Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem um perfil semelhante, com características e interesses parecidos, para quem o seu negócio vai direcionar as ações e estratégias de marketing. Esse grupo de pessoas possui valores e interesses semelhantes ao seu negócio. É ele quem vai comprar o seu produto ou serviço.

Quer aprender como identificar o seu público-alvo e poder criar as melhores estratégias voltadas para quem você realmente quer atingir?

É imprescindível identificar quem é o seu público-alvo para poder determinar as estratégias de marketing que você vai aplicar em seu negócio.

Neste artigo, você vai saber o que é público-alvo, qual a importância dele para o seu negócio e quais são as vantagens de definir um público-alvo para as suas estratégias de marketing, além de dicas de como definir o seu.

Ao final desta leitura, você vai entender tudo sobre público-alvo e vai poder criar estratégias matadoras, direcionadas para as dores e os interesses do seu público.

O que é público-alvo?

o que é público-alvo

Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem um perfil semelhante, com características e interesses parecidos, para quem o seu negócio vai direcionar as ações e estratégias de marketing.

Esse grupo de pessoas possui valores e interesses semelhantes ao seu negócio. É ele quem vai comprar o seu produto ou serviço.

Para definir o seu público-alvo, você precisa fazer pesquisas para saber informações sobre preferências, hábitos de consumo, poder de compra, entre outras informações importantes, como essas.

Quanto mais informações você coletar sobre o seu público-alvo, mais bem-definido ele será e mais chances você terá de criar um relacionamento com o seu público e vai poder criar ações direcionadas e assertivas, evitando perder investimento.

O público-alvo vai se identificar com o seu negócio através de um bom relacionamento.

Depois que o seu público-alvo estiver definido, você poderá direcionar o produto ou serviço certo, além de poder ser mais assertivo na hora de direcionar o conteúdo e o canal onde será divulgado.

Público-Alvo x Persona

Público-alvo e Persona

Engana-se quem pensa que público-alvo e persona são a mesma coisa.

Muita gente confunde esses dois termos e acaba atrapalhando o processo de comunicação da marca.

Para que você saiba, de uma vez por todas, a diferença entre público-alvo e persona e impulsione a sua marca com uma comunicação correta, vou explicar a diferença entre esses dois conceitos.

Público-alvo

Como você conferiu anteriormente, o público-alvo é um grupo de pessoas com o mesmo perfil e para quem você vai direcionar as ações do seu negócio.

O público-alvo é definido a partir de algumas informações coletadas através de pesquisas sobre dados demográficos, interesses e hábitos de consumo, para você poder direcionar e aplicar as estratégias certas.

O público-alvo possui características generalizadas das pessoas que você quer atingir com o seu negócio.

Exemplo de público-alvo:

Mulheres, entre 30 e 40 anos, donas de casa, residentes do Rio de Janeiro, ensino médio completo, renda média entre R$: 1000,00 e R$: 2000,00, consumidoras de utensílios domésticos.

Persona

Persona é uma pessoa imaginária, baseada em pessoas reais e representa o perfil do cliente ideal.

É uma pessoa que, muito provavelmente, vai se interessar pelo seu produto ou serviço, por se identificar com a sua marca.

Você vai direcionar as suas ações pensando na persona, a fim de convertê-la em cliente.

Para definir a sua persona, você precisa realizar pesquisas para obter informações mais detalhadas do que o público-alvo.

A pesquisa para descobrir a sua persona envolve saber sobre características pessoais, estilo de vida, engajamento nas redes sociais e outras informações deste tipo, que são mais pessoais.

Exemplo de persona:

Maria tem 25 anos, solteira, formada em administração de empresas, mas está desempregada, mora na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, tem um filho de 1 ano e 5 meses e está pensando em abrir uma loja online para vender roupas para bebê.

A Importância de Definir seu Público-Alvo

A importância do Público-alvo

Agora você já sabe o quanto é importante definir bem o seu público-alvo e que ele está diretamente ligado ao lucro que você terá com o seu negócio.

Para que você possa aplicar estratégias de marketing em seu negócio, é necessário ter o público-alvo já definido.

Dessa maneira, as suas ações serão direcionadas para as pessoas certas e o retorno será positivo. E você poderá desenvolver uma copy específica para este público.

Isso porque, direcionando as ações de marketing de maneira efetiva, você evitará perder seu investimento.

Com um público-alvo, você vai gerar engajamento, pois vai poder criar ações que fazem com que o público-alvo se identifique com o seu negócio.

E, gerando engajamento, você também vai gerar leads.

Tudo isso porque, com um público-alvo definido será mais fácil criar conteúdo, identificar as palavras-chave mais adequadas, o tipo de linguagem que você deve usar, além de outros detalhes importantes, como o visual do seu blog, por exemplo.

Tudo isso ajuda na comunicação com a sua audiência e as suas estratégias de marketing serão muito mais eficientes.

Um público-alvo bem definido facilita até no momento em que você vai definir o preço do seu produto ou serviço.

Pois, com a definição do público-alvo você vai saber qual o poder aquisitivo do seu cliente em potencial e, por isso, vai poder definir um preço justo e que o seu cliente vai poder pagar.

A seguir, veja bons motivos para definir o seu público-alvo:

Auxilia no planejamento

Com o seu público-alvo definido, você vai ter mais facilidade para planejar as suas estratégias e atingir as pessoas mais alinhadas com o seu negócio.

Com o público-alvo claro em sua mente, você vai poder identificar, também, quais as redes sociais onde o seu potencial cliente está e qual formato de mídia será mais adequado.

O seu público-alvo pode estar no Facebook, no Twitter, Instagram, LinkedIn….

Com o público-alvo definido, você vai saber do que ele precisa, do que ele gosta, o que ele busca.

Sabendo dessas informações, você vai criar um conteúdo ideal para ele em seu blog, nas redes sociais em que ele está e em todos os outros canais.

Com o público-alvo definido, você vai poder fazer um planejamento mais efetivo, evitando gastos desnecessários e aumentando as chances de sucesso.

Ajuda a ter foco

Quando você consegue definir o seu público-alvo, consegue focar nas pessoas certas e criar conteúdo direcionado a quem se interessa, realmente pelo seu negócio.

Assim, você vai poder criar ações de acordo com a realidade do seu público-alvo, que vai se identificar com o seu negócio. 

Ajuda a criar conteúdo personalizado

Está cada vez mais comum você encontrar conteúdo sobre tudo na internet, mas é um erro criar conteúdo generalizado.

Por isso que é tão importante ter o seu público-alvo bem definido, antes de criar o seu conteúdo, pois você poder criar o conteúdo personalizado para aquele público específico.

Você será capaz de criar um conteúdo valioso para o seu público-alvo, aumentando as suas chances de conversão.

Copywriter é o profissional especializado em criar cartas de vendas, e ele também faz uso do público alvo para criar um comunicação personalizada.

Vantagens de Definir um Público-Alvo

Vantagens do público-alvo

Além de toda a ajuda que você terá, ao definir o seu público-alvo, como você acabou de ver, confira, também, quais são as vantagens de definir o público-alvo do seu negócio.

Linguagem adequada

Para identificar a linguagem mais adequada para se comunicar com o seu público, você pode observar como é a interação dele com o seu conteúdo e com as pessoas que já compraram de você.

Definir o seu público-alvo vai te ajudar a criar a identidade da sua marca, além de poder utilizar a linguagem mais adequada para a sua comunicação.

Dessa maneira você será mais assertivo em suas ações, gerando bons resultados.

Conteúdo adequado para o funil de vendas

Com tantos assuntos relacionados com o seu negócio, fica complicado escolher o que escrever para o seu público.

O público-alvo bem definido vai poder te ajudar nessa tarefa, também.

Uma dica excelente é utilizar o funil de vendas para criar o conteúdo adequado para o seu público-alvo, de acordo com a etapa do funil aonde ele se encontra:

  • Topo do funil;
  • Meio do funil;
  • Fundo do funil.

Primeiro, quero que você entenda o que é um funil de vendas e conheça bem as suas etapas, para que, assim, você possa criar um conteúdo adequado para o seu público-alvo, de acordo com o objetivo que você traçou para o seu negócio.

Topo do funil

As pessoas que estão no topo do funil são aquelas que acessam o seu blog ou sua página nas redes sociais por acaso, para buscar informações sobre algum problema ou apenas por curiosidade.

Para esse público, o ideal é criar conteúdo para visitantes, contendo informações úteis sobre a dor que você identificou em seu público-alvo.

Ou seja, o conteúdo do topo do funil de vendas é criado para levar informações para o público-alvo, de maneira acessível, através de uma linguagem fácil de ser compreendida.

Crie um conteúdo que entregue dicas e informações relacionadas ao produto ou serviço que você oferece e ao nicho que você escolheu para o seu negócio, mas ainda não ofereça nada, além de informação.

Meio do funil

No meio do funil o público já descobriu que possui um problema que precisa ser resolvido.

Essa é a etapa da conversão do leitor em lead, ou seja, no meio do funil o seu público já é um possível cliente.

Aqui, o público-alvo já considera a compra do produto ou serviço que você oferece, a fim de solucionar o seu problema.

O público-alvo ainda está buscando mais informações sobre o seu produto ou serviço, mas ainda não está pronto para comprar.

Crie um conteúdo que gere mais identificação do cliente com o seu produto ou serviço.

É no meio do funil que você vai criar um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo.

Fundo do funil

No fundo do funil de vendas o seu público-alvo já está pronto para adquirir o seu produto ou serviço e você já pode criar conteúdo falando sobre o que você oferece.

Aqui o público-alvo já está convencido de que precisa do seu produto e, nesse momento, você vai apenas reforçar a decisão dele.

Nessa etapa você já poderá falar sobre os benefícios do seu produto ou serviço, sobre suas funcionalidades e outras informações.

Criação de conteúdo para cada canal

Quando você define o seu público-alvo fica bem mais fácil saber quais são os canais onde esse público está e também saberá que tipo de conteúdo criar para cada canal.

Sabendo quem é o seu público-alvo você vai identificar onde ele pesquisa por informações e poderá chegar até ele.

É muito importante identificar que tipo de linguagem você deve usar em cada canal, pois o público, geralmente, não é o mesmo.

A linguagem usada com o público do Facebook deve ser diferente da linguagem usada com o público do YouTube ou do LinkedIn, por exemplo.

Ofereça promoções

Promoção para o público-alvo

Ofereça promoções para o seu público-alvo, de acordo com os interesses dele e que estejam relacionados ao produto ou serviço que você oferece.

Crie promoções para gerar engajamento com o seu público-alvo, incentivando que ele curta, comente e compartilhe o seu conteúdo, para que, dessa forma, o seu negócio consiga ter um alcance maior.

Ofereça um brinde, uma consultoria, um presente físico ou digital…

Por exemplo, você pode oferecer um e-book para as primeiras 100 pessoas que curtirem, comentarem e compartilharem a publicação que você fez em sua página.

Ou você pode oferecer um desconto, durante “X” dias, para quem adquirir o seu produto ou serviço ou oferecendo um bônus pela compra.

Surpreenda o seu público-alvo e, ao realizar uma venda, envie algo mais do que o esperado.

Por exemplo, você pode enviar um brinde da sua marca para o endereço do cliente ou enviar alguns bônus para o e-mail dele, sem ele esperar por isso.

As pessoas adoram promoções e brindes. Aproveite essa informação para cativar o seu público-alvo.

Alterações e melhorias do produto

Com o público-alvo definido, é hora de pensar nas alterações e melhorias que você deve fazer em seu produto.

Afinal, tudo pode ser melhorado e, com bastante informações sobre o seu público-alvo, você saberá, exatamente, onde deve fazer essas melhorias.

Uma dica extra aqui é nunca deixar de pesquisar sobre o seu público-alvo para poder se atualizar constantemente sobre seus gostos, interesses, dores e desejos.

Estar sempre atualizado sobre o seu público-alvo vai te ajudar a identificar onde você deve fazer melhorias para estar sempre pronto para atender às necessidades dele.

Uma informação importante para você saber o que deve ser mudado em seu negócio é dar atenção às dúvidas e reclamações dos clientes.

Isso irá te indicar onde e como você precisa mudar em seu produto ou serviço, para melhor atender o seu cliente.

Veja Também: Treinamento Fórmula Negócio Online

Perguntas Para Definir Seu Público-Alvo

Como definir o público-alvo

Para definir o seu público-alvo você também pode fazer algumas perguntas e tornar essa tarefa mais fácil de ser realizada.

As perguntas que eu vou te apresentar a seguir têm o poder de fazer você refletir e conseguir definir o seu público-alvo com mais facilidade.

Quem são essas pessoas?

A primeira pergunta que você precisa fazer para definir o seu público-alvo é sobre quem são as pessoas que formam esse público.

Essas pessoas estão em determinados locais, realizando determinadas ações, em algum momento. E cabe a você identificá-las.

Deixe eu explicar para você.

  • O seu público-alvo são aquelas pessoas que se identificam com os valores e ideais da sua marca;
  • São as pessoas que curtem, comentam e compartilham os seus posts;
  • São aqueles clientes que compraram de você apenas uma vez (pois, trabalhando bem o pós-venda, eles tendem a comprar de novo);
  • São os leads, que deixaram seu e-mail pessoal, em troca de algum benefício.

Dica: Assim como a internet se renova, o público-alvo acompanha essa transformação.

Ou seja, mesmo depois de ter definido o seu público-alvo, você precisa acompanhar, de maneira constante, as mudanças de interesses do público-alvo e as novas tendências do seu mercado.

Quais são suas maiores dores ou desejos?

Para identificar quais são as maiores dores e desejos do seu público-alvo, é interessante ter empatia, ou seja, você deve se colocar no lugar dessas pessoas e imaginar o que elas sentem e como pensam.

Para isso, você precisa de informações concretas sobre elas e você vai conseguir essas informações através de pesquisas e observação.

Você também pode identificar essas dores e desejos analisando seus hábitos de consumo e experiências anteriores.

Em posse dessas informações, você já pode começar a criar estratégias que ajudem o seu público-alvo a sanar essas dores e atender esses desejos.

Veja Também: Como Ganhar Dinheiro na Internet

Onde elas buscam por informações?

Descubra onde essas pessoas buscam por informações sobre os assuntos de seu interesse.

Identifique quais são os canais que elas acessam para fazer essas pesquisas e qual o tipo de linguagem que elas utilizam em sua comunicação.

Dessa maneira fica bem mais fácil para você entrar em ação e conseguir despertar o interesse do seu público-alvo e poder entregar o que ele busca.

Sabendo onde eles buscam por informações e com o uso de uma linguagem adequada ao seu público-alvo, a comunicação será mais fácil e o seu público terá mais interesse em conhecer o que você tem a oferecer.

Qual o benefício o seu produto oferece?

Sabendo quais as dores e desejos do seu público-alvo, você vai poder oferecer um produto ou serviço que traz a solução para ele.

Deixe claro qual o benefício que o seu futuro cliente terá ao adquirir o seu produto ou serviço.

Procure mostrar o diferencial da sua marca dentro de um mercado tão concorrido.

Ofereça algo mais, além daquilo que os seus concorrentes já estão oferecendo.

Faça sempre melhorias em seu produto, em suas estratégias para conquistar o seu público-alvo.

Em quem confiam?

O consumidor confia em clientes que já compraram e avaliaram aquele produto que ele está decidindo se compra ou não.

A avaliação de outros clientes é muito importante na hora da decisão de compra e isso cria a reputação, que está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso de uma marca.

Para que você ganhe a confiança do seu público-alvo, crie um bom relacionamento com ele, responda os comentários e mensagens, solucione as dúvidas e ajude, sempre que for solicitado.

Além disso, mesmo depois da venda, continue dando atenção ao seu público, para que ele avalie positivamente o seu produto ou serviço e, assim, ganhar a confiança dele e de quem chegar.

Divulgue cases de sucesso, comentários de clientes satisfeitos e tudo mais que possa criar uma boa reputação sobre a sua marca e, com isso, atrair novos clientes.

Dicas Para Definir Seu Público-Alvo

definição do público-alvo

As maiores empresas do mundo começaram com um objetivo pequeno, com um único público-alvo em mente.

E quando esse público já está definido, com muitas vendas realizadas e com o seu negócio firme no mercado, elas partem para outro público-alvo, dentro do mesmo nicho de mercado.

Para que o seu negócio vá pelo mesmo caminho, você precisa seguir algumas dicas importantes para definir o seu público-alvo.

Faça uma pesquisa de mercado

A primeira dica que eu trago para que você defina o seu público-alvo é fazer uma pesquisa de mercado.

Para isso, você precisa compreender o que o seu público-alvo está buscando para solucionar o problema dele e o seu produto ou serviço deve entregar essa solução.

Além da sua própria pesquisa de mercado, para definir o seu público-alvo você precisa buscar informações de pesquisas feitas por institutos especializados nisso, como é o caso do IBGE.

Dessa forma você vai poder encontrar informações importantes sobre o público que você deseja atingir e utilizar isso em seu negócio.

Veja também: Nichos de Mercado Lucrativos

Defina um público específico dentro do mercado que você quer atuar

Você já compreendeu o que significa público-alvo e que não é uma boa atitude querer atingir todos os públicos.

Envie questionários sobre assuntos do seu nicho de mercado e conheça melhor os interesses e problemas dos seus potenciais clientes.

Em seu questionário use perguntas básicas sobre idade, gênero, localização… e também sobre as preferências desse público.

Com essas informações, você já vai poder identificar quem é o seu público-alvo, se são mulheres ou homens, se são jovens ou pessoas mais velhas, vai identificar qual a renda média desse público e muitas outras informações que vão te ajudar a direcionar as suas ações com mais eficiência.

Você pode distribuir pessoalmente o seu questionário (dependendo de qual seja o seu nicho de mercado), mas o ideal é enviar pela internet, pois, dessa maneira atinge um público muito maior.

Utilize as redes sociais a seu favor

Outra dica muito eficaz para definir o seu público-alvo é usar as redes sociais.

Aproveite as possibilidades que a internet oferece e use isso a seu favor.

Crie uma conta no Facebook, no Instagram e onde mais você acredite que o seu público-alvo possa estar.

Se você for utilizar o Facebook (o que eu aconselho muito), o ideal é criar uma página para o seu negócio, para que você possa criar anúncios.

Além disso, uma página de negócios vai transmitir uma imagem de mais profissionalismo.

Depois que você já tiver criado sua página nas redes sociais, identifique quem são as pessoas que interagem com a página, que curtem, comentam e compartilham as suas publicações e que demonstram interesse pelo seu negócio.

Essas pessoas fazem parte do seu público-alvo, elas são os seus potenciais clientes.

Utilize ferramentas online

O Google disponibiliza ferramentas online que podem te ajudar a definir o seu público-alvo.

Essas ferramentas são capazes de te mostrar quem mais pesquisa sobre alguns assuntos específicos, além de fornecer dados que você pode utilizar para definir o seu público-alvo.

São ferramentas que te ajudam a verificar o volume de pesquisas feitas nos últimos meses sobre um determinado termo relacionado ao seu negócio, além de informações como idade, gênero, localidade, entre outros dados demográficos das pessoas que fizeram a pesquisa.

As informações que essas ferramentas online trazem para você ajudam a entender quem é o seu público e o que ele deseja encontrar.

Uma ferramenta muito eficiente que você pode utilizar é o Google Trend.

Faça pesquisa de usuários

Acredito que a pesquisa é o melhor instrumento para você conseguir definir o seu público-alvo.

Pois é através dela que você vai conseguir identificar as maiores dores e os maiores desejos do seu público.

As informações obtidas através de pesquisas são reais e traçam o perfil do seu público-alvo.

Com as informações fornecidas pelas pesquisas será mais fácil criar suas estratégias de marketing de maneira muito mais eficiente.

Através de pesquisa de usuários você vai identificar o que cada um deles pensa, quais são seus interesses, qual a opinião deles sobre o preço do seu produto ou da qualidade dele, além de outras informações importantes.

Otimize as suas pesquisas

Realizar pesquisas é muito importante, mas documentar e guardar as informações obtidas na pesquisa, para que você possa utilizar sempre que precisar, é essencial.

Isso não significa que você vai fazer uma única pesquisa e parar, utilizar apenas esses dados a vida toda. Não, isso seria um erro.

Faça novas pesquisas sempre que precisar, afinal, o mundo muda, principalmente na internet.

Você e o seu negócio precisam estar sempre atualizados, adequados com a realidade do momento.

Mas, enquanto você não precisar fazer novas pesquisas, vai poder utilizar as informações que documentou, de maneira otimizada.

E a melhor maneira de otimizar as suas pesquisas é, realmente, é documentar essas informações coletadas sobre o seu público-alvo.

Deixe tudo documentado em uma planilha, para que você consulte com facilidade as informações sempre que precisar.

Sempre que precisar criar um anúncio ou qualquer outra ação de marketing, você terá uma pesquisa otimizada e otimizará também o seu tempo.

Uma dica extra aqui, para otimizar as suas pesquisas, é guardar todas as informações coletadas, de maneira organizada, acrescentando também a sua persona, para deixar tudo bem alinhado e entender, de maneira clara, quem é o seu público-alvo e o que ele procura.

Dessa forma, você vai não somente otimizar as suas pesquisas, como também vai otimizar as suas vendas.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que é e como identificar o seu público-alvo, além de várias outras informações importantes sobre ele, para poder aplicar as melhores estratégias em seu negócio.

Com um público-alvo bem definido, você poderá direcionar as suas ações para o público certo e, dessa forma, não perderá seu investimento, pois terá resultados positivos.

E, além disso, definindo o seu público-alvo, você poderá aplicar as estratégias de marketing de maneira mais eficiente, pois você terá um panorama sobre quem são as pessoas que você deseja atingir.

Um público bem segmentado traz os melhores, pois as estratégias de marketing e os produtos serão direcionados para quem, realmente, está inclinado a comprar de você.

Também é muito importante definir bem a sua persona, para que as suas estratégias funcionem ainda melhor.

E você viu no texto que persona não é o mesmo que público-alvo.

Identifique o seu público-alvo através de todas as informações que você recebeu neste artigo e, assim, vai conseguir identificar as dores e interesses do seu potencial cliente.

Aplique agora mesmo tudo que aprendeu neste artigo e tenha muito sucesso em seu negócio.

 


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

    22 Comentários Em "Público-Alvo: O que É, e Como Definir"

    • Elaine

      Desculpa Alex vagas? Sou aluna do fórmula negócio online ? Enviei ao suporte Dificuldades ? E não obtive respostas? Agradeço se mim contatar ? já faz uns dias e nada? Espero respostas?

      • Alex Vargas

        Opa, mande sua dúvida lá pela área de membros, nossa equipe vai te auxiliar!

    • Derik

      Conteúdo excelente, sou aluno do FNO um ótimo treinamento e acompanho todos os conteúdos aqui do blog.
      Divulgo o FNO com prazer,pois é o melhor treinamento que até hoje conheci.
      Parabéns pelo trabalho.

      • Alex Vargas

        Olá, muito obrigado por acompanhar meu trabalho! Bons estudos lá no curso!
        Abraço

    • Carmen Clara

      Olá Alex, como sempre seus conteúdos são excelentes. Você é top demais. Que bom ser sua aluna. Gratidão

      • Alex Vargas

        Opa, muito obrigado pelo carinho. Desejo muito sucesso na sua trajetória!
        Bons estudos

    • GUILHERME MARQUES DE FARIA

      maravilha maravilha alex.
      sem porcento conteudo de primeira qualidade ficamos muito gratos por tudo isto.
      so peço a deus muita saude e paz a voçe e toda a sua equipe.

      muito obrigado alex. fica com deus.

      • Alex Vargas

        Olá, muito bom ver que o público tem gostado dos conteúdos aqui do blog.
        Se tiver qualquer sugestão é só falar!
        Abraço e Sucesso

    • Seliro

      Olá Alex, quero te agradecer pelos grandes conteúdos de valor que tem disponibilizado gratuitamente para as pessoas interessadasem marketing digital, inclusive o FNO do qual sou aluno há mais de 3 anos, e ainda não dei conta de tanto conteúdo, fora os bonus. Embora nesse período ainda não consegui ganhar dinheiro com FNO – PORQUE DEI UMA BOA RELAXADA – o que aprendi até agora já valeu o que paguei por ele. Foi muito barato em relação ao conteúdo que ele tem. Não sei como você consegue passar tanta informação, e atualizada em pouco tempo! Parabéns!
      Gande abraço e sucesso!

      • Alex Vargas

        Opa, agora eu te convido a retomar sua caminhada no Marketing Digital através do curso. Nosso objetivo é fazer com que os alunos tenham sucesso, e ninguém vai ficar para trás
        Bora acessar o curso e colocar a mão na massa de novo!

    • Adriele Dos Prazeres Gonçalves Da Silva


      Obrigada Alex Por Responder!
      Qualquer coisa entro em contato com vocês!
      Já tenho umas questão mas embreve ti pergunto rsrsrrsrs

      • Alex Vargas

        Opa, estou a espera rsrsrs

    • Adriele Dos Prazeres Gonçalves Da Silva

      Mas uma vez Professor excelente Conteúdo! Parabéns pela dedicação Alex sempre nos ajudando eu sou prova disso desde do meu primeiro contado com você e sua equipe por email que vc pedia pra conta sobre nós no caso eu ai resolvei responder aquele email e muito me suprendeu não só como vocês responderam e me deram um Desconto mudou minha vida,ai pode ver como você Alex sua equipe esta aqui realmente para nos Ajudar ❤.
      Orgulho Gratidão por fazer parte do seu Grupo FNO
      Estou no módulo 4 !Iniciando meu negócio muita Fé que vou Vencer Com muito trabalho e dedicação ! Vi ali em cima Alex que você ganhou Prémio Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil foi esse mês?
      Parabéns Alex a você e toda Equipe muito sucesso muita Saúde pra toda Família seu Talento sua História de superação e Motivadora! Você merece todo Sucesso de coração Alex com todo carinho respeito sou sua fã Aluna Admiradora ❤

      • Alex Vargas

        Opa, fiquei muuuito feliz em ler seu comentário. É esse tipo de coisa que me motiva todos os dias, saber que estou conseguindo ajudar várias pessoas a mudar suas vidas!
        Digo para você que se precisar de qualquer ajuda durante o processo de montar seu negócio, chame nossa equipe! Teremos o maior prazer em te ajudar.
        Muito Sucesso na sua caminhada

    • Mariella Costa

      Alex, você é top demais!!! Muito obrigada por todo conteúdo que você disponibiliza para nós!!! Pra mim, uma das partes mais difícil interagir com nosso público. E você sempre esclarece e abre nossa mente!!! Obrigada mesmo!!!

      • Alex Vargas

        Olá, o objetivo aqui é sempre ajudar os meus seguidores e alunos à superarem suas dificuldades. E eu faço isso por meio dos artigos, vídeos e os cursos!
        Abraço e Sucesso

    • Douglas

      Os conteúdos que você faz são sempre com uma riqueza de detalhes, eu percebo isso não só nos artigos mas no próprio Fno, aulas sempre muito completas…
      gostaria de agradecer…
      esse curso MUDOU MINHA VIDA.

      • Alex Vargas

        Opa, eu gosto de trazer a melhor qualidade de conteúdo para meu público! Meu objetivo é ajudar as pessoas a mudarem suas vidas, e fico extremamente grato que esse objetivo vem sendo cumprido!
        Obrigado por ser meu aluno!!
        Abraço

    • Elisa Kappel

      Caraca, Alex! Esse artigo eh muito epico! Eu jah mudei de ideia de nicho e publico-alco 3 vezes desde que comecei no marketing digital. Isso me atrasou horrores, porque nao eh um trabalho simples definir o Avatar. Dei bastante atencao a esse ponto porque sabia que era umas das bases do meu novo negocio.
      Valeu pelo conteudo. Mais uma vez entregando muita informacao relevante. Obrigada! 🙂

      • Alex Vargas

        Opa, definir o seu público alvo é essencial para fazer o negócio dar certo ou não! Você precisa saber com quem está falando, precisa saber como abordar o seu público, que tipo de linguagem usar… Depois que isso tudo está definido é só escalar!!
        Abraço e Sucesso

    • Fellipe Rocha

      Excelente artigo, Parabéns Alex Vargas pelos conteúdos de extremo valor, sou aluno do FNO e sempre estou me atualizando através dos seus conteúdos recorrentes, muito obrigado.

      • Alex Vargas

        Opa, é sempre bom ver um aluno por aqui! E melhor ainda é saber quando um aluno une os conhecimentos do curso junto aos conhecimentos aqui do blog. Isso mostra dedicação total
        Desejo muito sucesso na sua caminhada!!!

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo: