futuramente será muito comum esse tipo de procedimento e a profissão de técnico de saúde assistida por inteligência artificial.

25. Gerente de equipe humanos-máquinas

Esse profissional trabalha desenvolvendo sistemas de interação entre pessoas e aparelhos eletrônicos.

Gerente de equipe é uma das profissões do futuro e, para exercer essa profissão é necessário ter formação em psicologia, ciências da computação, recursos humanos, engenharia ou outra formação relacionada.

26. Coach de bem-estar financeiro

Uma das profissões do futuro é, com certeza, a de coach de bem-estar financeiro.

Esse profissional atende às necessidades individuais de clientes que desejam administrar sua vida financeira com o auxílio de um profissional.

Para trabalhar com essa profissão, é necessário ter formação em finanças ou ter conhecimento na área de análise financeira, por exemplo.

quais são as profissões do futuro

27. Consultor de imagem

Com o boom das redes sociais e sua crescente expansão em todo o mundo, o consultor de imagem é um profissional que será cada vez mais solicitado por profissionais e pessoas físicas.

O consultor de imagem é uma das profissões do futuro pela importância que esse profissional possui na adequação da imagem do cliente, o que interfere diretamente na vida pessoal e profissional de uma pessoa.

28. Construtor de jornadas de realidade aumentada

Construtor de jornadas de realidade aumentada é uma das profissões do futuro.

Esse profissional é responsável por criar, projetar e personalizar jornadas de realidade aumentada.

Para trabalhar com essa profissão é necessário ser uma pessoa criativa, ter experiência e facilidade no manuseio de ferramentas tecnológicas, como jogos, Microsoft HoloLens e metaversos de conteúdo, por exemplo.

29. Controlador de estradas

Esse profissional já é indispensável, mas no futuro será ainda mais necessário.

Um controlador de estradas trabalha com monitoramento, regulamentação e planejamento das estradas e espaços aéreos.

Em pouco tempo já haverá mais automóveis, aviões e de drones tomando conta dos espaços terrestres e aéreos e, com isso, aumentará a necessidade de controladores de estradas.

30. Gestor de resíduos

Uma das maiores preocupações da atualidade, em todo o mundo, é em relação às mudanças climáticas, causadas, entre outras coisas, pelo material sólido que é descartado no meio ambiente.

O gestor de resíduos é o profissional que encontra um destino correto para esse material que é descartado na natureza, através de novas ideias para a sua utilização.

E, com o aumento da produção desses materiais e da necessidade de um profissional que traga soluções para esse problema, o gestor de resíduos será um profissional do futuro bastante requisitado.

profissoes do futuro

Transformações no mercado de trabalho

Com as novas gerações, o mercado de trabalho tem se transformado muito e a tendência é continuar e com mais força e velocidade.

Trabalhar em casa já é uma realidade, o trabalho intermitente também.

A profissão de YouTuber já existe e está transformando jovens em empreendedores milionários.

Professores estão deixando o ambiente físico da sala de aula e aderindo às aulas online, onde há a possibilidade de dar aula para alunos em qualquer parte do mundo, com grande alcance.

Em pouco tempo também será muito comum encontrar professores que oferecem aulas com a utilização de óculos com realidade virtual.

Além de aulas, tratamentos médicos, incluindo cirurgias e reabilitação de pacientes também serão realizados com o uso de óculos de realidade virtual.

Toda essa transformação é somente o começo do que está por vir.

Daqui a pouco tempo, o que existia apenas no imaginário dos criadores de filmes de ficção científica, estará fazendo parte do nosso dia a dia.

Como escolher uma profissão do futuro?

Para ser um profissional do futuro, além de estar qualificado na área da tecnologia da informação, outra característica que o profissional do futuro precisa desenvolver é a criatividade.

Mas o grande diferencial do profissional do futuro é saber se relacionar.

Mesmo com todos avanços tecnológicos e com algoritmos capazes de “conversar” com o ser humano, as máquinas ainda não substituíram o ser humano.

Conclusão

Como você pôde perceber, quase todas as profissões do futuro estão relacionadas à tecnologia.

Isso porque a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida, por isso que os profissionais geralmente precisam estar atualizados nas áreas de tecnologia.

Mas, com tudo isso, ainda haverá atividades que somente o ser humano pode executar.

Se a sua profissão está ameaçada de extinção nos próximos anos, eu o aconselho a se transformar, para que, dessa forma, você possa manter-se no mercado, caso contrário, você ficará à margem.

Mas, se a sua profissão está ligada às tecnologias, o ideal é manter-se atualizado, fazendo cursos e treinamentos.

Infográfico - Profissões do Futuro

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Caro Alex, meus parabéns!! Tenho gostado de tudo que você escreve, ensina e compartilha!! O acesso a tudo que tenho experimentado é um passo para mudar!!
    Gosto do seu trabalho porque é simples, claro e objetivo!! Deus te abençoe!!

    • Olá Izabel,

      Que legal! Fico feliz que esteja gostando do nosso trabalho. Espero que através deles consiga aprender e aplicar muito conhecimento e atingir excelentes resultados.

      Abraço.

    • Olá!

      Que legal! Realmente são profissões que realmente irão dominar o mercado, quem souber aproveitar e se especializar em uma delas terá um grande diferencial no futuro.

      Sucesso!

  2. Achei muito interessante .Acho que estou no caminho certo trabalhando com Dropshiping. O que você acha? Obrigada pelo conteúdo.

  3. Um ótimo Guia com dicas e sugestões para quem ainda está com dúvidas para que rumo seguir! Com certeza irá clarear e nortear muitas mentes ainda nebulosas.

    • Opa!

      Legal! Fico muito feliz que você esteja aqui apreciando os conteúdos do Blog. De fato essas profissões são o futuro e quem quiser garantir uma boa posição no mercado pode ir se preparando desde já.

      Sucesso!

      Abraço.

  4. Amigos!
    Que artigo maravilhoso, vale a pena ler.
    Tem profissões ai que nunca imaginei que existiam ou serão criadas.
    Os jovens que não sabem ainda aquilo que vão estudar aconeselho a darem uma lida nisso!
    Parabéns Alex Vargas pelo artigo!

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Telegram